Diários Do Vampiro - O Despertar - L.J. Smith

Sinopse

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.


Essa resenha foi escrita por mim e originalmente publicada no site The Vampire Diaries Love e alterada em algumas passagens para que fosse compatível com o Lendo & Comentando. Todos os fãs da série de tv The Vampire Diaries sabem muito bem que ela foi baseada nos livros da autora norte-americana L.J.Smith publicados em 1991/92 nos Estados Unidos e que recentemente o selo Galera Record publicou no Brasil.

A maioria de nós conhece os personagens principais da trama: Elena Gilbert, Stefan e Damon Salvatore, mas a série muda tanta coisa que acho melhor contar um pouco do que o livro fala para que quem ainda não leu não se sinta perdido(a) quando for falar o que eu acho da obra.

Elena é a garota mais popular da Robert E. Lee High School, que fica em Fell’s Church; linda e loira a garota tem duas amigas inseparáveis, Bonnie MccUllough e Meredith Sulez e um namorado que aliás olha o clichê! é capitão do time de futebol americano chamado Matt Honeycutt. Mas a vida de Elena não são só alegrias, ela e a irmã Margaret, de apenas cinco anos, perderam os pais em um trágico acidente de carro e agora a responsável pelas duas é a tia Judith, que namora um cara chamado Robert. O Despertar começa com Elena escrevendo em seu diário no último dia de férias e depois retornando a sua querida escola, lá ela descobre que com o ano novo, veio também uma inimiga nova; Caroline Forbes que costumava ser sua amiga, agora se tornou sua rival e talvez um novo amor.

Como se isso não bastasse, a adolescente já não está mais satisfeita com a sua relação com sua mais recente conquista, mas para agravar a situação um novo “garoto” chega à escola e adivinhem quem vai fazer de um tudo, e quando eu falo tudo é tudo mesmo (incluindo um pacto de sangue, o que eu achei mega fútil) para ter Stefan Salvatore como namorado?

A Elena do primeiro livro não é tão boazinha, altruísta e politicamente correta tediosa quanto a que é mostrada na série, ela está mais para a garota mimada, egoísta, que não se importa com mais ninguém além de si mesma, arrogante, prepotente e mentirosa, o tipo de personagem que eu odiaria em outras circunstâncias… Mas L.J. conseguiu me prender, conseguiu fazer com que mesmo Elena Gilbert sendo uma bitch chata, a autora me fez gostar da personagem que tem como uma das maiores características também a persistência e que não é uma santa e às vezes chata como a da série.

Do Stefan eu tive um pouco de raiva nesse primeiro livro, porque ele tenta evitar a Elena de todas as formas possíveis e imagináveis (e impossíveis também!) por causa da semelhança entre ela e seu primeiro (e até então único) amor, Katherine! Mas claro que isso não funciona muito bem e eles acabam ficando juntos.

Ahh esqueci de mencionar que se vocês acham o Damon da série ruim, preparem-se para o do livro porque ele é muito, mas muito pior. Acho que dizer que o cara é um vampiro de 600 anos sem a menor piedade e/ou arrependimento que tenta destruir a todo custo a vida na verdade morte do irmão vampiro mais novo e transformar a namorada em sua companheira para governar o mundo dos vampiros resume bem o Damon do livro. Ponto importante ele é muito  sexy nos livros também, e o Ian é completamente perfeito para o papel!

Comparando os livros com a série eu fico um pouco triste que tenham sido mudadas tantas coisas, que a Meredith e a Margaret tenham sido simplesmente descartadas da história, e algumas outras, das várias mudanças não me agradaram muito, tipo: Elena não é adotada no livro, então porque a mudança na série?, não existe nenhum tio John então para que colocar?, por que um irmão drogado e não uma irmã mais nova pela qual Elena faria (e fez) tudo?, para que diabos mudar o nome da cidade?, qual o motivo de deixar a Elena tão sonsa na série?, por que a Caroline virou vampira?

Eu adoro a série e amo os livros, então acho que para quem gosta de ambos, como é o meu caso, o melhor é esquecer todos esses pontos e separar a série dos livros, já que na minha opinião só o que restou intacto do original foi o nome dos três protagonistas  e só, já que eles mudaram até o sobrenome de outras personagens (Matt e Bonnie são exemplos disso). Mas para quem gosta de ler acho que os livros de Diários do Vampiro valem mais que a pena! 

Agora a nota para O Despertar, livro que da início à serie são quatro estrelas, e como já disse é uma leitura extremamente válida para quem gosta de vampiros. E para quem gostou da resenha e ainda não tem a coleção com os quatro primeiros, este é um kit na Promoção dos 100, confira clicando aqui.


