Minhas lembranças - Juliana Ferreira

Sinopse:

Quando Ônix perde seus pais em um acidente na estrada principal da Dinamarca a caminho da comemoração da sua formatura, ela não sabia que poderia sentir o que sentiu. Culpava a si mesma por ter causado aquele desastre e o pior se lamentava por não ter dado o devido valor aos seus pais. Mas já era tarde demais. Seus tios de criação ficam cientes do acidente e então convidam Ônix para morar com eles no interior de Londres. Apesar de estar confusa e muito mal, Ônix se dá a oportunidade de reviver. E fazendo isso ela encontra com o seu velho amigo de infância. Calebe fez Ônix esquecer da sua própria dor assim que ela olhou aqueles olhos verdes melancólicos. Descobrindo o porquê da melancolia Ônix soube que aquele sentimento de amizade já não poderia ser mais chamado de amizade. Um livro baseado em fatos reais.

Em Minhas Lembranças somos apresentados a Ônix. Em uma viagem para comemorar sua formatura, ela perde os pais. Depois de órfã ela se muda da Dinamarca para o interior de Londres onde passa a viver com seus tios de consideração.  O livro começa com este fato, então não sabemos como era a relação de Ônix com seus pais. Sabemos que ela se sente culpada pela morte deles e sente também que não aproveitou o bastante os momentos em que teve oportunidade de estar com eles. Não sei... Mas, penso que essa é a sensação que a maioria das pessoas tem quando perde um ente muito próximo, sempre pensamos que não tivemos tempo suficiente para aproveitá-los.

Logo quando ela chega a sua nova cidade ela reencontra Calebe, um amigo de infância. Quando pequena ela costumava passar as férias na casa de seus tios e Calebe era sua companhia. Mas, fazia muito tempo que ela não ia até lá, então, teve uma grande surpresa quando o viu novamente. A princípio ele era — de certa forma — um estranho, pois há muito não o via, mas isso rapidamente muda...

Achei o romance um pouco forçado. Ela e Calebe tinham acabado de retomar o contato, mas rapidamente se tornaram íntimos. E algumas vezes fui surpreendida por pensamentos dela que davam a entender que o contato entre eles nunca havia se perdido. Dando-nos a entender que ela conhecia todos os trejeitos de Calebe. Mas, desde a infância eles não tinham contato, então, era um pouco difícil acreditar nisso. E honestamente, não consegui perceber sofrimento em Ônix. Não senti tristeza, nem pesar, nem arrependimento em suas palavras e ações.

Encontrei muitos erros durante o livro. Algumas letras no lugar errado, algumas expressões erradas, ponto final onde deveria haver vírgula e muitas trocas da letra “t” pela letra “d”. Erros que em uma próxima edição podem ser resolvidos com uma revisão mais atenciosa. Muita coisa passou despercebida pelos olhos da revisora, isso prejudica e muito a leitura de um livro.

A ideia da história é boa, mas faltou desenvolvê-la melhor. Eu esperava uma história triste, repleta de sofrimento e que trouxesse lições, aprendizado... Mas tudo acontece muito rápido. Não temos tempo de nos envolver com os personagens e a história em si é bem natural, sem muito drama.

Agradeço de verdade a Juliana por ter me dado a oportunidade de ler o seu livro através do Book Tour que ela organizou. Achei admirável sua ideia de colocar no papel essa história... Mas infelizmente não consegui me apegar aos personagens nem sentir que os estava conhecendo realmente. Pra mim eles foram vagos. 


Sobre a autora
Juliana Ferreira tem 19 anos não acredita em fadas nem duendes, é escritora de dois livros de drama publicados. É apaixonada por livros, chocolate quente, frio, gatos, xícaras, cartas, amor a moda antiga, músicas românticas, filmes que provocam choradeira e séries que provocam gargalhadas. Mora no Rio de Janeiro (no sul do Rio) e quer se formar em Jornalismo ou Produção Textual. Ainda vai escrever um roteiro para filme e uma comédia romântica. Sonha em conhecer o Canadá e Londres. 


