Footloose - Rudy Josephs

Sinopse


Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir! Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.


Footloose foi uma grande surpresa pra mim. Quando a Record nos ofereceu esse livro eu não sabia nada a respeito dele, então, fui correndo ler a sinopse para saber se o livro se encaixava no meu perfil de leitura. Logo vi que, o livro era baseado em um filme que foi ao ar pela primeira vez em 1984 e agora, em 2011, será lançado um remake — nova filmagem, novos personagens, etc. —, essa capa linda que vocês estão vendo acima é do filme que estréia esse ano. A estréia seria amanhã, dia 25 de novembro, mas ouvi boatos de que foi adiado.

A estória gira em torno de Ren e Ariel. Ele se mudou recentemente para Bomont — uma cidadezinha pequena — para morar com os tios. Lá vive Ariel, a filha do Pastor. Logo que ele chega à cidade um passa a reparar no outro. A princípio há aquela resistência por parte dos dois, nenhum quer demonstrar o interesse momentâneo que surgiu, mas logo esse gelo é quebrado.

Ren é um personagem, maduro, com senso de humor e determinado. Se você gosta de personagens adolescentes que fazem o estilo não tão bobo de ser, certamente irá gostar dele. Ariel é um pouco revoltada, sagaz, atrevida... E eu gostei disso!

Aquela noite havia sido a pior coisa que ele já a tinha pego fazendo, mas estava longe de ser a pior coisa que ela já tinha feito. — Página 111

Em Bomont, há um pequeno detalhe, ninguém pode se divertir. Dançar em público, ouvir música alta. Nada disso é permitido. Para Ren que veio de Boston, isso é totalmente novo, inusitado... E inaceitável.

Logo depois de ler o livro fui correndo ouvir a música, se você não ouviu clique AQUI! Aviso: a música gruda na cabeça, depois que ouvi me peguei cantando várias vezes everybody cut, everybody cut. Everybody, everybody cut footloose!” Tem todo esse climinha de balada dos anos 80! Eu confesso que... Adorei!

O livro é totalmente apaixonante, li em apenas um dia — e olha que estava em semana de provas — tudo flui muito bem. Os personagens são carismáticos, envolventes. A leitura é bem leve e divertida. Com certeza quero ver o filme! Como na minha cidade — super evoluída — não tem cinema, vou esperar sair em DVD! Mas assistirei, sem dúvidas.

Achei o máximo terem feito o remake e o livro baseado. Admito que se eu estivesse em uma locadora, não me animaria a locar esse filme antigo. Mas depois de ler o livro, gostei tanto da estória, que pretendo ver o antigo e o novo. Interesso-me mais pelo novo, confesso, porque o ator que faz o Ren, hum... Ele muito me agrada.

Deixarei abaixo os trailers dos filmes — o de 1984 e o de 2011. Pelo que pude ver, o livro é bem fiel. Não posso dizer com certeza porque não vi o filme na íntegra, estou dizendo isso com base no trailer. O fato de o livro ser baseado no filme, e não o contrário, acredito que fez com que filme e livro não sejam tão diferentes como costuma acontecer.

Tirei uma estrelinha do livro porque, bem, o livro é dança! E senti certa deficiência da autora — Rudy Josephs — ao descrever essas cenas. Acho que faltavam detalhes... Por isso, creio eu, que o filme é mais completo, afinal, não será necessário descrever essas cenas, pois elas estarão acontecendo! É torcer pra que os atores sejam bons atuando e dançando. 


                                                                          TRAILER'S                                                                             


Preciso dizer qual o trailer do filme antigo e qual o trailer do filme novo? Acho super engraçado as roupas, os cabelos... do primeiro filme. Daqui há alguns anos, caso façam um footloose 3, com certeza, estarão rindo do filme atual. Engraçado como a ideia do que é legal, normal, usual... Muda de geração pra geração, não é mesmo? Bom, vou ficando por aqui. Espero que tenham curtido a resenha, e já sabem, se tiverem a oportunidade de ler, não pensem duas vezes. 

