A Caminho do Verão - Sarah Dessen


Sinopse: Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… Tudo pode acontecer.

Li o meu primeiro livro da Sarah Dessen no passado — Just Listen. Já tinha lido alguns comentários a respeito do trabalho da autora, bem positivos por sinal, e isso me deixou curiosa, apesar de ficar com certo pé atrás, pois tenho uma “birra” com livros onde os personagens principais são adolescentes, mas não poderia ter recebido uma surpresa melhor! Just Listen entrou pra lista de favoritos! É... Sarah Dessen me conquistando de primeira. Na data em questão, quando li o meu primeiro livro dela, Just Listen era o único que já havia sido publicado aqui no Brasil, quão grande foi a minha tristeza ao perceber que a editora Farol não tinha publicado mais nenhum título da autora, mas para felicidade de muitos, a Editora iD passou a publicá-los.

Como minha primeira experiência com a autora foi ótima, comecei a ler A Caminho do Verão muito empolgada e, talvez, esse tenha sido o problema. Nessa segunda experiência não senti a mesma ligação com os personagens, nem com a história. Em Just Listen, eu me via na Annabel Green, sua forma de agir, de ver o mundo, seu jeito, seus gostos eram muito semelhantes aos meus. Já com a Auden — nossa protagonista em A Caminho do Verão — não senti nenhuma conexão especial.

Auden é uma adolescente extremamente responsável, séria e até um pouco careta, eu diria. Filha de pais separados e vivendo com a mãe, certo verão ela decide ir para a casa do pai para aproveitar suas férias e, quem sabe, passar mais tempo com ele. Mas lá ela terá também a companhia da nova esposa de seu pai e sua mais nova irmãzinha, Thisbe.

Sua estadia não ocorre do jeito que ela imaginava, esperando passar mais tempo com o pai o que eles menos fazem é ficar juntos. Seu pai, um escritor, está trabalhando em seu novo livro e quase não sai do escritório. Sua irmãzinha, Thisbe, chora o tempo inteiro e quase não dorme, deixando sua mãe exausta e ocupando praticamente todo o seu tempo. Sem muito que fazer, Auden começa a trabalhar na boutique de sua madrasta para ajuda-la um pouco e lá acaba fazendo algumas amizades e conhece também o Eli. — Ah... O misterioso, charmoso, carinhoso e apaixonante, Eli!

E assim, envolvidos por males em comum — noites de insônia e solidão — Auden e Eli, fazem companhia um ao outro nas madrugadas adentro, regadas, sempre, de muito café e conversas ao mesmo tempo pessoais e superficiais, sérias e descontraídas. Auden buscando recuperar sua adolescência ‘perdida’ e Eli tentando voltar a ver o mundo como antes.

“É algo terrível quando alguém deixa você, pavoroso. Você pode seguir em frente e fazer o melhor possível, mas, como Eli tinha dito, o fim é um fim. Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos de histórias maravilhosas tenham levado até ele: sempre haverá uma última palavra.” — Página 297

Mesmo não tendo gostado tanto desse livro quanto de Just Listen, eu recomendo sim a leitura. Eu não me identifiquei com a história e com os personagens, mas você pode, sem dúvidas, se identificar, pois a Sarah Dessen tem a capacidade de dar vida a personagens carismáticos, sensíveis, fortes, interessantes, reais! Regados de dúvidas, receios, mágoas... Um misto de sentimentos. Sentimentos estes que todos nós carregamos. 


Classificação final:



Livro: A Caminho do Verão
Autora: Sarah Dessen
Páginas: 416
Editora: iD

13 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Eu também virei fã da Sarah Dessen quando li Just Listen, senti uma conexão com aquela história que foi muito boa. O outro que eu li dela foi O Que Aconteceu com o Adeus, que por sinal também é muito bom. Agora só falta esse para a minha listinha de livros dela lançados aqui no Brasil ficar completa.rs É muito ruim quando a gente começa a leitura cheia de expectativa, né? Isso tem acontecido muito comigo também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não li Just Listen ainda, mas adorei A caminho do verão... a Dessen realmente faz maravilhas nos livros dela!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    just listen eu li, mas achei somente bom. Mas li Lock and key dela e amei. Entao eu tenho esse A caminho do verão e irei ler!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Aw, 3 estrelinhas? Mas pelo menos a capa e a diagramação da iD ajudam bastante, né? Enfim... Tenho vontade de ler porque adoro os livros no estilo que a Sarah Dessen me mostra ser. Ainda não li nada dela, mas escuto coisas boas. Até mesmo você deu 3 estrelinhas, me dizendo que o livro é bom, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda!
    Eu já vi muitas e muitas resenhas positivas sobre os livros da Sarah Dessen. Tenho muita vontade de ler Just lien..Esse livro A caminho do verão, apesar de não ter uma aventura, ou pelo jeito não me pareceu ter uma grande história, eu leria com certeza, pois a historia parece bem descontraída.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  6. Você acredita que nunca li nada da Sarah?
    Mas só vejo comentários tão lindos sobre os livros dela...
    Bem, acho que vou começar por esse... Quem sabe eu não curto mais, Mands?! haha

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. Uma pena que você não gostou tanto assim do livro.
    Sou louca para ler Sarah Dessen mais ainda não consegui comprar nenhum livro dela, espero ter a oportunidade em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas! Oi Mandinha ;)

    Sou louca para ler Just Listen. Demorei tanto a conseguir e agora que tenho não consegui é tempo pra ler rs
    Acho que os livros da Sarah, apesar de nunca ter lido nada dela, passam a ideia de romances leves. Não sei se são, mas que as capas dos livros dão essa impressão, isso dão rs

    Enfim, tenho vontade de ler esse, está nos meus desejados!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  9. nossa!!! parece um livro bem gostoso de ler. achei bastante interessante a sinopse.

    ResponderExcluir
  10. Mandita <3
    Eu ja vim ler a resenha achando que você tinha simplesmente amado o livro. Quando você leu Just Listen me disse para ler assim que pudesse porque achava que eu também iria adorar. Ainda não tive a chance mas quero ler assim que eu puder comprar algo da iD.
    O Livro A Caminho do Verão me chamou atenção desde a sinopse, e com você contando o desenrolar só me interessei mais, assim como Just Listen, quero ler esse e ver se consigo me identificar com os personagens ;)

    Beeijos
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  11. Dessa autora tenho vontade de ler just listen. Vejo só resenhas positivas dele. Ja o A caminho do verão, nem tanto.

    ResponderExcluir
  12. ahhh eu nunca li Sarah Dessen mas tenho muitaaaa vontade!! ehhehee

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca pra ler livros dela! Nossa, já vi tantas resenhas de livros dela, tão legais, e nunca li nada mas vivo querendo ler. É bom esses livros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!