Entrevista - Alyson Noel (e promo do kit de “Os Imortais”)


Há alguns meses eu postei aqui uma prévia da entrevista que fiz com a Alyson Noël. Hoje, em comemoração ao lançamento de Lua Azul no Brasil e Chama Negra (tradução livre) nos EUA, resolvi postar a entrevista completa. Espero que gostem.

Igor - Primeiramente, gostaria de agradecer por, tão gentilmente, ceder essa entrevista ao blog L&C. Para começar, fale um pouco sobre o início de sua carreira literária, seus gostos, suas influências, etc.
Alyson - No momento em que terminei de ler um livro de Judy Blumer entitulado “Are you there God? It’s me, Margareth”, quando eu tinha doze anos, eu soube que queria escrever também. Contudo, apesar de ser uma péssima poetisa, mas compensando em um estilo ímpar para contos, eu apenas falava em escrever quando ficasse mais velha, mas não escrevia de fato. Essa situação perdurou até o 11 de Setembro, quando eu estava trabalhando como assistente de vôo em New York, percebi que não queria mais seguir naquela carreira. Então, me matriculei em cursos e oficinas de escrita (alguns eram on-line) e, como exercício, expandi um conto antigo meu que acabou se tornando um longo romance chamado Faking 19 (Fingindo 19, em tradução livre). Foi através de uma classe de escrita que um colega me apresentou a um agente que resolveu me representar. O meu livro foi vendido para a Martin Press e tenho escrito para eles desde então.


IgorEvermore (Para Sempre no Brasil) explodiu assim que foi lançado nos EUA. O sucesso foi tamanho que, menos de um ano depois, você lançava Blue Moon (Lua Azul). Na sua opinião, qual é razão de tanto sucesso? Como foi ver o seu livro na lista dos mais vendidos do The New York Times?
AlysonO sucesso de Evermore foi uma completa surpresa para mim, algo surreal, maravilhoso, incrível. Meus sete livros anteriores foram romances adultos e eu não fazia idéia de como as pessoas reagiriam ao ler algo tão diferente do meu estilo. Mas eu estava tão empenhada em escrever essa história que resolvi dar o melhor de mim e enfrentar as conseqüências de um possível fracasso. Um dia depois que Evermore foi lançado, meu editor me informou que a obra já tinha se esgotado e que iria para reimpressão e que tinha boa chances de entrar na lista dos mais vendidos do The New York Times. Eu mal pude respirar! Então, ao longo de duas semanas, o livro teve duas novas impressões e passei cada minuto na frente do computador a espera de novas informações. Mas isso perdurou até o momento em que tive de ir ao dentista. Foi na cadeira do consultório que a boa notícia chegou: eu era uma autora best seller do The New York Times! Eu simplesmente desmaiei. Eu seria eufemista demais se dissesse que só um lote de champagne foi consumido naquela noite.


Igor - Você usou as experiências vividas em Mykonos para escrever alguma parte do seu livro (Summerland, por exemplo)? Como foi viver na Grécia?
AlysonViver em Mykonos foi uma experiência fantástica. A ilha é fantástica e a população muito acoledora. Eu não planejava morar lá: até então, o objetivo era apenas passar férias agradáveis. Mas então sete anos se passaram! Foi um lugar difícil de deixar. Muito embora minha estadia lá fosse agradabilíssima, usei muito pouco ou quase nada da ilha em meus livros.


Igor - Em paralelo aos livros teen, você escreve romances para adultos. Como é a transição de um estilo para o outro? Você vem sendo rotulada “escritora para adolescentes” por causa do sucesso de “Os Imortais”?

AlysonCuriosamente, embora eu aparente ser um adulto (digo aparento porque realmente não me sinto como um um), é muito mais fácil e natural escrever sobre e para os adolescentes. E foi assim ao escrever Fly me to the moon: eu embarquei na mente de Hailey Lane e foi um livro super divertido de escrever.


Nota do entrevistador: Fly me to the moon teve os direitos de filmagem adquiridos essa semana pela FOX. A própria Alyson postou no Twitter (muito embora não tivesse sido necessário, já que ela me mandou um e-mail em CAPS LOCK contando).


