Vinte garotos no verão - Sarah Ockler

Comecei a leitura de Vinte garotos no verão sem nenhuma expectativa. Um dia, passeando pela estante, decidi, por nenhuma razão especial, que iria lê-lo. Eu gosto da capa, talvez esse tenha sido o fator que me motivou a iniciar a leitura. Por não ter expectativas não posso dizer que o livro me decepcionou. Mas ao caminhar por suas páginas não fui presenteada com nenhuma emoção. Foi uma leitura um tanto vazia, eu diria. Eu não esperava nada especial, mas eu poderia ter sido surpreendida. Eu me entreguei à história e a leitura, mas não recebi nada em troca.

Frankie, seu irmão, Matt e Anna eram amigos inseparáveis. Um dia, quando os três voltavam pra casa de carro, acontece um acidente que tira a vida de Matt. É um momento de dor imensurável para a família, para os amigos e, por uma razão especial, para Anna, pois com a morte de Matt, ela acaba ganhando um segredo.

Pouco tempo antes do acidente Anna e Matt tinham se beijado e começaram a se encontrar às escondidas. Ela, sempre fora apaixonada por ele secretamente, e, finalmente, ele a beijara. Matt a pediu que esperasse um pouco para contar a Frankie, ele mesmo queria contar para a irmã. E iria fazer isso durante a viagem de verão que fariam em breve, mas essa viagem nunca aconteceu, devido ao acidente que tirou sua vida. Logo, ele não teve chance de contar a irmã.

“— Ouça — disse Matt. Estávamos outra vez sob as estrelas, escondidos enquanto todos dormiam. — Você sabe que a Frankie precisa saber por mim. Acho que a melhor hora para contar será quando estivermos na Califórnia. É daqui a algumas semanas e eu vou ter algum tempo sozinho com ela para contar tudo. Isso fará a ficha cair pra ela.” Página 17

Anna tinha prometido guardar segredo e esperar até que Matt contasse para Frankie, e, mesmo após a morte dele, ela decide não contar a amiga. Ela vive se questionando se conta ou não. Ela quer contar, mas tinha prometido guardar segredo e esperar que ele contasse — mas essa não é mais uma opção.

Algum tempo depois da morte de Matt, Anna viaja com Frankie e seus pais para a praia na Califórnia onde eles costumavam ir. — A praia que Matt não pode ir e contar tudo para sua irmã. Eles passarão vinte dias na praia e Frankie diz para Anna que esse será o melhor verão de todos os tempos e diz para a amiga que essa será a oportunidade perfeita para fazer algumas loucuras. É aqui que surge a ideia que dá título ao livro. Como elas terão vinte dias na praia, se elas conhecerem um garoto por dia, talvez, entre eles, apareça um cara legal e, para Frankie, de preferência um que ajude Anna a perder o seu 'albatroz'.

Vinte garotos no verão é um livro voltado para o público adolescente e sua história traz a proposta de uma temática mais pesada e séria sobre como pode ser difícil lidar com a perda. No decorrer da leitura acompanhamos os pais, a irmã e a amiga—namorada lidando com essa morte inesperada. Alguns evitando tocar no assunto, outros fingindo estar tudo bem e outros preferindo não enxergar o que estava acontecendo de verdade. E ao mesmo tempo a história apresenta uma atmosfera tranquila de férias de verão, adolescência e de estar se apaixonando.

Gostei da ideia do livro e acredito que se a narrativa tivesse sido diferente essa teria sido uma leitura proveitosa para mim. Mas isso não aconteceu porque não consegui entrar na história. Nada foi satisfatoriamente abordado. Eu não conseguia ficar feliz pelos personagens, suspirar por eles ou sofrer com e por eles. O livro não conseguiu me tocar ou me comover verdadeiramente, então acabou se tornando uma leitura vaga. Sem sentimento e sem emoção. A autora poderia ter se aprofundado nos sentimentos dos personagens em relação a perda, amizade, família, virgindade, adolescência, conflitos... mas sempre que o fez foi de forma superficial. Fiquei esperando um melhor desenvolvimento de todos os acontecimentos e personagens, mas isso nunca aconteceu.





Livro: Vinte garotos no verão
Título Original: Twenty Boy Summer
Autora: Sarah Ockler
Tradução: Paulo Polzonoff Jr.
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

17 comentários:

  1. Esse livro parece muito interessante e fantástico, espero muito conseguir ler ele.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla. Eu não gostei muito da leitura, mas talvez você tenha uma experiência diferente da minha. :)

      Excluir
  2. Oi Amanda. Só vim deixar um recadinho parabenizando você. Adorei o blog e seus vídeos também (os vi pela primeira vez ontem). Então Parabéns pelo empenho ! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manuella! Ah, muito obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou do blog e dos vídeos! Espero que continue aparecendo por aqui. ^^ Beijão e boas leituras!

      Excluir
  3. Eu tenho lido resenhas bem "xoxas" desse livro. Mas sei lá, a sinopse e a capa me chamaram tanto a atenção, que não consigo riscá-lo da minha lista de próximas leituras..... :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!

    Uai gente... Tomei um susto quando comecei a ler sua resenha. Vejo um tanto de gente falando super bem desse livro! Confesso que fiquei até desanimada, nossa. Morria de vontade de ler, mas minhas expectativas caíram bastante. Esses temas que envolvem morte costumam render belas estórias.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que eu estou curiosa para ler esse livro. A Juh Oliveto do Livros e Bolinhos fala tão bem dele nos videos dela que é impossível não ficar interessada, auhsuahsuha... Bom, pelo o que eu vi da sinopse e tal, por ter essa temática adolescente e ainda ser uma livro de verão, parece ser uma leitura bem leve, apesar de abordar temas mais pesados, como vc citou. Gosto de ler um livro desses de vez em quando para relaxar entre um livro policial e outro (o gênero que mais gosto de ler). Pena que a experiência de leitura não foi tão boa para você, mas mesmo assim quero ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!! Eu já ouvi falar sobre o livro e tive vontade de ler.
    Gostei da sua resenha e espero que eu goste da leitura. =)

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar desse livro e, apesar de ver sua visão na resenha, estou ansiosa para lê-lo! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda! Descobri seu blog faz pouquinho tempo,mas adoro suas resenhas e seus vídeos,parabéns! Acho a capa desse livro linda,me deixa bem curiosa com a história :D bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda!
    Tudo bem?

    Pra começar que cada livro que vc fala entra na minha lista de leitura (infinita!), e esse não poderia ser diferente. Mesmo com a sua opinião negativa sobre Vinte Garotos no Verão, não pude deixar de me interessar pelo livro, e querer ver com meus próprios olhos se o livro é realmente raso, como vc disse.
    Espero que minha experiência de leitura seja diferente da sua. Caso consiga ler o livro em breve, volto aqui para comentar o que achei. :D

    Beijos!
    https://dacarneiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei que a capa combina perfeitamente com o conteúdo, sendo linda.
    Ainda não li o livro, mas fiquei muito curiosa para fazê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ver algumas resenhas onde as pessoas não gostaram, tudo o que leio a respeito do livro faz minha vontade aumentar!

    ResponderExcluir
  12. Muito curiosa pra ler!!! Vi outras resenhas e algumas foram positivas, então quero ler em breve :)

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa pra ler, sendo q sua resenha atiçou ainda mais minha curiosidade, rs...

    Aquela dos 30...
    luaanjo2014@bol.com.br
    http://inevitavelmente30.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Chorei muito lendo, é maravilhoso!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!