Maldosas (PLL#1) - Sara Shepard

Sinopse

Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hannah, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.




Imagine a seguinte situação: quatro amigas são completamente diferentes umas das outras, mas são unidas por uma quinta. Ela é a amiga, aquela que as outras quatro invejam e copiam, a que se destaca em tudo e é admirada por todos. Ela guarda segredos de todas, mas pouco se sabe sobre os seus próprios podres. Além disso, o que une todas as cinco é algo horrível, que poderia mudar todos os seus futuros e que por isso mesmo prometeram jamais revelar a ninguém. Agora imagine o que acontece se essa amiga some de uma hora para outra. Três anos se passam, elas se afastam. Até que tudo vem a tona.

É exatamente esse o enredo de “Maldosas”, primeiro livro da série Pretty Little Liars. Escrita por Sarah Shepard, o livro fala da vida de Spencer Hastings, Aria Montgomery, Hanna Marin e Emily Fields, quatro garotas aparentemente heterogênias, mas que formam um grupo graças a Alison DiLautentis, a queen bee. Alison some em um dia aparentemente comum e, mesmo depois de três anos, não se sabe nada sobre ela.

Aos poucos, Aria, Emily, Hanna e Spencer se afastam, a ponto de se tornarem meras conhecidas. Mas então, elas começam a receber mensagens provocantes, assinadas apenas por “A”, com segredos que só Ali conhecia. Eventos que vão desde o caso extraconjugal Byron Montgomery, passando pela tendência lésbica de Emily até a temida “parada da Jenna”.

Quem poderia estar fazendo isso? Será que Alison estava de volta? Se isso fosse mesmo verdade, suas vidas mudariam muito: Ali sabia demais... Ao longo de uma narrativa ágil, misteriosa, que mistura dramas familiares, descobertas próprias da adolescência, disputas entre irmãs e a perseguição feroz de A., é de leitura obrigatória.

PLL deu origem a uma série de sucesso, considerada a franquia mais rentável da ABC em toda a sua história. O primeiro episódio bateu recordes absolutos de audiência, chegando a liderar por quase 35 minutos. Um feito. O episódio 10, intitulado “Keep your friends close”, só contribuiu para deixar a cabeça de todo mundo cheia de nós. PLL retorna dia 03/11.




Mas notei algumas diferenças da série e do livro. São elas:

 A começar pelos atributos físicos das protagonistas. Em “Maldosas”, Hanna é morena e Spencer é loira. Na série é exatamente o contrário;
 Na série, Ezra, professor de inglês com quem Aria mantém um caso, tem por volta de 35, 40 anos. Na obra, Ezra tem por volta de 23;
 No livro, três anos se passam desde o desparecimento de Ali. Na série, apenas um. Talvez essa mudança dê-se ao fato de que seria difícil mostrar as atrizes no sétimo ano, ainda mais pegando pessoas mais velhas (como é o caso de Spencer com Ian);
 Ali desaparece em “Maldosas” depois de uma discussão tola com Spence. Elas sempre competiram entre si, já que Ali era perfeita e Spencer não aceita menos que o primeiro lugar em tudo. Já na série, Ali some depois que as garotas ficam de porre por beberem demais;
 Hanna rouba uma pulseira e um par de brincos de diamante, na Tiffany’s. Na série, é um óculos. Vale também lembrar que na série, o Rosewood Mall é um shopping de verdade, enquanto que no livro, é pouco mais que um amontoado de lojas reunidas em um prédio comum;
 Mona tenta ser amiga de Ali e Spencer no livro, enquanto que na série é de Ali e Aria. Aliás, diferentemente do seriado, onde Mona é morena, em “Maldosas” ela é loira;
 Ashley Marin é publicitária no livro. Na série, é bancária. Além disso, Darren Wilden, o policial com quem ela fica para salvar a filha de um inquérito tem pouco mais que a idade de Hanna e era um garoto-problema na Rosewood Day, enquanto que na série ele tem por volta de 40 anos. Ah, em “Maldosas”, ela ignora o fato de sua filha ter roubado uma jóia da Tiffany’s e até compra a pulseira pra garota depois;
 Spencer joga lacrosse. Na série, golf e hockey;
 Rosewood é mais uma “fazenda urbana”. Porém na série, está mais para subúrbio de Los Angeles;
 Spencer conhece Wren em um jantar em um navio. Na série, esse encontro e dá após Melissa roubar o celeiro na qual ela vinha trabalhando verão inteiro. Mais tarde há um jantar, mas é na casa dos Hastings mesmo.

