A Rainha Vermelha - Red Queen #1 - Victoria Aveyard

Quando a Editora Seguinte anunciou que lançaria em junho A Rainha Vermelha fiquei completamente entusiasmada e como se não bastasse isso alguns parceiros tiveram o privilégio de receber a prova do livro antecipadamente, quase surtei por estar entre esse grupo! Aliás eu saí dando pulinhos pela casa (não estou exagerando!).

A sociedade para a qual somos transportados tem uma divisão bastante simples de compreender: aqueles que possuem sangue prateado pertencem à nobreza e possuem poderes incríveis. Já aqueles que têm sangue vermelho são camponeses, vivem para servir os nobres e são usados como "bucha de canhão" nas guerras que acontecem.

A jovem Mare, nossa protagonista, e toda a sua família possuem sangue vermelho, isso quer dizer que eles vão servir aqueles que pertencem à nobreza e têm sangue prateado, mas essa parte nem é a pior: assim que completar 18 anos ela provavelmente será recrutada, como aconteceu com seus irmãos mais velhos, para combater os inimigos.

Ela é uma pessoa bastante incomum por sua personalidade, Mare quebra as regras roubando, pequenos furtos que vão garantir a sobrevivência de sua família, mas a pobre camponesa não consegue vislumbrar um futuro esperançoso, tudo o que consegue fazer é se conformar com o seu destino, que lhe parece bem certo.

Mas o que a adolescente sabe de seu destino? Pois é, o mesmo que todos nós: nada! Por isso ela fica extremamente surpresa ao se deparar com uma mudança que jamais sonharia. Ao invés de ir para a guerra ela é recrutada para servir no palácio e é lá onde reviravoltas ainda menos possíveis, segundo o que ela sabe sobre si mesma, poderiam acontecer e eles mudam o rumo de tudo na vida da garota. Será que ela vai ser forte o suficiente para aguentar as surpresas que lhe aguardam?

Preciso que vocês imaginem um livro que tem de tudo, onde o enredo é vibrante e te prende desde o primeiro parágrafo até a última linha escrita. Preciso que vejam um mundo inédito, onde a crítica à segregação se faz presente em cada capítulo, um universo que mostra a desigualdade de uma maneira fantasiosa, mas não irreal. Uma fantasia onde a mitologia te prenda e te faça refletir e uma personagem que te inspira a cada pensamento. Conseguiram? Bom, eu duvido! Mas caso queiram ajuda podem mergulhar no livro de Victoria Aveyard sem nenhum receio de se decepcionar. 

O mundo para ao qual somos apresentados em A Rainha Vermelha é fascinante e viciante ao mesmo tempo. Durante todo o tempo o leitor é convidado a refletir sobre questões importantes que permeiam as relações humanas como, por exemplo, a exploração exercida pelos mais fortes, as várias formas com as quais pode se subjugar alguém e a opressão há tanto tempo sofrida por um povo que acaba se tornando um fator cultural. Tudo isso permeado por uma fantasia muito bem criada.

Mare é uma personagem singular, a forma como ela encara o seu mundo e as suas possibilidades — sem esperança, mas fazendo o melhor que pode com o que lhe foi dado — torna a história mais estimulante para aqueles que decidem mergulhar nas páginas da obra. O mais interessante é que as reviravoltas na vida dela e, principalmente, a forma que a garota reage a elas a torna quase real para o leitor.

Para quem não sabe Red Queen, título original da obra, é apenas o primeiro livro dessa trilogia — eu pesquisei e a própria autora confirma que é uma trilogia  e o livro de estreia de  Victoria Aveyard que, na minha opinião, não poderia ter começado melhor! O primeiro livro está sendo lançado no Brasil este mês pela Seguinte, selo da Companhia das Letras então o que eu posso dizer é: esperem qualidade da edição e da tradução.

Uma outra notícia que pode interessar a alguns é que os direitos para a adaptação do livro para o cinema já foram adquiridos pela Universal Studios e a roteirista responsável é ninguém menos que Gennifer Hutchison, fãs de Breaking Bad certamente reconhecem o nome.

O meu livro não está finalizado, como disse no começo da resenha, recebi a prova antecipada mas se não me engano ele terá uma capa metalizada aqui. A diagramação é bem simples e isso é uma coisa que provavelmente não mudará. Acho que o fato de a Seguinte ter mantido o design da capa original foi um grande acerto também, ela é linda!

Só posso tecer comentários ao livro, o fato de estarmos em um período medieval, mas com discussões recentes só me fez ficar ainda mais apaixonada pela história. Com toda certeza do mundo A Rainha Vermelha já faz parte dos livros do meu Top 5 do ano. Se eu estou ansiosa pelo próximo volume da trilogia? Minha situação está mais para "quase arrancando os cabelos de tanta curiosidade".



