Jogos Vorazes - The Hunger Games #1 - Suzanne Collins

Sinopse

Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra o seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas  para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes.

Acredite em mim quando eu digo que essa é a quarta vez que começo a escrever essa resenha, apagando tudo nas três vezes anteriores. Acredite ainda mais quando eu digo que “JOGOS VORAZES” é a maior aquisição da Rocco desde Harry Potter. Acho que isso é suficiente para fazer você colocar esse livro no topo da sua lista de prioridades.



“JOGOS VORAZES” se passa em um futuro não anunciado, onde a América do Norte foi devastada. O país foi invadido pela água após o aquecimento global, as poucas faixas de terra foram disputadas em guerras sangrentas, o que ocasionou no fim da mais poderosa nação existente. No seu lugar, ergueu-se Panem, um país formado por treze distritos cujo  poder está centralizado na Capital.

Tudo vai bem até que os distritos se revoltam contra a Capital. Há um grande levante para derrubar o governo, mas ele não obtém sucesso. Ao contrário, o décimo terceiro distrito é completamente obliterado e os doze distritos restantes são obrigados a seguir pesadas regras. Uma delas é dos Jogos Vorazes.

Como forma de reafirmar a sua supremacia frente ao seu povo, a Capital de Panem decretou uma competição sangrenta entre jovens de doze a dezoito anos. Cada distrito é obrigado, anualmente, a sortear um garoto e uma garota, chamados de tributos. Ao todo são vinte e quatro tributos que se reúnem na Capital para um reality show transmitido para toda a nação. Eles são colocados em uma arena a céu aberto e obrigados a lutarem uns com os outros até que apenas um sobreviva. São os Jogos Vorazes.

Ao longo dos anos, Katniss Everden assistiu cada edição dos Jogos transmitida pela televisão. Quase sempre os tributos de seu distritos morriam, talvez pela pobreza, talvez falta de astúcia. Apenas um homem venceu pelo Distrito 12: Haymitch. Katniss vive com a mãe e com a irmã, Prim, caçando para sobreviver. Ela passa quase a integridade do seu dia entre a floresta e o Prego (uma espécie de mercado clandestino onde se vende de tudo), comercializando o produto de suas caçadas. Prim é a pessoa que ela mais ama nesse mundo e sua vida é em função dela.

Apesar da vida sofrida, tal qual todos os habitantes do Distrito 12, o mais miserável entre todos, elas são felizes. Isso dura até o Dia da Colheita. É nessa data que a representante da Capital vem até o distrito e sorteia os nomes dos tributos do ano.

Funciona da seguinte maneira: com doze anos, a pessoa se inscreve uma vez, com treze, duas, com catorze, três e assim sucessivamente até dezoito. Essas inscrições são cumulativas, o que faz com o nome de uma pessoa de dezoito  apareça 28 vezes no sorteio. Legalmente é assim que acontece.Contudo, existe uma regra não-escrita que diz que uma pessoa pode se inscrever mais vezes do que permite a lei em troca de tésseras, uma porção de grãos e óleo que garantem a sobrevivência de quem não tem nada para comer. Dessa forma, mesmo com 16 anos, Katniss terá 20 papéis com seu nome e o seu amigo, Gale, mais de quarenta.

Mesmo sem deixar que Prim pegue nenhuma téssera, Katniss é obrigada a assistir o nome de sua irmã ser anunciado como o tributo feminino do Distrito 12. Inconformada com a perspectiva de vê-la ser brutalmente assassinada em rede nacional, Katniss se oferece para participar dos Jogos em seu lugar, causando grande comoção a todos. Não bastasse esse azar, o tributo masculino sorteado é Peeta Mellark, o filho do padeiro que a salvou da fome no passado. Ela é do tipo que não gosta de dever nada para ninguém e a perspectiva de ter de matar Peeta na arena soa assombrosa.

O livro é absolutamente fantástico. A Capital lembra muito o Grande Irmão/Big Brother de George Orwell (1984), uma unidade controladora, que utiliza-se da manipulação intelectual para manobrar uma população que sofre com as doenças, com a fome e com o medo. É uma crítica ferrenha à mídia de massa, de futilidade reinante e de crueldade ímpar. Cada passagem do texto parece ter sido cuidadosamente pensada, de modo a fazer o leitor refletir.

