Julieta - Anne Fortier


Sinopse


Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.


Fiquei completamente apaixonada pelo livro logo de cara, conhecem o “amor a primeira capa”? Dando uma olhada nos lançamentos da Editora Sextante eis que me deparo com Julieta escrito pela Anne Fortier. Só pela capa (uma rosa vermelha) já é um indício que se trata de um romance, não é mesmo? E de fato é, Julieta é um romance histórico. Já estando inteiramente encantada pelo livro sem saber ao certo do que se tratava a estória fui ler a sinopse e descubro que tem uma pitada (ou melhor, dizendo, um bocado!) de mistério. Pára tudo, o livro foi pro topo da minha lista de desejos!

Julieta trás a estória de duas irmãs gêmeas, Julie e Janice, que depois da morte de seus pais em um trágico acidente de carro, foram levadas de Siena para os Estados Unidos e lá foram criadas por sua tia-avó Rose e também pelo mordomo Umberto que sempre estivera presente na vida das três, ele era mais que um simples mordomo, era parte da família e, sobretudo o melhor amigo de Julie, talvez até mesmo, o único. Julie e Janice nunca foram grandes amigas, durante boa parte do livro elas vivem em pé de guerra.

A vida das irmãs ganha um rumo inesperado quando Rose morre. E para a surpresa de todos, ela deixa a sua casa nos EUA para Janice e para Julie resta apenas uma carta. Onde ela descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e não Julie Jacobs, e sua irmã na verdade se chama Gianozza. Na carta sua tia diz que há um tesouro em Siena que pertence a sua família. Mesmo sem praticamente nenhuma esperança de sucesso nessa sua “caça ao tesouro” Julie/Giulietta parte para essa aventura, afinal ela não tinha nada a perder, ou será que teria? Sua vida? Talvez...

Chegando a Siena, Julie/Giulietta descobre que sua mãe tinha deixado para ela em um cofre de um antigo banco da cidade, um baú. Ela até pensou que em seu conteúdo pudesse realmente existir um tesouro, mas tudo o que ela encontrou lá foram papéis velhos, uma edição antiga de Romeu e Julieta de Shakespeare e um velho diário escrito por Maestro Ambrogio. E é aí todo o mistério ganha força.

Os capítulos são intercalados. Um narra os acontecimentos atuais e o próximo vem narrando o que se passou na Siena de 1340, de acordo com o que Julie vai lendo no diário do Maestro Ambrogio. Não se preocupem, não tem como ficar perdido. Isso só enriquece a leitura.

O livro tem um desenrolar maravilhoso, a história te prende e você fica: Quem será o Romeu da atual Julieta? Eles terão um fim menos trágico? Mais trágico? Ficarão juntos? Morrerão juntos? A maldição que persegue as duas famílias terá um fim? Quem é o homem misterioso que persegue Julie em Siena? Das pessoas que ela conhece quais são realmente confiáveis?

Em vários momentos da leitura você vai pensar ter descoberto a resposta para várias destas perguntas, mas não seja tão confiante, o que não faltam são reviravoltas. Quando parece que tudo está entrando nos eixos puff aparece alguém ou acontece alguma coisa, e eu ficava com minha cabeça a mil e devorava mais e mais páginas, louca pra saber quais eram os fatos verídicos.

Aviso importante: nem pense em torcer o nariz para Julieta pensando que se trata de uma imitação barata da obra original imortalizada por Shakespeare. Julieta é um romance histórico cheio de suspense! Pra mim foi a mistura perfeita. A autora, Anne Fortier fez a sua história, com algumas referências a obra original, sim. Mas não é uma cópia!

O livro é apaixonante. Alguns termos em italiano não foram traduzidos (mas da pra entender perfeitamente), isso deu um charme todo especial a narrativa. E vale ressaltar a vontade louca que fiquei de conhecer Siena! Esse ar de cidade antiga, hm... Eu quero!

Mas nem tudo são flores... Achei que faltou um pouco de “sangue fervendo” dentro da Giulietta atual. A sua antepassada, a Giulietta Tolomei de 1340 tinha muito mais audácia, era muito mais petulante. Faltou um salzinho na nossa Julie recente.

