Aristóteles E Dante Descobrem Os Segredos Do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um daqueles livros que te encantam tanto que quando você precisa falar sobre ele e sobre o que sentiu durante a leitura descobre que é uma tarefa quase hercúlea. 

Aristóteles é um adolescente solitário que tem aquela impressão de que não é como ninguém da sua idade que todos nós conhecemos bem. Mas não é só isso que aflige Ari, com a solidão ele poderia lidar, os problemas familiares é que realmente o perturbam, seu pai lutou na Guerra do Vietnã e o homem não deixa que seu próprio filho se aproxime porque ainda traz vestígios da guerra em si, já sua mãe tenta controlá-lo de todas as formas. Quando tinha quatro anos Ari teve seu irmão preso e esse assunto na sua casa é terminantemente proibido, tornando-se um tabu para a família, o que só faz nosso adolescente ficar ainda mais frustrado com a situação que lhe é imposta, suas irmãs doze anos mais velhas mais parecem parentes distantes que propriamente irmãs.

Dante é o oposto em de diversas formas. Alegre e sempre com um sorriso na cara, é apaixonado pela vida e tem uma relação invejável com os pais, sem mencionar a sua óbvia paixão pela poesia. Mas a vida de ninguém é perfeita e o que angustia Dante pode parecer besteira para alguns: ele tem problemas em formar uma identidade para si mesmo por causa de suas raízes latinas e de tornar pública a sua homossexualidade, não estamos só falando de preconceito, no decorrer da leitura ficam claros todos os motivos para que o adolescente tenha tais medos.

Durante uma tarde de verão os dois garotos se encontram numa piscina e Dante começa ensinar Ari a nadar e a partir daí começa a nascer uma linda amizade, Ari não se sente mais tão sozinho quanto antes e Dante passa a perceber que seus conflitos não são um fardo que tem que carregar sozinho. A profundidade da amizade e do carinho que surge entre os dois surpreende a eles e a nós leitores.

Como disse na introdução da resenha, é difícil escrever sobre um livro que me surpreende desde a primeira página, que da novas perspectivas e que me faça refletir sobre inúmeras situações e como, no passado, reagi a elas. Benjamim traz em sua obra uma reflexão profunda sobre vários temas que não paramos para pensar no nosso cotidiano, mas que deviam ser debatidas, não com outros, mas conosco mesmo.

Depois de ler algumas opiniões sobre o livro tanto em inglês quanto em português (todas positivas, preciso ressaltar) o que me parece claro é que cada leitor vai acabar tirando para si uma lição diferente e é esse um dos motivos de que pra mim seja tão difícil falar sobre Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, porque pra falar sobre certas coisas que me marcaram durante a minha leitura precisaria contar algumas coisas da minha vida para vocês.  

O livro é divido em partes, seis para ser exata, e cada uma delas é dividida em vários capítulos. Particularmente gosto de livros com esse tipo de divisão porque dentro de cada parte há uma espécie de tema que é mais focado. 

O que posso garantir para qualquer um que esteja interessado nesse livro é que não há uma forma de que esta leitura se torne tediosa, por mais que o gênero não seja o seu favorito a obra de Sáenz é tão bem escrita que vai te encantar de uma forma ou de outra.

Acho que preciso ressaltar que essa capa é absolutamente linda, a Editora Seguinte fez um trabalho maravilhoso. Pelo que pude ler sobre o trabalho de tradução de Clemente Pereira ficou absolutamente maravilhoso. O livro ainda não foi lançado aqui no Brasil (o lançamento é amanhã!) e eu recebi a prova disponibilizada pela Seguinte para os blogs parceiros, mas mesmo sem a revisão final não me recordo de ter encontrado erros na impressão que li.

Já deu pra perceber que esse livro se tornou o meu queridinho até agora né? Então eu sugiro que você leia e que mantenha a mente aberta para que possa absorver tudo que Sáenz escreveu.




33 comentários:

  1. Praticamente só li criticas positivas dele, quero muito!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas parece que a história é mesmo linda! Amei essa capa!
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, além de achar a capa muito linda eu preciso saber tudo sobre o Ari e o Dante ^^
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessie!
    Eu já estava namorando esse livro desde que ele começou a fazer sucesso entre as blogueiras lá de fora, e isso pq eu tinha gostado da capa.rs
    A sua foi a primeira resenha que eu li e já adianto que a sensação é a mesma de quando eu li o que você escreveu sobre Métrica. Empolgação nível 1000!hahahah Vou comprar pelo kobo mesmo, assim eu posso começar a ler mais rápido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jessie!
    A capa desse livro é linda, só por ela eu já compraria.
    Mas gostei da sua resenha também, gosto de histórias sobre amizade. Quero ler para saber por que exatamente você gostou tanto.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro. Achei a capa linda e adorei a resenha. Gosto de livros que nos fazem refletir assim... quero me surpreender como você.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Estou muito interessada nessa leitura, principalmente porque na filosofia Aristóteles e Dante são quase opostos, acho que a leitura vai trazer uma nova visão, romantizada claro, da filosofia deles. To louca pra ler!