Classificação final:



Livro: Minhas Lembranças
Autora: Juliana Ferreira
Páginas: 153
Editora: Léxia 

13 comentários:

  1. A capa não me chamou atenção. A história não me convence. =/
    Mas a resenha está ótima, parabéns.

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não me senti atraida pela capa, mas gostei da sua sinceridade na resenha. A sinopse não me chamou atenção, eu gosto de livros que me façam sofrer junto com o personagem, pegar "raivinha" de outros e por ai vai.,

    ResponderExcluir
  3. A resenha foi dez, mas fica realmente dificil gostar de um livro quando os personagens são vagos, parece que a magia, o encanto do livro se perde. Sinceramente, a capa e a sinopse não me chamaram tanto a atenção, não é um livro que esta nas minhas prioridades. Mas a resenha foi muito bem feita, mostrando a estória e os pontos a melhorar.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    Já li outras resenhas com comentários semelhantes aos seus. Acredito que eles também influenciariam em minha leitura e, considerando a enorme quantidade de livros que quero ler, estou sendo o mais seletiva possível ultimamente. Assim, esse acabou ficando de fora, pelo menos no momento. Quase comprei o livro, porque ele estava com uma ótima promoção, mas acabei deixando de lado.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. P.S: Gostei muito da sua sinceridade, parabéns ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda adorei sua sinceridade na resenha, admiro muito quando alguém expõe exatamente sua opinião.

    Já tinha lido algumas opiniões sobre esse livro e também não foram muito positivas.
    Foi muito legal a decisão da autora de colocar o livro em um booktour e permitir que os leitores possam conferir a história que ela criou.
    Erros na revisão são comuns, até mesmo em editoras grandes e incomoda bastante. Tomara que esse pequenso problemas sejam corrigidos em uma próxima edição.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. OI Mandinha
    eu li o livro, mas senti o mesmo: a linguagem ficou um pouco confusa e os pensamentos da protagonista ficaram confusos. Os erros também atrapalharam bastante, tinha vezes que eu precisava ler o mesmo parágrafo diversas vezes para entender o sentido da frase.
    Enfim, mas gostei do romance, cheguei a me emocionar muito no final.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. @Caline

    Oi, Caline!

    É... Não diria que os erros são comuns, mas vez ou outra nos deparamos com livros mal revisados mesmo. O que é uma pena, né? Revisão deveria ser algo criterioso em todos os livros. Independente de ter sido publicado por Editora grande ou pequena.

    Beijos!
    Obrigada pelo comentário!
    ^_^

    ResponderExcluir
  9. OI Amanda, ótima resenha, poucos têm coragem de serem tão sinceros. Eu não sei se tenho curiosidade de ler esse livro, uma pena ele não passar toda a mensagem que poderia, lendo a sinopse também tive essa impressão de ser algo mais profundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que uma resenha deve ser sincera mesmo, contendo a opinião da pessoa. Claro que isso pode variar, mas a sua foi super sincera e isso é importante, pois pode dar a real para a pessoa que vai ler o livro. Enfim, também acho que erros atrapalharem. O blog é ótimo, gostei muito do conteúdo dos posts! Está demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto esse livro em uma caixa de correio mais nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Uma pena que o livro não é tão bom e tem muitos erros.
    Realmente uma boa revisão antes de publicar é sempre fundamental.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Mandita,
    Nossa que ruim você não ter gostado do livro. A capa não me chama muito atenção, então dificilmente eu leria este livro. É terrível quando não nos envolvemos com nenhum personagem, quando isso acontece comigo, parece que a leitura foi uma grande perda de tempo. Outra coisa é o romance não convincente, isso me tira do sério.
    E com esses erros de revisão, o livro me faz querer ficar bem longe dele. É claro que como você mesmo disse, isso pode ser mudado em outras edições, mais tem todos os outros detalhes.

    Beeijos
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  13. Caramba, acho que semana passada li uma resenha que deu umas 4 estrelinhas pro livro, quanta diferença rsrs Opinião é isso mesmo!
    Assim, pela sinopse, eu até tenho vontade de ler, mas não é um livro que eu vá atrás. Caso apareça oportunidade, irei conferir. É uma pena que não tenha sido desenvolvida muito bem.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!