Igor - Em sua obra, é possível encontrar alguns temas recorrentes no Espiritismo, uma corrente religiosa fundada em Lyon, na França, no século XIX codifica por Alan Kardec. Você leu alguma obra de Kardec para escrever seu livro?
AlysonÉ constrangedor admitir que eu não conheia Alan Kardec até me deparar com essa pergunta. Entretanto, eu fiz uma profunda pesquisa para escrever “Os Imortais”. Li uma tonelada de livros sobre espiritualidade, chackras, cristais, médiuns, videntes, fantasmas, mentalistas, reencarnação, experiências de quase-morte (conhecida popularmente por EQM), metafísica e física quântica, hipnose, regressão a vidas passadas, etc. Li uma obra particularmente esclarecedora chamada MANY LIVES, MANY MASTERS (em tradução livre, “Muitas vidas, muitos mestres”), do Dr. Brian Weiss (que fala carinhosamente do Brasil!). Fui em alguns seminários sobre desenvolvimento psíquico do Dr. Brian e de James VanPraagh, que além de ser inteligente e divertido, me ajudou muito na hora de desenvolver o universo dos meus livros.


IgorEver é uma personagem ambígua devido  ao seu “dom” que a deixa em contato com “influências externas” o tempo todo. Podemos esperar grandes desafios ou mesmo um amadurecimento forçado nos próximos livros?
AlysonDefinitivamente! Em Evermore/Para Sempre, Ever está aprendendo o seu caminho, mas ela tem uma longa jornada pela frente. Um destino a cumprir e aprender a utilizar os seus poderes de forma sábia é apenas mais uma parte da sua trajetória.


IgorNo Brasil, alguns fãs tem comparado Evermore com Crepúsculo, afirmando haver várias semelhanças entre os livros. Afinal,  você realmente se inspirou na saga de Meyer para escrever a saga de Damien e Ever? O que você acha dessas comparações?
AlysonHonestamente, eu não consigo entender. Apesar de eu não ter lido a saga completa de Bella e Edward, não consigo encontrar semelhanças entre os livros. Ainda assim, acredito que quando um livro se torna um sucesso, como é o caso de Crepúsculo ou até mesmo Harry Potter, todos os livros lançados posteriormente serão exaustivamente comparados e esse é um processo normal. Os Imortais foi escrito na dor. Alguns anos atrás eu perdi três pessoas que eu amava em apenas três meses e quase perdi o meu marido em decorrência da leucemia (ele está em completa remissão agora!). A experiência com essa dor intensa e o medo que tomou conta de mim me fizeram pensar muito sobre a vida e a morte, a mortalidade e a imortalidade física, a busca desenfreada pela juventude eterna e as conseqüências se pudéssemos realmente fazer isso. O que significaria para nós, nossos entes queridos e para a sociedade de modo geral? Eu desde sempre tive uma predileção pelas atividades paranormais e a história de Damen parecia perfeita para explorar tudo isso que penso.


IgorLua Azul foi lançado quase que imediatamente depois de Para Sempre. Como você conseguiu esse feito? 
AlysonEscrever para mim é um trabalho integral e para cumprir meus prazos, que são bem apertados, começo a escrever um novo livro assim que termino um outro.


Igor - Como foi a trajetória até ter seus livros efetivamente publicados?
AlysonPara o meu romance de estréia, FAKING 19, foi uma jornada de dois anos e meio, entre recusas, revisões, rever novamente até uma editora realmente se interessar. E mesmo sendo uma época carregada de com uma grande quantidade de ansiedade, stress, e uma carra imensa de dúvida, se eu pudesse voltar no tempo, não mudaria nada. Nós sempre devemos aprender com nossas derrotas e nossos triunfos e essa luta me preparou para lidar com tudo que veio depois. Portanto, se você é escritor, NÃO DESISTA! Persistência é a chave.


Igor - Atualmente no Brasil, o mercado editorial, salvo raras exceções, está bem restrito a novos autores. Os livros são caros e isso restringe um pouco o acesso a eles. E nos EUA? Como está o mercado editorial?
AlysonEu acho que, independentemente do país, há um grande equívoco: uma vez que um autor é publicado, ele é publicado para sempre. Editoras estão sempre preocupadas com o lucro e com isso, acabam apostando em uma linha literariamente inferior, mas comercialmente rentável. Por isso, quando um autor simplesmente não vende, fica difícil apostar. E quando agentes e editores buscam novos talentos, sempre há riscos, não importa se uma obra foi publicada ou não.


