Eragon - Ciclo da Herança #1 - Christopher Paolini

Sinopse

O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.

Eu já tinha lido bastante coisas sobre Eragon, umas muito boas e outras completamente o oposto, então o que me parece que este é o tipo de livro que ame ou odeie. Em qual das duas opções eu me encaixo? Na primeira, sem sombra de dúvidas.

Este livro nos introduz à história de Eragon, um jovem camponês de 16 anos que durante uma caçada encontra um objeto azul desconhecido, para ajudar no sustento de sua família ele tenta vendê-lo, sem sucesso. Eragon não podia imaginar que ele havia encontrado um ovo de dragão, mas quando a casca se rompe e ele vê Saphira, uma dragão fêmea, saindo de lá de dentro ele é obrigado a crer. Além disso, ela o escolhe como seu cavaleiro, o que mudará irreversivelmente a vida dos dois.

Depois de ter sua família assassinada pelo rei Galbatorix, que deseja ter Saphira custe o que custar. Durante sua fuga eles conhecem Brom, que aparantemente é apenas um contador de histórias, mas que no desenrolar da história se revela um ex cavaleiro que viveu dias de glória. Guiado por Broom, que agora é seu mentor, ele procura o apoio dos Varden, povos livres Alagaësia, para ajudar na luta contra o tirano rei. Ajuhad, líder dos Varden, vê em Eragon uma forma de equilibrar o poder.
Durante toda a narrativa, Eragon vai se tornando mais forte, mais auto-suficiente e com isso vai aprendendo a tomar suas decisões sozinho, depois que sua vida muda de novo.  Uma das decisões, que o coloca em bastante perigo é salvar Arya, uma elfa que é mantida prisioneira por Durza, um feiticeiro que recorreu a magias obscuras para torturar espíritos a seu favor, tornando-se assim um Espectro.

Eragon se tornou um dos meus livros favoritos, e fiquei triste comigo por não ter conhecido um livro tão bom antes. Os personagens ensinam lições, tais como superação, persistencia, crença e outras tantas. Cada uma das características foi muito bem trabalhada fazendo com que a personalidade de cada um fosse destacada de maneira brilhante. Tenho que ressaltar algo muito importante na minha opnião, para quem viu apenas a adaptação e desanimou em ler está perdendo um YA maravilhoso! O filme não é nem de perto tão bem construído quanto o livro.

Disseram que a estória só vai melhorando, e eu fiquei pensando: tem como ficar melhor? Mas se todo mundo fala isso, então sou obrigada a acreditar. Já corrigi meu erro de não ter esses livros na minha coleção e assim que terminar a minha leitura atual vou começar o segundo livro da série: Eldest. E no meio do ano (mais ou menos)  sai o último livro pela editora Rocco. Depois de elogiar tanto esse livro claro que darei cinco estrelas!

Classificação final:

21 comentários:

  1. Eragon é amor. O livro que eu menos gostei foi Eldest, maas é ótimo também. Mas o terceiro livro é MUITO, MUUUITO bom.
    Cara, eu fico com raiva de quem fala que não lê o livro por causa do filme. É COMPLETAMENTE diferente.
    Leia os outros. Sério, é MUITO bom.

    Beijos
    Cah
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias vezes essa coleção com preços super legais no submarino, mas sempre fico em dúvida e com receio de não gostar. Acho que a sua foi a primeira resenha que li rs. Quando aparecer de novo uma promoção bacana, talvez dê uma chance. Gostei da resenha ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu apenas assisti o filme e achei super fantástico! Você disse que o filme não chega nem perto, então fiquei imaginando o quão seria bom ele! *-* rs

    Estou fazendo uma enquete lá no blog, caso queira participar, será um prazer a sua visita!

    http://criticandoporai.blogspot.com/2011/12/enquete-livros-de-auto-ajuda-eles.html

    Beijos,
    Caroline

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler o livro, uma vez, mas não consegui ler, a história não me prendeu. Mas isso foi há muito tempo e li muito pouco do livro, não posso dizer se gostei ou não.
    Pretendo dar uma chance a ele de novo algum dia ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Jessie.
    Eu já comentei que não gosto deste livro e da série. Acho a capa legal, a sinopse me chama a atenção, mais a narrativa não me envolveu, e esse foi um dos poucos livros que eu simplesmente abandonei por não aguentar mais.
    Mais eu vim ler a resenha na esperança de me animar, quem sabe né?! Mais não me animei, a história não consegue me prender, não sei explicar.
    Sobre o filme eu comecei a assistir mais nem terminei, e como o livro, também não tenho a menor vontade. Como você vai continuar a série, te desejo boa leitura!

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  6. Oiii *-* Eu acho a capa desse livro muito linda! Mas com o filme ou sem ele eu nunca tive muita vontade de ler. Essas aventuras com animais diferentes(tirando HP, pq bom.. Harry Potter é Harry Potter rs) e coisas meio épicas que me lembrem Senhor dos Anéis, bom eu tent manter distância porque nunca me dei muito bem com o estilo :/ Infelizmente! Mas que bom que você gostou, livros com lições boas como esse parece passar sempre são bons! :D E vejo muita gente gostando dele mesmo ^^

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sei o porque, mas nunca senti vontade de ler essa série... Mas depois da resenha, fiquei curiosa *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Só uma pergunta: no filme ele aprende as palavras mágicas meio do nada, de repente ele já sabe todas e talz... no livro é do mesmo jeito?
    Eu desanimei MESMO vendo o filme. Quem sabe eu não compre numa promoção e dê uma chance?! =*
    Quando é seu níver Jessie? Vou mandar pra você o DVD edição especial de Eragon. Comprei e não assisti - nem tenho mais ânimo. =x

