Princesa Mecânica - As Peças Infernais #3 - Cassandra Clare

Princesa Mecânica é a tão aguardada conclusão da trilogia As Peças Infernais (The Infernal Devices no original). Faz um tempinho que li este livro, mas estava esperado a tradução para poder comparar e poder falar o que achei nesta resenha. Para aqueles que não querem spoiler dos livros anteriores sugiro que pulem direto para a minha opinião.

Diferente do que geralmente acontece nas obras da Cassie, Princesa Mecânica não começa logo após o livro anterior. Seis meses depois dos acontecimentos finais de Príncipe Mecânico vemos Tessa fazer as preparações finais para seu casamento com Jem, mesmo ela ainda estando com o coração dividido entre ele e seu parabatai, Will Herondale que está lidando não só com a perda de seu grande amor, mas também com a repentina chegada de sua irmã mais nova, Cecily.

Charlotte e o Instituto de Londres também não estão num momento particularmente bom. O Cônsul Wayland quer que ela obedeça cegamente suas ordens, mesmo que fazê-lo seja claramente uma decisão ruim. Tudo só piora quando Charlotte envia todos os seus Caçadores atrás de um Benedict Lightwood que não mais era humano — ele havia se transformado em uma espécie de verme demoníaco por causa da Varíola Demoníaca — sem a aprovação do Cônsul tudo fica ainda mais complicado. Por fim Josiah tenta fazer com que Gideon e Gabriel Lightwood, que agora moram no Instituto, traiam a confiança dela  e passem informações.

Jem que parecia estar mais forte e saudável acaba caindo de cama e isso leva seu parabatai a descobrir que ele vem tomando cada vez mais quantidades do yin fen. Ao procurar por mais da droga que mantem o amigo vivo Will descobre que ela já não está mais disponível em nenhum lugar de Londres porque o Magistrado anda estocando há meses. Este por sua vez propõe um acordo: o seu suprimento quase que inesgotável da droga em troca de Tessa, claro que nenhum dos garotos sequer cogita a ideia e isso faz com que a garota seja sequestrada.

Jem até tenta ir atrás de sua amada, mas está fraco demais e não consegue fazer muito — ainda mais depois de ter lutado contra os autômatos — e volta ainda mais debilitado para o Instituto e o que todos temiam acontece: James está morrendo. O mundo de Will desmorona a seu redor e, graças a um deslize de Magnus Bane — que foi chamado para tentar ajudar o pobre garoto — James acaba sabendo dos sentimentos que Will tentava tanto esconder e faz com que este vá atrás de Tessa.

O que Tessa é e qual sua relevância para os planos de vingança Mortmain contra os Caçadores de Sombras? Como Will pode salvar a mulher que ama? E Jem tem alguma outra opção a não ser aceitar a morte? São muitas questões a serem consideradas e Cassandra Clare consegue dar respostas a todas elas, mas quando você acredita que uma coisa está determinada, a Cassie vem com uma reviravolta de cortar nossos corações.

Preparem-se para muitas mortes, para muitas lágrimas e para um coração partido, no fim do livro você terá muito de tudo isso. A conclusão da trilogia é genial, eu fiquei imaginando por diversas vezes como o Magistrado seria vencido, mas sinceramente? Nunca sonhei que seria da forma que foi e aqui vemos toda a importância que o Anjo Mecânico tem, ele não é apenas um colar que a mãe da garota tinha, há muito mais por trás dele. Sem falar que é aqui que sabemos finalmente o que Tessa realmente é. Claro, havia alguns indícios disso nos outros livros, mas a árvore genealógica da garota é muito mais surpreendente do que supomos. 

O único ponto que acredito ser uma desvantagem no livro está em sua tradução, que venho deixando bem claro desde que li o primeiro livro: deixou muito a desejar! Além de conter alguns erros quanto as gírias, nos exemplares anteriores o nome do Church, gato que todos conhecemos em Os Instrumentos Mortais, foi traduzido para Coroinha e agora, neste último livro, voltou a ser Church. Jonathan Caçador de Sombras foi traduzido para Jonatas (no livro anterior), sem contar que a linguagem é muito menos informal que o livro em inglês, apesar disso, se você não leu o original e não tem um parâmetro para comparar pode ser que não ligue muito para esses detalhes.

As Peças Infernais foi, do começo ao fim, uma trilogia brilhante. Os mistérios e personagens criados fazem com que a Cassandra Clare esteja bem no topo da minha lista de autores favoritos. Se você gosta de um bom mistério e elementos sobrenaturais recomendo que leia esta trilogia, ainda que não tenha lido Os Instrumentos Mortais.


3 comentários:

  1. Concordo com você Pâmela. Foram muitas lágrimas derramas durante essa leitura, cenas entre Will e Jem, Will e Tessa, Tessa e Jem cortaram meu coração! Foi triste, mas brilhante. Agora é aguardar o lançamento de CoHF pra chorar litros mais uma vez!

    Obrigada por ler e comentar
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda estou lendo os instrumentos mortais, terminei cidade dos anjos caídos agora. Estou louca para passar para essa série, pois realmente a escrita é muito envolvente nessas histórias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Quero muito ler essa trilogia. Vi resenhas maravilhosas sobre os livros e estou bastante ansiosa e curiosa para saber mais das histórias!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!