Fallen - Lauren Kate

Sinopse

Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso, ele captura a atenção de Luce Price desde o momento que ela o vê em seu primeiro dia no internato Sword & Cross, em Savannah, Georgia. Ele é o único brilho em um lugar onde celulares são proibidos, os outros alunos são toscos e câmeras de seguranças acompanham todos os movimentos. Mesmo que Daniel não queira nada com Luce, e faz com que isso fique bem claro, ela não consegue deixar pra lá. Atraída por ele como uma mariposa é atraída por uma chama, ela tem que descobrir o que Daniel está tão desesperado pra esconder, mesmo que isso possa matá-la.  

Já há muito tempo venho falando de Fallen no meu blog. Entrevistei a Lauren Kate, sorteei um exemplar autografado e fui o primeiro a descobrir (e divulgar) que a modelo da capa é brasileira. Mas ler mesmo, demorei porque havia tantas opiniões divergentes a respeito da que acabei desanimando.

Fallen narra a história de Lucinda Price, uma adolescente acusada de assassinar seu namorado e, por isso mesmo, mandada para a Sword & Cross, um reformatório de Savannah. Lá conhece estudantes no mínimo incomuns: Ariane, Gabbe, Roland, Pennyweather, Cameron e Daniel Grigori. O instável e irresistível Daniel Grigori, por quem se apaixona assim que o vê.

Com o tempo, Luce vai se integrando à nova escola ao passo que tenta sobreviver às chatas aulas do lugar. Penn, a única pessoa que estuda na Sword & Cross por vontade própria e a minha personagem favorita, a ajuda a descobrir um pouco mais sobre o misterioso Daniel e a auxilia com a difícil adaptação. É assim que Luce vai desvendado a esquiva personalidade do jovem, ao passo que entende melhor as sombras que a perseguem, a estranha morte de Trevor e o seu papel em algo bem maior que o seu amor.

Agora a minha avaliação: Fallen é um saco! Luce é emocionalmente fraca e entediante, não possui nenhum atrativo que a diferencie dos outros personagens e não tem brilho próprio. Uma protagonista a la Bella Swan, sabe? Do tipo que só persegue o amado e o coloca em um pedestal, como se o garoto fosse a sua única razão de viver? É o caso.

Alguns trechos são confusos e inverossímeis. Por exemplo, Daniel oscila entre o chato de galochas e o cara legal e idealizado sem nenhuma razão aparente. Ao mesmo tempo em que ele tenta afastar Luce de si, já está dando uma de Romeu e entoando diálogos melosos e cansativos. Outros pontos divergentes (início do spoiler): se Cam controla as sombras e gosta de Luce, por que diabos ele jogou o anjo do cemitério nela? E na batalha, se Cameron queria tanto preservá-la, por que ameaçou destruí-la para sempre? Anunciadores não podem tocá-la, mas então como conseguiram arremessá-la pelo refeitório?

Também fiquei sem entender uma coisa. Cam, Gabbe, Molly e Ariane são anjos caídos, quem eram as pessoas que eles diziam ser familiares e que foram à Sword & Cross no Dia dos Pais? (fim do spoiler) 

Se você não gosta de YA colegial, vai odiar Fallen ainda mais. A própria escola onde a narrativa se desenrola é tão parada, com tão poucos alunos e nada acontecendo que já na metade já fica entediante. Lauren Kate não despensa quase nenhum texto para descrever os outros estudantes além do restrito grupinho de conhecidos de Luce e fica parecendo que a escola se divide basicamente entre os pró-Cam e pró-Daniel.

As sombras que caçam Lucinda são um aspecto a parte. O que poderia ter sido utilizado como impulso para tornar o livro mais obscuro e a personagem mais forte é utilizado apenas como mais um elemento de um mote totalmente insosso. Elas existem, estão lá, mas pouca ou nenhuma diferença fazem no contexto da obra.
Os únicos capítulos que prestam (os cinco últimos) desenrolam uma ação que acontece quase que por motivo nenhum. É como se Lauren Kate estivesse no final da história e pensasse “tenho que colocar algum movimento nesta joça” e aí simplesmente jogou Cam e Daniel no ringue.

O livro termina cheio de buracos e um final descaradamente interrompido. Não gosto de textos assim: só porque a série tem de continuar, não quer dizer que tem de deixar a coisa incompleta. Rick Riordan, por exemplo, possui um texto misterioso, mas que termina quase que invariavelmente sem nenhum buraco. Todas as pontas deixadas ao longo da obra são amarradas e isso não impede da série fluir normalmente. Mas em Fallen fica tanta coisa sem resposta que dá até para pensar se foi mesmo uma forma de prender a atenção para o próximo volume ou um grande erro de revisão da autora.

