Poesia de Florbela Espanca (Volume 1)

Já conhecia um pouco do trabalho da Florbela Espanca antes de iniciar a leitura desse livro. Por gostar de poesia, às vezes me pego lendo algumas aleatórias pela internet e, foi assim que tive meu primeiro contato com a autora. Gostei do que li e ficou a vontade de conhecer mais dos seus escritos.

Florbela D’alma da Conceição Lobo Espanca nasceu em Vila Viçosa, em 1894 e faleceu em 1930, segundo alguns estudiosos, de suicídio. Lendo um pouco de sua biografia, percebe-se que teve uma vida intensa, e que encontrou nas palavras refúgio para exteriorizar o que sentia.

No entanto, Florbela não sentia que era capaz de colocar em palavras toda sua angústia, todo sentimento que carregava em si. Em um de seus sonetos, intitulado de Impossível, diz que ‘sua dor é tão grande que não caberia mesmo cem milhões de versos, caso os viesse a escrever’ (*).

Florbela escreve, sobretudo, sobre amor — ou desamor. Com a capacidade de colocar no papel, de forma vívida, todo o seu desconsolo. Ao ler esse livro, conseguimos sentir o peso do mundo sobre as costas de Florbela. Como as coisas do mundo e as pessoas a afetavam arduamente.


Li muita coisa bonita nesse livro. Também muita coisa que me passou uma sensação de desespero e solidão. E, algumas vezes, me diverti. Por mais que as poesias não tivessem um caráter cômico, eu achava divertida algumas escolhas de palavras. E isso trouxe um equilíbrio para a leitura. 

Pra quem gosta — ou tem interesse — em ler poesia, recomendo muito que conheça Florbela Espanca, seus escritos são fortes, sinceros. Livro curtinho, porém me proporcionou sensações diversas e intensas. Com certeza valeu a leitura! E certamente procurarei por mais de sua poesia.


(*) Informação trazida pelo prefácio desta edição, escrito por Laury Maciel.

OBS: a editora L&PM publicou o volume 1 e o volume 2 com poesias da Florbela. Nesses dois volumes, encontram-se quase a totalidade da sua obra poética. Florbela também escreveu e publicou alguns contos.

Livro: Poesia de Florbela Espanca - Volume 1
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 166

Obrigada por acompanhar o canal e o blog.  Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou me encontre nas redes sociais.



Amanda Azevedo.

4 comentários:

  1. Olá, Amanda.
    Infelizmente poesia não é o meu gênero favorito de leitura. mas que bom que você gostou e ainda vai procurar mais do trabalho da autora. E que bom que você ainda conseguiu se divertir em meio a esse turbilhão de sentimentos que a autora colocou no livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ah, que pena. Eu sou apaixonada por poesia. <3 Mas é isso mesmo, a gente tem que ler o que gosta, né? Talvez, um dia, você se interesse por algum livro (ou autor) de poesia e curta a leitura. :)

      Sim, gostei bastante da leitura! Espero ler mais do trabalho dela em breve!

      Beijos e boas leituras! ^^

      Excluir
  2. Oi...

    Achei o livro bastante interessante , principalmente , porque AMO poesia . Então , já viu , né ? Já botei nos desejados .
    Conheço a autora só por poemas aleatorios , também . Vou ver se adquiro meu exemplar .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane!

      Ah, que bom que gosta de poesia também! <3 Conheça mais do trabalho da Florbela, sim! Bom que é possível encontrar essa edição por um preço super em conta. :) Tomara que goste da leitura!

      Beijos! ^^

      Excluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!