Toda Poesia - Paulo Leminski

Eu já conhecia um pouco da poesia do Leminski, pois já tinha lido vários trechos aleatórios de sua autoria pela internet afora. Então, quando finalmente iniciei a leitura pensei que não seria surpreendida com o que encontraria ali, mas me enganei. Por mais que eu já conhecesse a escrita do autor, eu ainda não conhecia, de verdade, sua genialidade e sua facilidade de brincar com as palavras. Criando poemas curtos, porém intensos.

Como o título do livro já nos diz — Toda Poesia —, nesse livro encontra-se tudo que foi escrito e publicado pelo Leminski. Isso me alegra e entristece ao mesmo tempo. É ótimo poder encontrar toda a obra dele em uma única edição — linda, diga-se de passagem —, mas fica aquele aperto no coração ao saber que, fechando a última página já teremos lido tudo do autor.


É fácil caminhar pelas páginas do livro. O texto é curto; é objetivo. Mas isso não torna a leitura pouco profunda. Em poucas linhas Leminski consegue fazer com que o leitor sinta, viaje, pense. A escrita é leve e envolvente, mas ao mesmo tempo violenta. Difícil colocar em palavras o impacto que essa leitura causa. São sentimentos conflitantes que se encaixam perfeitamente. Lemos sobre amor, sobre a vida, sobre medos, sobre alegrias, tristezas. Assuntos comuns, que podemos pensar: ‘ah! Assuntos batidos, temas corriqueiros’, mas que ganham vida de forma diferente nas mãos desse nosso poeta marginal.


Impressionante como o Leminski tinha intimidade com as palavras, como ele tinha jeito com elas e sabia exatamente como e quando usá-las. Ele era capaz de usar palavras simples para descrever sentimentos comuns, mas o fazia de forma singela e única. Eu chegava ao final da leitura da maioria dos poemas com olhos marejados ou um sorriso no rosto.

É sempre um desafio escrever sobre livros que gostei muito e esse desafio se intensifica quando se trata de um livro de poesias. Não tentarei florear e usar palavras bonitas para persuadi-los. Serei direta — assim como Leminski, mas sua genialidade com as palavras me escapa — direi apenas que leiam e deixem que a poesia de Leminski faça o resto. Sem dúvidas um livro pra reler, reler, reler... e recomendar pra todo mundo: leiam!




Livro: Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424

39 comentários:

  1. Gosto de poesias, mesmo lendo pouquíssimos. Amei a resenha, pois você detalhou sem entregar, como são as Leminski, pesadas, pequenas, boas. Lerei esse livro com toda a certeza.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leminski é amor, Karla! ♥ Espero que tenha oportunidade de ler esse livro. Beijos!

      Excluir
  2. Amanda!
    Realmente livros de poesias são sempre enriquecedores e quando abordam temas variados e que valorizam as vivencias diárias, são enternecedores.
    Muito boa a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu amo de paixão Leminski!
    Ele é brilhante, e é meio triste sim saber que está tudo nesse livro.
    Um sonho é ter um livro assim, mas como eu moro em interior o frete sai caro demais, e também pra comprar em livrarias custa os olhos da cara, pra vc ter uma ideia, sai por volta de uns 60 reais!
    Fiquei muuito feliz em saber que vocês vão fazer um sorteio! :D
    "direi apenas que leiam e deixem que a poesia de Leminski faça o resto." ai é que deu vontade mesmo!
    Beijão Amanda!
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai Ai Ai Amanda ainda estou engatinhando neste terreno da poesia kkk' depois que você falou sobre Drummond e agora com esse livro, que já tem uma capa maravilhosa e agora me interessei muito pra ler.
    Parabéns pelo canal, adoro os vídeos.

    ResponderExcluir
  5. Poesia vai muito além de versos, ela precisa ser sentida. Eu adoro poesia, mas confesso que são pouquíssimos autores que conseguem me fascinar. O que conheço de Leminski, são esses textos mais "aleatórios" que já li pela internet e que citou, mas todos que li foram do meu agrado. De fato, sua escrita é profunda e mexe bastante com o leitor. Eu adoro a capa desse livro, inclusive por causa desse laranja vibrante. Espero ter a oportunidade de lê-lo, ficaria muito feliz.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a poesia do Leminski mas, ouço tantas pessoas dizendo maravilhas sobre ele... estou doida para ler esse livro! :)

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como nunca tive interesse em ter um livro de poesia, mas depois de te ouvir falar sobre o Leminski eu fiquei com aquela vontade de pegar o livro e lê-lo até o final.
    Já assisti seus vídeos em que vc cita o livro e agora depois de ler 'resenha' do livro fiquei ainda mais curiosa!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou completamente apaixonada por poesia. Não consigo entender quem não gosta. Já li algumas do Paulo Leminski e gostei muito. Preciso muito desse livro e sei que vai ser maravilhoso e triste ao mesmo tempo pelos motivos que você mesma citou :)

    ResponderExcluir
  9. Amo poesia, quando era criança eu trocava os contos de fadas por livros de poesia, eu conheço poucas poesias de Leminski, mas elas são lindas :)

    ResponderExcluir
  10. Muito ansiosa para ler esse livro. Leminski é muito amor!!