Também fiquei revoltado com a morte de uma personagem que poderia fazer toda a diferença entre gostar e desgostar da seqüência. E foi de uma forma tão rápida... Quando aconteceu, fiquei piscando tentando processar o assassinato. É como se a autora simplesmente quisesse tirá-la do caminho para não ter de levá-la com Luce quando esta vai embora.

Pouco depois do lançamento nacional, vi a Fracky/Laís falando que queria ter lido sem saber o segredo de Daniel logo no início. Tenho de concordar com ela: de fato, seria muito mais interessante se não estampassem em letras garrafais na capa o grande trunfo de Lauren Kate.  Não que seja um grande spoiler saber disso, mas faria toda a diferença: prova de que a sinopse pode sim ser decisiva na avaliação de um manuscrito.

Tratando-se especificamente do trabalho à saga no Brasil, tenho algo a ressaltar. A Galera Record têm mantido os títulos originais do livro sem nenhum motivo aparente. Ok, eu sei que a palavra “fall” quer dizer tanto “caído” [de (Anjo) Caído] quanto “apaixonar-se por”, mas esse é um trocadilho que só funciona no inglês. Seria o mesmo que a Intrínseca manter no Brasil o nome original da série Hush Hush que é Falling for the Fallen (Apaixonando-se pelo Caído, que também possui o trocadilho).

Mas eles mantiveram, assim como fizeram com Gone, Swoon e vão fazer com Hex Hall. Até aí tudo bem. Mas por que diabos vão traduzir o segundo título então? Se começar em inglês, termina em inglês, pombas! A continuação vai ser “Tormenta”, bem como a de “Gone” vai ser “Famintos”. E aí, quando finalmente saiu a capa tenebrosa de “Dezesseis Luas”, eles disseram que não vão poder usar a original de Beautiful Creatures porque o nome da capa americana é uma ilustração e manter o título nesse caso é inviável. Hãn? Quer dizer que usam o nome original quando não precisam e na hora em que é realmente necessário mantê-lo, eles descartam a hipótese? Qual é o critério usado para decidir isso aí?

Enfim, uma das minhas resoluções de ano novo é ser generoso com o que leio. Assim, leva duas estrelas. Uma pela ação no fim da história (ainda que pobre) e outra pela capa (linda!). Já ouvi pessoas falando que Torment (Tormenta no Brasil) é dez vezes pior, então só me resta esperar que Passion traga uma grande reviravolta. Por que se não trouxer, não comprarei Rapture.

A Disney está produzindo um filme e os idealizadores do projeto prometem que será “o novo Crepúsculo”. Minha opinião? Pode até ser: o livro é tão chato quanto.



Se você quiser conferir a entrevista que a Lauren Kate deu ao blog, clique aqui.


Classificação final: 



Livro: Fallen
Série: Fallen — Livro #1
Autora: Lauren Kate
Páginas: 406
Editora: Galera Record

- Resenha escrita por: Igor Silva

23 comentários:

  1. haah, fallen é um saco! gostei da sinceridade. eu ganhei esse livro, e realmente não tive nem saco de ler. não me agradou mesmo.

    ResponderExcluir
  2. \o/
    Até tinha uma leve esperança em desmascarar a série e achar o máximo, mas sua resenha me abriu os olhos, hahaha!
    Não, não, não! Nem chegarei mais perto de Fallen.

    Esse negócio de títulos em português aqui, em inglês ali, tá virando um reboliço!
    A que tá se saíndo melhor é a Novo Século, que mantém em inglês e traduz em baixo (trilogia Wake).

    Abraço!
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, são tantas criticas negativas que da até uma tristeza. Ja ouvi falarem bastante desse livro; e principalmente sobre a capa, mas ainda não tive a oportunidade de ler e com as criticas acho que o deixarei no fim da minha lista. Mas não o tirarei e quem sabe peço de presente ;)

    ResponderExcluir
  4. meu Deus, depois da sua resenha vou demorar ainda mais pra adiquirir o Fallen. Todo mundo critica, mas algumas pessoas disseram q era mt bom, então quase comprei. Agora fiquei com menos vontade de lê-lo no momento. Mas claro q um dia irei ler e tirar minhas próprias conclusões. Ótima resenha, vc falou mt bem!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Enfim, adoro o blog e as resenhas, mas eu adorei Fallen. Ariane é simplesmente demais e a história é muito doce. Eu gostei.