Igor - Você tem novos projetos literários para 2010?
AlysonSim! Aqui nos Estados Unidos, o quarto volume de “Os Imortais”, Dark Flame (Chama Negra, em tradução livre) será lançado no dia 22/06/2010 e o volume 5, Night Star (Estrela Noturna, idem a Dark Flame), em 23/11/2010.  Teremos também o primeiro volume spin-off de “Os Imortais”, Radiance (Resplendor, idem a Dark Flame e Night Star), falando da irmãzinha fantasma de Ever, Riley, com início previsto para 31/08/2010, e há mais por vir, incluindo uma nova série em 2011/2012.


Nota ² do entrevistador – Quando essa entrevista foi feita, Dark Flame ainda não havia sido lançado.


Igor - Que conselhos você daria a um aspirante a escritor? 
AlysonSei que parece o básico, mas não há outra forma. Ler centenas de livros, nos mais diferentes estilos é uma coisa que o escritor pode fazer para melhorar a sua forma de escrever. Os livros que você gosta, os livros que você não gosta, todos eles têm algo a lhe ensinar. Acho que críticas construtivas são bem vindas, mas acho também que em certos momentos é preciso deixá-las um pouco de lado e acreditar em você. Deixe a sua história fluir sem se importar com o julgamento das pessoas. Você pode (e deve!) revisá-lo depois, mas não pode rever uma página em branco, não é verdade?


Igor - Você tem recebido propostas para uma adaptação de “Os Imortais” para o cinema ou TV? Viu o cast montando por fãs (que incluía Alex Pettyfer e Emma Roberts na lista de atores)?
Alyson - Seria uma espécie de sonho realizado ver Evermore se tornar um filme – eu adoraria ver os personagens e Summerland ganharem vida nas telonas. Mas no final, cabe a Hollywood decidir isso e não a mim. Há muito interesse ultimamente de forma que meus dedos estão cruzados! E sim, tenho visto bastante cast’s montados por fãs – realmente me divirto imaginando como esses atores poderiam interpretar os personagens.



Igor- Para terminar essa entrevista, mande uma mensagem para os seus fãs brasileiros!
Alyson - Eu apenas posso mandar um GRANDE, ENORME OBRIGADO aos meus leitores brasileiros. Estou realmente agradecida pela generosidade e seu enorme entusiasmo e espero poder visitar o maravilhoso país de vocês e conhecer a todos!

PERGUNTAS RÁPIDAS
Um dia –> Domingo.
Uma música –> Magnificent do U2.
Um livro –> “O Alquimista” de Paulo Coelho (vocês, brasileiros, têm uma sorte imensa de contar com ele como parte da cultura do país).
Um filme -> Avatar.
Uma frase –> “Mude primeiro para depois enxergar as mudanças no mundo - Ghandi
Um sonho –> Paz mundial.


Igor - Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade. Esperamos ver você no Brasil em breve!
Alyson - Eu é que agradeço por essa ótima entrevista, Igor! =)


*.*.*.*


PROMOÇÃO – CONCORRA AO KIT DE “OS IMORTAIS”
Encerrada. Resultado -> http://migre.me/16wEd



Foi no evento de Lua Azul e não ganhou nada? Leu “Para Sempre” está desesperado por “Lua Azul”? Tem os dois livros, mas quer essa camiseta maravilhosa? Chegou a hora de você ganhar o kit, não é verdade?
O L&C começa a sortear, a partir de hoje, o kit da série “Os Imortais”. O kit possui:
1 – Bottons de Para Sempre e Lua Azul;
3 – Camiseta exclusiva e personalizada da série “Os Imortais”;
4 – Livros Lua Azul e Para Sempre;
5 – Marcadores dos dois livros.
Para participar, basta seguir o regulamento abaixo, que é bem simples.


REGULAMENTO


1 – É necessário ser seguidor do blog L&C. Para isso, basta clicar em seguir do lado direito da página na caixa SEGUIDORES e utilizar o seu Twitter, e-mail do Yahoo! ou mesmo uma conta do Google, que é a mesma que você usa para entrar no Orkut.
2 – Se quiser seguir o @blog_lec no Twitter, basta clicar nessa barrinha azul ao lado escrito “Follow me”. Ao fazer isso, você ganha mais dois números para concorrer ao kit.
3 – Quer ganhar ainda mais números? Convide seus amigos para seguir o blog (na caixa de seguidores, não no Twitter). Para cada 5 amigos que você indicar, você ganha 1 número extra.
4 – É de extrema importância que você envie um e-mail para lendoecomentando@gmail.com com o seu nome de seguidor, idade e endereço completo. Do contrário, não será possível enviar o kit. Informe também se você segue o blog no Twitter e, nesse caso, coloque o link do seu perfil.
5 – A promoção vale até 21 de Agosto!


