A Libélula no Âmbar - Outlander #2 - Diana Gabaldon

E cá estou eu novamente para falar pra vocês sobre a série (de livros) Outlander. Como prometido na resenha de A Viajante do Tempo, vim comentar as minhas impressões sobre o segundo livro intitulado A Libélula no Âmbar.

Fazendo uma breve recapitulação: o primeiro livro foi com certeza um dos melhores que li em 2014 e isso fez com que as minhas expectativas se tornassem gigantescas para a continuação. Se eu falar que mesmo assim o livro conseguiu ser absolutamente maravilhoso e que ainda achei melhor que o primeiro, vocês iriam acreditar em mim?

Aviso aos navegantes: cuidado com a resenha do livro, pois ela possui spoilers do volume anterior da série. Então se você não quer saber nada sobre o enredo, mas sim só a minha opinião, pule direto pra ela.

Este livro se passa vinte anos depois do final (e que final!) de A Viajante do Tempo. Estamos de volta ao presente (ou futuro, who knows?) e Claire está outra vez na Escócia, mas agora ela é a viúva de Frank Randall e mãe de uma jovem e bela mulher. Brianna Randou puxou o pai, alta, linda e... ruiva.

Mas, como sempre Diana Gabaldon não decepciona, assim nós somos transportados para o passado, mas não como no primeiro livro: dessa vez Claire nos levará até lá quando conta para Brianna como conheceu seu pai. Assim ficamos sabendo que Jamie sabia sobre a gravidez da esposa e que também sabia que ela era uma viajante do tempo.

Somos levados à viagem que o casal faz para a corte francesa e, durante este longo flashback, acompanhamos os desafios que Jamie e Claire passam ao tentar acompanhar o jogo político que acontece durante o reinado de Luís XIV ao mesmo tempo em que tenta salvar todos ali de uma morte devastadora com a ajuda do príncipe exilado da Escócia, Carlos Eduardo Stuart (Charles Edward, para aqueles que gostam de história). 

É claro que o casal ainda não está seguro e a prova disso é o reencontro com Black Jack. Será que eles dois serão capazes de impedir a destruição de seus companheiros highlands? E como fica a relação deles? Como ela voltou e porque sua filha é registrada como Randall?

O livro é temperado de momentos emocionantes, mas mesmo com toda a carga dramática temos brechas de humor, que fazem a leitura se tornar mais fácil e faz com que o leitor esqueça o tamanho do livro que, convenhamos, não é nada pequeno. A trama continua sendo fechada, as perguntas que surgem no decorrer da leitura são, quase todas, respondidas neste mesmo volume da série, outro ponto positivo porque ninguém aguenta aquele tipo de livro que só cria pontos de interrogação deixando-nos bastante frustrados no final.

Com relação às novas personagens que aparecem nesta obra eu simpatizei muito com algumas e com outras nem tanto e acredito que vá ser assim com todos aqueles que lerem, mas todas elas têm papel fundamental na trama e nos desdobramentos dos fatos narrados por Claire para sua filha.

Eu amei essa capa, é a minha favorita até agora, porque tem o Jaime na capa e não aparece o rosto (pontos para a Saída de Emergência!). A diagramação do primeiro livro é mantida e isso me deixa ainda mais feliz porque odeio quando começam a mudar tudo no meio da série. 

Algumas informações interessantes para quem não conhece muito bem a série é que o terceiro livro parte I e II já foram lançados, muitos de vocês já podem saber as próximas aventuras do casal protagonista, mas sinceramente eu ainda não li a parte II então estou muito curiosa. É interessante também avisar que a segunda temporada de Outlander já está sendo gravada e para quem ainda não assistiu nem a primeira aqui vai uma dica preciosa: vai correndo assistir! Foi uma das séries mais fiéis aos livros que já assisti na vida e isso quer dizer alguma coisa, né gente?



2 comentários:

  1. Gostei da resenha. Não me interessei assim de cara pelo livro, mas quem sabe um dia eu leia ele. :D

    Beijos.
    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba você gostou mesmo hein. Eu já ouvi maravilhas dessa série de livros e da outra de Tv também, mas sabe algo que faz com que eu não consiga me instigar o suficiente para ler. E do jeito que eu ando preguiçosa ultimamente Jesus ksksk mas ainda que a coragem reinar, vou tentar ler só por causa dessas emoções que você citou.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!