Outras referências são perceptíveis, entre elas ao do nome da própria nação, Panem, que deriva de Panem et Circense (Pão e Circo), nome dado por Juvenal à antiga política romana de entreter a população com comida e diversão de modo a conter as insatisfações populares com o governo. Foi uma estratégia política, que incluía a construção de lavatórios públicos, o espetáculo da carnificina dos prisioneiros gladiadores no Coliseu, competição esportiva, teatros, distribuição de alimentos entre outros. Não muito diferente da forma de governar que a Capital utiliza, que ao mesmo tempo bonifica e oprime.

Eu nunca encontrei nenhum manuscrito com uma descrição tão eficiente. Existem autores que não descrevem muito bem as cenas, outros descrevem ao excesso e cansam. Suzanne é ferrenhamente precisa nesse quesito. Você realmente se sente dentro da arena, as imagens surgem em sua mente como se você estivesse assistindo a um filme. As emoções conflitantes dos personagens só enriquecem ainda mais a história, deixando-os mais verossímeis.

Faltava no mercado editorial uma obra que não subestimasse a inteligência do leitor. Que saísse do clichê do high school e não julgasse a capacidade de compreensão de quem lê. De algo que fizesse pensar, questionar, analisar profundamente. Apesar de ser voltado para jovens adultos, “JOGOS VORAZES” poderia facilmente ser o tema de uma monografia de graduandos em Ciências Políticas, Jornalismo, Filosofia, História e até mesmo Economia. É uma obra prima!

Eu senti ódio da Capital e nojo de mim mesmo por acompanhar tão avidamente aquela carnificina, ansiando pela próxima morte. Fiquei indignado com alguns acontecimentos e chorei com outros. Fechei o livro quando Peeta se declarou apaixonado na frente de toda Panem e esqueci que estava lendo uma ficção e chorei quando a adorável Rue, do Distrito 11 (a minha personagem favorita) foi assassinada. Até hoje só três livros foram capazes de me arrancar lágrimas. “JOGOS VORAZES” foi um deles, mas ao contrário do que se possa achar, não foram só lágrimas de tristeza, mas também de repulsa e inconformidade.

Peeta foi um mistério a parte. Suas atitudes pouco condizentes me fizeram achar em certo momento da leitura que a personalidade dele não tinha sido suficientemente moldada. Só na penúltima página tomamos ciência das suas reais intenções e esse é um dos ganchos para “Catching Fire” (FOGO CATIVANTE, em tradução livre).

Devo ressaltar apenas algumas coisas. Qualquer livro tem defeitos e esse não escapa à regra, apesar deles serem compreensíveis. Primeiro, senti falta de mais diálogos. Como o texto é em primeira pessoa, acho que Suzanne gastou muito tempo descrevendo as emoções e os pensamentos de sua protagonista e a isolou socialmente. Uma falha não tão grave, tendo em vista que ela estava em uma arena para lutar até a morte. Com quem ela deveria conversar, com as árvores?

Depois, os personagens secundários não foram bem desenvolvidos nesse volume. Gale, Katniss, Rue e Peeta e até mesmo Cato foram exaustivamente explorados, mas o resto dos tributos não. Também acho que é relevante, já que Katniss não teria tempo de conhecer todos eles e mesmo que o tivesse, compactuar com o inimigo seria a última de suas prioridades. Se fosse escrito em terceira pessoa, talvez fosse possível analisar melhor a vida de cada um, mas perder-se-ia a sensação imediatista proporcionada pela protagonista.

Por último, mas não menos importante, ficou faltando descrever um pouco mais o sistema político adotado na Capital. Todo mundo entende que o poder é ditatorial, centralizador e repressor, mas não se têm a dimensão exata disso. Só quando Katniss está na cerimônia de premiação temos um leve vislumbre da real face do Presidente Snow. Logicamente, isso será melhor desenvolvido ao longo de “Catching Fire”, por isso não me incomodei muito.

