Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Sinopse

Um mundo oculto está prestes a ser revelado…Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer…Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Eu já conhecia esse livro há algum tempo, logo em outubro do ano passado, para ser mais preciso. A verdade é que sempre venerei Cassandra Clare, desde que ela escrevia fan fictions, nos remotos tempos da bruxomania. (Eu a entrevistei. Clique aqui para conferir as respostas e para comentar no post).

Até ganhei uma cópia autografada de “City of Bones”, que a própria Cassie me mandou (veja aqui). Fiquei mega feliz e comecei a ler, mas acabei parando na metade porque comprei CLOCKWORK ANGEL (eu falei dele aqui) e acabei me interessando mais pela história de Will e Tessa que pela de Jace e Clary. Ponderei que o primeiro livro logo chegaria no Brasil em Português e Clockwork demoraria a ser lançado, então peguei o mais atual.

Então, quando CIDADE DOS OSSOS chegou aqui em casa, eu devorei as 120 páginas que faltavam em menos deduas horas. Não resisti, tinha de falar dele o mais rápido possível. Em Cidade dos Ossos,conhecemos Clary Fray, uma garota aparentemente normal, que decide ir à Boate Pandemônio com seu melhor amigo, Simon. Lá, Clary presencia um assassinato brutal, cometido por jovens estranhos cobertos por tatuagens azuis e escarlates. Por mais que tente convencer a Simon e aos seguranças que um crime ocorreu ali, não há sinal do corpo e os homicidas não foram avistados por ninguém.


Ela volta para casa, tentando se convencer de que tudo aquilo não passou de uma cena produzida pela sua mirabolante imaginação. O que funcionaria, não fosse a urgência de sua mãe e de Luke, uma espécie de pai postiço, em viajar para o mais longe possível de Nova Iorque, a sensação de algo se quebrou e a aparição de Jace, um dos assassinos, logo depois.


Clary descobre possuir o dom da Visão: ela pode enxergar através do véu que encobre o mundo dos Caçadores de Sombras (shadowhunters para quem leu em inglês). Jace está em uma conversa no mínimo ácida com ela quando o seu telefone toca e sua mãe parece despedir-se dela. Ao voltar às pressas ao apartamento, não há sinal de sua mãe, mas sim de um demônio Ravener em seu quarto que a ataca e quase a mata com seu veneno.


Jace então salva Clary e a leva para o Instituto, um local coordenado por Hodge para treinar os Nephilins caçadores de sombras. Entre lutas com lobisomens, festas de bruxos, restaurantes de fadas e seqüestros por vampiros, ela vai tomando ciência de seu passado. Sua mãe era uma shadowhunter (caçadora de sombras) que pagou a Magnus Bane para alterar sua mente. Clary era capaz de ver o mundo das sombras por ter sangue do Anjo correndo em suas veias, mas essas imagens do sobrenatural eram automaticamente apagadas. Esse feitiço vai perdendo força com o tempo e é essa a causa do “incidente” na Pandemônio. Mais do que isso, sua mãe era casada com Valentim, um caçador de sombras determinado a destruir todos os “do mundo inferior” (achei essa tradução ridícula, mas no original é downworlders) – vampiros, lobisomens e todos os descendentes dos demônios, que vivem em uma “paz armada” com os nephilins.


Valentim teria sido derrotado há muito tempo, mas ele está de volta e quer a Taça Mortal, um instrumento dado pelo Anjo capaz de produzir novos caçadores de sombras. Com ela, Valentim pode criar um exército que derrotará os do mundo de baixo e vingarádos que o deserdaram.

Qualquer coisa que eu fale apartir daqui vira spoiler. Entretanto, é um mustread, tão bom que só empata com The Hunger Games e Vampire Academy. Eu estava sentindo falta de um livro que aliasse romance com ação, sem ser meloso demais. Cassandra conseguiu essa proeza, tornando o triângulo amoroso Jace/Clary/Simon engraçadíssimo e instigante.


Eu simplesmente adoro as provocações mútuas entre Jace (um personagem que eu detestei, por se achar demais “o macho alfa”) e Simon (uma versão afeminada do shadowhunter). Isabelle é uma personagem que me lembrou a Afroditede HON e Alec é insuportavelmente... bem, suportável. 

Um filme já está em produçãoe o consenso geral é que Alex Pettyffer deveria fazer o papel de Jace. Sou team Simon, mas é só um delírio. Desde oinício está na cara que eles não ficam juntos.


Vou apenas alertar a uma coisa. No final de CIDADE DOS OSSOS, Valentim faz uma revelação que vai deixar você revoltado, com vontade de parar de ler a série. Não se preocupe, não é o fim (quero ver adivinhar do que estou falando)

Um grande candidato ao Troféu Joinha de Dezembro!


