Cidade Das Almas Perdidas - Os Instrumentos Mortais #5 - Cassandra Clare

Sinopse

Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?


Os Instrumentos Mortais dispensa qualquer apresentação, certo? Então não o farei. Faz um tempo que li City of Lost Souls e, no começo do ano eu reli o livro em inglês mesmo, mas faz pouco tempo que a Galera Record lançou Cidade das Almas Perdidas aqui e, como minha coleção está em português, decidi que só postaria a resenha depois que pudesse falar sobre a tradução feita.

Para quem ainda não leu os livros anteriores e não quer spoiler eu recomendo que passe direto para a minha opinião porque esta resenha possui informações de outros livros da série.

Depois de Lilith ser derrotada pela Marca de Caim todos haviam acreditado que finalmente teriam um tempo de paz, mas as coisas nunca são fáceis para esse grupo de amigos. Ao voltar ao terraço logo depois dos acontecimentos daquela noite Clary percebe que Jace e Sebastian, que estava morto-vivo em um caixão com fluidos demoníacos, não estão mais lá.

A Clave é imediatamente acionada e Clary precisa explicar algumas coisas que eles sabiam como o fato de seu amado namorado ter voltado da morte quando Valentim invocou o Anjo Raziel para destruir a Cidade de Vidro. Ter um Caçador de Sombras como Sebastian solto não é algo reconfortante porque ele representa uma ameaça real. 

O Conclave de Nova Iorque não pode mais manter a busca pelos dois depois de tantos dias pois acreditam que eles nem estejam mais na cidade, assim eles decidem parar de procurar, mas Isabelle, Alec, Clary, Simon e Magnus não desistiriam assim tão fácil de uma pessoa importante para eles (okay, não tão importante assim pro Magnus!), o problema é que não importa o quanto usem magia, o paradeiro dos dois continua uma incógnita.

Só não importa o que aconteça com Jace ele nunca poderia deixar sua amada pra trás, certo? Assim ele vai atrás dela e dessa forma o grupo de amigos descobre exatamente a extensão do feitiço de Lilith: tudo o que acontecer fisicamente com um deles, afetará o outro diretamente e em igual proporção, além disso Sebastian tem um vínculo psíquico com Jace que faz com que este faça basicamente tudo que ele deseja acreditando que seja uma atitude correta. Se ferir um ferirá o outro então como eles poderão matar Sebastian e fazer com que Jace continue vivo? 

O tempo está correndo e eles precisarão descobrir a solução para isso antes que a Clave descubra tudo e se envolva, porque para eles a vida de um jovem Caçador de Sombras, mesmo um excepcional como Jace, não é tão valiosa assim se comparada a tudo que pode ser perdido. Dessa vez eles vão precisar de uma ajuda do Céu para resolver a confusão em que se meteram, mas quanto isso pode custar?

Cidade das Almas Perdidas traz uma visão completamente nova de Os Instrumentos Mortais para o leitor. Há mais cenas Clace e isso torna o livro mais romântico, em algumas partes realmente meloso, mas também nos da algumas cenas um pouco mais picantes entre os dois, principalmente porque agora Jace está sem muitos pudores (influência do Sebby?). Pra quem shippa o casal, como eu, é bacana, mas a Cassie "errou um pouco a mão" na quantidade e isso deixou a narrativa um pouco irritante.

Por outro lado eu quase me enganei com o Sebby, minha personagem favorita desde que apareceu em Cidade de Vidro. Pra ser bem sincera ele realmente me enganou por um momento. Sebastian está mais psicótico do que nunca e isso faz dele ainda mais charmoso. Algumas coisas sobre o passado dele são revelados e durante todo o livro me peguei pensando se ele seria assim, tão mau, se não fosse pela influência negativa do pai, pra essa pergunta a própria Cassandra Clare já respondeu que Jonathan/Sebastian seria diferente se tivesse sido criado pela mãe.

Coisas que todos gostamos: ao que tudo indica Sizzy finalmente vai desenrolar, a Isabelle finalmente conseguiu admitir que sente algo pelo Simon e eles voltaram a se relacionar. O lado ruim: tem alguém aqui que shippe Malec? Para vocês eu vou logo avisando: preparem o coração porque o fim desse livro vai acabar com ele.

A tradução está boa, eu não li tudo porque faz pouco tempo que reli o livro, , mas foi o suficiente pra poder falar, tem alguns problemas, mas é tolerável e não se perde muito.  Sobre a capa: é a minha favorita até agora justamente por trazer Clace nela. A parte interna do livro segue o padrão dos exemplares anteriores da série e como o meu é primeira edição tem brilhos (quase tanto quanto o Magnus!).