Classificação final:

Livro: Diários do Vampiro - O Despertar 
Autora: L.J. Smith
Páginas: 240
Editora: Galera Record

14 comentários:

  1. Eu NECESSITO de todos os livros Diários do Vampiro. Nunca li nenhum, e ingenuamente assisti a serie sem saber nada dos livros, que decepção. Fiquei com muita raiva e concordo com a Jessie, apenas os nomes do triangulo amoroso continuou o mesmo. Espero que a adaptação de Circulo Secreto seja mais fiel.
    Adorei a resenha e espero em breve comprar este livro para ler.

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu já li os livros da série e e adoroo todos eles. Concordo quando disse que para quem gosta do seriado e dos livros tem que saber separar os dois porque são muito distintos...

    Adoreei a resenha e o blog ;D

    Beijãoo;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu adoro O Despertar, mas a L.J Smith sempre arruma um jeito de me decepcionar. É impressionante. Por isso, prefiro mil vezes a série. E eu discordo de algumas coisas que você falou. Todas as mudanças feitas, ao meu ver, foram necessárias e bem sucedidas.

    Se a Elena não fosse adotada, não haveria a história da doppelganger. Um irmão drogado vale muito mais para o enredo do que uma criança de 4 anos. Para um seriado funcionar, principalmente TVD, é preciso ter muitos personagens, o que explica a inclusão do John. O sobrenome e o nome da cidade foram alterados porque os produtores executivos tiveram problemas com direitos autorais. Por falar nisso, eles alteraram a personalidade da Elena porque tinham medo do público não ir com a cara dela, caso ela fosse uma vadia. E eles transformaram Caroline em uma vampira para que ela fosse mais incluída na história e para ela ser o elo entre humanos e vampiros na segunda temporada.

    Lendo e Vendo
    lendoevendo.fanfusion.org

    ResponderExcluir
  4. sinceramente so gosto de diário de vampiro so ate o 4º livro( q era pra ate acabado nesse livro, mais ai a autora decidiu fazer mais livros)No 5º livro ficou tao chato q eu desisti na metade, e olha q eu n gosto de desistir de um livro, sempre tento ler ate o final.

    Quando começou a serie eu fiquei com muita raiva das mudanças q eles fizeram, mas agora eu adoro se n iria ficar muito chato.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu só li os tres primeiros livros da série... Sei lá, nao gostei muito dos dois primeiros, mas achei o terceiro bem legal, agora estou na dúvida se continuo hahaha
    E bah, prefiro bem mais a série de tv do que os livros XD mas que bom que tu gostou hehe :)
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  6. oi Jéh *-*
    Eu tenho os dois primeiros livros da série, e comecei a ler o primeiro faz um tempo, mas como tinha mt livro pra ler, acabei parando. E n cheguei a conhecer o Damon do livro, para constatar que ele é bem pior que o da série heehehe já vi que vou ter ódio dele duplamente, é U_U Sou team Stefan Ever!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu vim retribuir a visita e comentário em meu blog. Desculpe a demora, eu estava enrolada com o html do blog. Obrigada e volte sempre. Estou seguindo o seu.

    Eu ainda não li nenhum dos livros dessa série. Agora estou um pouco cansada de vampiros, mesmo sempre me rendendo a uma literatura vampiresca. Mesmo não estando no topo da minha lista, não acho nada difícil eu ler daqui a algum tempo.

    Ótima resenha.
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Sempre fiquei relutante com essa série porque todo mundo (ou a maioria) das pessoas dizem que a série na TV é BEM MELHOR! Como ainda não li e nem vi, fiquei desanimada para os dois... Sei lá, acho que preciso de dose de adrenalina pra encarar vampiros de novo!
    Mas apesar de tudo parece um livro legal, com algus clichês mas nada insuportável como eu imaginava. O ruim é que as pessoas tendem automaticamente a comparar com a série na TV né?? Talvez no meu caso seja positivo eu não ter visto ainda e assim ter a mente focada na história dos livros! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não sei como li até o quarto livro muito cansativo,a seríe de Tv bem melhor,na verdade E Otíma.


    Jayane.

    ResponderExcluir
  10. O visual do seu blog é lindo!
    Tvd livro não me conquistou! Achei o livro tão chato. Estou torcendo pra que Secret Circle seje bom na tela e nas páginas.

    ResponderExcluir
  11. é muito legal esse livro! td diferente da serie..espero poder ler os outros tmb..^^

    ResponderExcluir
  12. ainda ñ tenho os livros
    mas ja emprestei e amei
    e a serie de tv também
    muito bom

    bjos

    ResponderExcluir
  13. *com SPOILERS*Eu li todos os 4, mas nem me deu ao trabalho de tentar ler os da segunda temporada, porque o Damon morre depois de virar humano =/

    Matheus
    Livros E Biscoito

    ResponderExcluir
  14. To lendo o segundo livros e as vezes fico perdida pois tem coisas muito diferente no livro e na serie não entendo porque mudaram tanto na serie, mais em fim e muito bom os dois, eu recomendo para todo mundo que curte historias de vampiros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!