Um estudo em vermelho - Arthur Conan Doyle

Meu primeiro contato com o Sherlock Holmes foi através da série britânica da BBC. A adaptação — que exibiu sua primeira temporada em 2010 — traz uma versão contemporânea da história do clássico personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle. Antes de começar a assisti-la, eu conhecia muito pouco do famoso detetive e seu parceiro, Watson. Mas posso dizer que minha primeira experiência foi bastante positiva. Tanto que, desde o meu primeiro momento com a série, tive certeza que precisava conhecer os escritos do Conan Doyle, pois fiquei em êxtase com cada episódio das — até então — 3 temporadas (4ª temporada, cadê você?!).

Decidi que quando começasse a ler os livros — especificamente, os romances onde o Sherlock aparece, pois também existem vários contos — eu o faria em ordem cronológica, sendo assim, comecei com o Um estudo em vermelho (1887), pois foi com essa história que o autor apresentou nosso estimado detetive para o mundo e realizou o primeiro encontro entre Holmes e Watson.

Sherlock (Benedict Cumberbatch) e Watson (Martin Freeman), série da BBC | FONTE: 01 - 02

Logo no início da leitura pude perceber que muito da obra original está na série. Não posso deixar de mencionar, inclusive, que o primeiro episódio da primeira temporada recebeu o nome de A Study in Pink, claramente fazendo menção ao título original deste livro, A Study in Scarlet. — Nomes de lugares e personagens foram mantidos, bem como alguns acontecimentos de suas vidas e características de suas personalidades.

Quando comecei a lê-lo eu — que não sou a pessoa mais rápida do mundo nas leituras — não consegui larga-lo e, acabei concluindo a leitura, em menos de um dia. Ler Um estudo em vermelho foi uma experiência extremamente positiva, pois mesmo já conhecendo uma parte considerável da história, por ter assistido a série antes, a leitura, ainda assim, foi muitíssimo satisfatória.

A narrativa é dividida em dois momentos: no início temos a história sendo contada, em primeira pessoa, sob o ponto de vista do Watson; na metade, aproximadamente, a história sofre um corte para que o leitor tenha contato com o passado, para que assim, compreenda melhor o andamento e desfecho do caso que é abordado no livro. No princípio essa mudança na narrativa talvez confunda um pouco o leitor, mas não demora muito para que fique nítido que essa estrutura foi ideal, pois isso possibilita uma imersão maior e melhor em toda a história.

Confesso que, quando comecei a leitura e percebi que a parte I seria narrada em primeira pessoa pelo Watson e não pelo Sherlock, fiquei surpresa. Mas é compreensível, porque afinal, nós leitores, nos aproximamos muito mais da lentidão do Watson em perceber os detalhes, que da impressionante perspicácia do Sherlock (a verdade pode ser dura, mas deve ser dita aqui. Nós somos o Watson, meus amigos, e só nos resta cobiçar as habilidades de Sherlock). Então, vamos junto com o Watson, tentando desvendar o caso e, nem sonhando em perceber fatos já há muito esclarecidos pelo Holmes.

Essa edição, a bolso de luxo da Zahar, inclui 30 ilustrações originais.  

Sherlock Holmes é um personagem que me fascina. Ele é extremamente arrogante em algumas — várias! — ocasiões? Sim. Mas seu modo de se expressar, de pensar, de agir, são capazes de deixar, senão todos, a maioria dos leitores fascinados com sua excentricidade. Por vezes motivado, agitado,  inquieto... outras vezes melancólico, isolado com seu violino — me identifico, caro Sherlock . Ele é, sim, um tanto... peculiar, porém é tarefa árdua não sei afeiçoar a ele.

Quanto ao Watson, pelo menos nesse primeiro livro, o achei um tanto apagado — talvez isso seja injusto de minha parte, afinal, o Sherlock tem esse poder de roubar a cena —, enquanto na série eu fico vidrada nos dois personagens, no livro, o Sherlock se destaca mais, muito mais. Talvez isso mude nos próximos livros, que lerei, sem sombra de dúvidas — e recomendo que você faça o mesmo!

RESENHA EM VÍDEO





Livro: Um estudo em vermelho
Título Original: A study in Scarlet
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Páginas: 192
Editora: Zahar

34 comentários:

  1. Oie, td bom?

    Eu já li alguns romances do Sherlock, mas não li o primeiro. Está na fila de leituras hehe
    Adooooro a série tb *-* mt amor s2

    Bjs
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!