Os últimos capítulos de Cidade das Almas Perdidas não te deixa nem piscar, tanta coisa importante acontece, tanta reviravolta que o leitor fecha o livro em choque. O gancho deixado pro próximo livro é tão espetacular que nem se a Cassie quiser consegue estragar a estória. 

Para quem ainda não sabe City of Heavenly Fire (Cidade do Fogo Celestial em tradução livre), sexto e último livro da série, tem lançamento previsto para abril do ano que vem e, pelo pouco que sabemos, nos reserva muitas mortes. E aí, já tem algum palpite?


13 comentários:

  1. Oie Jessie e Amanda
    o blog tá tão lindo *_*
    amei o novo layout.
    Eu estou ansiosa master para ler esse livro. Ontem até estava comentando com minha amiga que eu não imaginava gostar tanto dessa série, já que eu tinha odiado o primeiro livro. Bem, mas cá estou, doida por mais.
    E acho que esse toque de romantismo a mais irá me agradar e muito. Desde que não fique muito piegas, claro.
    Essa capa é a mais linda da série.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu só li Cidade dos Ossos e ainda não consegui realmente gostar da história? Eu sei que preciso seguir em frente para poder dizer se realmente gostarei, mas ainda não tive vontade de pegar a continuação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Depois que terminei esse livro eu tive que sair catando meu coração pela casa, sério. Mas apesar de tudo, não tem como não amar esse livro.

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessie!
    Acredita que só li o primeiro livro dessa série? Tenho o segundo livro aqui e não vejo a hora de lê-lo! Por isso, não pude ler sua resenha, medo de spoilers muito bafônicos hahah

    Beijos,
    Bia Sampaio
    www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Jessie =)

    Eu só li "Cidade dos Ossos", mas já fiquei completamente apaixonada pela série.
    Mesmo ainda tendo todos os livros para ler praticamente, estou com medo do ultimo, por causa dessas muitas mortes. Se o Magnus morrer meu coração vai se partir em mil pedaços =( e eu vou odiar a autora para sempre rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Como ainda não cheguei nesse volume, pulei direto para tua opinião. E devo confessar que estou aqui morrendo de curiosidade rsrs. Correr com minhas leituras para ler ele logo!!
    Muito bom saber que mesmo que Cassie queira, não terá como estragar tudo no final!

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei a resenha!
    Eu surtei com esse livro! rs Mal posso esperar pelo próximo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Jessie, pulei para o fim para evitar spoilers. Essa é uma série que vejo que todos amam, mas que ainda não me rendi.. não sei o motivo, mas não fiquei seriamente tentada a lê-la.. um dia, quem sabe.. só fico triste pelas edições com brilhos terem acabado, achava um grande diferencial desta Editora. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Ai, me arrependo MUITO de não ter continuado a série depois do primeiro livro. Acredita que parei no primeiro? É uma vergonha isso. Dizem que depois a série fica cada vez melhor e eu perdendo o bonde aqui, Amanda! rs
    Preferi não ler a resenha inteira com medo dos spoilers, mas bom saber que o final praticamente suga o leitor rs Voltarei e lerei quando terminar a leitura do livro (isso ainda irá acontecer! hahaha)
    Beijos,
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessie!
    Eu só li os dois primeiros livros da série... preciso correr atrás dos outros!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, olá :)
    Eu ainda não li nem o primeiro livro dessa série, olha que vergonha .-. E como podia ter alguns spoilers eu não li a resenha, mas vi a classificação e poxa, cinco estrelas. Eu preciso ler essa série, preciso mesmo!

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  12. Da série eu só li os dois primeiros livros e adorei eles!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  13. Então, TOOOODOS me recomendam ler a série, mas eu penso assim, não vou comprar um por um, vou comprar pelo menos os três primeiros no box (claro pelo submarino rss') e pretendo sim lê-lo. Não tem muito tempo que vi o filme, não achei lá isso tudo mas acho que o livro vai me deixar bem mais fascinada assim como Percy Jackson. Li O Ladrão de Raios mas já tinha visto o filme, e quando eu li eu fiquei assim "NOOOOSSA" e queria porque queria os outros e fui lendo e fui comprando e fui relendo ai quando eu vi o segundo filme putz, que derrota :( o que quero dizer é que por mais que eu veja o filme primeiro, eu ainda gosto de ler o livro por contos, fatos mais detalhados. :) Então pretendi SIM ler os livros e quanto mais resenhas positivas mais eu me empolgo, rs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!