Livro: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais — Livro #1
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 462
Editora: Galera Record
- Resenha escrita por: Igor Silva 

44 comentários:

  1. Fui comprar o livro na livraria da minha cidade, mas já tava esgotado. #sacanagemisso
    Adorei o texto, como sempre. o/ E, sinceramente, se o título do livro já não tivesse me chamado tanta atenção, só as palavras 'Os Caçadores das Sombras' já iam me fazer comprar. ADOGO esse tipo de livro! :D

    ResponderExcluir
  2. Tava pra ler os livros da série em inglês há um tempo já, mas sempre me esqueço de pedir pro meu amigo que tem shaohsoaihs
    Maaas depois dessa resenha, EU QUERO! @____@

    ResponderExcluir
  3. Caro Igor, temos um grande problema então "Instrumentos Mortais" ou "Clockwork Angel"?
    Não sou daqueles q fica em cima do muro, por isso leio os dois.
    Eu aguardava ansioso a chegada de Cassandra Clare, agora temos o q tanto queríamos. Adentremos neste mundo e consolidemos nosso desejo.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Vi o livro nas livrarias esses dias é lindoooo! Com certeza uns dos meus Must Read tb!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Huu, muito bom!
    Andam falando muito bem dele. E da capa brilhante dele.
    Por Cassandra ter escrito fanfics, talvez a dê um crédito a mais.
    A sinopse parece bem instigante, ainda mais falando que empata com JV.
    Deve ser bom mesmo, de verdade. huahua

    Abraço e ótima semana!

    @bart1_178
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei sua resenha ficou perfeita mesmo de verdade.

    Preciso comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Cidade dos Ossos?? Woww estou loucaaaaa pra ler!!
    Minha amiga fala desse livro pra mim há séculos!! Ela já leu e ele se tornou o livro preferido dela!!
    Preciso conhecer o Jace que dizem ser a perfeição!!
    Eu querooooo demais esse livro!!
    =)

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro dela também da época de Harry Potter—me sinto uma velha falando disso.

    Sempre achei interessante o tema que ela abordou (não apenas uma "criatura", mas várias e tão diferentes) e me interesso muito por esse universo.

    Ótima resenha ;) Deu mais vontade de ler ainda.

    Beij
    Guta
    gutenha2

    ResponderExcluir
  9. Estou morrendo de vontade de ler essa série. *-* E esse aviso final me deixou com medo! hahaha Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Que maravilhoso, mais um super sucesso que preciso ler *-*

    ResponderExcluir
  11. Estou ansioso, para comprar este livro. Resenha pouco reveladora, comparada a outras.
    Mas mesmo assim, eu tenho que ler o livro.
    Já vai virar filme. Ele está em terceiro na lista para comprar.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom.
    Tem sido bem comentado tbm.

    "Isabelle é uma personagem que me lembrou a Afrodite de HON"

    Ahh, quando ler já vou gostar de Isabelle ;)

    ResponderExcluir
  13. desde que li a entrevista com a autora me interessei bastante pela história e fiquei curiosa apesar de não ser em geral o estilo de livro que eu gosto de ler e de ser um tanto curto pros padrões de leitura que costumo ter, tenho uma política de não, literalmente, julgar um livro pela capa (rsrsrs), sem preconceitos, só julgo depois de eu mesma ler! E é isso, torcendo pra ser premiada!

    ResponderExcluir
  14. Igor sempre com boas resenhas! rs Esse livro é ótimo! Estou lendo-o. Agora que você falou desse segredo que o Valentine fiquei curioso! rs

    ResponderExcluir
  15. Tem tanta gente falando tão, mais tão bem desse livro que eu estou muito necessitada dele, a resenha perfeita so me deu mais vontade de le-lo e a capa tbm é linda demais!!

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro e simplesmente amei. Na minha opinião é o melhor livro desde Harry Potter. Sério mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Estou doida pra ler esse livro.Parce ser tão bom.E ele é muito lindo.Preciso dele logo!!

    ResponderExcluir
  18. Morrendo de vontade de ler esse livro. Parece ser muito bom *O*

    ResponderExcluir
  19. aah, estou louca para ler! Adorei a resenha, Igor.
    beijoos

    ResponderExcluir
  20. A resenha está ótimaaa!! Eu precisooooo ler esse livrooooo e logooo!!
    Só ouvi coisas ótimas dele!!
    Espero que o filme seja ótimo pq algumas adaptações acabam com a história de alguns livros!
    Jace *-*

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse livro, eu li mas ainda não tenho e estava doida p/ consegui-lo!!!
    Não sou muito fã do Simon, sou "team Jace", apesar dele ser convencido demais, mas chamar o Simon de "uma versão afeminada do shadowhunter" me fez querer defendê-lo hsuahsuah.
    Vou torcer p/ ganhar!!!