35 comentários:

  1. Jessie, é um livro jovem adulto? Quando você falou nessa divisão em que os camponeses servem aos nobres me lembrei de Academia de Vampiros.
    E quem é Gennifer Hutchison? Ainda não vi Breaking Bad.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda <3

      Bom, é um YA sim, mas um tão bem escrito que até esqueci disso. Bom não é tem muito a ver Vampire Academy (desculpa se deixei parecer isso na resenha haha), é como a Idade Média mesmo onde dependendo da classe na qual se nascia você era um servo ou era da nobreza.

      Gennifer Hutchison escreveu alguns dos melhores episódios (na minha opinião) de Breaking Bad <3

      Obrigada por comentar ♥
      Beijos

      Excluir
    2. Acho que eu que associei com Academia de Vampiros. Não foi culpa sua não. Risos. Mas é bom saber que o livro é bem escrito ^_^
      Beijo! E obrigada pela resposta.

      Excluir
  2. Ainda não tinha lido nada sobre o livro e fiquei querendo ele para ontem. A história é muito interessante e espero que a capa fique linda hehe. Mesmo sendo o primeiro livro de uma trilogia ainda não lançada, acho que esse não vou conseguir esperar lançar todos para ler que é o que geralmente faço hehe.

    Blog Prefácio



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      É um livro muito bom mesmo. Tudo nele é interessante e o melhor é que essa é uma daquelas fantasias que podemos perceber várias críticas.
      Recomendo muito.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  3. Todo mundo só fala bem desse livro Jess, agora estou mais curiosa ainda.

    Beijos -- Jules

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jules!

      Então pode ficar curiosa mesmo porque ô livro bom!

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Jessie,
    Vi sobre esse livro primeiramente lá no canal da Christine, o Polandbananaandbooks e fiquei com muita vontade de ler desde aquela época, assim como fiquei super feliz quando disseram que o livro iria ser lançado pela Seguinte. Adoro as resenhas de vocês, tem um estilo que curto bastante! Gostei de você ter citado que o livro tem nuances que se conectam com problemas de nossa realidade, a opressão cultural, por exemplo.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu,

      Esse livro tem recebido críticas positivas de todo mundo, né? Eu fiquei muito feliz por saber que nosso estilo de resenhar te agrada, de verdade ♥

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  5. Oie Jessie hehe

    Desde que lançou eu fiquei um pouco curiosa com esse livro pela capa, e depois que li um pouco sobre ele achei ainda mais interessante, ele esta na minha lista interminável de livros pra ler, e como eu na maioria das vezes gosto dos livros que você indica, vou tentar passar ele na frente de outros hahaha

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessie, já ouvi falar desse livro (só bem por sinal) e essa resenha aumentou ainda mais a minha curiosidade de ler! E essa capa, tô apaixonada, capa é uma das coisas que mais me atrai em um livro hahah

    ResponderExcluir
  7. Desde quando li a sinopse pela primeira vez fiquei pirando por esse livro! E essa resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler *O*

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi a premissa desse livro pela primeira vez já me convenci de tê-lo! É o tipo de livro que eu amo! Adoro distopias e essa me parece bem diferente e interessante! Quero muito, muito ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Quando li a resenha lembrei dos livros de academia de vampiros.. Que gosto muito me interessei bastante pelo livro parece ser bem legal...

    ResponderExcluir
  10. Jessie!
    Um livro em que se pode encontrar de tudo que desejamos em uma leitura, é feitinho para mim.
    Já fiquei daqui imaginando poder ler e acompanhar tudo que acontece com a protagonista e para poder acompanhar todas as reviravoltas.
    Quero demais a leitura.
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  11. A história tem tudo pra ser um sucesso.. fiquei muito empolgada depois de ler sua resenha. também estava super curiosa a respeito deste livro. Não sabia que seria uma série. Espero que continue empolgante assim. Detestaria ver que a autora se perdeu no caminho desta trama. Ansiosa pra ler também. Vou aguardar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro é linda e logo me chamou a atenção (sim, me julgue!) hahahahaha
    Quem nunca se interessou por um livro pela capa??
    Achava que seria alguma coisa no estilo Kiera Cass e me surpreendi com a sinopse quando a li. Sua resenha só me deixou mais curiosa e o livro entrou para minha wishlist literária!

