Coração de Tinta - Mundo de Tinta #1 - Cornelia Funke

Existe todo tipo de livro só esperando que uma pessoa o abra e mergulhe em suas páginas, mas há aqueles livros mais raros, aqueles criados para nos encantar de uma forma que não existe idade, gênero ou qualquer outro argumento que o torne menos mágico para quem está disposto a passar um tempinho na companhia de personagens absolutamente maravilhosas.

Mo é um exímio encadernador, seu trabalho sempre é solicitado por grandes bibliotecas ou por colecionadores muito importantes, mas Mortimer não apenas cuida das coleções dos outros, ele também é um apaixonado por livros e tem a sua própria biblioteca em casa.

Porém Mo não é uma pessoa tão simples como aparenta, o homem possui um dom extraordinário e é conhecido como Língua Encantada, mas você deve estar se perguntando o que isso significa exatamente? A minha resposta é: significa que toda vez que Mo lê um livro em voz alta a história ganha vida, personagens e objetos deixam de estar apenas nas páginas e passam a existir no mundo real.

Esse dom, que ele descobre no dia em que, junto com a esposa Teresa, vai ler para a filha Meggie, acaba sendo considerado uma maldição. Ao ler Coração de Tinta em voz alta ele torna Dedo Empoeirado (uma personagem muito enigmática), Capricórnio e Basta, reais.O problema é que esses dois últimos são os vilões da história! E como se tornar vilões reais não fosse ruim o bastante, ele também envia (sem querer, claro!) sua esposa para dentro das páginas de Coração de Tinta. Depois de tudo isso Mo decide que nunca mais lerá em voz alta.

Novo anos se passaram e ele ainda cumpre o que prometeu: nunca mais leu nada para a filha. Ele também continua guardando o livro que acabou com a sua vida e ainda tem a esperança de um dia conseguir pensar em uma maneira de trazer Teresa de volta. Durante uma noite chuvosa Dedo Empoeirado aparece dizendo que Capricórnio está atrás de Mo e do livro que ele guarda em segredo. Por sua vez, Mortimer decide fugir com a filha para a casa de Elinor, tia da esposa e dona de uma biblioteca gigantesca e cheia de livros raros que precisam de seus serviços de encadernador. Será mesmo que eles vão poder se esconder do terrível vilão? Uma jornada repleta de aventuras começa aqui.

Coração de Tinta é um desses livros que te encanta, mesmo que seu gênero favorito não seja a ficção. Ele também é atemporal, não importa se a pessoa que está lendo tem 10 anos ou se já passou dos 70, ele realmente vai te fazer se apaixonar pelo universo criado por Cornelia Funke.

Muitas pessoas falam que esse é um livro maçante, eu discordo completamente. Ele é carregado de misticismo, emocionalismo e magia. Não é aquele livro que você deve pegar pra ler quando está querendo algo leve e descontraído, apesar de eu ter dado boas risadas com a leitura, Coração de Tinta é um livro complexo e que tem um enredo bastante profundo.

Mo é uma personagem difícil de se entender no começo, mas conforme a leitura vai evoluindo eu acabei entendendo-o mais. Meggie é uma garotinha que lembra muito a mim mesma quando tinha a idade da menina (12 anos, se não me engano), mas isso  provavelmente vai acontecer com a maioria de vocês que são apaixonados por livros desde que eram crianças, vão perceber várias semelhanças com ela! Mas minha personagem favorita sem dúvida é Dedo Empoeirado, ele é misterioso e muito engraçado e tem algumas habilidades improváveis. Já de cara me encantei quando ele começa a fazer malabarismo com fogo!

A capa foi mudada pela Companhia das Letras quando a adaptação (que minha irmã e eu adoramos!) saiu, mas hoje em dia ele está novamente com essa capa linda que veio na época do lançamento do livro. A diagramação do livro é linda, há algumas imagens e todo começo de capítulo temos citações de clássicos literários. O livro é absolutamente lindo tanto por dentro quanto por fora!


Acredito que outra coisa que possa contar muito pra eu ter gostado tanto desse livro foi o fato de que eu já quis muito, tantas vezes que já até perdi a conta, tirar personagens de dentro do livro, mas também já quis viver entre as páginas das minhas obras favoritas. E se eu tenho uma certeza é que não sou a única leitora que sonha com isso.

Em breve pretendo ler o segundo livro, Sangue de Tinta, assim que terminar outro livro da Cornelia que estou lendo (A Maldição da Pedra, que aliás é ótimo!). Eu também estou bastante curiosa sobre um livro de contos que a Seguinte lançou aqui no Brasil e ele também deve entrar na minha listinha muito em breve.



8 comentários:

  1. Quem disse que esse é maçante? Sério, deve ter um parafuso a menos. Mas, tudo bem: gosto é gosto. Conheci Coração de Tinta por causa do filme, depois que terminei de assisti-lo, corri para procurar na internet se tinha o livro Coração de Tinta, mas aquele que Dedo Empoeirado saiu e não que conta a história do filme. Confuso né?! Porém, acredito que deu para entender. Como disse para você no tt, Coração de Tinta é puro amor!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li algumas resenhas falando isso Lu, também discordo completamente, mas é cada um tem um gosto né... Eu conheci antes do filme, mas só fui terminar a trilogia bem depois (vai ficando cada vez melhor! <3), eu comprei o filme esses dias, porque né... Muito amor <3

      Ahhh eu simplesmente amo o Dedo Empoeirado porque ele o trapaceiro mais legal de todos os tempos. Sinceramente? Tenho uma certa inveja do dom do Mo! kkkkkkkk

      Beijos,
      Jessie

      Excluir
  2. Só o primeiro parágrafo do post foi suficiente para me ganhar. E a história do livro, então, que viagem fantástica! Se eu não me engano, ele foi adaptado para o cinema, não?
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!

      Esse é um daqueles livros que vão pra estante e estão naquela lista de "xodós" sabe? Eu amo muito a escrita da autora (tanto que estou lendo outro livro dela neste momento). Ele foi adaptado sim, amo o filme inclusive, até indico.

      Beijos e obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  3. Olá Jessie!
    As capas dessa série nunca me chamaram muito a atenção :/
    Mas já li muitas resenhas dos livros e estou louca para lê-los!
    Já assisti o filme e me apaixonei, então acho que não será diferente com o livro, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que pena que não gosta tanto das capas Ana, eu acho todas lindas <3 rs
      Esses livros são absolutamente fantásticos e espero que goste tanto deles quanto do filme.

      Beijos

      Excluir
  4. EU AMO ESSE LIVRO! OBRIGADA POR ME ENTENDER! HAHAHA
    Também discordo totalmente com essa frase de que o livro é maçante. Você consegue suspirar e se divertir com coisas tão cotidianas possíveis, além de que os personagens do Mo e da Meggie são tão iguais a mim. *---*
    O segundo livro teve, pra mim, um começo cansativo e um final desesperador. Já estou com o terceiro em mãos só esperando para ser digerido.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo esse livro Karine, tão bom quando eu encontro alguém que me entende. Eu já li toda a trilogia (absolutamente sem igual!), mas estou relendo e resenhando agora.
      Tomara que goste do final tanto quanto eu!

      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!