Querido Evan Hansen, de Val Emmich

Publicado no Brasil em Abril de 2019, o livro Querido Evan Hansen traz a adaptação do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen. Pelo que pesquisei este musical é o preferido de muitas pessoas, ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, mas ouvi algumas músicas dele e pelo título de cada uma delas pude perceber uma certa fidelidade entre os dois.

Filho de uma mãe que trabalha e estuda muito e de um pai ausente, com o qual houve tentativas frustadas de aproximação e sem amigos, Evan Hansen sofre de ansiedade. Em uma de suas consultas seu terapeuta recomendou que Evan escrevesse cartas para si mesmo. E todas elas ele começava da seguinte forma "Querido Evan Hansen...".

No último verão Evan trabalhou como ajudante de guarda florestal, onde caiu de uma árvore e quebrou o braço. No gesso que cobria o braço do garoto, sua mãe viu a oportunidade dele fazer novos amigos na escola, as pessoas poderiam assinar, se aproximando dele.  E isso de fato acontece. Alguém assina no gesso: CONNOR. No entanto, acontece uma discussão entre eles e uma das cartas de Evan vai parar nas mãos erradas. E o fato de Connor ter em mãos algo tão íntimo que Evan havia escrito para si mesmo o deixa bastante perturbado por uns dias.

Connor era um garoto misterioso da escola, que vivia isolado. Sem amigos, invisível. Era também irmão de Zoe, garota pela qual Evan era apaixonado. Dias após a discussão que houve entre os dois, Evan percebe que tanto Connor quanto a irmã não apareciam na escola. Até que a trágica notícia chega até ele explicando o desaparecimento dos irmãos: Connor Murphy cometera suicídio.

Após o  ocorrido Evan é surpreendido na escola pelos pais de Connor que trazem em mãos a carta que Connor havia roubado. Houve um equívoco quando os pais dele encontraram e leram a carta e o equívoco aumentou quando eles leram o nome do filho no gesso de Evan. Esperançosos que o filho tivesse um amigo, isso dava um certo conforto ao casal de luto e ver isso nos olhos deles faz Evan cometer um erro terrível. Ele oculta a verdade e mergulha na suposição daqueles pais que estão sofrendo a perda de um filho diante dele.  

E assim Evan se aproxima cada vez mais dessa família, principalmente de Zoe. Com a ajuda de Jared, um valentão da escola que às vezes agia como amigo de Evan, escreveram e-mails falsos forjando conversas entre Evan e Connor tomando todo cuidado ao alterar as datas. Receber estes e-mails dava aos pais de Connor um certo alívio, já que através daquelas conversas o filho estava sempre falando bem deles e falando sobre coisas que o fazia parecer ser um filho bem melhor do que ele realmente era. 

A mentira vai tomando uma proporção tão grande que Evan passa a ficar famoso na escola e na internet por ser "amigo de Connor". E isso começa a incomodar o garoto, uma guerra surge dentro dele. Zoe está cada dia mais próxima. Os pais de Connor querem fazer coisas extraordinárias por ele. Todos na escola  estão o cumprimentando. Mas isso ao invés de o deixar bem, vai deixando-o cada vez pior. Ele precisa fazer algo, mas está tão mergulhado na escuridão da mentira que ele não consegue enxergar o próximo passo. E aí? Como sair dessa? Contar a verdade e ser uma decepção para todos ou continuar na mentira e odiando a si mesmo cada vez mais por sua covardia?

Querido Evan Hansen tem uma escrita simples e um enredo bem frenético. As coisas vão acontecendo rápido demais e em alguns momentos da história isso me incomodou bastante. Houve no livro uma certa estratégia do autor (e dos colaboradores) que eu ainda não decidi se gostei ou não. Eles introduziram certo humor em um livro que se trata de assuntos bem pesados como suicídio, mentiras e invisibilidade. Mas por outro lado achei super interessante a adaptação do musical em livro, já que o inverso é mais comum. Então, daí já dei uma credibilidade ao livro.


Título: Querido Evan Hansen
Autor: Val Emmich
Tradução: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Páginas: 328

Tem sido fácil demais viver iludido com a mentira hoje em dia. É muito comum passarmos uma imagem enganosa nas redes sociais. Nem sempre somos tão felizes quanto nossas postagens fazem parecer. Então acho fundamental que os jovens leiam sobre o perigo de viver enganados pela mentira que está por todos os cantos. E este livro pode ser uma porta para a verdade, pois lidamos aqui com a realidade da ansiedade, da depressão e principalmente, do perigo que nos colocamos quando temos o desejo de sermos aceitos de qualquer forma, inclusive sendo que não somos.



Se você também já leu este livro deixe no comentários o que achou. Muito obrigado por ler aqui e até a próxima. Grande abraço.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!