O Inferno De Gabriel - Gabriel's Inferno #1 - Sylvain Reynard

Sinopse

A salvação de um homem. O despertar da sexualidade de uma mulher. Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.  O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.  Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.  Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.  Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Só conheci O Inferno de Gabriel recentemente quando estava pesquisando alguns dos lançamentos da Editora Arqueiro para postar aqui no blog e fiquei interessada por ele logo que li a sinopse, só não contava que fosse me apaixonar pela trama.

Julianne Mitchell, há muito foi encantada pela história de Dante e Beatriz, hoje ela é uma estudante de mestrado de 23. Sua meta? Conseguir se especializar em Dante. Ela se vê aceita nas faculdades de Toronto e Harvard, ela acaba aceitando ir para a primeira por não ter dinheiro suficiente para custear a vida em Boston. Assim ela acaba conhecendo o terrível professor Emerson.

Ele é um tipo diferente, autoritário e muito misterioso. Logo na primeira aula ele e a sua mais nova aluna acabam tendo uma pequena discussão que culmina em uma total e completa humilhação para a doce e inocente Julia. O pior de tudo? Ele é o único especialista em Dante de toda a Universidade o que significa que ela vai ter que engolir as grosserias.



— Não acredito em você.
— Não acredita que é de longe a mulher mais bonita daqui? Com todo o respeito à minha irmã, claro. Ou que eu, um canalha com o coração de gelo, fosse querer dançar uma música bonita com você?
— Não estou fazendo, Julianne.


Por outro lado, graças a esse pequeno desentendimento ela conhece Paul, um estudante de doutorado e o assistente do professor. Ele fica com pena da pobre Coelhinha (ele chama Julia assim por um bom número de páginas) e acaba chamando o professor de babaca através de um bilhete que ela se apressa em guardar em sua mochila. 

O problema é que Julia havia sido convidada (para usar um termo legal) a ir à sala de Emerson. Ao chegar lá ela vê que a porta está entreaberta e nota que ele está em uma conversa ao telefone. Por acaso ela escuta uma parte da conversa e deixa um bilhete dizendo que esteve lá e sente muito, adivinhem, adivinhem? No verso do papel estava escrito "Emerson é um babaca"! Será que ela terá problemas? Claaaaro que sim!

Bom, para falar a verdade a confusão não para por aí, pouco depois ela descobre que Grace Clark, alguém que se tornou uma segunda mãe para ela, que na verdade é a mãe de sua melhor amiga, havia morrido. Ela pede para enviarem flores à Rachel com um cartão dizendo que sente muito e que a ama. Mas é aí que está a confusão: Grace era a mãe adotiva de Gabriel (mais conhecido como professor Emerson!) e quando ele volta do enterro está furioso com a garota. Ele a expulsa da faculdade, mas não sem antes a humilha-la, de novo!


— Deixem-me ser bem claro: apesar de eles terem ficado separados um do outro por anos e anos, Dante a deseja. Ele a quer por inteiro. A castidade dele se torna ainda mais virtuosa por causa da intensidade de seu desespero e desejo.
 
Certas coisas acontecem e ele acaba aceitando que ela volte para o curso de mestrado e, por causa desses mesmos fatos ocorridos, ele começa a se interessar pela bela Julianne, mas este é um interesse fado a fracassar pois as regras da Universidade não permitem relacionamento entre professores e seus alunos afim de não haver troca de notas por favorores sexuas. Mas a vida é uma caixinha de surpresas, não é? Quando a jovem Julia menos espera encontra com Rachel em Toronto e isso acaba fazendo as coisas ficarem ainda mais estranhas entre o professor e sua pupila.

O que nós descobrimos bem no começo do livro é que Gabriel e Julia compartilham um passado. Houve um momento em que os dois se envolveram, mas Julia era apenas uma adolescente e ele estava bêbado (para dizer o mínimo!), então não se lembra de sua linda Beatriz, a garota que o salvou dele mesmo. Depois de tantos anos ele vai conseguir se lembrar de seu "belo anjo de anjo de olhos castanhos" (ele a chamava assim no passado)? E será que conseguem trespassar os obstáculos que podem surgir caso eles se envolvam?


