Cartas Extraordinárias - Shaun Usher (org.)

Como apaixonada por cartas que sou, assim que soube da existência desse livro a minha vontade de lê-lo foi imediata. Recebi da Companhia das Letras — editora responsável por publicá-lo aqui no Brasil — no dia 30 de Dezembro de 2014, surpresa de fim de ano mais que agradável. Ele foi a minha terceira leitura de 2015 e o primeiro do ano a entrar na lista de favoritos da vida.

Shaun Usher, o organizador do livro, criou o site Letters of Note e, com a resposta positiva que obteve do público online veio — felizmente — a ideia de transformá-lo em livro. Publicado originalmente em 2013 e chegando aqui no Brasil em 2014.

O livro reúne 125 cartas, sendo elas de pessoas famosas ou de anônimos de diversos cantos do mundo — porém a maioria é dos EUA e não tem carta de nenhum brasileiro, ponto que, acredito, merece ser citado.

As cartas estão organizadas de forma aleatória, mas isso, a meu ver, não é negativo. Você lê uma carta que faz chorar, seguida de uma carta que te faz sorrir. Lê uma carta do século XIV a.C., seguida de uma carta escrita há poucos anos. Isso torna a experiência de leitura incrível. Um misto de sensações passeando pela história da humanidade, com cartas distintas e cada uma tocante a seu modo.

A diagramação do livro é impecável. Temos, muitas vezes, a reprodução da carta original. O que torna a leitura ainda mais rica, tendo contato com a caligrafia, o papel, desenhos, rabiscos... Particularidades que tornaram essa obra ainda mais fascinante aos meus olhos.

Um detalhe do livro que faz toda a diferença durante a leitura, são as observações do organizador, sobre a carta em questão. Um mini texto, localizado no canto da página, com informações breves, porém muito relevantes que nos colocam no contexto daquela carta, tornando a leitura da mesma muito mais significativa.

Marquei inúmeras cartas como ‘favorita’, para relê-las sempre que possível. Não acho que convém citar as que mais gostei, pois isso é pessoal. Cartas que me marcaram imensamente não necessariamente serão significativas para outro leitor. Mas, certamente, algumas — ou várias — irão te tocar de alguma forma. A variedade de temas abordados nessas 125 cartas alcançam os mais variados leitores.

Carta é algo pessoal. Você escreve, geralmente, pensando em um destinatário específico. Mas eu não me senti uma intrusa enquanto as lia. Eu me sentia íntima daquelas pessoas — mesmo que contra a vontade delas ~risos~ — e isso era mágico.

Cartas Extraordinárias foi uma experiência de leitura incrível! Gratificante! Não queria que o livro terminasse. Chorei, sorri, aprendi e fiquei querendo mais. Torço pra que esse projeto continue e que tenhamos acesso a novas edições com novas cartas. 

VÍDEO


Se tiver gostado do vídeo não esqueça de deixar um joinha e se inscrever no canal! :)
PS: No vídeo mostro o livro — edição linda! — com mais detalhes.


Livro: Cartas Extraordinárias
Título Original: Letters of Note
Organização: Shaun Usher
Tradução: Hildegard Feist
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368

36 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, parece ser fascinante !



    Participando do sorteio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma experiência de leitura incrível, Andressa! Espero que tenha oportunidade de lê-lo! E boa sorte no sorteio! ;)

      Excluir
    2. Amo cartas e esse livro parece reunir cartas muito tocantes..Só ouço coisas boas sobre esse livro...após sua resenha, meu desejo de ler esse livro só aumenta..

      Excluir
  2. Que livro incrível!!! Estou com muita vontade de ler!
    Olha, depois de ver os detalhes do livro no seu vídeo fiquei ainda mais curiosa e com muito mais vontade!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Amanda. Estou muito curiosa pra ler. A edição do livro realmente está linda!!!!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o vídeo lá no youtube!! Estou apaixonada pelo livro sem nem mesmo ter lido.

    Adoro cartas, adoro ler e escrever cartas. Este livro tem tudo pra ser meu favorito da vida também!!!

    Resenha linda! Vídeo lindo! Tudo lindo!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de curiosidade quanto as cartas presentes no livro.