    ResponderExcluir
  8. Hmm, parece bom o livro, quero ler ><

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Linda resenha. Vi muitos comentários positivos mesmo, então com certeza eu leria esse livro *-* Estou curiosa agora, vou precisar juntar dinheiro pra comprar UAHSUHAU

    Beijos, Vanessa.
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler, a capa é linda!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler... fiquei animada com a resenha!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu queria o livro só por que achei a capa alinda,mas depois de ler a resenha acredito que quero ler o livro pra ontem, a história parece ser muito boa com algo a dizer, e sobre amizade uma coisa muito importante pra mim.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser tão bom!!! Preciso pra ontem! Adorei a sinopse dele quando li e com essas resenhas lindas, mais uma agora falando tão bem dele. Sou difícil de ser conquistada com poucas páginas também, mas esse parece ser do tipo que vai se amando a cada palavrinha. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  14. Geeente, se eu já tava com vontade desse livro, depois dessa resenha então! Desde que vi o livro em inglês fiquei logo apaixonada pela capa e pelo título, depois de tantas críticas positivas então, não teve como não animar cm o lançamento no Brasil.

    Adoro esse tipo de livro que nos faz refletir de n maneiras diferentes dependendo da nossa história, parece que o livro fala diretamente com você ♥

    Mega ansiosa pra ler!
    Beijitos

    ResponderExcluir
  15. Jessie!
    Ver dois amigos tão diferentes descobrirem o 'mundo' na adolescência, é um enredo leve e interessante e mostra que mesmo com personalidades diferentes, a amizade supera tudo.
    Bacana a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Parece um livro bem interessante (ainda mais levando dois nomes de grandes personalidades da História, e espero que não seja por acaso) vou procurar depois para comprar!
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da historia desde a primeira vez que li a sinopse. Sua resenha so me deixou com mais vontade de ler. Eu sou uma apaixonada pelo mundo da ciencia e cientistas, será q eu vou curtir esse romance?? adorei!

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Gostei muito da resenha. Assim que fui lendo fui me encantando mais, e mais. Não conhecia o livro, mas já estou apaixonada. Amei. Quero muito ler. Obrigada pela excelente resenha! Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Super me interessei.
    E amo livros que trazem memorias e lembranças a tona, que nos colocam pra refletir.
    Já quero

    ResponderExcluir
  20. Não sei posso estar enganada mas parece que esse livro tem uma boa densidade psicológica, e eu amo isso em um livro, Sentar tds no divã e acompanhar seu passado e desenvolvimento no presente!

    A capa é linda mesmo, só ela já vale ele na estante!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha!
    Ouvi várias opiniões distintas sobre o livro, vou ler e tirar minhas próprias ;)

    ResponderExcluir
  22. Eu simplesmente me encanto cada vez mais por esse livro a cada resenha que leio... Quero muuuito ler! E essa capa? Linda demais!!!

    ResponderExcluir
  23. O que dizer alem de que eu preciso desse livro? Mt bommm! E parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ouvido falar desse livro, que foi aclamado mundialmente, e felizmente agora a ótima editora seguinte está publicando aqui.
    Gosto bastante de leituras que mexem com a gente, que façam a gente se importar com os personagens e, principalmente, tirarmos lições para nossa vida.
    Curioso pelo drama do Dante.

    ResponderExcluir
  25. Histórias sobre amizades sinceras são tudo, especialmente quando narram a maneira como esses laços de amizade são criados, quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  26. Não tinha conhecimento desse livro até ler essa resenha. Confesso que não imaginava que esse livro tinha essa pegada. Não é muito o tipo que gosto de ler, mas, às vezes, gosto de sair da minha zona de conforto. Essas tramas que nos fazem refletir são bem interessantes. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Adorei sua resenha, realmente me deixou com vontade de ler esse livro, e a capa lindinha só me cativou ainda mais!

    ResponderExcluir
  28. Participando da promoçao!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro estou super curiosa pra le-lo parece ser bem bacana

    ResponderExcluir
  29. A capa é linda, e a escrita de Benjamin também pelos trechos que li, quero muito conferi a história completa. Gostei do seu ponto de vista e to participando da promo \0

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Só pela capa e título já leria o livro, mas é impressionante que toda resenha dele é positiva! super curiosa pra ler :)

    ResponderExcluir
  31. Ja vi em booktuber americanos mais estou doida para ler

    ResponderExcluir
  32. Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser muito interessante e diferente de tudo que já li até agora e gostei muito da sua opinião de que o livro traz uma lição diferente para cada leitor. Agora quero conhecer a história completa.

    ResponderExcluir
  33. Eu fiquei interessada nesse livro de cara!
    O título já chama a atenção, e ai vem essa capa linda e essa resenha cheia de elogios pra somar.
    Já está na minha lista de futuras leituras desde que eu vi o lançamento, e essa é a primeira resenha que eu leio, e que me despertou mais ainda a curiosidade de ler essa história e conhecer esses dois personagens!
    O livro tem jeitinho que é bem fofo, delicado, singelo....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!