Classificação final: 


Livro: Footloose
Autora: Rudy Josephs
Páginas: 236
Editora: Galera 

20 comentários:

  1. Amanda <3
    Eu adoro a primeira versão desse filme *-*
    e estou ansiosíssimo por essa que vai sair no cinema! (mesmo sabendo que n vai superar a primeira #fato)
    Mesmo eu n gostando da mistura filme/livro eu AMO essa capa <3 e com certeza ela é um dos motivos de eu quer ler o livro (e tê-lo aqui na minha estante haha)
    E sim a música gruda na cabeça HAHAHAHA é quase impossível n cantarolar ela o dia inteiro depois de escuta-la.
    Vc animou de ver a versão antiga *-* veja ela antes da primeira, please! hehe
    E eu achei que o livro fosse de fato a estória do filme sem tirar nem por, e pelo que vc disse ela só foi inspirada nele.
    E nossa, deve ter sido tenso ter que descrever as danças D: se uma briga quando n é bem escrita, já fica difícil pra gente imaginar, imagina passos de dança? haha
    ADOREI a resenha Amanda, se eu já queria o livro, agora preciso dele! Podia ter pedido ele no amigo oculto G_G hahaha
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. @Nicholas

    Oi Nico! Eu nem sabia da existência desse filme, acredita? =X Atrasada! Mas dando uma fuçadinha aqui, eu vi que tem ele todo no youtube! huhuhu, assim que eu tiver um tempinho livre vou correr lá pra ver! ;) Vou seguir a sua dica e ver o antigo primeiro! É bom, pelo visto, né? =D Quando eu assistir te conto! hihhi, aaaaaah, pede ele de presente de Natal! Jogue indiretas por aí! :P hauahuahua.

    Beijos, Nico! ^_^

    ResponderExcluir
  3. Não sabia desse livro, adorei! A capa é lindíssima, aquela fonte que usaram pra escrever Footlose é maravilhosa. Me interessaria por ele só pela capa.
    Não conhecia esse filme, e confesso que não sou muito ligada em livros e filmes que têm muita dança. Gosto de histórias mais profundas mesmo, sabe? Mas a tua resenha falando super bem do livro me instigou ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus eu adorei quero o livro quero o filme quero tudo. Esses filmes com danças me deixam doido porque eu adoro repetir em casa e dançar dançar e dançar. Já percebeu minha paixão pela dança não é Mandita?! HAHAhha. Bom mais o que me fez ficar pé atras com o livro foi simplesmente o seu ponto negativo para mim que adoro ler e assistir livros assim é um problema. Mas não creio que vai me impedir de lê-lo, foi tipo paixão a primeira vista, também com essa capa não poderia ser nenhum pouco diferente.
    Adoro filmes que se mantem fieis aos livros neste caso é meio difícil não ser né, já que o livro vem do filme <3 este é outro livrinho que acaba de entrar na lista de compras eu necessito e estou aceitando presentes! Veio 2? Vai ter promoção? Porque se tiver eu participo ate meus dedos caírem! HAHHAHA.

    Beeijos Mandita <3
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi esse filme, na versão antiga, e eu adorei, como Grease, só que achei brilhante a ideia de fazer uma versão atual, vai ser bem melhor de assistir... E agora que tem o livro... NOSSA! Eu vou correndo para a livraria só para compra-lo, me parece ser muito empolgante, porque o filme é bom, imagine o livro então?

    ResponderExcluir
  6. Sou doida pra ver o filme!
    O antigo mesmo, adoro filmes de dança (Dirty Dancing é um dos meus favoritos entre todos os filmes), e nunca vi Footloose!
    Eu adorei saber que vai sair o remake e que fizeram o livro adaptado!
    Imagino que seja difícil mesmo escrever as cenas de dança, mas ainda assim o livro parece ser muito bom!
    Quero ler ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. eu assisti ao footloose antigo (sou velha) e amo a versão original com o Kevin Bacon, mas estou super empolgada para conhecer a versão nova, já vi trailler da Juliane (que é quem faz o par feminino) e ela dança muito.
    Com certeza vou querer o livro,porque amo quando tem adaptação do filme para o livro.
    bjos

    jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mandy!
    olha eu fiquei como vc... Nem pedi para resenha pq não sabia o que esperar e queria ler resenhas antes... A sua esta me tentando!
    Gostei mt do que vc descreveu e vc leu rapido! Sei lá, tenho medo de livros de filme.. e tb essa coisa da dança... pq o livro não tem movimento, como fica? hahah é descrito os passos e eu imagino (complicado!)? Acho ate que a autora deve ter se esforçado mt!
    Essa Ariel hein... filha de pastor? rs

    Amei o novo trailer! esse ator vai bombarrr! *lindo* Mas sei la, essa garota... Eles não estão no ensino médio né? Pq se for, acho-a com cara de mt velha! rs

    bjsss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo que assistiu o antigo tá ansioso por esse retorno, inclusive eu. A capa é linda, poucas das capas de livro baseada em filme que realmente ficou boa.