    ResponderExcluir
  11. A leitura desse livro é uma pendência na minha lista, com certeza. Espero que ocorra em breve. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Poesia é vida! Eu adoraria ler esse livro, depois que li sua resenha deu mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  13. É o típico livro para se ter na cabeceira sempre, para uma leitura rápida mas de profundidade! Amo Leminski de paixão!

    ResponderExcluir
  14. Leminski é vida, cada verso dele nos preenche com sabedoria e encantamento. É o tipo de poesia que lê nossos sentimentos e nos conforta.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de poesia, mas esse livro parece ser ótimo.
    Ainda não li nada do Leminski, mas estou muito curiosa para ler.
    Sem contar que adorei a capa desse livro.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não o li, então não posso falar muito, mas o Leminski parece ter um contato bem grande com o que escreve, com as suas obras e sua forma de escrever. Isso passa para o leitor.

    ResponderExcluir
  17. Toda a poesia de uma vida em nossas mãos...

    ResponderExcluir
  18. Adoro poesias e Leminski! Ele tem uma maneira diferente e única de falar sobre a vida, os sentimentos... Bom saber que essa edição lindona tem toda a obra do autor. Adorei sua resenha, clara e objetiva. Ansiosa para poder ler tudo dele!
    Leminski é amor, gente =)

    ResponderExcluir
  19. Muito boa sua resenha!
    Como já havia dito, conheci as palavras lapidadas de Leminski pelo tumblr, me apaixonei. Tanto por ele quanto pelo Charles B. *-*
    Espero muitoooo ganhar!

    ResponderExcluir
  20. desde que você falou a primeira vez sobre esse livro, já fiquei louca pra ler, nunca li nada dele, mas tenho certeza que vou amar. *-*

    ResponderExcluir
  21. Na verdade nunca li um livro de poesias, só algumas separadamente.
    Me interessei por este livro lendo sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Eu nao sou muito de ler poesia, mas ultimamente tenho sentido uma vontade cada vez maior de começar. Achei muito interessante esse livro, talvez eu comece por ele!

    ResponderExcluir
  23. Ainda mais curiosa em ler esse livro depois da sua resenha!

    ResponderExcluir
  24. Não tenho o hábito de ler poesias e nunca li nada do Leminski, e
    sempre que vejo esse livro na internet fico com vontade de comprar (talvez o fato de a edição ser linda ajude um pouco), mas acabo dando prioridade a outros livros com medo de não gostar. Mas sua resenha realmente me deixou mais interessada, vou procurar far um chance :)

    ResponderExcluir
  25. Olá, Amanda!
    Eu amei a resenha e tenho certeza que vou amar o livro. Bom estou participandoooO!!!!
    eu sou um leitor do seu blog, e também tenho um, mas não vem ao caso no momento.
    Eu quero ganhar o Livro Toda Poesia do Leminski!! Uhuuul.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom a resenha, através de seu texto dá vontade de ler o livro mesmo. Estou participando, mas mesmo que não ganhei vou comprá-lo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Amanda!
    Adoro poesias, conheço poucas do Leminski, e duas coisas me fizeram ter uma imensa vontade de ler esse livro: sua resenha e a capa (não, eu não consigo deixar de julgar um livro pela capa /: kkk)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. A pouco li um livro de poesia e gostei muito.
    Está faltando mais poesia hoje nas leituras de todos.
    Este livro parece ser ótimo, ainda não o conhecia.
    Espero ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Já li algumas coisas sobre a obra do autor mas quero conhecer a sua forma de escrita, gostei de tudo que você contou na resenha muito legal.

    ResponderExcluir
  30. A resenha é um máximo e o autor também e eu amo poesia <3

    ResponderExcluir
  31. Eu amei sua resenha e também amo poesia <3

    ResponderExcluir
  32. Comprei esse livro mais ainda não tive tempo de ler, acredita!
    Gostei bastante de suas opiniões sobre os livros!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  33. Até agora só li um livro de poesia, mas ao ler sua resenha me fez ter vontade de ler o livro e mais poesias! Realmente adorei :)

    ResponderExcluir
  34. Amei a resenha, me fez querer ler o livro. Nunca fui de ler poesia mas queria me aventurar...
    To lendo algumas poesias dele agora na internet e to apaixonada <3333
    Estou louca pra comprar o livro, beijos!

    ResponderExcluir
  35. Não leio muitos livros de poesia, mas esse livro parece ser ótimo.
    E muita gente que conheço disse que vale muito a pena. Estou muito curiosa para ler.
    ;)

    ResponderExcluir
  36. Sou fã de poesia, e adoro tudo que os autores brasileiros escrevem, principalmente as de Vinicius de Moraes. Como você li pouco de Leminski, apenas coisas dispersas pela internet, mas acredito que o livro assim como você disse pode conquistar qualquer leitor. Parabéns pela resenha e parabéns novamente por se colocar a disposição de uma leitura nacional, uma poesia.

    Julielton Souza
    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Sou apaixonada por poesias, creio que a vida, em si, é uma! A qual cada um conta de um jeito, Leminski é extraordinário! assim como você eu também já li várias poesias dele, porém separadamente, pela internet e tudo mais, um livro desses deve ser muito amor! ♥ Eu tenho uma amiga que o adora! hahah, pois realmente não há dúvidas sobre o dom que ele tem com as palavras. Ótima resenha ♥

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!