Livros que você precisa ler #5 - Distopias
Livros que você precisa ler #4
Editora iD - Você se identifica?
Ela chegou como mineiro: quietinha, comendo pelas beiradas. Quando apareceu, todo ficou meio "hãn, da onde veio essa editora, Meu Deus?". Isso gerou até uma mini-investigação dos blogueiros, que acabaram descobrindo que se tratava de um novo selo jovem da Editora Moderna. Veio então uma campanha de marketing super misteriosa, que incluía a procura de pistas por São Paulo em busca de uma Sociedade Secreta. Agora que finalmente se revelou, a iD promete abalar o mercado editorial brasileiro com títulos direcionados ao público jovem adulto. Confira alguns deles:
Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
Até ganhei uma cópia autografada de “City of Bones”, que a própria Cassie me mandou. Fiquei mega feliz e comecei a ler, mas acabei parando na metade porque comprei CLOCKWORK ANGEL e acabei me interessando mais pela história de Will e Tessa que pela de Jace e Clary. Ponderei que o primeiro livro logo chegaria no Brasil em Português e Clockwork demoraria a ser lançado, então peguei o mais atual.
Então, quando Cidade dos Ossos chegou aqui em casa, eu devorei as 120 páginas que faltavam em menos de duas horas. Não resisti, tinha de falar dele o mais rápido possível. Em Cidade dos Ossos, conhecemos Clary Fray, uma garota aparentemente normal, que decide ir à Boate Pandemônio com seu melhor amigo, Simon. Lá, Clary presencia um assassinato brutal, cometido por jovens estranhos cobertos por tatuagens azuis e escarlates. Por mais que tente convencer a Simon e aos seguranças que um crime ocorreu ali, não há sinal do corpo e os homicidas não foram avistados por ninguém.
Ela volta para casa, tentando se convencer de que tudo aquilo não passou de uma cena produzida pela sua mirabolante imaginação. O que funcionaria, não fosse a urgência de sua mãe e de Luke, uma espécie de pai postiço, em viajar para o mais longe possível de Nova Iorque, a sensação de algo se quebrou e a aparição de Jace, um dos assassinos, logo depois.
Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Jogos Vorazes se passa em um futuro não anunciado, onde a América do Norte foi devastada. O país foi invadido pela água após o aquecimento global, as poucas faixas de terra foram disputadas em guerras sangrentas, o que ocasionou no fim da mais poderosa nação existente. No seu lugar, ergueu-se Panem, um país formado por treze distritos cujo poder está centralizado na Capital.
Tudo vai bem até que os distritos se revoltam contra a Capital. Há um grande levante para derrubar o governo, mas ele não obtém sucesso. Ao contrário, o décimo terceiro distrito é completamente obliterado e os doze distritos restantes são obrigados a seguir pesadas regras. Uma delas é dos Jogos Vorazes.
Como forma de reafirmar a sua supremacia frente ao seu povo, a Capital de Panem decretou uma competição sangrenta entre jovens de doze a dezoito anos. Cada distrito é obrigado, anualmente, a sortear um garoto e uma garota, chamados de tributos. Ao todo são vinte e quatro tributos que se reúnem na Capital para um reality show transmitido para toda a nação. Eles são colocados em uma arena a céu aberto e obrigados a lutarem uns com os outros até que apenas um sobreviva. São os Jogos Vorazes.