    ResponderExcluir
  6. Não vou deixar sua resenha me influenciar. Não vou deixar sua resenha me influenciar. *faz o mantra* AAA, estava louca pra ler desde que foi lançado, mas desanimei um pouco agora :s
    Essa coisa de traduzir ou não, achei péssimo também. Fallen e depois Tormenta! Queria esganar quem teve essa ideia genial.

    ResponderExcluir
  7. nossa, eu amei o livro se tornou meu preferido :S
    mas cada um tem sua opinião é seu direito falar o que pensa.
    se quizer dá o Fallen pra mim quando li peguei emprestado asuhaushaua

    liih.bastos@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. OH MY GOD, Que resenha foda! (desculpe, mas sou sincera), odeio resenhas que só sabe elogiar e bla bla, eu quero saber o que as pessoas realmente pensam sobre a história, se gostaram ou não e não ficar "puxando o saco". Eu nunca li Fallen, apesar dos elogios que já ouvi sobre a série e depois dessa resenha fiquei com menos vontade de le-lo, já chega de protagonistas que não conseguem se defender sozinhas, eu apesar de gostar de Chick-Lit não suporto mais essas mocinhas sem graça, já leu VA? Eu gosto principalmente pela personagem principal Rose, forte e decidida, a série é apaixonante. E sobre os títulos dos livros, não é só a Record que erra, existem outras editoras que simplsimente não acertam nunca na tradução dos livros! Essa mesma série que eu acabei de citar "Vampire Academy" é um bom exemplo, a tradução dos títulos foi horrível, e digo o mesmo sobre os livros da série Pretty Little Liars ..
    Mas o que eu realmente gostei foi o comentário final, você realmente achou Fallen tão ruim assim?
    Adorei a resenha, foi a primeira que eu já li e me deu vontade de comentar, beijnhos (:

    ResponderExcluir
  9. Fala sério! Q tipo de resenha eh essa???
    Eu já li Fallen e adorei! Tô lendo Tormenta e tbm tô gostando.
    Fico aki me perguntando... Se o livro eh assim tão ruim, pq foi parar na lista de mais vendidos do The New York Times, e como ainda vai virar filme pela Disney???
    Se eh "um saco",naum tou nem aí pra quem acha isso, mas EU adorei os livros e quero mto ler Passion, e espero q seja TÃO BOM QUANTO OS OUTROS.
    E eu sei q o livro eh mto bom, e naum eh um comentário q vai fazer eu mudar de idéia.
    As pessoas deveriam ler ele antes, e decidir se eh bom ou naum quando terminar de ler... Pode ter certeza q mtos q disseram q o livro eh um saco nos comentários, iriam amar Fallen.
    Adoro o blog, me dá mtas dicas de livros bacanas, mas dessa vez eu achei q maluquice ter dito q Fallen eh um saco.

    ResponderExcluir
  10. Então Manuella, eu li o livro e tenho exatamente a mesma opinião que o Igor, mas que bom que você gostou.
    Só entenda uma coisa, assim como você gostou outras pessoas odiaram e eu já vi adaptarem livros péssimos para o cinema. Só uma coisa, não critique os outros só porque não têm a mesma opinião que você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O livro é bom. Eu já li piores mas para quem lê essas séries que viram moda, tipo Instrumentos Mortais, Sussurro, Jogos Vorazes( Essa é um pouquinho diferente pois não tem anjos nem vampiros ou lobisomens) Crepúsculo... Enfim, para quem gosta de fantasia vale a pena encarar e formar sua própria opinião.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro ficou tão comentado, que começou a atrair minha atenção (até pq as capas são incríveis né?), já estava com vontade de comprá-los, mas uma amiga minha fez isso antes que eu. Ela comprou Fallen, Tormenta e Paixão; leu todos eles e... Adivinha? Ela me contou o que acho dos livros, e é exatamente o mesmo que você: disse que é muito monótono, confuso... Disse que só o Paixão que é razoavelmente legalzinho...
    Acontece que daí eu perdi a vontade de lê-los. Acho que tem muitas outras séries que merecem ser lidas.