E por falar em “Catching Fire”, se você terminar "JOGOS VORAZES", não perca a oportunidade de ler a seqüência logo em seguida. Os dois livros se encaixam e, enquanto que no primeiro você é um espectador do show de horrores, no segundo você conhece o que há por detrás dele. Você irá notar que algumas decisões precipitadas serão tomadas no volume dois, e elas tendem a se acentuar no volume 3, “Mockingjay”, mas isso não chega a atrapalhar a fluidez da história. Vou parar por aqui para não adiantar mais nada, já que vou resenhar tanto “Catching Fire” quanto “Mockingjay” em breve.

Um filme está em pré-produção e eu espero que ele possa contemplar aquilo que os olhos de Katniss não podem ver: as reações de Gale diante de suas ações, a torcida na Capital, a transformação dos tributos em bestantes, Prim na escola assistindo à sua irmã, Haymitch  negociando com os patrocinadores e a vida de Rue antes de ser sorteada como tributo do Distrito 11. Se tiver pelo menos 1% da qualidade do livro, já me dou por satisfeito.

Grande candidato ao Troféu Joinha de Dezembro.

Classificação final:



Livro: Jogos Vorazes — Livro #1
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400 
Editora: Rocco
- Resenha escrita por: Igor Silva 

51 comentários:

  1. Ah, meu Deus! Tem tanta gente falando bem desse livro que eu preciso demais dele!
    *---*
    Mas a Rocco acaba com a nossa vida! u.u

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha *-* Esse é um livro que eu to louca pra ler. :}
    Virar filme, sério? demais. /o/

    :*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro parece ser muito legal, ganhando ou não eu vou adquirir esse livro xD

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha!
    tá todo mundo falando tão bem desse livro que dá vontade de correr e comprar logo, pena que a Rocco exagera no valor "/

    vai virar filme? '-'
    obaaaa.

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu, eu não sabia que tinha um filme vindo! OMG!
    Bom, eu não li o livro ainda, mas li alguns capítulos pela internet e, sério, to me segurando pra ler O livro, e não pelo computador. Já virei fã da história. Super diferente, muito bem escrito. Realmente, a qualidade da história é incrível.
    Quero muito ganhar esse livro. O:

    ResponderExcluir
  6. A historia me surpreendeu. Diferente de tudo que li. Uma ótima leitura, agora é esperar pelo segundo livro. O que se depender da Rocco, vai demorar anos. rs

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhhhh... Sorteio de Jogos Vorazes??? É 'nóis' que participa...

    Ah, muito bom o texto; a unica coisa ruim é que me deu mais vontade de ler... #chora

    ResponderExcluir
  8. Nossa um livro que anda sendo tão comentado últimamente e eu estou louca pra ler!!
    A resenha só me faz ter mais vontade ainda de ler o livro!! Adoreii!!

    ResponderExcluir
  9. aaah to louca pra ler the hunger games.
    mas tem a rocco né :s

    ResponderExcluir
  10. Eu tô louca pra ler esse livro, todo mundo fala muito bem dele! Aliás eu não só quero como preciso ler esse livro logo! Adorei a resenha! Me deixou com mais vontade ainda de acompanhar o sofrimento da Katniss Everden. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, estou *maluco* para ler JV! \O/
    Sua resenha ficou bem detalhada, ressaltando pontos que outras não o fizeram, como o sistema do jogo.
    É incrível como as pessoas têm lido rápido JV e logo já passam para CF e MJ de uma vez.
    Deve ser bom mesmo. *.*

    Vamos esperar uma boa adaptação para o cinema. =)
    Abraço e ótima semana!

    @bart1_178
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem sido bem comentado nos blog, um alvoroço só. ;D
    Estou curiosa pra lê-lo e ver se é bom como tem sido falado.

