Os Gêmeos - Crônicas de Salicanda #1 - Pauline Alphen

Sinopse

Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar. Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar. Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos - o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

Faz muito, muito tempo que esse livro está aqui em casa. Eu solicitei para fazer resenha há meses, estava super curiosa sobre a história, mas aí eu comecei a ler e parei. Tentei lê-lo outras duas vezes sem muito sucesso, mas nesses dias eu decidi que ia terminar essa história e não desisti.

Claris e Jad são irmãos gêmeos que vivem com o pai, Eban, porque sua mãe, Sierra, sumiu de maneira misteriosa quando tinham apenas três luadas, cada luada corresponde a um ano, então os irmãos tinham apenas três anos de idade quando sua mãe foi considerada morta.

Jad é um garoto calmo que quase nunca perde a paciência. O pobre menino não pode praticar nenhuma atividade física que exija muito esforço dele porque isso pode ser fatal para ele graças a uma doença crônica que tem. Para compensar o fato de não poder exigir muito de seu corpo ele desenvolveu uma característica bem marcante, ele se torna muito inteligente.

Já Claris é dinâmica, forte, corajosa. Ela é o tipo de menina que não espera ser salva por um homem, não Claris, ela acredita que as mulheres não precisam ser totalmente indefesas, que podem tomar atitudes corajosas ao invés de esperar que outros o façam. Mas nossa protagonista se entedia muito facilmente também, então ela está sempre correndo atrás de novas aventuras.

Hoje em dia os irmãos tem doze luadas querem descobrir mais sobre o passado deles, mas ninguém nunca fala nada com eles. Cada vez que o mistério vem a tona eles ficam frustrados porque o desaparecimento de Sierra é um assunto extremamente proibido. Quando decidem que querem mais respostas algumas descobertas são feitas.

Esse livro me deixou muito confusa. Primeiro: eu me perdi na marcação de tempo que é muito, muito estranha; não temos mais dias o que nos é apresentado são as luadas, lunações e eras. Segundo: tem personagens demais!, eu acabei não conseguindo me conectar a nenhum deles de verdade porque a autora não conseguiu focar a história. Cheguei à metade do livro sem saber o nome da maioria dos personagens!

Outro ponto que me desanimou um bocado: a narrativa é muito arrastada no começo do livro e aí você pensa "deve ter explicado muita coisa, né?" eu te respondo: nem um pouco! Acabou me deixando com um monte de perguntas que não são respondidas no decorrer livro. Conforme as páginas vão passando o ritmo da estória também evolui.

Um ponto a favor (que também pode ser contra, se você não gostar) é que a narrativa é bem descritiva e valoriza bastante personagens secundárias e isso é bastante interessante, para mim, porque me deu a oportunidade de conhecê-las. Outra coisa que conta? O fato da capa ser muito linda, a Cia das Letras deu toda uma caprichada no livro.

Então é isso, eu não gostei muito do livro, achei que ele foi bem mediano, sendo bem sincera com vocês. Mas como nenhum assunto é unanimidade vi algumas resenhas de quem amou o livro, então vai de estilo de leitura ou de época, como sempre meu conselho é que, se tiver a oportunidade, leia e tire suas próprias conclusões. Portanto minha nota para Os Gêmeos é três estrelas.


Classificação final:

15 comentários:

  1. bom, não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda, e alguns pontos que vc citou me deixou um pouco desinteressada nele :(
    não gosto de livros que sejam muito descritivos... as vezes acaba enchendo o saco :P

    ResponderExcluir
  2. Já estava em dúvida em ler ou não esse livro e agora, com sua resenha, decidi que não lerei. Tem muita coisa boa na fila e saindo nesse fim de ano. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro capítulo desse livro e gostei. Pareceu bom pra mim, mas acabei nem lendo :S
    Agora sei lá...acho que o livro fica na base de bom, mas não lá essas coisas...

    ResponderExcluir
  4. Esse mistério em volta da Sierra, é o que me chamou a atenção, mas fiquei um pouco com dúvidas, afinal os pontos negativos que citou são para se pensar, mas mesmo assim, não é exatamente meu tipo de leitura. Só que quanto a resenha, achei bem objetiva e sincera, você colocou bem os pontos positivos e negativos =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Eu fico só um pouco curiosa pra ler esse livro por causa da capa, porque a história não me chama muito a atenção.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li mais pretendo ler mais cada um tem um gosto mesmo

    ResponderExcluir
  7. Nao fiquei com muita vontade ler esse livro pois a historia nao me conquistou mas apesar de tudo eu tenho que admitir que a capa é linda!! Bjos.

