Poderosa #1 - Sérgio Klein

Sinopse

O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana D'Arc e provoca uma reviravolta na História. Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle. Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.


Hoje venho escrever pra vocês sobre o livro Poderosa do Sérgio Klein, publicado pela Editora Fundamento. Antes de começar a ler, li algumas opiniões pela internet, e pelo que li, eu esperava um livro bem infantil, mas posso dizer pra vocês que não é bem assim, e diria até mesmo que, Poderosa me surpreendeu.

O livro não me surpreendeu pela estória em si, mas sim pela escrita do autor que é fantástica. Super divertida e leve. Lia páginas e páginas sem sentir, é uma leitura que flui de uma maneira muito gostosa. Outro fato que não posso deixar de mencionar e que, com certeza, contribuiu para que a leitura corresse bem é a diagramação do livro. A Editora Fundamento merece os parabéns pelo trabalho que desenvolveu com o livro. Com capas super fofas e as páginas decoradas a leitura se torna ainda mais prazerosa.

                                                           CAPAS DA SÉRIE                                                                   




                                                                                                                                                                  

Vamos falar um pouco sobre a estória. O livro trás a vida de Joana Dalva — sua mãe, professora de História, queria Joana em homenagem a Joana D'Arc e seu pai queria Dalva, nome de sua mãe — para não contrariar ninguém, a vontade dos dois foi feita e saiu, Joana Dalva.

Joana tem 13 anos e sonha em ser escritora. Mora com seus pais, irmão e avó. Vive em pé de guerra com o irmão, que é mais novo que ela, seus pais estão enfrentando uma crise no casamento e a avó passa seus dias na cama.

Depois de escrever uma redação sobre a sua quase xará, Joana D'Arc, para seu trabalho de História, Joana percebe que, através do que escreve ela pode mudar a realidade, tanto o passado como o presente. Em situações que envolva ela, ou não. Ela é literalmente capaz de transformar o mundo com as palavras.

Joana a meu ver, foi até SUPER comportada. Eu não sei quanto a vocês, mas se eu pudesse mudar o passado, fazer meu futuro e escolher meu presente, eu provavelmente me empolgaria. E consequentemente, faria alguns estragos por aí. 

Sem dúvida, depois de descobrir esse seu "poder" ela fez algumas alterações a seu redor, e com elas vieram algumas confusões. Todos nós sabemos que, as vezes, tentando acertar as coisas nós acabamos pirando a situação, como diz aquele ditado: "bosta quanto mais mexe, mais fede."

Gostei bastante do livro, mas tirei uma estrelinha. Porque? Bom, convenhamos... se alguém tivesse o poder de mudar QUALQUER COISA QUE QUISESSE faria umas mudanças tremendas! Ela podia inventar qualquer coisa que aquilo aconteceria, não importava se fosse improvável, se contrariasse as leis da física, ou qualquer lei que fosse, bastava ela ter um papel e uma caneta em mãos e puff o que ela quisesse aconteceria. Mas as mudanças que ela faz são algumas coisas, meio bobinhas e muito fechadas no seu mundo. Tudo bem que ela só tem 13 anos, mas acho que é justamente por isso. Uma adolescente, faria muita merda (com o perdão da palavra!) se tivesse esse poder, não acham? Por isso eu disse que a achei, comportada demais. Mas como se trata de uma série, talvez (e espero que sim!) nos próximos livros ela seja mais ousada. E realmente mude o rumo das coisas, sem medo. 

Concluindo. Eu recomendo Poderosa para quem quer uma leitura divertida, fácil, rápida e com dramas adolescentes. Bom para descontrair e esfriar a cabeça. Todo mundo precisa disso as vezes, livros mais leves, e este é super recomendado para tal situação.


                                                             SOBRE O AUTOR                                                                  


Sérgio Klein nasceu no dia 7 de julho de 1963 e morreu no dia 03 de julho de 2010, após passar alguns dias no CTI, em Belo Horizonte, acometido por uma bactéria de difícil tratamento, cuja toxina destrói as células humanas. Premiado no Brasil e no exterior, ele acreditou no poder transformador das palavras e cativou muitos adolescente no mundo. Sua série Poderosa foi publicada em mais de 5 países. Sérgio  conquistou crianças e adolescentes no mundo inteiro; e agora deixa saudades. Mas felizmente ele deixou sua marca. 
Conheça a página do autor no site da Editora Fundamento.
• Clique aqui  •
                                                                                                                                                                   
Classificação final:




Livro: Poderosa
Autor: Sérgio Klein
Páginas: 195
Editora: Fundamento


27 comentários:

