Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais #2 - Cassandra Clare

Sinopse

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Para quem não sabe, essa é a minha série de livros favorita, ganhando inclusive de Jogos Vorazes (não me matem!). Conheci o primeiro livro, Cidade dos Ossos, antes mesmo de ser lançado e comprei-o assim que chegou às livrarias, devorei em um dia! Quando ganhei Cidade das Cinzas quase morri do coração, estava completamente louca para saber como a estória continuava... Eu li, e fiquei completamente embasbacada com ele.

Para quem ainda não leu Cidade dos Ossos e não deseja spoilers, recomendo que leia apenas a minha opinião lá no fim da resenha, porque o corpo dela contem alguns, vou colocar o mínimo de coisas sobre Cidade das Cinzas, para que quem ainda não leu possa ser surpreendido, mas também sugiro que se não deseja spoilers leia apenas a minha opinião.

O segundo livro da série (antes trilogia) Os Instrumentos Mortais, começa uma semana depois de onde Cidade dos Ossos parou, a confusão com Valentim e da descobertas de que Jace e Clary são filhos dele e quais são os planos do pai, ainda pairam sobre ambos. Jace ainda não consegue ver Clary como uma irmã, ela por sua vez começa a se envolver com Simon para tentar esquecer o irmão. Agora, ela mora com Luke, o amigo lobisomem que ajudou em sua criação, porque sua mãe continua em coma.; Jace por sua vez, encontra-se no Instituto, tentando levar a vida de sempre, matando criaturas do Submundo com a ajuda de Alec e Isabelle.

— Bem, eu não vou beijar o mundano — disse Jace — Prefiro ficar aqui para sempre e apodrecer.
— Para sempre? — disse Simon — Para sempre é muito tempo.
Jace ergueu as sobrancelhas.
— Eu sabia — disse ele — Você quer me beijar, não quer?

Aí eu fiquei pensando: "a situação não pode piorar", errado! Com a chegada da mãe deles, Maryse Lightwood que, diga-se de passagem, não acredita em uma só palavra de Jace, e da Inquisidora, que tem uma história bastante sombria envolvendo sua família, O Ciclo e portanto Valentim, as coisas realmente começam a desandar feio, mas se você está achando que acabou, está muito enganado. Valentim roubou o segundo Instrumento Mortal, a Espada do Anjo, e mortes misteriosas de crianças do Submundo podem colocar fim aos acordos de paz que a Clave tenta manter a todo custo.

Depois da morte de uma criança fada, Jace, Isabelle, Clary e Simon vão à corte Seelie, a convite da rainha, e lá, Jace e Clary, descobrem que não sabem tudo a respeito de si mesmos e que os sentimentos de um pelo outro não mudou, por mais que eles sejam completamente impróprios, para dizer o mínimo! Não posso me esquecer de que o relacionamento entre Alec e Magnus Bane tem estado cada mês mais presente na trama, bem como o próprio feiticeiro.

O que eu posso dizer sobre esse livro? Acho que emocionante, inacreditável, espetacular, surpreendente e quaisquer outros adjetivos não seriam o bastante, se você leu e gostou de Cidade dos Ossos, ele é bem fraquinho perto de Cidade das Cinzas, o que é um elogio e tanto... Enfim, o que quero dizer é que este é um livro que, independentemente do seu estilo de leitura favorito, você precisa ler, na verdade a série Os Instrumentos Mortais é aquele tipo de obra que considero completa, drama, comédia, ficção, ação, romance são elementos que estão presentes em cada uma das páginas.

— Possivelmente — disse Jace — E é por causa disso que você decidiu que seu velho amigo Simon é uma boa distração?
— Não é assim — disse ela — Eu amo Simon.

Não consigo encontrar nenhum defeito na história, o que não é lá muito comum, acho que os personagens foram construídos de maneira brilhante, a história é completamente inédia, sem aqueles clichês que cansam muito, pelo menos a mim! Mas eu tenho um problema sim com esse livro, o material da capa é um horror! Ela vai empenando, nas beiradas de cima e de baixo, o que faz com que ela se pareça mais com uma rampa daqueles skates de dedo do que com a capa de um livro, e eu acredito que como uma das séries mais rentáveis da editora, a Galera Record poderia muito bem melhorar isso. Se com o seu exemplar não aconteceu isso, pode ter certeza que eu te invejo muito!

A diagramação do livro é simples, mas acho que é exatamente por este motivo que chama a minha atenção, o simples sempre me agradou muito e, não raras ocasiões, me deixaram muito mais encantada que algo muito mais rebuscado. Cada capítulo tem um nome, que está escrito com a mesma fonte do título do livro na capa, assim como a primeira frase de cada capítulo. Como eu disse, simples mas encantadora.

Jamais daria a Cidade das Cinzas uma nota inferior a cinco estrelas, não porque sou boazinha, mas porque a obra é maravilhosa demais para receber uma nota que seja inferior a esta, na verdade, ainda acho cinco estrelas pouca, mas é a quantidade máxima que posso dar. Espero que tenha incentivado pelo menos uma pessoa a ler este livro, se isto tiver acontecido já fico muito feliz. E como esta é a minha primeira resenha do ano, feliz ano novo leitores!