    Sua resenha tem bastante detalhes como é a estória. ;)

    ResponderExcluir
  13. Se me dissessem quando eu li esse livro que dali há pouco mais de um ano ele ia virar o preferido de 11 em cada 10 blogueiros brasileiros, eu não ia acreditar. Certo que já era o MEU preferido, mas eu nunca ia imaginar que ia ter essa 'comoção nacional' ou sei lá o que. É emocionante e assustador ver isso o.o
    Adorei a resenha, btw, e espero mesmo que não estraguem o filme colocando no papel principal alguém que tenha lido o livro só por causa do papel. x.x

    ResponderExcluir
  14. A pouco tempo conheço esse livro, e conheci devido a uma amiga que não parava de falar no quão maravilhoso é esse livro e depois disso eu totalmente fiquei querendo ler esse livro!!
    Depois de ler a resenha eu quero ainda mais ler esse livro que parece maravilhoso!
    Espero que o filme faça juz ao livro!
    =)

    ResponderExcluir
  15. Quero muito Jogos Vorazes, é o primeiro da minha lista, mas acho que ainda vai demorar pra eu comprar.
    a resenha ficou muito boa e só serve pra me deixar com mais vontade de ler...

    ResponderExcluir
  16. ok preciso e muitoooooooooooo ler esse livro to ficando loka td munda fala bem dele , e a resenha só me deixa c mais vontade cm faço..sofroooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha ficou otima aumentou ainda mais minha vontade de ler esse livro que me chamou bastante a atenção por causa da capa mais o que vale a pena mesmo é o que tem dentro do livro e esse me paresse muito bom Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro ta faz tempo na minha lista. Só falta dinheiro pra comprar. rs
    Adorei a resenha. Só nao gostei de sabem quem morreu HAHA, espero nao ter sido um mega spoiler. ;P
    beijos :*

    ResponderExcluir
  19. "The Hob" virou "O Prego"? o.o (só notei agora relendo a resenha)

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo em absolutamente tudo que você disse. Rue também era minha personagem favorita e eu senti tanta raiva quando ela morreu!
    Talvez a autora pudesse ter colocado só um capítulo em terceira pessoa e mostrar a reação de todos no distrito doze, ou até mesmo os outros tributos porque por trás de todo o sangue, ainda havia os temores deles.
    Enfim, é um livro que prende até a última página. Adorei! Parabéns pela resenha maravilhosa. \o

    ResponderExcluir
  21. Não vi nenhuma pessoa ou alguma resenha comentando algo de ruim desse livro! Parece uma história maravilhosa, viciante e diferente de todas as outras! Não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu já vi outras resenhas desse livro. E ainda continuo com vontade de comprar.
    O preço é camarada, mas por essa resenha, tão reveladora, fiquei com muita vontade.
    Vai ter filme, eba!

    ResponderExcluir
  23. Essa é a primeira resenha de Jogos Vorazes que eu leio, e simplesmente fiquei louca...preciso desse livro, pareceu tão linda a história e a capa tbm ñ fica pra tras é linda demais!

    ResponderExcluir
  24. Estou fascinada pela quantidade de resenhas que li positivas à respeito de Jogos Vorazes, agora você faz uma resenha tão descritiva e perfeita dessa?

    Eu quero muito ler Jogos Vorazes, um sonho de consumo!

    Querooooooooooooo \o/

    ResponderExcluir
  25. Estou malucaa por esse livro, de todas as ótimas resenhas que li, sem duvida a sua foi a mais completa!!! Esta no topo das minhas prioridades!!
    Queroooo muitooooo \o/
    beijos enormes

    ResponderExcluir
  26. tenho esse livro em ingles, mas ainda nao tive a oportunidade de ler, minha vida ta um caos :l

    ResponderExcluir
  27. Eu quero muito ler esse livro. Estou louco. Dizem que é uma história envolvente e intrigante.

    ResponderExcluir
  28. Este livro parece ótimo!
    Acho que este deve muito bom mesmo, por que todo mundo fala bem dele! Só sei que fiquei com uma vontade enorme de lê-lo! *-*
    Adorei a Resenha!

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler Jogos Vorazes!!
    A Rocco eh uma otima editora, sempre gosto de sua traducao e sua qualidade de impressao. Mas o preco... Nunca ajuda!!