— Na filosofia de Dante, a luxuria é um amor inapropriado, mas, ainda assim, um tipo de amor. Por esse motivo, é o menos grave dos sete pecados capitais, e é por isso que Dante posiciona o Círculo dos Luxuriosos logo abaixo do Limbo. A luxuria está relacionada ao maior dos prazeres terrenos...
Gabriel lançou um olhar para Julia, que o encarou de volta, petrificada.
Qualquer um que me siga no twitter, tenha me adicionado no facebook ou skoob, sabe que esse livro foi bastante marcante para mim. Realmente me envolvi com os dramas que cada personagem tem, principalmente os de Gabriel pois são mais profundos e devastadores que os de Julia.

Simpatizei-me muito Julia no que diz respeito ao sentimento que nutri por Gabriel, pois tenho eu mesma uma história parecida na minha vida pessoal, não vou me estender no assunto, mas acho que todos sabem que determinados momentos, mesmo os curtos, podem deixar marcas increvelmente fortes e duradouras.

Ainda sobre a nossa protagonista devo dizer que ela também possui sua própria carga de dramas, mas nem de longe se compara com a de Gabriel. Mas no caso dela, o que viveu durante sua infância e adolescência acabaram por deixá-la fragilizada e isso a tornou uma pessoa frágil e insegura, principalmente quando o assunto é si mesma e esse é um dos fatos que mais me irritou no livro.


— O sexo é adequadamente entendido como uma experiência não só física como espiritual: uma união arrebatadora de dois corpos e duas almas, que seria como a alegria e o êxtase da união com o Divino no Paraíso. Dois corpos unidos pelo prazer. Duas almas unidas pela conexão entre seus corpos e pela entrega sincera, passional e altruísta de todo o seu ser.

Ao invés de Julianne ser uma personagem forte, determinada e, ainda assim, doce, Sylvain Reynard prefere construir alguém que é tímida e insegura. Acredito de verdade que heroínas devem ser inspiradoras e não submissas ou covardes, essa é a conduta da nossa personagem durante 99% do livro.

Personagens secundários são muito bem trabalhados na trama, mesmo que não tenham muitas cenas, isso graças a narrativa em terceira pessoa que permite um giro de 360º quando é conveniente à Reynard. Essa perspectiva é, em demasia, importante para o leitor já que nos permite ver a situação sob o ponto de vista dos outros personagens, mas pode ser um tanto confusa se não prestar atenção pois a mudança de foco acontece rapidamente e, na maioria das vezes, sem nenhum sinal da diagramação.

Duas coisas em especial chamaram a minha atenção. A primeira delas é que este é um New Adult diferente, claro que há a tensão sexual entre Gabriel e Julia, mas vi que a história tem seu foco no pecado e redenção, o que traz uma carga emocional pesada e durante algumas passagens somos chamados a pensar sobre algumas situações e atitudes importantes e eis que o livro evidencia o perdão, mas não apenas aquele de uma pessoa para com a outra, o que ambas as personagens procuram é perdoar a si mesmas.


Gabriel sorriu consigo mesmo ao ver Julia cruzar e descruzar as pernas, deliciando-se com a reação dela enquanto fazia uma pausa para tomar um gole de água.
— A ideia de um orgasmo simultâneo, do êxtase de um parceiro se confundindo com o do outro, ressalta a intimidade compartilhada da união física e espiritual. Ofegar, se contorcer, tocar, desejar e por fim, gloriosamente, gozar.
Gabriel se deteve, lutando para não olhar para Julia e chamar atenção para seu rosto vermelho e cabisbaixo. Ele pigarreou e abriu um pequeno sorriso malicioso.

— Alguém aí está tonto? 