      Eu não vejo a hora de ler outros romances e contos do Sherlock, gostei bastante de ter feito essa leitura. Leia esse sim! MUITO boa mesmo a série! Aguardando ansiosa a 4ª temporada!

      Beijo!

      Excluir
  2. Oii, gente! Adoro o blog de vocês e acompanho também pelo Youtube!
    Sou louca pra ler o Sherlock e aproveitei a bienal pra comprar a edição completa com os contos e os romances! Realmente a Zahar é ímpar nas edições que disponibilizam pra gente. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary!
      Fico feliz em saber que gosta do blog e que acompanha <3
      Nossa, puro amor ter a edição completa! A edições da Zahar são LINDAS! Beijão e boas leituras!

      Excluir
    2. Amanda comecei a assistir seus videos e acompanhar o seu canal a pouco tempo, e gostei de mais, das suas resenhas, indicações de filmes e tudo mais, inclusive assisti Brilho eterno de uma mente sem lembrança e simplesmente adorei, você é uma fofa e muito carismática!!! Enfim eu também tive um contato com o sherlock holmes através da série, que por sinal é uma das minha favoritas, e sua resenha que deixou com mais vontade ainda de ler o livro, espero conseguir em breve! Grande beijo e todo sucesso do mundo !

      Excluir
    3. Oi, Marina! <3 Muito obrigada por esse comentário! Fiquei feliz, de verdade, ao lê-lo. *-* Que bom que gosta das indicações que vê por aqui e no canal! "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" é um dos meus filmes favoritos da vida! <3

      A série é ótima mesmo, né?! Se você gosta acho que deve ler os livros também! Eu só li esse até agora, mas gostei bastante! Beijão! Obrigada e sucesso pra você também! :)

      Excluir
  3. Muito bom!!!! Eu comprei uma edição comentada da Zahar, também muito boa...
    Adorei o video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. :) Adoro edições comentadas, sempre bom conhecer algumas curiosidades a respeito da história/autor. :)

      Excluir
  4. Fiquei SUPER interessada tanto na série quanto nos livros. Terei de correr aqui, rebolar pra achar tempo. Aliás, acha melhor ler o livro primeiro ou assistir à série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, geralmente, prefiro ler os livros antes de ver filmes ou séries que foram baseados nele. Mas nesse caso específico eu vi a série primeiro e isso, felizmente, não tirou a graça da leitura. Então... meio difícil responder, hehe, mas no geral eu prefiro ler primeiro! :)

      Excluir
  5. Oi, Amanda! Tudo bem?

    Eu ainda não li Um Estudo em Vermelho, mas quero muiito ler! *__*
    Já vi as adaptações da BBC e amo! Concordo com você quanto ao Watson. Ele não fica apagado na série. Inclusive, acho ele muito fofo! Acho que ele dá uma "humanizada" no Sherlock.
    Adorei o vídeo! Parabéns pelo canal e pelo blog. =)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. :) Comigo tudo certo e você?

      Ah, se você gosta da série, acho que precisa ler os livros! Tomara que você tenha oportunidade de lê-lo em breve! *-* Justamente! Na série o Watson consegue trazer sensibilidade pro Sherlock, amo os dois juntos <3
      Obrigada, sua linda! Beijos e boas leituras!

      Excluir
  6. Oii eu amo Sherlock Holmes e amei o vídeo!! ^^
    Já li o livro, e concordo com você a respeito da mudança na narrativa da primeira para segunda parte.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! :) Essa quebrada na narrativa deixa o leitor meio perdido no início, mas depois a gente percebe como ela é necessária/interessante, né? :D

      Excluir
  7. Oi Amanda!

    Então, eu devia ter começado a ler os livros do Sherlock em ordem cronológica também, mas fui pelo título que mais me interessou mesmo... Mas enfim. Já li "Um Estudo em Vermelho" também e gostei bastante, mas te garanto que não é o melhor do Conan Doyle. E não se preocupe, o Watson "aparece" mais... Mas bem pouco. Acho que o fato de ele narrar os livros (ao menos os que eu já li) é justamente para "enxergarmos" mais o Sherlock.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Amanda!
    Não tem como não gostar do Sherlock e mais ainda do Watson, companheiro fiel e muito bom que ele narre a história na primeira parte e bom ver a visão do assessor de Sherlock.
    Os livros do Conan Doyle são maravilhosos!!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua resenha sobre o livro, e fiquei bastante interessada em ler ele! Entrou definitivamente na lista de livros pra ler!