    ResponderExcluir
  9. @Isabela primeiro obrigada pelo comentário Isa, o livro é beeeeeeem melhor, ele passa por todo um treinamento com o Broom e tudo mais, ele não aprende nada sozinho, não que eu me lembre!!
    Meu aniversário é só em fevereiro x.x fazer vinte anos O________O triste triste!! kkkkkk
    Parece que eles vão tentar melhorar no segundo filme, se for bom eu te aviso!! kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessie!
    Eragon é muito bom! Li os três livros de uma vez só e realmente a estória melhora a cada livro. Só de ler a sua resenha bateu a maior vontade de reler tudo de novo.rs O Eragon é um fofo e o cuidado que a Saphira tem com ele só me deixava mais e mais encantada. Acho que se você curtiu tanto assim o primeiro, com certeza vai se apaixonar pela continuação da estória.
    Ótima resenha!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessie!!

    Eu não tenho nem pretensão pra ler este livro, sei lá porque, Não, na verdade até sei. A capa e a sinopse não me agradam, é muito Senhor dos Anéis feel

    ResponderExcluir
  12. Até hoje não os Eragon, mas quem sabe um dia hehe

    ResponderExcluir
  13. Puts, estou doido para ler essa série, vi os filmes e me decepcionei, mas quero ler sim...

    Esperando para acabar as sagar que estou acumulado....

    bjao

    Philip Rangel
    Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti ao filme e gostei - O Cara é bem fofo *-* - Mas, não posso dizer que é o melhor filme da minha vida. Ainda não li nada dos livros, e não posso dar uma opinião. Enfim, quando ler eu digo se gostei ou não ^^

    beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu só vi o filme e achei muito fraco. Foi bom você ter comentado que o livro é muito melhor. A verdade é que eu não consigo me animar por causa daquele filme, mas a sua resenha falou tão bem que não dá pra não pensar em dar uma chance, né?
    Mas na verdade não sou a maior fã de histórias fantásticas. Quando paro pra pensar, nem sei explicar exatamente como me apaixonei por Harry Potter, por exemplo. Mas HP é uma exceção à regra.
    Enfim. Quem sabe?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Ooi Jessie!!

    Eu tenho Eragon e, tenho que confessar, não gostei muito do Ciclo da Herança. Mas é algo que vem comigo, tipo, de tempos. Fiquei meio traumatizado ao pegar O Senhor dos Anéis com 9 anos e tentar ler, sendo que OBVIAMENTE não ia dar certo porque eu comecei a ver que eu lia, lia, lia e não entendia NADA.

    Aí eu percebi que detesto livros descritivos. A maneira como Paolini, e Tolkien também, descrevem até o dedo do pé das personagens me irrita muito, e eu prefiro livros com acontecimentos intensos e num fluxo rápido do que livros mais lentos e com narrativa e descritivismo mais pesados.

    Mas ainda assim, vi que você gostou e conheço muuuita gente que gostou também. Já leu O Senhor dos Anéis?? Você iria gostar ;)

    Bjão.
    Renato.
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, partilho da mesma opinião. Comprei os quatro livros de uma vez, na esperança de uma grande história que me prendesse. Li os dois primeiros (com algum esforço) e estou agora a começar o terceiro, mas fui obrigado a desistir. Eu leio, leio, leio e não entendo nada (como você disse e bem). Gostava de ler, porque sei que é uma saga e uma história muito apreciada, mas simplesmente o jeito do Paulini (que eu reconheço valor, apesar de tudo) simplesmente não me cativa. Eu esforcei-me ao máximo para ler, mas chega uma altura que dói na alma de força algo que você não está a sentir prazer.

      Como você diz e bem, eu também não gosto de livros descritivos. A maneira de contar a história irrita muito (a mim) porque é demorada e enrola muito. Prefiro também livros mais intensos e num fluxo rápido.

      Vim aqui a este forum para ver se o mal era meu, mas felizmente encontrei uma opinião da qual partilho a 100% e agora sinto-me menos louco, rsrs.

      Um abraço e agora vou-me dedicar a livros mais técnicos. Acho que vou experimentar Stephan King. Dizem que é um mestre.

      Excluir
  17. Oi Renato !!!! Então, eu também não sou a maior fã de narrativas paradas, na verdade destesto bastante, mas não sei como explicar o meu amor, tanto por Senhor dos Aneis (que aliás só li esse ano) quanto por Eragon.
    Senhor dos Aneis também me deu um pouco de falta de paciência na primeira vez que fui ler, mas esse ano eu decidi que iria tentar de novo e simplesmente amei!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Jessie, realmente a série é muito boa, o livro 2 é mais parado, mas é muito bom.

    Vc vai ver o qt Eragon vai amadurecer no decorrer dos outros livros, fiz uma resenha da série no meu blog, se interessar dá uma olhada lá. É uma das minhas séries preferidas

    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou doida para ler esse livro! Antes tinha minhas dúvidas se o livro era realmente bom, mas pelo visto é, então acho q vou ler em 2012.

    livrosparanuncaseremesquecidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia o livro mas assisti aos filmes e gostei. Adoro filmes de dragões, reis, fantasia. Agora li a resenha e vi que a história é muito mais profunda e quero ler o livro e também os outros dois, pois trata-se de uma trilogia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!