Classificação final:
 

20 comentários:

  1. Segunda resenha linda que vejo hje desse livro.

    Confesso estar esperando sair a maioria da série pra então ler, fazer o q... não leio inglês :X

    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. ainda não li esta série, que esta na estante só esperando que eu acabe de ler Silêncio.
    Mas com esses quotes, já vi que vou amar o Jace...rs
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Jessie, eu AMO Os instrumentos Mortais, assim como você.
    O quinto livro já já vai ser lançado nos EUA e eu não vejo a hora que chegue aqui também.
    Li o livro em .PDF antes de ser lançado e, assim que chegou em terras brasileira, comprei e li em um dia. O mesmo com Cidade das Cinzas - comprei um e ganhei outro numa promoção (que foi o responsável por eu conhecer a Mandinha). Não gosto de poster, mas tenho o de Cidade das Cinzas "olhando pra mim" enquanto digito esse comentário.
    Amo amo amo amo amo o Jace e a série é mesmo como você disse: COMPLETA!
    Ótima resenha!
    Ótima série!
    Ótimo livro!
    =*

    ResponderExcluir
  4. Jessie,
    Eu já tenho Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas, pretendo compara Cidade de Vidro. Ainda não tive oportunidade de ler, tenho outro na frente, mas devo dizer que eles me conquistaram pela capa, mas agora com a resenha parece que vou amar...espero estar certa ^^.
    Adorei a resenha, posso dizer que você ajudou a criar mais coragem para ler todos.
    Bjuss
    Vivi
    http://devoradoreshistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tb AMOOOOOO essa serie, eh a minha favorita, so perdendo para Harry Potter. Sendo assim, tb acho melhor do que Jogos Vorazes!!! =D
    Concordo com cada palavra q voce disse, o livro eh completo, a estoria nunca eh chata, te varias camadas, TUDIBOM!!!
    Vale dizer que eu ja li ate o ultimo que saiu, City of Fallen Angels, e so vai ficando cada vez melhor, melhor, melhor! AMO essa autora!
    Adorei sua critica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessie!

    AMO a série Instrumentos Mortais e tudo nela. Esse livro é muito bom, não o melhor da série, mas é espetacular também. A sua resenha ficou muuito boa! Cinco estrelas muito justas!

    Beijão!

    Mateus Bandeira
    Our Vices

    ResponderExcluir
  7. Acho que mês que vem começo a ler esta série,. estou ansiosa. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. desde que eu vi a resenha do primeiro livro da série, marquei ele como "quero ler", e assim que sobrar tempo e verba vou começar a ler, estou muito curiosa.
    ainda mais depois dessa resenha linda (:

    ResponderExcluir
  9. Preciso criar coragem e retomar essa série... Sério! :/

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  10. Ai confesso que quando li Cidade dos Ossos não me empolguei muito mais depois insisti e fui para Cidade das Cinzas e gostei bem mais, agora quando finalmente cheguei em Cidade de Vidro ai sim me apaixonei totalmente...rsrs
    Para mim é o melhor livro da série.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. OI Jéh <3

    Ainda n li o primeiro livro da série *vergonha* então pra mim a resenha foi mais pra conhecer a estória do livro mesmo.
    E eu agora PRECISO ler só pelo fato de vc dizer que ela passa de JG pra vc, e olha que isso é quase impossível haha
    Acho essa capa linda, assim como todas as outras dessa série, inclusive a nova que ta pra sair que é demais.

    Depois de tantos elogios só tenho que correr logo com a minha leitura pra pegar o primeiro livro da série.
    BJSS!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei totalmente apaixonada pelo primeiro volume dessa série e não vejo a hora de ler Cidade das Cinzas (farei isso ainda essa semana, prometo)!

    Beijos
    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  13. Ainda não consegui ler o meu =/ Gostei tanto de Cidade dos Ossos e até hoje, puf, não tive tempo de ler a continuação... Mas gostei da resenha \o/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o primeiro livro, portanto não posso dizer muito da história. Sei que as capas são lindas e todo mundo fala bem. PRECISO ler urgente!

    Beijos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  15. Li Cidade dos Ossos quando foi lançado e é ÓTIMO, mas o tempo passou e ainda não li CDC e nem CDV. Este ano espero me atualizar com muitas séries como esta por exemplo.
    Não li a resenha, pois quero que a Cassandra me surpreenda, rs
    Mas na sua opinião concordo, tem livro que merece mais de 5 estrelas.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Essa série é TUDIBOM.....kkkkk
    A maneira como a Cassie escreve seus livros é incrível, mas, se vc achou esse livro bom. Espera pra ver Cidade de Vidro, ele é o MELHOR de toda a série.
    Esse é um livro 890 estrelas......kkkk

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  17. Matheus Braga Terminei Cidade de Vidro ontem Matheus, e eu preciso de Cidade dos Anjos Caídos o mais depressa possível! O livro é mais denso e complexo, e eu amei cada parte dele! Muito lindo

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com tudo que vc falou. Tbm sou irrevogavelmente apaixonada por essa série!!! Quase morro com aquela cena na corte de Seelie, é tão... OMG!!!
    Tbm não consigo achar defeitos, adoro o fato de que enquanto algumas coisas são, de certa forma, previsíveis, outras são extremamente surpreendentes, ou seja, não há espaço para monotonia.
    Essa série mexe muito com as minhas emoções [vou das lágrimas ao riso em um piscar de olhos] e isso, pra mim é fator determinante na hora de classificar um livro como preferido. Além é claro do estilo[incrível] de escrita da autora, que é cativante e envolvente. Enfim, essa série é tudo que há de maravilhoso!
    Parabéns pela ótima resenha!

    Bjinhos!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  19. P/s: Acabei de ler City of Fallen Angels e garanto: A autora não deixa a desejar!! Ou melhor, deixa-nos a desejar loucamente o próximo volume! rsrsrs

    Swan
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  20. tenho ate o terceiro livro dessa serie...
    to terminando de ler esse..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!