    ResponderExcluir
  10. Amo Sherlock, mas só li na versão britânica. Fiquei com vontade de ler em português agora!

    ResponderExcluir
  11. depois de eu ter lido a resenha e ter assistido o video, me deu uma curiosidade de conhecer o livro "um estudo em vermelho". parece ser otimo mesmo. deve ser mais um daqueles livros que prendem o leitor.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, sempre pensei igual a você, sobre sermos Watson's. Sempre considerei Sherlock como um ideal de pessoa endeusado, ele é de uma inteligencia e perspicácia impar, algo que muitos personagens fictícios posteriores tentaram copiar, mas falhando amargamente, e nós simples leitores também tentamos reunir em nosso amago algumas das características pessoais do perfeito detetive.
    Já li alguns livros e contos, além de alguns seriados e animações que retratam ora ou outra os dois famosos detetives e por tal razão tenho um carinho grande pelos mesmos. Não possuo um livro ou algo relacionado aos personagens mas mesmo assim considero-me um fã.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  13. O que dizer sobre os livros do Sir Conan Doyle? Sherlock Holmes é, sem dúvidas, um dos meus livros policiais favoritos. A leitura é deliciosa, a inteligencia que o autor aborda o desenrolar das tramas é incrível. Lembro que quando estava no ensino fundamental, li todos os livros do Sherlock que tinha na biblioteca e um deles foi essa obra. Uma das melhores histórias do Doyle.

    ResponderExcluir
  14. Já li alguns livros de Doyle e conheci Sherlock Holmes há muito tempo atras, mas esse livro ainda não li e fiquei super curiosa para poder ler. Na minha lista de desejados...

    ResponderExcluir
  15. O livro é tamanho pocket? Agoro ás edições da Editora Zahar!São mto bem feitas e trabalhadas! hahaha *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Sim, o livro tem um tamanho menor, é uma edição de bolso. :) As edições da Zahar são lindas! <3

      Excluir
  16. O Sherlock já está na minha lista do ano q vem...d tanto ouvir falarem bem..acho q vou ver a série tbm..vc recomenda ver a série ou ler os livros primeiro?Parabéns pela resenha e abraço!

    ResponderExcluir
  17. Shrlock Holmes é perfeito!!! Ficou ótima a resenha!

    ResponderExcluir
  18. ja li alguns livros do Sherlock, e estou doida pelo box que vi no submarino. Um estudo em vermelho entrou para lista, muito boa a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Eu já conhecia Sherlock dos filmes, de livrinhos infantis e etc.
    Quando fui ler esse livro, há uns dois anos, tive a mesma impressão que você! Watson foi meio apagado pelo Sherlock.
    E sim, ele é meu personagem preferido. (Talvez pela atuação do Jude Law na serie, meu ator preferido. <3) Não sei... Mas pra mim, ele merecia nota maior!
    6 mil estrelas? KKK *-* É um dos meus livros preferidos. A serie em geral, porém eu odiei o Watson não ter aparecido muito.
    Quero o box, é meu sonho! Essas edições da Zahar então? <3

    http://limonadeofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a resenha, da pra ter uma noção da história e da escrita sem muitas revelações do enredo, amo suas resenhas *-*

    ResponderExcluir
  21. Nunca cheguei a ler algum livro do Sherlock, somente filmes (do qual sou apaixoda) porem vontade não falta.. Gostei desse livro, ele me pareceu ser otimo, com certeza irei coloca-lo na minha lista!

    ResponderExcluir
  22. Amoo o Sherlock! Cada livro que leio dele devoro em um instante!

    ResponderExcluir
  23. Nunca tive a oportunidade, nem o tempo, de ler um livro do Sherlock, mas deoius de dar uma bisbilhotada aqui (por causa do sorteio) realmente estou afim de ler. Tomara que eu ganhe o sorteio! Se eu não ganhar, ainda assim, irei comprar algum para ler.

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nenhum :/ Mas gosto dos filmes que lançaram então... vamos aos livros. Sei que talvez não seja a mesma história mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  25. comecei a ler um estudo em vermelho ,parece bom....hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!