PROMOÇÃO ENCERRADA!


Espero que tenham gostado!
Até mais!

27 comentários:

  1. Ei Igor,

    Adorei a entrevista, ótimas perguntas e gostei muito das respostas dela. Com uma exceção, Paulo Coelho?? affffffffffff!!! hauhauhauhau

    Estou bem curiosa para ler o resto da saga, quero ver para onde vai caminhar depois de Lua Azul.

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia seu blog!!! Muito bom!!!
    Adorei a entrevista tb! Sou fã dessa série...
    Adorei "Para Sempre", e agora vou ler "Lua Azul"... o pessoal não gostou muito desse último, mas preciso ler para tirar minhas proprias conclusões...
    Sério: apaixonada por essa entrevista!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor!!!!!!!!!!!!

    Que entrevista maravilhosa! A Alyson é tão fofa! e ela gosta do Alquimista, que foi um que amei também \o/

    Quero o kit pra mim, participando!

    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alyson e tao fofa, apaixonante.
    Ah, indo participa ;D

    ResponderExcluir
  5. Muito perfeita a entrevista ,estava tanto esperando ela ...HAUAHAUA !!
    Adoro a Alyson ela é um amorzinho (sempre respondendo meus tweets) tanto como pessoa quanto autora...
    Ta de parabéns Igor (não me canso de falar)por mais uma entrevista ..
    Beijoos


    e Ah participando da PROMO É CLARO !!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e adorei a promoção. Estou participando. Espero que ser a sortuda a levar esse prêmio maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Conheci seu blog hoje, ótimo, está de parabéns :D
    espero ganhar yay *-*(yn)

    ResponderExcluir
  8. Olá igor parabéns pela entrevista eu tinha lido a prévia e tinha amado e agora amei mais ainda.. hehe ;D

    meus parabéns pela promo abraços

    ;**

    ResponderExcluir
  9. parabens pela entrevista,. tá otima.
    *-*

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a entrevista, e com certeza participando da Promo...

    ResponderExcluir
  11. Nossa, entrevista perfeita!! Adorei as perguntas e as respostas, é claro...hehehe

    Só não gostei da citação do livro do Paulo Coelho...
    Não tinha nada melhor não hein??!?

    Enfim, gosto é gosto!

    Vou participar da promo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Os Imortais é outra série ótima! Estou louca para ler o terceiro livro (A Terra das Sombras).

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela entrevista, adorei!
    Infelizmente eu só li o Para Sempre, estou ansiosa demais pra ler Lua Azul e claro, to participando do sorteio ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa!!!! Parabéns pela entrevista!!

    ResponderExcluir
  15. Adoreii a promoção, quero a camisa, bottons, marcador e o LUA AZUL *-*

    ResponderExcluir
  16. ADOOOREI A ENTREVIISTA,EADOOREI O SORTEIIO

    ResponderExcluir
  17. Participando!!!!

    Quero muito ler estes livros!!! Parecem ser maravilhosos!!!

    =)

    ResponderExcluir
  18. Ótima entrevista! A Alyson é realmente muito simpática. Adoro o L&C!
    Participando da promo, dessa vez eu ganho

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista! E já estou participando da promoção! Quero muito ler esses livros!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a entrevista!! As perguntas estavam ótimas^^ parabens!!

    Participando da promo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ameei a entrevista, já estou participando da promo *---*

    ResponderExcluir
  22. Amei a entrevista!! A Alyson é uma fofa!!
    Eu estou na metade de Para Sempre.. é muito bom!! XD

    Já estou participando!! XD

    ResponderExcluir
  23. Eu quero meu kit Os Imortais, L&C!

    =]

    ResponderExcluir
  24. Adorei!!
    Eu tava querendo ler esses livros pois me disseram q era muito bom, mas agora que li a entrevista eu to realmente louca p/ isso e essa promo praticamente caiu do céu.... shuahsuahu
    Não conhecia o blog e amei!!!
    Agora c/ certeza vou seguir o blog direto!!!
    To torcendo p/ ganhar...

    ResponderExcluir
  25. Olá!Legal a promo!Gostei de achar o blog!vou acompanhar!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  26. Toda vez que eu mando um e-mail para a Alyson ela nunca demora a responder. Ela e' super fofa.
    Vou participar da promo! =D
    Ficou linda a entrevista, parabens.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!