    ResponderExcluir
  22. Quero ler o livro, a historia parece ser muito boa. E só vi critica positiva dele. :D


    :*

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus esse livro é um sucesso!!!!

    Quero muito ler, amei ;*

    ResponderExcluir
  24. Uau. Suas resenhas são as melhores! Como você consegue? hehe

    Noooossa isso daqui tah cheio hoje hem? Que ótimo porque eu desejo que o blog cresca muito e muito e muito.
    Parabéns Igor!

    ResponderExcluir
  25. ok isso é maldade.. a resenha me deixou ultra curiosa preciso ler o livro serio...meu deus vou me descabelar...parabéns pela resenha ficou otima dizer q eu quero ler o livro é brincadeira eu estou é lokaaaaaaaaaaaaaaaa....revoltada ficarei se ñ ler... meu deus mais uma serie para viciar...vou falir

    ResponderExcluir
  26. Ainda nao tenho o livro. A capa é LINDA *-*
    E a historia me chamou atenção. Vou ler, e vamos ver né... parece ser bom :D
    Gostei da resenha. E a entrevista com a Cassandra, foi otima. :*

    ResponderExcluir
  27. eu já li, acho a história maravilhosa. mal espero pra poder ter o meu, gostei das pequenas mudanças na capa, ficou linda.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, o livro parece realmente maravilhoso. Agora preciso ler... kkkk

    ResponderExcluir
  29. Eu tô surtando para ter esse livro! O vida de bookaholic dificil!

    ResponderExcluir
  30. Eu sei kl é a revelação...mas não vou contar....rs
    Se vc pirou no 1... No 2 vc quer matar geral... Ok, não irei falar mais nada...rs

    ResponderExcluir
  31. Minha nossa vai ter evento de lancamente desse livro aqui na cidade e estou com bastante vontade de ir conferir e saber ainda mais sobre ele e quem sabe comprar um exemplar ashusauh beijocas =**

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha e estou me segurando pra não comprar esse livro :P Tá muito caro ainda pro meu bolso.

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  33. Ahhh amei to doidona pra ler esse livro ta todo mundo comentando sobre ele vai ter atá alguns eventos mais nenhum aqui perto da minha city nunca dou sorte mesmo =/

    ResponderExcluir
  34. QUERO MUUUUUUUUUUUUUITO LER ESSE LIVROOO
    Tooodos falam suuuuuuuper beeem =D
    adorei a resenha
    bjokas

    ResponderExcluir
  35. Os livros dessa serie ja estao na minah lista de desejados ha um bom tempo!!
    A resenha esta otima, parabens!!

    ResponderExcluir
  36. e eu não esta pensando em comprar agora mas ai já virou mais q febre .. só leio coisas ótimas e a capa é linda de morrer... e estou me segurando até o cartão virar e comprar!!!!!!

    e tenho certeza q vou adorar tb... ai ai

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Cassie Clare, te venero vezes 1000!!!!!
    AMO AMO AMO!!!!
    Tudibom tudibom!
    Os sarcasmos do Jace sao os melhores! Mas o principal do personagem eh q ele se esconde atras daquela atitude que vc chamou de "macho alfa" p/ esconder como ele eh machucado por dentro, desde da falta de familia, do pai maniaco que teve, etc etc.
    Ai ta o lance da Clary quebrar a teoria dele de nao acreditar em amor, pq ele... (melhor nao falar, vc sabe!)
    Eita, filosofei! hahahahahahahha
    Adorei seu critica, nota 100! So nao concordo com sua comparacao da Isabelle com HoN que eh um sacrilegio! HoN eh um lixo toxico! hahahahahahahaahhaahahahahaah

    ResponderExcluir
  38. Posso dizer?
    Estou loucaaaa por esse livro!
    Adoreeeeei sua resenha!
    ;*

    ResponderExcluir
  39. Aiiii, meu deuuuuus!
    O meu está a caminho aqui de casa, tô doidinha pra ler. A capa é linda e a história me seduziu. Espero me apaixonar *o*

    Adorei seus comentários ;D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  40. Melhor série do ano, sem dúvida. Terminei de ler os 3 agora a pouco e ainda tou estupefada com tudo! A história é simplesmente perfeita e eu me peguei torcendo por Jace e Clary o tempo todo! *---*
    Ótima resenha!!

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Estou em dúvida se leio essa série, não sei se irei gostar, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!