Mulheres que receberam o Nobel de Literatura

O Prêmio Nobel de Literatura foi criado em 1901 e é atribuído a um autor ou autora de qualquer nacionalidade. Desde que foi criado — em quase todos os anos — a Academia Sueca faz a entrega do prêmio. Nesses seus 118 anos de existência, 114 pessoas já foram premiadas.

A premiação só não aconteceu nos períodos de guerra e também não aconteceu em 2018. Isso porque, no ano passado, alguns membros da Academia Sueca e da própria Fundação do Nobel foram acusados de assédio e agressão sexual.


Foi noticiado no início desse ano que, em 2019, o prêmio será atribuído a duas pessoas para compensar a suspensão do prêmio em 2018. Na nota, emitida pelo Conselho de Administração da Fundação Nobel, eles avisam que foram tomadas medidas para restabelecer a confiança na instituição e no prêmio.

Um brasileiro nunca recebeu o Nobel de Literatura. Aliás, em língua portuguesa apenas um autor já foi premiado: José Saramago. Apenas seis autores latino americanos já receberam o Nobel de Literatura e, desses seis, apenas uma mulher.

Alguns autores brasileiros, homens, já foram indicados ao longo dos anos, mas não receberam o prêmio. Em 2016 a Lygia Fagundes Telles foi a primeira autora brasileira — a primeira mulher escritora brasileira — a ser indicada ao prêmio. Nesses 118 anos nenhuma autora brasileira tinha sido sequer indicada. Das 114 pessoas que já receberam o prêmio apenas 14 são mulheres, disparidade alarmante.

Eu gosto dessas premiações, acredito na sua importância e seu valor. No entanto, essa seletividade merece nossa atenção e reflexão. No vídeo abaixo conto pra vocês mais alguns fatos sobre o Nobel e, claro, falo sobre as 14 mulheres que já receberam o prêmio.

Mulheres que receberam o Nobel de Literatura


Obrigada por acompanhar o canal e o blog. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou me encontre nas redes sociais.



Se gostou do vídeo curta e compartilhe. Novo por aqui? Inscreva-se no canal para receber as atualizações.

Um comentário:

  1. Uma pena que uma quantidade tão pequena de mulheres recebeu o prêmio. Infelizmente muitos livros incríveis deixam de ser lidos por serem escritos por mulheres. Espero que isso mude muito em breve.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!