Fique Onde Está E Então Corra - John Boyne

Oi, gente! Hoje nós vamos falar sobre um livro que li ano passado e que me tocou muito, mas muito mesmo. Fique Onde Está  E Então Corra é do mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado e ambos foram bem marcantes para mim.

Alfie jamais esqueceu do seu aniversário de cinco anos, mas que garotinho não se lembraria? Quase nenhum de seus amigos apareceu por lá e todos que apareceram pareciam estar preocupados. Alguns tentando acreditar que o problema seria resolvido até o fim do ano, mais especificamente antes do natal. Outros, como a avó de Alfie, não pareciam lá tão otimistas e viviam repetindo o quão condenado todos eles estavam.

O pobre garotinho que estava completando cinco anos ainda não era capaz de entender o que estava acontecendo. Naquele momento acabava de começar a Primeira Grande Guerra. Seu pai não tardou a se alistar para fazer o certo e defender seu país. Os quatro anos seguintes foram devastadores para os Summerfields, já que nenhum deles recebia notícias do patriarca.

Sempre que questionava a mãe, a resposta que recebia era que George estava em uma missão secreta e que, por isso, não podia mandar notícias para a família. O problema com essa história é que a última carta que o menino leu não apontava para essa direção, o pai parecia confuso e Alfie não entendeu metade daquilo.

O garoto, agora um pouco mais velho, vê que as coisas andam complicadas em casa e por isso decide que irá conseguir um emprego para ajudar sua mãe. É de lá que vem a primeira pista para que ele descubra o que aconteceu com seu pai e agora vai ser a vez do jovem Alfie fazer o que é certo e embarcar numa missão secreta.

Boyne traz uma narrativa interessante, em terceira pessoa, e quase que completamente focada em Alfie, mas o fato de o foco estar em uma criança não torna o enredo desinteressante ou tedioso para o leitor, muito pelo contrário. O ambiente pós Primeira Guerra Mundial, que me fascina muito, deixou especialmente intrigada com o desenvolvimento da história.

A perda do pai e o distanciamento cada vez maior de sua mãe, consequências diretas da guerra, além da mulher ter que lidar com a perda do marido ela ainda precisa se virar para poder dar conta de pagar as dívidas e ainda ter que tomar conta da casa. Naquela época uma mulher não estava preparada para assumir tantas responsabilidades assim, mas isso não a impediu de tentar.

A carga dramática que é apresentada ao leitor realmente mexe com a gente, no começo do livro Alfie era apenas um garotinho de cinco anos e a guerra estava começando, quando ela termina ele ainda é uma criança, mas sua vida nunca seria a mesma. Essa situação faz crescer a empatia entre leitor e personagem.

Acredito que o livro traz várias mensagens que ficam impregnadas no leitor, mesmo depois de já ter terminado a leitura (como no meu caso). Alfie não perde as esperanças de encontrar o pai, sua mãe se desdobra para tomar conta dele e o garotinho por sua vez quer ajudá-la, mesmo que pouco.

Para todos aqueles que ainda não conhecem a obra eu recomendo incondicionalmente. Fique Onde Está E Então Corra é o tipo de livro que não possui contra indicações, e mesmo sendo classificado como infanto-juvenil ele certamente vai te emocionar desde a primeira página e ainda te ensinará várias lições preciosas.

4 comentários:

  1. Oi Jessie!

    Fique Onde Está e Então Corra e O Menino do Pijama Listrado também foram livros bem marcantes para mim. Li ambos em apenas uma sentada e assim como você, tirei várias mensagens que ficaram em mim por muito tempo. Adoro livros que tem ambientação nas Guerras Mundiais, são sempre muito lindos!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana <3

      Eu fico muito impressionada com o quanto o John Boyne consegue nos tocar... Eu com certeza vou ler tudo que esse homem lançar.

      Beijos :3

      Excluir
  2. Esse livro é mesmo ótimo Jess.

    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo Tati! Essa leitura realmente me ensinou muito.

      Beijos :*

      Excluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!