  1. O livro parece ótimo!
    Adoro esse tipo de leitura!
    Não sei se concordo com você sobre sair mudando muita coisa, eu pelo menos não sei se mudaria grandes coisas. Mas cada um é cada um né? Acho que no livro ficaria mais interessante mesmo grandes mudanças ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece legal. Eu também me empolgaria e faria bastante besteira... Mas é uma série, acho que nesse primeiro livro ela só está conhecendo seus poderes, sei lá, rs. E parece ser um livro bem curtinho, então deve ser rapidinho de ler e bem gostoso :3

    Beijos.
    <a href="http://wakeupthe-world.blogspot.com>Sonhos de Garota</a>

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não sei se eu leria esse livro, porque a história me parece bastante bobinha, mas eu achei interessante a maneira como a sinopse termina, relacionando a história ao poder de transformação das palavras e tudo mais. Mesmo que isso seja meio literal (afinal, as palavras escritas pela garota, ao pé da letra, TRANSFORMAM a realidade ao seu redor), achei a reflexão intrínseca bem bacana. Ah, e eu concordo com você: com um poder dessa magnitude nas mãos, principalmente se você tem 13 anos, você tem grandes chances de se empolgar e fazer uma besteira enorme. Quem sabe ela não se solta mais nos próximos livros da série?

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro! Só encontro resenhas positivas sobre ele. É sempre bom ter um livro com uma leitura mais leve por perto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. to a mo tempão querendo ler esse livro parece ser super legal pra uma leitura leve.

    depende da garota, tem garotas de 13 anos q são super ingenua e tem umas n são nem um pouco.

    ResponderExcluir
  6. Ei pessoal! Valeu pelos comentários. :)

    Pois é, estou torcendo pra ela se rebelar nos próximos livros,hahaha. Acho que deixaria leitura bem mais interessante.
    Realmente, cada um é cada um... eu no lugar dela acho que faria umas boas 'cagadas' Com 13 ou 17 anos, acho que me empolgaria com esse poder.:} hehe.

    Beijão
    ^.^

    ResponderExcluir
  7. oi Amanda (:
    Eu já li esse livro, e faz um bom tempo. E na época gostei, mas não achei O livro. Parei no primeiro, não por n ter vontade de ler o resto, mas por ter mais livros na frente hehe
    Fiquei mt triste quando soube que o Sérgio havia falecido, pois um mês antes ele deu uma entrevista e estava mt feliz com a possibilidade da série virar um filme )Ç:
    E realmente com esse poder eu comandaria o mundo, ao infinito e aléeem! hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Nicholas!
    Nossa, não sabia desse detalhe, dele ter dado essa entrevista poucos dias antes de falecer, bem triste mesmo ne? "/ Uma pena ele ter ido tão cedo, mas que bom que deixou sua marca aqui com vários livros publicados!
    :)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. eeei, devo dizer que quando li Poderosa, fiquei encantada, pq li quando tinha uns 10 ou 12 anos, não lembro exatamente agora. No entanto, sei que gostei bastante, exatamente pelo fato da leitura ser leve e bem jovem. Poderosa com certeza é uma ótima pedida para quem busca uma leitura rápida, leve e gostosa. E bem criativa!
    E pensando agora, realmente ela fez coisas meio bobinhas, mas... adolescentes são sempre muito espertos nas histórias, kkk
    E nossa, fiquei muito triste agora que o Nicolas falou... pq tipo, eu soube no dia que ele faleceu que ele havia falecido, no entanto, não sabia dessa entrevista e fiquei mega triste ):
    Pq Sérgio faria muito mais sucesso... com certeza!
    Eu assistiria ao filme :/

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Adorei o seu blog e já virei seguidora!! Também te convido a conhecer o meu blog, se gostar me segue!! Beijão..♥

    http://adoravelnecessaire.blogspot.com
    @pathyamorinha

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro. É bom, mas não é excelente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha flor! E eu encontrei muitas resenhas mesmo falando que o livro é bem infantil então acabei nem tendo interesse pela leitura... Mas já que você disse que se surpreendeu, vou dar créditos à eles... hehehe!
    Nossa, pensa você poder mudar o que aconteceu?? OMG, realmente se caísse em mãos erradas (como as minhas)... melhor nem pensar! Hehehe!
    Gostei muito da sua resenha e da sua opinião, parabéns flor!

    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Minha querida essa coleção é demais, a tenho na estante em um lugar especial =)
    O autor é perfeito pena que ele não esteja mais por aqui pq com certeza seria um sucesso atrás do outro =)
    Sobre a personagem tbém tive essa impressão que vc teve dela ser muito certinha para idade dela mas talvés o autor quisesse educar ao invés de estimular atitudes impensadas né???

    ResponderExcluir
  14. Amanda,
    você gostou mesmo?! E pelo que você me conhece, acha q eu vou gostar??

    Sei lah, não pareceu me atrair muito, mesmo sua resenha tendo sido maravilhosa (como você)!

