O Chamado Do Cuco - Cormoran Strike #1 - Robert Galbraith

O leitor que nunca escutou de O Chamado do Cuco esteve em uma caverna, isolado do resto do mundo e sem qualquer tipo de acesso a internet, né? Porque sendo um amante do gênero policial ou não você provavelmente sabe que esse livro foi escrito pela J.K Rowling, a qual dispensa apresentações maiores, sob o pseudônimo de Robert Galbraith. 

O livro começa quando o corpo da modelo Lula Landry, conhecida pelos amigos como Cuckoo, com um histórico problemático é encontrado. As possibilidades que se mostram mais prováveis num primeiro momento são ou que ela tenha caído da varanda que estava coberta de neve, ou que tenha cometido suicídio. Pelo histórico da garota a segunda opção parece fazer mais sentido.

Acreditando que a irmã não acabara com a própria vida, John Bristow, contrata o detetive particular Cormoran Strike para investigar  o que de fato aconteceu com Cuckoo naquela noite e clarear algumas coisas que parecem obscuras até então. John tem a certeza inabalável de que a irmã fora assassinada.

A princípio o detetive não quer aceitar o caso, mas por causa de sua condição financeira acaba mudando de ideia. Ele saiu da casa de Charlotte, sua ex-namorada, e agora seu escritório também está fazendo as vezes de casa e é por isso que ele não pode se dar ao luxo de simplesmente ignorar a investigação oferecida por Bristow. 

A princípio Strike acredita não poder contar com ninguém além de si mesmo, mas ele vê em Robin Ellacott, sua secretária temporária que nutre um desejo nada secreto pela carreira de detetive, uma aliada e amiga. E essa amizade improvável pode ser o que ele precisa para solucionar o caso da jovem modelo.

Esse livro não é apenas um romance policial, é a estreia de J.K. no gênero e, por isso mesmo, esperava muito da leitura. Mas a mulher é um gênio e não existe "lugar comum" para ela. O livro surpreende não pela qualidade, pois isso já é uma coisa que esperamos que tenha, mas por algumas reviravoltas muito interessantes. A maior parte da leitura em que acreditava ter descoberto alguma coisa via que estava enganada e que não era nada daquilo que havia pensado.

Cresci lendo os livros de Harry Potter e não que eu seja velha para relê-los pois acredito que sejam livros atemporais, mas ter novos livros, com tramas mais elaboradas da Rowling é quase bom demais pra ser verdade. E só para que não haja dúvidas: os livros não são, em nada, relacionados. Quando foi revelado que Robert Galbraith era só um pseudônimo da autora fiquei ainda mais curiosa para ler e acredito que todos os fãs dela se sentiram da mesma forma que eu.

O segundo livro, que parece ter uma trama independente, pelo pouco que pesquisei sobre ele é uma outra investigação também feita por Strike, o nome dele é The Silkworm que segundo a própria Rocco será lançado aqui no Brasil em novembro deste ano (notícia).

Mais uma coisa que me chamou atenção com relação a esse livro foi o fato de que, mesmo não tendo muitos romances policiais na minha estante, ele acabou me instigando a ler mais livros do gênero. Mais um chamativo para ele é o cenário: Londres. Sou apaixonada por histórias que se passam na cidade e isso por si só já é um ponto positivo pra mim. Outra coisa que me fez achar o livro ainda mais fantástico foi o fato de que consegui encontrar várias críticas a essa adoração que algumas pessoas fazem ao mundo da moda e o que celebridades usam.

A capa desse livro me chamou atenção desde o primeiro momento que a vi, o ar de mistério está impregnado nela. Pelo que li sobre a tradução feita pela Ryta Vinagre ficou muito boa, mas eu mesma não posso falar sobre esse tópico específico por não ter lido em inglês. Mas os elogios que li não parecem ter saído do nada.

Para mim, J.K. só voltou a provar a genialidade que tem. Com O Chamado do Cuco ela prova que não é uma autora de um gênero só, que versatilidade é uma de suas características e que o sucesso que conquistou não foi, de forma alguma, uma questão de sorte.


4 comentários:

  1. Esse livro parece muito, muito bom. Nunca li nada da J.K, mas eu quero começar por HP. HP parece um pouco legal. Se eu gostar da escrita de HP, lerei "O Chamado do Cuco", que parece muito interessante. Ótima resenha.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!

      Eu sou suspeita pra falar de qualquer coisa que a J.K. escreva porque sou apaixonada pelos livros dela, qualquer um dele! Tomara que consiga ler HP o quanto antes e goste!

      Beijos

      Excluir
  2. Também gostei demais do livro. Apenas discordo no ponto em que você cita as reviravoltas, senti uma "faltinha" disso rs Mas mesmo assim adorei a forma com que a investigação se desenrolou, principalmente o fato do Strike não dar pistas da sua linha de raciocínio ao leitor (e nem à coitada da Robin) O que me ganhou mesmo nesse livro foi a qualidade inegável da escrita da "Dona Rowling" \o/ Mestra!!
    Também fiz uma resenha e até um vídeo sobre esse livro, se tiver interesse em conferir acesse o meu Blog http://www.obauliterario.com.br/
    Adorei a resenha!! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juvêncio!

      Acho que não consigo não gostar dos livros da J.K., ela me fez ser essa pessoa totalmente louca por livros e por isso acredito que leria (a acharia o máximo!) até a lista de compras do supermercado desde que ela tivesse escrito!

      Acabei de ver o vídeo que postou, ficou muito bom, parabéns!
      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!