    ResponderExcluir
  6. Achei esse livro uma vez no centro do Rio, me apaixonei e não consegui comprar. Depois, encontrei um monte de resenhas dele pela internet e só foi crescendo a minha vontade de lê-lo. A sua resenha me fez chegar ao ápice, Amanda! ahahahaha Se não ganhar o sorteio aqui (do qual eu tô participando, aliás), vou comprá-lo imediatamente. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler ele *=* Adorei
    Já estou participando do sorteio <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, estou muito ansiosa pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  9. Sensacional essa ideia, adoro escrever e ler cartas *-*

    ResponderExcluir
  10. Quero TANTO ler esse livro! *----*
    Amei sua resenha<3

    ResponderExcluir
  11. Amanda!
    Faço correspondência há mais de 35 anos e sou apaixonada pelas cartas e o livro me parece bem interessante.
    As cartas tem características bem pessoais e interessantes de serem lidas.
    Pena não ter nenhuma carta de brasileiro.
    “Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.”(Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha vontade de ler esse livro e com a sua resenha então!!! Parabéns por conseguir... sua resenha está Perfeita!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  13. Amandinha; quero ler esse livro desde do lançamento, parece ser incrível mesmo, é um daqueles livros que nem li mas, sei que vai se tornar um dos meus preferidos (vai entender); e seu texto e vídeo só me deixaram mais entusiasmado ainda para a leitura! Abraços ;)

    ResponderExcluir
  14. Com essa nova era da tecnologia, é muito difícil as pessoas enviarem cartas e sinto muita saudade desse pequeno gesto. Estou louca para ler esse livro, viver memorias de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Amandoooo! Quero muito ganhar ele no sorteio!! *-*

    ResponderExcluir
  16. Quero MUITO ler esse livro, parece ser maravilhoso! Cartas são incriveis, pena que perdemos esse hábito :/

    ResponderExcluir
  17. Acho incrivel como a comunicação muda com o tempo... To louco pra ler!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o livro, me lembrou da minha adolescencia. Tinha coleção de papel de cartas!!

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser ótimo. :D o livro é lindo!

    ResponderExcluir
  20. É tão ótimo quando a editora torna o livro ainda melhor com uma edição linda :3

    ResponderExcluir
  21. Oi, Amandinha! Comentei lá no YouTube que poder conhecer as cartas originais e a caligrafia dos escritores já faz a leitura valer a pena.
    Beijo! ^_^

    ResponderExcluir
  22. Não é errado dizer que o livro é viciante, e que uma vez que você comece, vai querer ler outra e outra carta, na ordem proposta ou buscando primeiro as figuras que você mais gosta/se interessa. No final, fica a impressão que a gente está resgatando muito mais do que apenas essas figuras, mas também o mundo, através de pessoas que ajudaram a defini-lo, cada uma a sua maneira.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser fascinante! Adorei a resenha e já desejo ele na minha estante.

    ResponderExcluir
  24. Julia Galo Archanjo Máximo26 de abril de 2015 às 10:18

    Passei a me interessar por cartas desde que comecei a ler Jane Austen.. Fico com invejinha por nao ter nascido há 200 anos atrás, invejinha de esperar ansiosamente por uma resposta, ou de escrever cartas contando permores sobre viagens.... <3
    Parece ser incrível!

    ResponderExcluir
  25. Estou looooouca para ler ♥
    participando do sorteio em 321... hahaha

    ResponderExcluir
  26. Oi Amanda, eu acho muito bacana a ideia de criarem esse livro, sem contar que a edição está maravilhosa, né? Eu só posso dizer que estou super ansiosa para conferi-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. que interessante, nunca li um livro desta linha mas, parece ser algo tão envolvente. como se fosse várias histórias entre romances, dramas, ..., de apenas algumas páginas. espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  28. Parece ser legal, eu to muito curiosa...

    Amei o post, continue ta :)

    ResponderExcluir
  29. Amandinha, desde que ouvi falar desse livro fiquei bem curiosa. Recentemente li Querido Scott/Querida Zelda e descobri que, apesar da intrusão, é fantástico se sentir íntima (como você falou) de pessoas que a gente nem conhece dessa maneira. Aliás, já que você gosta de cartas - e você gosta do Scott, né? (ÍNTIMA do meu amigo Scott, risos) - recomendo muito. Os Fitzgerald são fascinantes e a correspondência deles também.

    Óbvio que fiquei ainda mais curiosa depois de ler sua resenha (não sabia que tinha cartas de anônimos também, na verdade, achei interessante). Ainda bem que tem um sorteio desse livro lindo nesse blog lindo <3 hehe Eu nunca tinha visto o livro por dentro antes e achei tão maravilhoso que já estou meio tentada a colocar no carrinho e passar o cartão antes do sorteio acabar.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    o livro parece mesmo ser maravilhoso e você me deixou extremamente curioso para lê-lo. Acho que é um livro que sempre recorremos para reler alguma carta especial, mesmo assim, acho que me sentiria invasor nas cartas dos outros. haha mesmo assim quero muito ler *-*

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!