    Parabéns pelo blog, abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom,eu não achei FALLEN um livro ruim,eu gostei bastante na verdade! É o tipo de livro que engana pela capa mas que ainda sim não deixa de ser bom,também não é certo colocar um livro num pedestal por causa de uma capa bonita. Eu concordo com você no sentido do final do livro ter terminado incompleto,isso foi decepcionante!
    Tormenta,foi ZILHÕES de vezes superior a FALLEN,acho que a Luce não estava tão "grilada" no Daniel,o que facilitou muito a leitura. E enquanto a comparação de Luce a Bella Swan - Bella Swan é uma menina normal que namora um vampiro e acredito que muitas meninas ficaram na mesma merda que ela se fossem abandonadas, e digo o mesmo para Luce se eu fosse ignorada.
    Quem escreveu a resenha foi verdadeiro,mas não concordo. Li mil criticar negativas antes de comprar,comprei e gostei. E não acho certo detestarem o livro sem ter lido.

    ResponderExcluir
  14. Fallen naum é mt bom, mas naum é um saco, nem totalment chato... Tbm achei ela frak no inicio, mas, com o passar da historia, vih q ela era diferente daqla menina frak... O segundo e o terceiro livro tm bastant açao... Só q deixa uma pergunta no ar... OQ ELA REALMENT É?? E isto estah me deixanduh mto curiosa e faznduh com q eu continue a ler.

    ResponderExcluir
  15. A serie eh incrivel, soh continuar lendo e se apaixona, a historia de amor dos dois eh EMOCIONANTE!

    ResponderExcluir
  16. Fallen não é ruim . eu acabei de ler Paixão e estou prester a ler Extase .. Luce não é fraca, mas não deve ser facil descobrir que voce morre, entra em chamas toda vez que beija o cara que você ama . Daniel não dá uma de "Romeu" propositalmente, ele tenta se afastar dela, mas não é tão fácil também, ele fica entre protegê-la de uma maldição e amá-la . Luce não fica atrás dele a toa, existe uma conexão entre eles, uma ligação que vem de outras vidas e ela quer descobrir o que a faz se sentir assim . Obvio que Fallen deixaria algumas duvidas, algumas perguntas no ar, é o objetivo : te deixar curioso para que você continue lendo a saga. Eu estou apaixonada . Me fascinei com Fallen, achei ótimo . Tormenta também . Paixão, no começo tava um pouco entediante, apenas o primeiro capítulo, mas depois foi ótimo . Agora estou que nem louca procurando Extase. Cada um tem sua opinião, mas essa crítica esta muito negativa e eu acho que o livro tem pontos positivos até mesmo pra quem não gostou .. A história te prende, te cativa, é como se você tivesse participando, a história deles é emocionante, essa insistência dela, o fato de nenhum dos dois desistirem, mesmo com todo o sofrimento é lindo, verdadeiro .. Super indico o livro ;)

    ResponderExcluir
  17. @Beatriz Linhares Oi Beatriz, tudo bem? Então, essa crítica foi escrita pelo Igor e ele às vezes é ferrenho em expor o que pensa a respeito de um livro (ou qualquer outro assunto, qualquer um que o conheça sabe disso), mas eu concordo com ele, para mim Fallen não passa de um romance bobo, mas sei que a saga tem seus fãs e os respeito muito.

    Att.

    ResponderExcluir
  18. Se realmente querem saber o que realmente é... Leiam ÊXTASE e então entenderão tudo ok...
    Eu adorei (todos) vocês não acham quem e em uma série tudo ja se resolva no primeiro volume ?
    pois bem tenham paciência de ler e compreender a ideia da autora..

    ResponderExcluir
  19. O livro é ruim? Eu pensei que seria ótimo! Vou comprar só o primeiro livro, só para testar. Mas se for assim como você disse que é... Argh! Ótima resenha.

    http://www.submarino.com.br/produto/110780870/livro-doce-e-distante

    ResponderExcluir
  20. Bom, pelo o que eu li na sua opinião, você só leu Fallen e não toda a serie. Também achei Lucinda meio fraca mas, qual é ela ficou sabendo que em suas vidas passadas quando beijava seu amor ela explodia em chamas. Eu amei toda a serie, e para as pessoas que não querem mais ler por causa desta opinião, só lamento pois estarão perdendo um grande livro. Estou mais esperando pelo filme. Você deu sua opinião e respeito-a mas também tenho a minha.

    ResponderExcluir
  21. Bom, pelo o que eu li na sua opinião você somente leu Fallen, para poder entender a serie tem que ler todos. Também achei que Lucinda foi meio fraca, mas qual é ela soube que nas suas vidas passadas ela explodia em chamas. Para todos que desistiram por causa dessa opinião besta, só lamento pois estão perdendo um ótimo livro. Estou loucamente esperando pelo filme. Você tem a sua opinião e eu tenhk a minha.

    ResponderExcluir
  22. Parei de ler quando mencionou que a protagonista deveria ser mais "Bella Swan".

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!