    ResponderExcluir
  8. eu li o livro é um pouco lento, repetitivo, enrolação.... mas no finalzinho acontece muita coisa, parece que foi escrito na correria. Não achei que o livro tem tantos personagens, livro que tem muito personagem é A Guerra dos tronos.

    ResponderExcluir
  9. oi,
    eu li esse livro e não curti não.
    muito confuso, enrolado, cansativo....
    esperava outra coisa dele
    chato quando o livro te frusta.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Tenho lido comentários positivos e negativos sobre esse livro, assim como também tenho lido resenhas bem diversificadas. Eu fiquei curiosa e acho que vou ler, mas no próximo ano. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  11. Tive a mesma impressão,no fim de tudo interpretei como uma tentiva de copiar Coração de Tinta.

    ResponderExcluir
  12. MEU DEUS! EU NÃO VOU RECLAMAR DE VOCÊ JESSIE, PQ KDA PESSOA TEM SUA OPINIÃO, MAS EU ACHEI O LIVRO MUITO BOM, NO INÍCIO DE SEPARADOS EU ATÉ ADMITO QUE ME CONFUNDI UM POUCO COM A NARRATIVA DOS PERSONAGENS CLARIS E UGH, MAS O LIVRO TEM UMA TRAMA ÓTIMA, EU GOSTEI MUITO! :* E AMO CIA DAS LETRAS, Q ACOMPANHOU A TRAMA TAMBÉM, VIU O LIVRO PRESTES A SER PUBLICADO, SOU GRATO A CIA DAS LETRAS, Q TEM MUITO BOM GOSTO EM PERMITIR A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS: "OS GÊMEOS" E " SEPARADOS", OBRIGADA, :* !

    ResponderExcluir
  13. olhe, algumas resenhas do livro tiram o seu interesse, eu sei muito bem como é isso! algumas resenhas de livros que eu li, estava meio indescritivo (rs rs rs), mas eu vi uma parte que me fez perder um pouco de interesse do livro, cuja o nome eu não citarei para que não haja comentários, mas eu posso lhe assegurar que o livro na qual foi dirigido o comentário especial, ou texto (rs rs rs), tem uma trama boa, e no meu ponto de vista, é explicativo, mas você poderia ler um trecho em P.D.F na internet, é só abrir uma página com "Os gêmeos as cronicas de salicanda trecho em P.D.F" e vc ver se gosta do início, mas do meu ponto de vista vc deveria experimentar. BJ! divirta-se lendo o trecho em P.D.F!

    ResponderExcluir
  14. Olhem, para as pessoas que olharam mais para os pontos negativos, uma resenha só não serve para descrever os pontos negativos e positivos, pois você não leu ele todo! Eu não estou reclamando do seu gosto em do gosto de Jessie, mas eu lhes asseguro que o livro é bom, eu falo isso por experiência própria, porque eu já li tantos livros, eu perdi a conta! já li muitos livros da Cia das letras mas esses dois e ifinity ring foram os melhores! Eu ainda não acabei de ler separados, mas porque eu ando muito ocupada com outros livros, no meio do caminho ainda, alguns antes mesmo da metade, outro no fim do caminho, e outros no início, eu estou lendo as cronicas de narnia, de 751 paginas, e ando cheia cheia de tarefas da escola, mas quando eu acabar, eu lhes mostros todos os pontos positivos da história! BJ! AC gatinha 123! 8) :*

    ResponderExcluir
  15. @Cecília Souza tudo bem?

    Então, eu acho muito bom que você tenha gostado tanto do livro, mas eu não gostei, assim como não gostei de inúmeros outros. Nada contra quem gosta, mas a história realmente não conseguiu me prender. Mas, de novo, que bom que aconteceu o contrário com você. Meu gosto literário anda um tanto quanto "peculiar" e falei bastante das falhas no enredo porque chamaram a minha atenção.

    Sobre a editora, eu também adoro a Cia das Letras, inclusive fiz questão de ressaltar que eles capricharam na capa e na diagramação quando falei sobre o que gostei no livro.

    Não adianta tentar me convencer do contrário, não gostei do livro e espero que respeite isso assim como respeito você que gostou.

    Atenciosamente,
    Jessie

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!