Em Chamas - The Hunger Games #2 - Suzanne Collins

Sinopse


Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

* OS PARÁGRAFOS QUE PODEM CONTER ALGUM SPOILER ESTÃO EM VERMELHO, PORTANTO, SE VOCÊ NÃO LEU JOGOS VORAZES E NÃO QUER LER SPOILER, NÃO LEIA OS PARÁGRAFOS MARCADOS COM ESSA COR. OS DEMAIS PARÁGRAFOS PODEM SER LIDOS, POIS SÃO SOMENTE A MINHA OPINIÃO, SEM SPOILER!


Posso dizer que é comum encontrar livros que nos surpreendem, livros que nos encantem, livros que nos conquistem... Mas é raro — e é isso que faz toda a graça existir — encontrar livros que nos tire o sono, que nos conquiste de um jeito que descrevendo pode parecer exagero, mas não é. Muito pelo contrário, estou sentada há horas tentando encontrar as palavras ideais para escrever essa resenha, e acabo de perceber que, eu poderia ficar dias tentando encontrar as tais palavras que ainda assim, não as encontraria. Descrever sentimentos... Tem coisa mais complicada?

Em Chamas, segundo título da trilogia Jogos Vorazes, me marcou tanto quanto o primeiro livro da série. É surreal a forma como nos apaixonamos pelos personagens; sofremos com eles, vibramos. Vivi momentos durante a leitura de agonia intensa, desespero! O coração bate mais forte, o medo toma conta, lágrimas escorrem... Ah! Como eu disse, é muito difícil descrever sentimentos.

O livro é um “vulcão” de acontecimentos, durante todo o tempo alguma coisa está acontecendo com os personagens — e consequentemente com você —. Sentimos de tudo; de alegria a tristeza, de aflição a alívio... Ódio mortal por alguns personagens e amor incondicional por outros. A ligação entre leitor-personagens é tão forte, que uma vontade freqüente que tive durante a leitura era entrar no livro e arriscar a minha pele por eles.

Fazendo um breve apanhando sobre o livro. Pra começar preciso dizer que a escolha do título — Em Chamas — não poderia ter sido melhor. Devido ao final dos Jogos — no primeiro livro — onde a Katniss salvou a vida do Peeta e ambos saíram vivos da arena. O modo como Katniss o protegeu da morte fez com que a Capital entendesse aquilo como um ato de rebelião e vários outros moradores dos distritos também viram ali, a chance de uma mudança. E como todos sabem, em governos autoritários, mudanças remetem a revoluções, daí a forte ligação com o título EM CHAMAS. Porque nos distritos, as coisas estavam literalmente, pegando fogo.

Nessa nova leva Katniss não tem que se preocupar somente com sua vida e a de Peeta, mas sim com a de todos que ela ama, afinal, as ameaças da Capital, são uma constante. Isso deixa o livro cheio de momentos de tensão! O que é ótimo, você devora páginas e mais páginas e não se dá conta disso. Não vou me estender muito aqui, eu não acabaria com a graça do livro. Mas tenham uma coisa em mente, LEIAM!

Em relação aos personagens, Katniss continua sendo fantástica, ela não faz o estilo mocinha. É decidida, corajosa... Única. O Peeta é e sempre será meu personagem favorito, ele é o grande responsável pela maioria das minhas lágrimas e pelos meus maiores suspiros. Gale não me agrada tanto quanto agrada a muitos outros fãs da série, pra mim ele é super apagado, não foi marcante nem no primeiro nem no segundo livro. Haymitch é um grosseirão cativante, impossível não gostar dele. Fora o Cinna, a Prim... E novos personagens que ganham vida e/ou mais importância. Como o Presidente Snow, por exemplo. Não vou me estender muito relatando sobre os personagens, vocês tem que conhecê-los pessoalmente. Leiam, é leitura boa garantida.

Acho até desnecessário dizer que RECOMENDO a série. A Suzanne Collins fez bonito em Jogos Vorazes e não decepcionou com o segundo volume, Em Chamas. Bom, é isso, vou ficando por aqui ansiosa e com o coração apertado aguardando o terceiro e último livro: A Esperança, que tem lançamento previsto para o mês que vem. Aguenta coração!

                                                              SOBRE A AUTORA                                                              
Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica está em fase de pré-produção.

Algumas redes sociais para você ficar por dentro de tudo!
                                                                                                                                                                      
Classificação final:                                                                           







Livro: Em Chamas — Livro #2
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 416
Editora: Rocco

20 comentários:

  1. Primeira coisa Mandita, eu amei a resenha!! Ficou muito boa mesmo!
    Nós duas já tivemos a chance de ler Em Chamas e eu concordo com você quando diz que o livro nos faz sentir emoções variantes.
    Certos momentos realmente me fizeram soluçar de tanto chorar, um determinando momento durante a turnê de vitória e quando é anunciado que os vencedores voltaram para a arena no Massacre são os que mais me marcaram.
    Gostei de saber um pouco mais do Haymitch, que até então era um ponto de interrogação na história para mim e também gostei de saber das revelações do 13!
    Enfim, escuto pessoas falando que "Em Chamas" não foi assim tão bom quanto "Jogos Vorazes", eu discordo totalmente, mas não sei dizer se prefiro um ou outro, quanto ao último livro, só posso dizer que poucas pessoas estão tão ansiosa para lê-lo quanto eu estou, mesmo com aquele título horrendo!
    Enfim, queria que a série tivesse mais livros porque antes de Suzanne Collins só uma autora me cativou tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mandita eu sempre amo ler suas resenhas. Primeiro pela sinceridade e depois pelo modo sentimental que você fala sobre cada personagem. essa sua maneira nos deixa mais próximos deles e também nos faz querer ler o livro o mais rápido possível. A série não está em minha lista, mais estou mudando de ideia, todos estão falando bem principalmente você e a Jessie, que confio muito em relação às resenhas.
    Continue assim, passando para os leitores essa segurança em cada resenha, e nos fazendo conhecer bons livros que devoramos graças ao blog.
    Beeijos, e Sucesso hoje e sempre.

