A Metamorfose, de Franz Kafka

Escrito em 1912, publicado em 1915. A Metamorfose foi uma das obras do Kafka publicadas quando ele ainda estava vivo. Grande parte de seus livros foram publicados postumamente. Kafka morreu jovem — aos 41 anos de idade — e tempos antes ele tinha feito um pedido pra um amigo (que era o seu testamenteiro), Max Brod, que quando ele morresse destruísse tudo que ele tivesse escrito, que ainda não tivesse sido publicado. Felizmente esse seu amigo não atendeu ao seu pedido, não queimou os livros e vários que ainda não tinham sido publicados, foram.

Li pela primeira vez em 2012, reli agora em 2016. E com essas duas experiências de leitura, digo pra vocês que não é um livro difícil de ser lido (não tem palavras difíceis ou um vocabulário difícil de entender), mas é difícil de ser compreendido. É difícil descobrir tudo que essa história pode trazer, todas as camadas. No vídeo abaixo falo um pouco das minhas impressões dessa leitura curta em páginas, mas grandiosa nas ideias e questionamentos.

O fim da eternidade, de Isaac Asimov

O fim da eternidade foi minha primeira leitura de 2016 e minha segunda experiência com o Isaac Asimov. Do autor também li Eu, Robô, no ano passado e, até o momento, minha experiência com suas obras foi extremamente positiva.

Isaac Asimov, muito conhecido por suas histórias de robô e pelos livros da série Fundação, traz em O fim da eternidade uma história sobre viagem no tempo com um pouco de romance e suspense. Mescla que, a meu ver, deu muito certo. No vídeo que se segue falo um pouco sobre minhas impressões de leitura.

Filmes baseados em livros do Stephen King

Stephen King, por mais que tenha ficado conhecido por suas histórias de terror, escreveu contos e romances que não são do gênero e, vários deles foram adaptados para o cinema. Nesse vídeo indico alguns filmes que foram baseados em obras do King e, se você não gosta de terror, venha ver as dicas, pois alguns deles não são desse gênero.

Dicas de documentários | pena de morte, diferentes culturas, etc.

Documentários, algo que gosto muito de assistir e ainda não tinha indicado pra vocês em vídeo. Então, neste vídeo separei alguns documentários que ampliaram minha visão de mundo em diferentes aspectos: diferentes culturas, pena de morte, estupro, sistema carcerário brasileiro, reciclagem. Continue lendo para saber um pouco mais sobre cada um deles.