Bem, a segunda é o vasto conhecimento de Reynard sobre Dante, especialmente sobre Divina Comédia. É notável a pesquisa feita para dar embasamento ao pensamento teórico do professor e da própria Jualliane, mesmo que a desta apareça menos já que ela é apenas uma aluna e não tem que ficar dando palestras para uma classe. Mas por que isso me chamou tanta atenção? Porque sou fascinado por esse clássico desde que o li, muitos anos atrás. A ideia do amor casto entre Batrice e Dante sempre me tocou e ver um autor explorar tão bem o assunto me fez ficar ainda mais ligada ao livro.

Não sei o que acho dessa capa, às vezes ela me agrada outras não. A diagramação do livro foi um pouco decepcionante, ao meu ver. Depois de acreditar que a Arqueiro havia banido de vez de suas publicações eis que ela ressurge: os capítulos iniciam-se na mesma página em que o anterior termina (quando há espaço para isso). Acho esteticamente feio. 


Uma última curiosidade para vocês pessoal: Sylvain Reynard é um pseudônimo, mas não se sabe quase nada sobre ele, inclusive há especulações de ele seja ela. 


Julia nunca se perguntava por que coisas ruins aconteciam com pessoas boas, pois já sabia a resposta: coisas ruins aconteciam com todo mundo. Não que isso servisse de desculpa ou justificasva para fazer mal outro ser humano. Ainda assim, todos tinham uma experiência em comum: a do sofrimento. Ninguém deixava este mundo sem verter uma lágrima, sentir dor ou navegar pelos mares da tristeza. Por que a vida dela deveria ser diferente? Por que ela recebria um tratamento especial, privilegiado? Até Madre Teresa sofreu, e ela era uma santa.

Nós já temos o segundo livro da trilogia O Julgamento de Gabriel, que foi lançado no mês passado (se não me engano) e o qual eu já li e preciso comentar: é melhor. Devo postar resenhas nos próximos dias pra vocês. O terceiro livro, A Redenção de Gabriel (Gabriel's Redenption) tem lançamento previsto para dezembro nos Estados Unidos e para o primeiro trimestre do ano que vem aqui no Brasil, se formos parar para pensar os livros estão sendo lançados bem rápidos aqui, né?

Classificação final:

22 comentários:

  1. Não leio livros com essa temática desde que li 50 Tons. Achei o livro tão chato e forçado que tive que abandonar. Depois disso nunca mais consegui ler livros parecidos. Pode ser bobeira minha, mas ainda não estou no clipa para esses livros.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. O segundo volume já saiu né, pois tenho lido muitas resenhas dele. Quero ler ambos, e conhecer esta estória que não chegou a encantar tantas pessoas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. já vi muitos comentários sobre este livro, porém, poucas resenhas
    as que vi me deixaram bem curiosa, mas não sei se lerei logo
    ultimamente não ando curtindo muito ler séries :/

    ResponderExcluir
  4. Uau, que resenha ótima Jessie. É engraçado que, em razão da inúmera quantidade de livros que existem por aí, nunca conseguimos conhecer todos. Faz tempo que tenho curiosidade de ler esse livro porque escuto o povo falando muito bem dele, mas ainda não tive oportunidade. Você me deixou ainda mais interessada. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei sem vontade nenhuma de ler esse livro depois que eu descobri que seria uma série... tipo, de novo? Só sabem fazer séries agora?! Fico pensando que não tem tanta história assim o livro pra terem a pretensão de nos prenderem em 3 deles.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jessie =)
    Esse livro não me chamou atenção não. Li excelentes resenhas, as pessoas que leram recomenda, mas, o livro não desperta a curiosidade.
    Eu não sabia que o nome era um pseudônimo, mas pensava que se tratava de uma mulher ASHAUAHAUAHAU Beijos!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu baixei o inferno de gabriel pela net e achei ele um bom livro, envolvente e me prendeu do começo ao fim, a personalidade do Gabriel é muito forte e chega a sufocar o leitor com toda a raiva que este homem pode ter, mas eu sinceramente acho que Sylvain se perdeu um pouco quando Gabriel começou a se envolver com Julia, ele começou a perder um pouco de sua personalidade, se tornou um cara muito doce… Eu sei que o amor muda as pessoas, mas eu senti como se Gabriel tivesse se perdido completamente, como se ele tivesse uma nova personalidade, acho que o autor deveria ter mantido um pouco da essência do personagem. Mas tirando isto; eu gostei do livro.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de sua resenha sobre esse livro. Ainda nao li este livro,mas li muitas resenhas e vejo que é muito positivo, então estou muito ansiosa pela leitura desse livro. Alguns dizem que ele é erótico, outros que não é nada disso. então vou ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  9. JESSIE!
    Por sua longa e detalhada resenha dá para perceber o quanto esse livro mexeu mesmo com você.
    Confesso que já me rendi ao enredo só pelo que pude ler, agora quero saber como tudo acabará no final.
    Quero esclarecer os mistérios após lê-lo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, ainda não tinha lido nada sobre esse livro e achei bem interessante

