Paixão e Liberdade - Flávia Cristina Simonelli

Sinopse


Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha. 


Em mais uma de minhas tardes passando o tempo em blogs literários me deparei com um comentário sobre o livro “Paixão e Liberdade” e por se tratar de um romance ele já me encheu os olhos. Procurei mais informações a respeito dele direto do site da autora (Flávia C. Simonelli) e mandei um e-mail para ela dizendo que tinha interesse em seu livro, e ela super atenciosa me enviou sua obra.

O livro trás a história de duas amigas, Camila e Isabel, que depois de 20 anos afastadas decidem se encontrar. Em suas conversas elas vão relatando que rumo suas vidas tomaram. Seus amores e a falta de amor, seus trabalhos, seus sonhos, seus medos, seus erros e acertos, seus arrependimentos... E tudo aquilo que nós todos estamos sujeitos a enfrentar em nossas vidas.

Ao longo da narrativa nos deparamos com muitos ensinamentos e até mesmo algumas citações filosóficas. Em vários momentos, um tanto quanto delicados, que as personagens passam, a autora tem todo um cuidado em trabalhar aquele fato, usando frases e diálogos que me fizeram refletir, e muito.  O livro trás reflexões sobre os medos que sentimos ao tomar decisões importantes. Ao fazermos escolhas que muitas vezes ecoam no resto de nossas vidas.

Acredito que todo mundo se identificaria um pouco com a personagem Camila. Quem nunca parou e pensou “É isso que quero pra mim?” “Estou no caminho certo?” “Quem sou eu?” Sou realmente aquilo que queria e deveria ser?”

É uma leitura bastante agradável, emocionante, reflexiva e até mesmo surpreendente. Pude tirar grandes lições com essa leitura, como, por exemplo, a importância de uma verdadeira amizade. Pois mesmo depois de 20 anos Isabel se mostra paciente e atenciosa a tudo o que Camila lhe relata (acho que Isabel poderia te ajudado um pouco mais, mas ok. As vezes precisamos dar nossos passos sozinhos). E também a leitura nos mostra o quão importante é o desligamento que precisamos aprender a ter com os nossos erros do passado. De nada adianta ficar remoendo aquilo que já foi não é mesmo?

Uma grande preocupação que tive ao escrever essa resenha era de não deixá-la fiel ao livro. Não pensem que é um livro de auto-ajuda, pois não é! É um romance (como já disse no primeiro parágrafo), e muito bom por sinal. Só não levou 5 estrelas porque o final deixou um pouco a desejar, eu esperava um fim diferente (mais emocionante) para Isabel. Queria um pouco mais de paixão em sua vida.

No mais eu achei um livro fantástico, até pretendo presentear um amigo meu. Quero espalhar a ideia desse livro. Achei uma leitura super proveitosa. Acreditem, não tem como ler Paixão e Liberdade e não tirar proveito de várias coisas.








Classificação final:



Livro: Paixão e Liberdade
Autor(a): Flávia Cristina Simonelli
Páginas: 178
Editora: Novo Século

12 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh eu quero muito ler esse livro agora...
    O único problema é o tempo (não tenho conseguido ler os meus... rsrsrs)
    Adorei a resenha Amanda, mal posso esperar para ler a próxima!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é um ótimo livro. Tem seus pontos negativos, como qualquer obra, mas dá pra chegar a várias conclusões interessantes sobre aspectos da vida. Só achei que foi curto demais... É uma proposta filosófica boa, mas desenvolvê-la em 180 páginas, simultaneamente ao desenrolar de DUAS histórias de vida, fica um pouco difícil.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Jéssica! É uma leitura muito boa, arrume um tempinho pra ele, rs. Eu recomendo! ^^
    ---
    Concordo com você Robledo. A autora acaba "passando batido" em algumas coisas realmente, dava pra desenvolver mais.
    Mas é uma leitura boa, gostei bastante.
    Obrigada pelo comentário.
    Volte sempre.
    :*

    ResponderExcluir
  4. amei a sua resenha Kiss *---*
    conseguiu me deixar curiosa e com muita vontade de conhecer a Camila (:
    Já vi que ficarei viciada nesse Blog .
    - agoraaa quero o Livro \o/\o/
    beijOoo
    Lorena §.

    ResponderExcluir
  5. Ai eu quero ler. Essa Camila ja ta minha cara.kkk / Sucesso kiss.. blog ta lindoo!=)

    ResponderExcluir
  6. Aaah que show, adorei a resenha!! Ainda bem que você deixou claro que é um romance porque não sou fã de auto-ajuda!
    E por que será que nenhum autor(a) nacional colocou o nome de uma personagem de Jessica??? Poxa... =(
    Só nos livros internacionais mesmo, hihihih!

    Gosto muito de livros com momentos filosóficos, trechos que nos façam ver a nós mesmos!
    *-*

    Beijos flor!
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Ummm sou um pouco suspeita pra falar,pq adoro ler romances!!mas pelo que mandinha falou deve ser mto bom msm!o blog tá lindo kis...vou ver se leio,aproveitar esses momentos "a toa"..hshsuhs
    bjus :D

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha. Li um romance nacional até hoje, tenho interesse. Achei o livro pequeno, pela quantidade de páginas.
    Obrigado pelo comentário no meu blog

    ResponderExcluir
  9. Oi, já li esse livro.
    Achei bem bom, bem leve e fácil de ler.

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto críticas positivas sobre o livro e sua resenha só aumentou minha vontade de ler. Parece ter uma história surpreendente.
    Vou colocar na minha lista! :)
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  11. eu quero muito este livro, sempre vejo so coisas boas sobre ele ♥

    PS: adorei sua resenha, me deixou mais curiosa

    ResponderExcluir
  12. O nome do livro me chamou a atenção e a resenha me deixou com MUITA vontade de ler esse livro *-*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!