    Valeu a pena apagar tres vezes a resenha e comecar de novo!! Essa esta perfeita, parabens!!
    Deixa o leitor (eu) com mtaaaa vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha ouvido falar desse livro, ja tinha visto o nome dele algumas vezes, mas nunca me interessei, mas depois de ler a resenha e seus comentários fiquei morrendo de vontade e com medo pois se eu ganhar eu provavelmetevou gostar do livro e vou ter q comprar os outros 2..suahsuahus. Mas tudo bem se eu ganhar o 1º e se o livro for tudo aquilo que eu to esperando depois de ler a resenha, não tem como não ler os outros, principalmente depois q vc disse que "“JOGOS VORAZES” é a maior aquisição da Rocco desde Harry Potter".
    Vou ficar torcendo p/ ganhar!!

    ResponderExcluir
  31. Assustador!!! Não sei se eu tenho coragem de ler... mas meu noivo adorou a resenha e vai ler.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  32. É impressionante como todas as resenhas que li sobre Jogos Vorazes falam MUITO bem do livro. Posso dizer que sendo a quarta tentativa de resenha, essa ficou uma das mais completas que já li. Quero muitíssimo ler esse livro, o único problema é que os livros da Editora Rocco são muito caros, isso é um grande contra infelizmente.

    ResponderExcluir
  33. Parece ser tão triste. Eu me envolvo muito com os livros que eu leio. Acho que eu ficaria bem triste se o personagem que eu mais me apegasse morresse e jogaria o livro no lago paranoá.

    =/

    Ficou ótima (e enoooorma! hehe) a resenha.
    Parabéns xuxu

    ResponderExcluir
  34. CA-RAM-BA

    eu demorei mesmo lendo essa resenha hein? Quando eu abri a página só tinha um comentário
    G_G

    ResponderExcluir
  35. Esse livro de ser muito bom!Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  36. Resenha ótima Igor! Esse livro realmente é fantástico! Estou ansioso pela continuação aqui no Brasil ^^ Mas como é da Rocco... vai demorar

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler JV, será maravilhoso ganhar este exemplar!!!!

    ResponderExcluir
  38. Caro Igor, sua resenha me deixou curiosíssimo a respeito do livro. Me fez lembrar um pouco do mangá, q depois virou filme "Battle Royale", que é excelente e lembra um pouco um conto de King escrito sob o pseudônimo Richard Bachman chamado "A longa marcha". Violento, visceral, visão sombria de um futuro turbulento. Espero não ser assim :(

    ResponderExcluir
  39. Ja ouvi falarem bastante sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio e agora entendo pq o falatorio. São tantas coisas pra absorver so numa resenha que somente lendo o livro para saber a sua real dimensão. Por tudo que falam é uns dos melhores lançmentos do ano. Tenho que ter... valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  40. Já ouvi TANTA gente falando bem desse livro que ele virou caso de necessidade na minha lista UHAHUHAUUHAHUHUA
    Ótima resenha, me deixou com mais curiosidade ainda! xxx

    ResponderExcluir
  41. Dizem que o livro é muuuuito bom. Pena que no Brasil demoram tanto a sair. Parabéns pela resenha, ótima!

    ResponderExcluir
  42. Estou doooooooooooooida para ler esse livro!!!

    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  43. Ahh esqueci de comentar uma coisa...gostei muito da resenha, bem descritiva, mas só não gostei de ler spoiler nela, como o fato da personagem Rue ser assassinada. Bom fica a dica rs

    ResponderExcluir
  44. Estou muito interessada neste livro. Lendo a resenha então a vontade de tê-lo só aumenta.

    ResponderExcluir
  45. Um dos livros mais falados do momento!
    Quero ler!
    ótima resenha...


    Beijos

    ResponderExcluir
  46. A Blogsphera literaria o que mais está comentando é sobre esse livro. confesso isso acabou me deixando mais curiosa ainda para ler ele parabéns pela resenha estou mais que ansiosa para ler então continue assim sendo verdadeiro nas suas resenhas =) grande beijo =*

    ResponderExcluir
  47. Eu quero muito esse livro. Acompanhei a expectativa pelo lançamento do terceiro volume, mas como não leio em inglês... Enfim, se eu ganhar será perfeito!

    ResponderExcluir
  48. Quero muito ler esse livro! *.* só vejo comentários super positivos a respeito dele!

    ResponderExcluir
  49. Eu já tinha lido resenhas desse livro, mas essa foi a única que me fez ficar com vontade de lê-lo!

    (:

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!