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda
    Há algo diferente na história, que a faz sobressair em meio aos demais livros eróticos.
    Um dos motivos que me chamou a atenção no livro é que temos uma história de amor envolvida, não apenas uma série de cenas eróticas, o que acontece em 50 tons. Realmente há um sentimento de afeto e carinho que envolve o casal. Além disso, esse pano de fundo histórico que envolve Dante e sua musa Beatriz me deixou bastante curiosa pela leitura da obra.
    Parece que é um livro sensual, onde a relação sexual é fruto do amor e não o contrário. Ultimamente os livros "hot" são ao contrário mesmo e isso me incomoda um pouco, principalmente os livros da Bella Andre, os casais só pensam em sexo e dali brota o amor, sei lá.
    Quero ler com certeza!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Cara, deu a maior vontade de ler!!! Tomara que eu ganhe essa promoção. :D

    ResponderExcluir
  13. Gosto quando as protagonistas tem a mesma idade que eu!! rsrs

    Beijos
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li O Inferno de Gabriel, mas pela sua resenha, percebi que ele é diferente dos outros eróticos, principalmente com essas referências a Dante. Também acho que o enredo parece ser mais consistente, não focando apenas no erótico, mas com todo um drama por trás.

    ResponderExcluir
  15. Os comentários até agora foram muitos bons, mas já li que precisa-se ter um pouco de conhecimento sobre A Divina Comédia pois há muitas referências... fico nem dúvida se vou gostar ou não.

    ResponderExcluir
  16. Estou curiosa para ler o livro a um bom tempo ja, achei a ideia da autora boa, mas na epoca do lançamento todos tacaram pedra no livro pelo fato dele ser hot e tal. Mas mesmo assim nao perdi meu interesse nele. Otima resenha!

    xx

    ResponderExcluir
  17. Estou doida pra ler esse livro, ele parece ótimo ainda mais com essa referencia a Dante!

    ResponderExcluir
  18. Amei a sua resenha, longa mais interessante e faz muito tempo que tenho tentado economizar dinheiro pra comprar esse livro, vejo nas bancas de revista e fico babando, amei a história do livro, gostei demais de Julia e Gabriel. Curiosa para ler...
    :D

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha, bem detalhada e sem muitos spoillers. Esse livro me chamou atenção desde que vi nos posts de lançamento das editoras em alguns blogs. A história é interessante e mesmo sem ler o livro, já me encontro curiosa para conhecer mais a fundo as personagens. Vi alguns comentários aqui sobre o tema erótico. Não tive a impressão de que esse é o foco do livro, então acredito que não há muitos problemas em relação a isso. Também sou receosa quando se trata desse gênero, porque ultimamente nenhum enredo de fato me agradou. Enfim, parece ser um livro muito bom. Se houver oportunidade, irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Estava procurando uma boa resenha que me convencesse a comprar o livro, e quando li a sua me decidi na hora. Vou pedir agora mesmo. Bjss

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha! Me convenceu a comprar o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!