Apesar disso, a ABC foi bastante fiel à história original. Se você estiver receoso quanto a ler ou não isso, por não querer pegar spoilers da série, fique tranqüilo. “Maldosas” inteiro é apenas uma versão estendida do primeiro episódio, o Pilot. Não existem revelações nem mesmo do segundo, que se chama “The Jenna Thing”.

Mas eis aqui algumas coisas que detestei. Gente, a capa tie-in é muito mais bonita do que essas bonequinhas cafonas da primeira edição. Fala a verdade, vocês não preferiam as atrizes a esses projetos de Barbie.



Outra coisa que notei foi um erro pequeno, mas irritante. Aria volta da Islândia para Rosewood. Noel acha que é da Finlândia e Aria confirma, mas é só porque ela acha que o cérebro dele é pequeno demais para entender a diferença entre os dois países.

Contudo, Hanna repete a mesma coisa. E na página 140, fala-se que “as coisas na Finlândia eram bem diferentes”. Olhei na versão em inglês do livro, na página 135 do paperback tie-in (que, aliás, troquei com a Thayná Fructuoso e lá está claramente escrito Iceland. Como recebi um ARC (veio mais ou menos uma semana e meia, duas semanas antes do lançamento) pela Rocco, acho que esse erro deve ter sido corrigido.

Na carta que veio com a prova, a Daniele pedia que eu relevasse alguns erros, já que o manuscrito ainda não estava revisado. Quando chegar a cópia finalizada, falo aqui.

Também há o fato de quase nenhuma ação nesse primeiro volume. Existe suspense, mas a movimentação mesmo começa e é cortada no último capítulo. É chato, pois quando você começa a se empolgar acaba. A série pode ser um consolo nesse caso.

Portanto, PLL recebe quatro estrelas. Sou fã confesso e acredito que, caso a editora saiba cuidar da série como ela merece, será um grande sucesso.

Classificação final: 




Livro: Maldosas
Série: PLL — Livro #1
Autora: Sara Shepard
Páginas: 296
Editora: Rocco
- Resenha escrita por: Igor Silva 



31 comentários:

  1. oi amigo! quanto tempo.

    Então, eu nunca assisti a essa série de TV e nem sabia que era baseada em um livro - e confesso que não me interesso pela série de TV, mas o livro parece ser bem legal. Não li sua resenha toda porque parece ter muitos spoilers. A parte que eu li estava bem legal.

    beijos.
    delly

    ResponderExcluir
  2. Acho a série de TV o máximo, mas tenho preguiça de começar a ler os livros porque os 04 primeiros já equivalem aos epidósios 1 a 10 da série, numa versao estendida, claro.

    A idéia de comparar livro e série foi ótima, pois ficou claro que os livros são menos "lights" que a versão televisiva (até porque a série é veiculada na ABC Family). Talvez esse seja um diferencial que venha a convencer muita gente exitante a ler os livros mesmo tendo visto a série!

    Beijos,
    Léka

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi a série, mas pretendo, com certeza ver depois de ler a série toda =)

    Beijocas,

    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nem sabia que tinha série O_O
    Vou dar uma olhada!! Está em qual temporada?
    O livro parece ser bem legal! Young Adult?

    o/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler o livro :)
    E adorei o fato de você ter levantado comparações entre a série e o livro, mas acho normal essas diferenças... Quer dizer, basta ver Gossip Girl - que, cá pra nós, é o único caso em que prefiro a série.

    De qualquer forma vou procurar PLL pra ver e espero poder ler em breve *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Oiieee!!
    Passei para conhecer o seu blog!!!

    Gostei bastante! ^^

    Nossa!
    Ainda não conhecia...
    Curti a sua resenha e o vídeo também! ^^

    Estou seguindo-te!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler o livro, adorei a série. *-*
    E eu achei a capa da barbie bonitinha, haha. Claro que a outra é mil vezes melhor, né ;3
    Gostei de saber a diferença entre o livro e seriado. :D
    ótima resenha.
    beeijos :*

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Quero muito ler esse livro. :D
    E nao gostei da capa tambem ;//

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler o livro. Adorei a resenha.
    Tbm preferia a capa com as garotas da série, acredita que ainda não vi essa série? Vou ver se baixo os episódios para assistir.
    Será que vão demorar para lançar o restante da série? Porque é horrível qdo estamos lendo um livro e ele acaba na melhor parte...
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei a cpa nacionar engraçada, mas a outra é bem melhor.
    Não conheço nada da série, aliás, é difícil pegar pra assistir qualquer seriado.
    Todo o suspense é instigante. ^^

    Abraço.
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito esse livro! Um sonho de consumo!
    E concordo com você , a capa da série é mais bonita!!!!