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  3. Só não vou ler a resenha toda pq vou ler o livro hehehehe

    bjs


    Phiip Rangel
    http://entrandonumafria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie...esse livro é um dos que eu preciso ler e os outros da série clarooo. Gosto de livros com historias intensas e este parece ser assim...bjim

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li jogos vorazes mas quero muito já que todo mundo fala bem sem falar que ele vai virar filme ne?

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. AHHHH EM CHAMAS LINDO *___*
    Sério, surtei demais com esse livro! Achei ainda melhor do que Jogos Vorazes! E aquele final? PQP não podia ser mais tenso não? hahaha
    E bah, o Gale e o Peeta <3 Eles são puro amor! Dá até raivinha da Katniss as vezes haha :B
    Amei a resenha!
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente com vc, Mandinha, sobre tudo q falou na resenha, menos sobre o Gale, q é um dos meus favoritos, e sinto por ele não aparecer mais na série.
    Adoro a Katniss e o Peeta tb, sem contar o Cinna e o Haymitch que são incríveis tb.
    Essa série mexe com nossa emoções de maneira intensa e é impossível parar de ler. Estou aguardando ansiosamente pelo último volume.
    Ótima resenha como sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Este livro está na minha lista pra ler... devido as leituras de parceiros, ficou pra trás... mimimimi

    Adorei a resenha! *-* Fiquei com uma vontade imensa de ler!

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já li Em Chamas e concordo com tudo o que você disse, é um misto de emoções que passa por nós e sou team peeta e ADORO O Haymitch!

    Beijos, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  10. Esta série é incrível Mandinha!
    Eu estou doida para ver a adaptação das telonas, espero não me decepcionar!
    A resenha, como sempre, ficou ótima!!

    Beijos ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  11. Outro dia li uma resenha sobre Jogos Vorazes, e fiquei super curiosa de ler, me pareceu super envolvente e empolgante!
    Parabéns pela resenha, e estou seguindo o blog :)
    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  12. amei a sua resenha, concordo com tudo q vc disse...tbm n gosto do Gale, ele e muito chato prefiro o Peeta.

    ja li o ultimo livro e amei, msm muitas pessoas n terem gostado, n tinha como acabar de outro jeito.

    ResponderExcluir
  13. Ah! Oi Marjorie! *_* Alguém que gosta mais do Peeta! Uhules! Pois é, acho o Gale muito sem sal!

    Já leu o último?! Nossa, bom saber que gostou! Eu estou aqui, com o coração na mão esperando por ele! *o*


    E MUITO obrigada a todos que comentaram!
    Beijos.
    =D

    ResponderExcluir
  14. Que resenha tão perfeita, tão linda, tão bem escrita que se eu já não estivesse apaixonada pela série eu ficaria louca pra começar a ler agora. Mas como já disse tenho o livro mas só começo depois que A esperança for lançado, desse jeito eu vou sofrer menos esperando.

    Peeta é realmente demais, tão doce, tão fofo, tão carinhoso *_*. E a Katniss é uma das minhas personagens favoritas.

    Xero.
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  15. Olá, Mandinha!!
    Quero muito ler essa série, não li ainda Jogos Vorazes, mas não vejo a hora de tê-lo em mãos já que os comentários a respeito foram super positivos.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mandinha!!
    Preciso confessar que pulei a sua resenha porque ainda estou terminando de ler Jogos Vorazes :p (sei que to um pouco atrasado, mas é a vida... UASUAHSUAHS)
    mas prometo que quando você ler "A Esperança" eu comento algo mais decente hahaha'
    também não li O Nome do Vento, foi a Carol quem leu, mas nossa, parece ser muito bom, também to curioso para ler UAHSUHAUSH
    beijos xx

    --
    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/
    ps: tem resenha nova lá \o\

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda!
    desculpa a demora, mas eu estava criando coragem pra ler a resenha ISUAIUSIUASIUAIU queria que fosse tudo surpresa e tal quando eu lesse. Mas foi vc que escreveu né, tenho obrigação de ler hehe
    Acho legal vc dizer que o segundo livro tbm te marcou, isso quer dizer que a essência da série n se perdeu, isso é mt bom. Pq tem livros que a continuação é um desastre.
    E como assim o Gale apagado tbm no segundo livro? D: Queria que ele ganhasse mais enfase.
    Até que vc n contou mt coisa não hahahaha deixou coisas no ar, se vc me "spoilasse" ia aí na sua casa de pegar HAHA
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. ainda ñ li nenhum livro da serie
    mais estão no topo da minha lista de desejos
    quero muito jogos vorazes e em chama..

    bjos ;**

    ResponderExcluir
  19. WHOA! FINALMENTE COMPREI OS MEUS EXEMPLARES DE JOGOS VORAZES E EM CHAMAS!!! PRESENTE DE NIVER PRA MIM MESMA... MAS TO MEGA FELIZ E ESPERO PODER LER LOGO!!!

    BJINHOS!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  20. Tem 6 estrelas não? Todo o céu noturno sem nuvens?
    Muito bom esse livro!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!