Este é o Mar, de Mariana Enriquez

Em Este é o Mar, Mariana Enriquez constrói uma história que une o sobrenatural ao real. A autora nos apresenta um universo em que as lendas do rock são criadas por criaturas mitológicas femininas. Criaturas que estão sempre em movimento, que nunca dormem e que se alimentam da devoção das fãs humanas pelos astros do rock.

Essas criaturas conseguem se misturar aos humanos e viver no meio deles sem que eles saibam quem elas realmente são. E, dessa forma, utilizam de sua influência e poder, para incentivarem os humanos a consumirem freneticamente o trabalho de algum músico para que assim, ele se torne uma lenda, se torne inesquecível.


Temos foco na história da Helena que é uma dessas criaturas mitológicas. No início ela vive no Enxame, ou seja, ela e milhares dessas criaturas se misturam às fãs humanas para estimularem essa idolatria a alguma banda ou artista. Mas a Helena quer mais, ela quer se tornar uma Luminosa. E para isso precisa conseguir tornar o James Evans, vocalista de uma banda chamada Fallen, uma lenda do rock. E ela não mede esforços pra que isso aconteça. Aliás, esse foi um fato surpreendente durante a leitura, as coisas que ela teve coragem de fazer.

O James e a banda Fallen são fictícios. Mas nós conhecemos durante a história, Luminosas que criaram lendas que realmente existiram. Conhecemos as Luminosas que criaram: Kurt Cobain, Elvis Presley, John Lennon, Jim Morrison, Sid Vicious.

Essa foi uma das coisas mais interessantes da história. Como a autora consegue fazer com que tudo interaja de um jeito que faz sentido. O universo criado por ela se conecta com coisas que realmente aconteceram e é genial. Essa a proposta da autora com as suas histórias, misturar o sobrenatural, o sombrio, com questões reais, questões humanas.

Apenas gostaria que  autora tivesse se preocupado em nos explicar melhor certos pontos da história. Por exemplo: Por que esses seres mitológicos são seres femininos? Por que elas só criam lendas da música que são homens? Parece que existe certa hierarquia entre esses seres. Como tudo funciona entre elas? Como elas percebem que uma lenda foi criada? Que foi atingido o auge?


Sem dúvidas a autora teve uma ideia incrível para essa história, justamente por esse motivo gostaria de entender melhor todo o universo que foi criado. É uma ideia muito rica, por isso senti que caberiam mais páginas pra compor essa história. Porém, apesar de desejar mais páginas, foi uma leitura que eu gostei muito, recomendo, principalmente se você, assim como eu, gosta de música.

Título: Este é o mar
Título Original: Éste es el mar
Autora: Mariana Enriquez
Tradução: Elisa Menezes
Editora: Intrínseca
Páginas: 176



Se gostou do vídeo curta e compartilhe. Novo por aqui? Inscreva-se no canal para receber as atualizações.



Obrigada por acompanhar o canal e o blog. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou me encontre nas redes sociais.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!