Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Não sei bem quanto tempo faz que li Simplesmente Ana, acho que foi no fim do ano passado, mas acabei nem escrevendo nada na época porque estava meio afastada do blog (como todo mundo sabe!), então eis que estou aqui para falar sobre esse livro.

Ana é uma jovem estudante brasileira que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando descobre que é filha de um rei e ele quer que a jovem vá morar com ele durante uns tempos. Soa como um conto de fadas se realizando para a maioria das meninas, não é? Bom, mas para ela não é tão simples assim, Ana tem um vida no Brasil, coisas e pessoas que não pode abandonar. Como esquecer da família e amigos, do curso que quer concluir e daquele carinha com quem anda trocando olhares (e até alguns beijos!)? 

Mas, por fim ela acaba indo passar um tempinho em Krósvia, afinal conhecer Andrej (seu pai) e como é a vida num país europeu é mais que tentador, mas ao chegar lá ela percebe que nem tudo são flores: Andrej trabalha muito e Ana acaba passando mais tempo com os criados e cachorros do que com o pai... Ahh e claro, não posso esquecer de mencionar o odioso Alex, filho da falecida esposa do rei e tratado como filho pelo pai de Ana. Ele é totalmente grosso e parece não gostar dela de jeito nenhum, mas até a Ana tem que admitir: ele é muito gato.

A vida no palácio começa a ser diferente do que ela imaginou, não por causa de tudo que tem que aprender para se adaptar a seu cargo de princesa da Krósvia, mas por ter que conviver com a constante hostilidade de Alex e sua namorada totalmente antipática. Será que ela pode administrar a situação? E como é que as coisas entre a jovem e seu antigo affair Arthur vai se resolver?

Quando li a sinopse de Simplesmente Ana pensei logo naqueles clichês, só mais uma versão bobinha do sonho da maioria das meninas quando são crianças. Não é que ele não seja previsível, na verdade ele é bastante, mas é que a escrita da Marina é tão gostosa que a leitura acaba fluindo e, mesmo já sabendo como aquilo ali vai acabar você acaba lendo e se divertindo com algumas situações.

Nunca tinha lido nada da autora, que achei extremamente talentosa, então foi uma ótima surpresa descobrir mais uma autora nacional tão boa. A escrita da Marina é concisa e as personagens além de divertidas são bastante reais, daquelas que você acha que pode encontrar a qualquer momento.

A capa foi uma das coisas que me atraiu nesse livro, ela é bastante bonita e acho que a Novo Conceito fez um trabalho bem legal também na parte interna do livro, não deixando de lado a simplicidade na diagramação que tem, cada vez mais se tornado uma característica da editora.

Como eu já disse, essa não é uma obra que vai te surpreender, todos os acontecimentos principais (o que inclui o romance) são totalmente óbvios e isso acaba com um pouco da graça, pelo menos pra mim. Pessoalmente gosto de histórias que me surpreendam e que fujam daquele "lugar comum", por esse motivo acho que não gostei tanto desse livro. Serve para fugir de leituras mais densas e pra relaxar, mas nada mais que isso.





Livro: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito

13 comentários:

  1. ahhh Eu achei esse livro tão fofo, a autora tive o prazer de conhecer na Bienal do ano passado e até deu depoimento para meu Ebook publicado na mesma editora que ela, a Novo Conceito <3
    http://www.editoranovaspaginas.com.br/e-books/feitico/
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessie!
    É sempre bom lermos livros mais leves em meio a leituras densas, né? Eu gosto desses tipos de histórias, e Simplesmente Ana é um livro que quero ler o quanto antes, pois, apesar de a história parecer clichê, como você disse, acho que ela vai me satisfazer. (lembra um pouco o Diário da Princesa, né? haha!)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessie!
    Esse livro parece ser legal, mas a história me lembra tanto de "O diário da princesa" que eu até perdi a vontade de ler...

    Obs: Indiquei-lhe para uma tag no blog: Moda e Literatura Book Tag

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livro, Jessie!
    Mas é sempre bom quando encontro alguém falando bem de uma autora brasileira!

    Se puder, visite meu blog!

    www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Até porque quanto mais amigos para conversar sobre o incrível mundo da literatura, melhor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito gostoso de se ler, vem com uma leitura que vai fluindo com tanta naturalidade, que você nem percebe. Marina nos trás um conto de fadas contemporâneo com direito a paparazzos, que vão deixar a história bem mais polemica e divertida. Os personagens são bem reais, agem por impulso e não tem nada de serem os perfeitinhos da realeza. Muitos gostam de comparar esse livro com o Diário da Princesa da Meg Cabot, sim o começo lembra, mas acaba por ai. O livro também pode ser encarado como um clichê, eu digo que até pode ser visto assim, mas ele é totalmente repaginado

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessie!
    Eu também já sabia que esse livro seria recheado de clichês, então me joguei de cabeça nele como uma leitura leve e com expectativas zero. Até que o romance foi bonitinho, mas nada de tirar o fôlego. E fora que todo mundo falando a língua dela de forma tão natural, até mesmo as crianças e os empregados, foi meio que muito surreal pra minha cabeça.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou surpresa com a quantidade de autoras nacionais que está surgindo... acho ótimo! Ainda não conhecia essa obra e não sou tão fã assim de romances. Mas por ser nacional vale a pena conferir e ficar por dentro de como anda o nosso mercado haha.

    Beijos

    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei praticamente as mesmas coisas! Uma gracinha, nada demais, perfeito pra dar aquela desintoxicada entre uma leitura mais pesada e outra!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do livro, mas por ser aquele livro leve e clichê. Ele foi lido entre dois livros pesados então acabou sendo gostoso. Concordo muito com a sua resenha.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Jessie =)

    Infelizmente esse livro para mim foi decepcionante =/
    Achei a narrativa cheia de falhas e não consegui de forma alguma me simpatizar com a protagonista.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente não deu, achei o enredo uma cópia, a narrativa maçante e os diálogos um terror :(

    Que bom que você gostou, espero achar algo que me interesse e dar uma outra chance para a autora!


    Beijos
    www.desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a sinopse desse livro super parecida com O Diário da Princesa da Meg Cabot. Tenho o livro em casa e acredito que lerei um dia, mais por diversão do que esperando um livro mais denso e com um enredo inovador.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena que você não gostou, eu ao contrário, adorei. Mesmo com os clichês e a previsão dos acontecimentos, a forma como a Mariana contou sua estória me conquistou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!