    Beijao

    ResponderExcluir
  15. Já consegui os três primeiros livros dele!
    Vou querer a coleção toda, para ler de uma vez só!
    Adorei a resenha =D
    Só empolga mais ainda a minha vontade de ler!
    ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com vontade de ler! *-*
    Já tinha ouvido falar, mas não me animava muito!
    Resenha muito boaa! :D

    beeeijo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  17. Ahh!

    Já tive vontade de pegar pra ler, mas até agora ainda não deu. Todo mundo fala bem, mas eu sempre tenho a impressão de que é infantil demais.
    Sei lá!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  18. Eu adoroooooooooo esse livro! Faz séculos que eu o li, acho que tinha uns 13 anos quando o li, e amei. Eu sempre gostei de escrever e meu sonho era ser tipo ela, escrever as coisas e elas se tornarem realidade.
    Os outros livros da série nao cheguei a ler, mas adorei esse!

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Ganhei esse livro de uma amiga da minha em um aniversários uns anos atrás, e no ano seguinte ela me deu o segundo. Não li mais nenhum, mas gostei bastante desses dois. Não são aqueles livros que eu iria na livraria comprar e tudo o mais, mesmo porque tem muitos livros que tenho mais vontade de ler, mas gostaria de ler os outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. É a primeira vez que vejo essa resenha, achei o nome do livro forte, gostei muito da história e é um livro que eu gostaria de ler!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem ?

    Então eu nunca li nenhum livro da série, mas também nunca tive interesse, de uns dias para cá venho lendo umas resenhas muito legais e sei lá, acho que o livro está me conquistando...ushauashasuahs'

    Beijoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  22. Gostei da capa pelo o nome do livro pensei que fosse mas fonte a história,mas amei a resenha.

    Jayane.

    ResponderExcluir
  23. "Ela é literalmente capaz de transformar o mundo com as palavras."

    Eu, como futuro escritor, fico maravilhado em ler uma frase como esta. Há muito tempo vejo as meninas comentando e comentando sobre essa série de livros de 19830918310983103 volumes, e é a primeira vez que percebo que não tem autora, tem autor, o que é bem raro. Outra coisa é que é a primeira resenha e sinopse deste livro que leio, vamos ver no que vai dar... Gosto quando os livros que eu menos espero que me surpreendam façam o tal, e hoje em dia, com tanta novidade e competitividade no mercado literário, as editoras estão - graças a Deus! - sempre criando diagramações incríveis, realmente faz uma grande diferença na hora da leitura. Adorei a semelhança do nome de Joana com a da D'arc, e a história da origem do mesmo também, hehe. Meu nome, Caíque, é a junto do 'Ca' de Carlos e 'ique' de Henrique, Carlos Henrique, o nome do meu pai. Momento identificação aqui, rsrs. Nossa, eu realmente iria me empolgar em poder mudar as coisas, é como realizar desejos, você escolhe e tem consequências, vamos nos rebeliar um pouco aí Joana. Não conhecia esse ditado da bosta :/ Não esperava, mas fiquei com vontade de ler esse 'Poderosa', e mais uma coisa que eu não sabia foi esse falecimento do autor, caramba. Bom, pelo menos ele deixou registrado na História a sua história, não é legal? Mas um motivo para nos orgulharmos dos autores brasileiros. Obrigado pela resenha incrível Mandinha, beijão (:

    ;* Livros, Letras e Metas

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela resenha
    realmente me deu vontade de ler esse livro
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é ótimo, amei amei amei!
    Comemorei os acontecimentos (como os com o Guto) e também lamentei outros, o livro trouxe suspense e alegria!
    Estou começando a ler o Poderosa 2, mais da uma certa preguiça, pois a leitura está muito confusa, está meio difícil, mais estou curiosa para saber oque ela não terminou de contar no primeiro livro.
    Amei amei amei.

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente Sergio Klein conquistou o coração dessa brasileira. Que sempre quis ser escritora e assumo que quando conheci esse Livro eu achei uma grande bobagem, mas quando fui compra-lo na época que tinha perdido minha vontade de ler e escrever Histórias ele devolveu algo importantissimo na minha vida, que era o mundo literario. Já terminei Poderosa #1 e amei! O melhor livro que eu já li em toda minha vida! Sergio Klein meu Herói!

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente eu amei o Livro, assumo que no começo eu não tinha ido com a cara do livro, mas depois que fiquei de bobeira no shopping pensando em comprar algo, eu vi o poderosa! Eu sabia que tinha algo nesse livro chamando a minha atenção. Mas quando li os primeiros versos na livraria, ele deixou essa brasileira mais feliz do que criança dentro de loja de brinquedo! Eu adorei e de uma vez comprei a primeira e a segunda edições do Poderosa! Agora vou encher o saco da minha mãe pra comprar o resto.
    Mas Sergio Klein não me deu apenas um sorriso mais sim a vontade de continuar escrevendo minhas maravilhosas fanfics, e historias. Pra mim isso foi incrível!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!