    Boas leituras!
    Thaís :-D

    ResponderExcluir
  12. Concordo nisso, a editora sabendo cuidar da série, vai ser um sucesso
    só espero que nisso de saber cuidar, eles incluam não publicar um livro da série a cada dois anos!

    adoro a série, sou fã! agora estou louca pra ler maldosas e ver as semelhanças e diferenças
    até porque, nunca vai seguir ao pé da letra.

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei com medo dessa capa! HAHA O livro deve ser legal, vi muitas críticas positivas. Vai pra minha lista quilométrica de livros pra comprar! =)

    ResponderExcluir
  14. Gente eu só vejo criticas positivas sobre esse livro, o que me deixa ainda mais curiosa para ler. Eu particularmente gostei da capa com a boneca, mas em comparação com a capa com as atrizes da série... sem comentários. Gosto de livros, filmes e séries do gênero e estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  15. Oiii ...
    não conhecia essa serie (o que é interessante... ebaaaa coisa nova no pedaço...)

    mas confesso q me chamou bastante a atenção...

    fiquei curiosaaa...

    e vou querer muitooo esse livrooo

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Estou bastante curiosa para ler esse livro! A hist parece ser bastante interessante, ainda não vi a série então não tenho como comparar rs Tb não gostei mto da capa com a bonequinha, achei bem sem graça.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a série mas já ouvi falar muito sobre o livro, a história parece ser realmente muito boa. Fiquei curiosa para ler =)

    ResponderExcluir
  18. Eu já vi a série e adorei.
    Estava doida pra ler o livro.
    A capa com essa bonequinha e a fonte do título adorei também, apesar de algumas pessoas não gostarem.
    Quanto as diferenças, sempre vão existir em adaptações pra TV/Cinema. Vamos esperar que não seja pra pior.

    bBye

    ResponderExcluir
  19. Essa capa tá ridícula (Y)
    Nem me animo pra ler por causa disso --'
    Mas como muita gente tá indicando e tem muitas resenhas positivas... vou acabar comprando... mesmo essa barbie me dando medo aeioheoa

    ResponderExcluir
  20. Essa série de livros/TV, deve ser muito boa. Parece ser muito intrigante.
    A capa brasileira, na minha opnião é muito feminina, prefiro a estrangeira.

    ResponderExcluir
  21. Eu amo o seriado, mas já me disseram que para quem já viu todos os 10 episódios, nem tem graça ler os livros porque a série tem muitos spoilers. Essa de que os quatro primeiros livros são uma versão estendida dos capítulos da ABC só serviu pra me desanimar mais ainda. Uma pena =/

    ResponderExcluir
  22. quero ler o livro q deu origem a serie q eu ADOROOOO

    ResponderExcluir
  23. tõ super afim de ler esse livro!
    a empolgação das meninas no twitter falando sobre a serie me contagiou! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu amo a série, acho fantástica, e pelo que li da sua resenha, o livro parece ser também, apesar de diferenciar um pouco da série. Ah, o professor é lindo na série, ainda bem que colocaram um de 23 haha!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  25. Eu estou louca pra ler esse livro porque acompanho a série e simplesmente ameiiiii!! Imagino que o livro seja tão bom quanto ou melhor ainda que a série!!
    Depois da resenha e das 4 estrelinhas eu me animei mais ainda para ler!! =)

    @desapd

    ResponderExcluir
  26. A capa brasileira não é das melhores ;D
    A estória parece ser legal.
    Quero ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  27. Ai, como eu amo essa série... Preciso eternamente desse livro. Não ligo se tiver spoilers, não ligo se existem diferenças com a série, eu sei que o Noel é meu e ninguém tasca. E não chama do coitado de descerebrado não =P

    Não precisa sortear, é só me dar que eu fico feliz =)

    ResponderExcluir
  28. Nossa amo a série de tv Pretty Little Liars então acho que o livro dever ser melhor ainda!!

    Na maioria ds adaptações as coisas sempre acabam diferentes dos livros e como você disse as personagens diferentes e situações diferentes das que passaram na série, não acho que devem mudar o fato de que o livro deve ser tão bom quanto a série.

    Doidaaaaaa pra ler!! =)

    @desaolsen

    ResponderExcluir
  29. Sua resenha me deixou ainda mais curioso! O enredo do livro é bastante interessante!

    abraço


    blogbibliomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Gosh, estou completamente louca por esse livro! vou tentar comprá-lo ainda nesse mês! Gosto muito da série (Ezra Fitz, you must be mine!)e quase enfartei quando vi o box importado dos livros no site da livraria Saraiva! <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!