    ResponderExcluir
  13. O livro começa a ficar interessante só pela capa, não tinha lido nenhuma resenha que falasse a respeito desse livro, resultado quando li agora... fiquei apaixona pelo o que falou na resenha, uma historia interessante, e super envolvente. Ele automaticamente foi para o topo da minha lista de leituras rsrsrs... Ansiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  14. A história parece ser algo bem diferente, e pelo nome da capa já dá até uma ideia do que vai acontecer, levando em conta o tipo de sociedade em que essa história se passa.
    É um dos livros que só pela sinopse já chamou a minha atenção e lendo a resenha eu sinto que ele realmente deve valer a pena. (:

    ResponderExcluir
  15. Ansioso para ler esse livro,parece ótimooo :)

    ResponderExcluir
  16. Li 'Red Queen' no inicio do ano e simplesmente é mais um livro que veio pra colocar minha vida de cabeça pra baixo porque minha paixão pela historia, pelos personagens, os acontecimentos, tudo me fez declarar amor eterno a essa trilogia *que realmente espero que possa ser uma serie*.É com certeza o melhor livro do ano pra mim e encontrei personagens épicos e frases que merecem ser talhadas na lapide. Pareço uma louca falando do livro mas fazer o que, amei cada pagina e mau posso esperar por glass sword.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha!
    Desde que vi que este livro ia ser lançado já me interessei, mais pela capa mesmo, mais depois que li a resenha fiquei super ansiosa para ler o livro, a história parece ser ótima demais, cheia de mistérios, quero muito ler o livro, e já adicionei em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou louco para ler este livro, pelo que estão falando é ótimo e adoro historias assim.
    Adorei sua resenha Jessie <3

    ResponderExcluir
  19. Confesso q eu me interessei por esse livro pela capa (q eu amei) sem mesmo saber a história!! Depois q eu descobri sobre o q era eu fiquei louca querendo! Eu amei a resenha e esse livro tá com certeza no topo da minha lista de desejados!! :D

    ResponderExcluir
  20. Livro incrível! É um daqueles que pode mudar a vida de uma pessoa e transforma-la em uma louca de pedra completamente obcecada por cada personagem , no caso, o que aconteceu comigo. Li no inicio do ano e a capa já me fez parar e pensar "isso é capa de um livro que vai fazer historia" e realmente, é isso e mais um pouco. Reúne características de got e x-men, a receita do sucesso. Morrendo de ansiedade pelos provimos e por noticias do filme.

    ResponderExcluir
  21. Eu amo distopia então já quero de cara sem nem saber muito do que se trata mas lendo as resenhas achei muito boa a premissa., me deixou curiosa, vi a capa na livraria e achei tudo muito lindo, esse vai passar na frente de alguns e nem vou esperar o lançamento dos outros, acho ótimo ser trilogia.

    ResponderExcluir
  22. Descobri esse livro graças ao tumblr (os fãs lá estão sempre criando novos graphics e divulgando o livro) e desde então coloquei esse livro na minha lista para ler, mas até agora não consegui nem começar!
    Essa resenha me deixou louca para finalmente comprar e começar a ler esse livro, espero que a história seja tão boa quanto parece!

    ResponderExcluir
  23. A primeira vez que vi esse livro achei muito bonito, ele é todo prateado, é um efeito lindo.
    Eu tive um pouco de receio por ser mais um distopia, achei que fosse ser mais do mesmo.
    Não quero me decepcionar com mais uma distopia. Mas de qualquer forma vou ler e espero gostar.

    ResponderExcluir
  24. Depois de ler Convergente e ter me decepcionado estou meio com medo de ler outra distopia.
    Estou pensando se arrisco ou não a ler esse livro.
    A capa é muito bonita e a ideia do marcador vir na orelha foi bem legal.

    ResponderExcluir
  25. Imagine alguém ansiosa para ler um livro.. eu quero muito ler mas odeio esperar as sequencias. Dá um desanimo ter que esperar os lançamentos das continuidades para saber o que vai acontecer com os personagens.
    Adoro distopias, algumas me decepcionaram mas isso não me desanima.
    Gostei de sua resenha. :*

    ResponderExcluir
  26. Eu amoooooo distopias. E estou super curiosa para ler esse livro.
    Amei a ideia deles terem poderem, estou ansiosa demais por essa leitura.
    Eu acho a capa desse livro muito lindo, toda prateada. Estou louca querendo saber como vai ser as capas dos próximos livros.
    *_*

    ResponderExcluir
  27. Quando minha filha me falou desse livro eu me animei logo. Gosto muito de distopias e essa com reinos e poderes mágicos parece ser bem interessante.
    Gostei muito de sua resenha, espero que o livro seja muito bom e esteja na minha lista de melhores do ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Simplesmente apaixonada tanto pelo livro quanto pela sua resenha

    ResponderExcluir
  29. Livros me conquistam muito pelas capas *-*
    Ja quero! *----*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!