O livro tem emoção do início ao fim, mas o crédito disso não vai para Julie/Giulietta e sim para os outros personagens, como Alessando (suspiros), Umberto (o mordomo), entre outros... E por último, mas não menos importante, Janice, a irmã gêmea de Julie. A impressão que ela passa no início do livro, de irmã chata, muda totalmente. E ela passa longe do papel de vilã odiada. Ela é sarcástica, muito sarcástica e às vezes sem coração. Mas ela me arrancou várias risadas durante a leitura.

— Diga-me, Janice, como é que eles enfiam isso tudo aí dentro? Pelo umbigo? 
— Diga-me, Julie - imitou minha irmã -, como é não ter nada enfiado aí? Nunca!


Esses pontos negativos, que foram muito, muito poucos. Não afetaram em basicamente nada a leitura. Por isso me recuso a retirar sequer meia estrela desse livro. Recomendo Julieta de olhos fechados! Incluam esse livro na sua lista de desejados sem medo, e acredito que, assim como aconteceu comigo, da lista de desejos ele passará para a lista de livros preferidos.

Obs: Não deixe de ler a nota da autora quando terminar a leitura. Tem alguns esclarecimentos muito úteis.

Classificação final:



Livro: Julieta
Autora: Anne Fortier
Páginas: 441
Editora: Sextante

12 comentários:

  1. Já me falaram muito bem desse livro e assim que me sobrar um tempinho na leitura eu vou pegá-lo emprestado para ler também. rsrs

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, Amanda. Li sua resenha aqui e fiquei com os olhos brilhando de vontade de ler! *.*
    A trama me interessou muuuito e é o tipo de livro que gosto. Mistura mistério, aventura, romance...
    Quero ler!!! E já vou marcar como desejado no Skoob. :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário meninas! Eu recomendo muito esse livro, vale a pena ler!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Humm, adorei a resenha!!
    Eu vi em alguns blogs que esse livro não era tão bom mas gostei muito da resenha!
    Ia perguntar se a obra era baseada na Julieta do Shakespeare mas tirei a dúvida na sua resenha!
    Hihihihih! Gostei bastante, adoro romances assim! E claro, tudo depende da narrativa da autora e pelo jeito ela conseguiu te conquistar!!
    ;)

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha e tudo sobre o livro ♥
    realmente louca por este livro, e apesar de muita gente dizer que nao gostou eu quero ler kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu também tive essa impressão quando olhei para a capa desse livro. Que tratava-se de um romance, e como amo romances, já me interessou, e quando soube que envolvia mistério, eu fiquei com mais vontade de ter esse livro.

    Eu não vejo mal algum um autor colocar referências de um outro autor ou de uma determinada obra, em seu livro, contanto que tenha algo inovador e não soe como cópia.

    Eu só tinha lido uma resenha sobre o livro e a sua está tão empolgante, que me animou mais ainda para querer ler essa obra o quanto antes.

    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  7. esse livro ja ta na minha lista mas a cada resenha que leio a vontade so aumenta
    to mt ansiosa para le-lo

    \o/
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Da última vez que fui à Saraiva fiquei com esse livro na mão o tempo todo, mas minha mãe (e o cartão de crédito) me convenceram a esperar mais um pouco.

    Uma pena porque estou me roendo de curiosidade em lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  9. Estava vendo os posts quando me deparei com esse e boom, amor a primeira capa! haha A resenha me deixou ainda mais animada para lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  10. adorei a resenha ficou muito boa, aumentou ainda mais a vontade de ler o livro, nessa resenha tem muito mais detalhes e você tento e com sucesso passar sua emoção de ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu ganhei esse livro da minha mãe,eu fiquei loka pois ele e um ROMEU E JULIETA,muito mais interessante do que o verdadeiro,ele conta duas histórias,a de jules jacob,e de giulietta,sua quase antepassada,ele e muito bom pois tem suspensse,açaõ,e muito romance!!!!!!!Aconsselho a todas aquelas que amam livro,mais bem que podiam fazer um filme para completar bjs

    ResponderExcluir
  12. To louca pra ler esse livro, mas afinal, quem não está! Contando os dias para o meu chegar.:D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!