    Bjs
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser ótimo! Super me interessei por ser um filme da década de 80 *-* Quero já assistir.
    Mas o livro sempre é mais completo que o filme, nem adianta comparar :( eu só me decepciono quando faço isso. E normalmente tiro mais que uma estrelinha o_o SDOFHSDIUOFHOWE.
    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler a resenha e ver os trailers tudo que eu sei é que : EU PRECISO DE FOOTLOOSE! PRECISO,PRECISO MUITO kkkk
    Adoro filmes de dança!Fiqui completamente fissurada depois de assitir Se ela dança eu danço!
    Vou assisti a primeira versão do filme, mas só quero ler o livro quando assitir a segunda versão!
    Você sabe quando estreia?
    Beijo Amanda!

    Brendalorrainy
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  12. Footloose foi um clássico na época em que eu era criança e até hoje eu amo esse filme. Fiquei super feliz quando soube do lançamento (remake e livro) e estou muito ansiosa pra ler. Ele já está aqui na fila rs. E espero que o remake seja bom!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Ahhh eu ADOREI o primeiro trailer, sério!! Adoro filmes de dança desde que via Dirty Dancing mil vezes quando pequena, e assisti vários desde Embalos de Sábado à Noite, Grease, Flashdance, etc mas ainda não tinha visto Footloose e adorei demaiss! O Kevin Bacon tá uma graça e devo dizer que ele dá de mil à zero como protagonista do que esse segundo ator novinho (minha opinião, lógico ^^ rs)!
    Mas também me interessei em assistir a nova versão e com certeza irei conferir, porém primeiro com certeza irei assistir o antigo, até porque ele já foi lançado e está mais acessível rs

    Gostei muito da sua resenha, motivo pelo qual fui assistir os trailers, e confesso que não sou muito fã de livros baseados em filmes, gosto sim do contrário. Principalmente esse que como você mesma falou é pura Dança, então acho difícil que consiga captar toda a magia necessária a um roteiro nesse estilo, mas de qualquer forma você parece ter gostado tanto que foi impossível não me contagiar pelo entusiasmo, com certeza pretendo ler. ^^

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Vc não conhecia esse fime? É um clássico dos anos 80! Esse remake me pareceu muito fraco, e o estilo de música que trocaram mais fraco ainda! =/

    beijocas
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. @Folhas de Sonhos artesanatos
    Sério que eu não conhecia! haha =X Quando o assunto é filme sou totalmente por fora. :| Adoro assistir, claro, mas não sou uma pessoa muito por dentro do assunto. Óh, que pena que não se interessou pelo remake. Eu me interessei muito, pretendo ver! =D
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  16. Só vejo vários comentários positivos sobre esse livro no twitter e essa é a primeira resenha que leio. Já estou convencida, tenho que ler! E por coincidência, hoje passou sobre o filme no jornal da manhã e colocaram essa musiquinha que até foi indicada ao Oscar! Adorei, quer ler/ver tudo *-*

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi a capa falei quero ler esse livro e li um monte de resenha o que atiçou ainda mais a minha curiosidade ele já tá até na minha lista

    ResponderExcluir
  18. Eu lembro de ter visto este filme já, e a música realmente é igual chiclete, gruda. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Vai chegar a beijala no filme fooltose a musica esta do teu lado?

    ResponderExcluir
  20. Não conheço o livro mas adoro o filme. Tenho em minha casa e às vezes eu o assisto. Creio que descrever as cenas de dança fica um pouco sem graça, porque quer queira ou não, assistir a uma dança e ler a descrição dela, assistir é muito mais chamativo e agrada aos sentidos em geral. Quando você fala em Footloose, imediatamente vem a sua mente a música e toda a sua energia. Boa resenha. Gostei.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!