Gata Branca - Mestres da Maldição #1 - Holly Black

Sinopse

Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre. 

Faz um tempo que recebi Gata Branca da Rocco para resenhar, mas comecei umas duas vezes a leitura e achei que era arrastado demais, por isso acabei adiando-a o máximo que pude, o problema de adiar a leitura de um livro da Holly Black é que depois você se arrepende.

Cassel vive em um mundo onde andar com as mãos descobertas pode ser algo fatal, isso porque os Mestres de Maldição possuem os mais variados dons: sorte, controle das emoções, transformações físicas, alteração de memória e por aí vai. Mestres precisam tocar as pessoas com as mãos para amaldiçoá-las. 

A família de Cassel é formada por talentosos Mestres, bem todos menos o próprio adolescente que não possui nenhum poder especial a não ser o seu talento para os golpes. O problema é que usar esse tipo de talento é terminantemente proibido pelo governo, então eles devem ser muito cuidados ao infringir a lei.

Além de uma família poderosa os Sharpes são ótimos golpistas. E os irmãos mais velhos do garoto, Philip e Barron, trabalham para terríveis mafiosos. Mas este não é o grande segredo que todos eles guardam. Três anos antes Cassel matou sua melhor amiga ( e por quem era apaixonado), Lila Zacharov, e filha do mafioso para o qual os irmãos dele trabalham. Esse é um assunto no qual ninguém da sua família toca.

Durante três anos nada mais de anormal, ou tão anormal quanto possível para alguém que faz parte de uma família de Mestres, aconteceu na vida de Cassel até ele sonhar com uma gata branca e acordar em cima de um telhado vestindo seu pijama ainda. Depois desse primeiro sonho as coisas começam a ficar ainda mais estranhas e ele acaba tendo outro sonho, ainda bizarro que o primeiro, desta vez a gata branca fala com ele no celeiro de sua casa, ela diz que está enfeitiçada e que precisa de sua ajuda.

Poderia ter sido só mais um sonho se Cassel não tivesse acordado em sua cama com os pés cheios de lama. A partir daí ele começa a investigar e procurar pistas, pistas que o levam de volta até o assassinato de Lila. Será que estivera errado durante os últimos anos? O que realmente aconteceu com a garota por quem era apaixonado? E, principalmente, por quê? Só ele pode descobrir isso.

Como disse no começo da resenha: adiar a leitura de um livro da Holly é um tipo de estupidez em vários níveis diferentes para quem gosta de YA's (como eu!). Gata Branca teve um começo meio confuso, mas as coisas acabam sendo explicadas e a narrativa começa a te prender ainda nos primeiros capítulos, mas não nas primeiras páginas. 

Vivo falando sobre como sinto falta de originalidade nos YA's ultimamente, todo mundo já está cansado de me ouvir dizendo isso, não é mesmo? Pois é, então eis o que precisam saber sobre este livro: vocês nunca leram nada como ele! Não só apenas um mundo novo é criado para dar suporte a esta história, mas toda uma mitologia da qual nenhum de nós podemos reclamar porque é algo que nunca tinha lido antes.

Quer mais pontos a favor do livro? Que tal o fato de ele ser narrado pelo Cassel? Sim, ele é em primeira pessoa e o garoto narra, isso não é inédito, mas oferece um "escape" de narrativas femininas que, muitas vezes, deixam o livro completamente tedioso. Nada de dramas desnecessários aqui, Cassel é prático e muito racional, além de muito esperto.

Pouquíssimas pessoas sabem, mas a são raros os livros que conseguem me surpreender de forma positiva, na maioria das vezes na metade do livro (às vezes até antes disso!) já descobri o que vai acontecer no final dele, claro que eu tinha uma ideia do provável final para esse primeiro livro, mas acontece que uma parte dele realmente de deixou pasma. Estava tão curiosa para saber o que acontecia que comprei o ebook de Red Glove e já comecei!

Ahh preciso comentar algumas coisas: primeiro é que a parte interna da capa é preta. Adoro quando as editoras fazem isso, o livro acaba tendo "um charme a mais". Meu segundo comentário não é tão positivo, Gata Branca tem páginas brancas. Até hoje não conheci uma pessoa que prefira folhas brancas. A terceira é que eu não gosto dessa capa, sei que todo mundo acha linda e eu acho bonita também, mas simplesmente não gosto. Das capas abaixo a minha favorita é a segunda. Qual você gostou mais?



Acredito que consegui deixar bem claro o que achei desse primeiro livro da série Mestres da Maldição, não é? Holly Black me conquistou e, só com esse livro, já me convenceu a ler qualquer coisa que tiver seu nome.


Classificação final:

26 comentários:

  1. Engraçado que esse livro chamou muito a minha atenção logo que foi lançado, em parte por causa do gato na capa, mas o tempo passou e eu acho que não li resenha sobre ele em nenhum blog e tinha até me esquecido, tanto livro mediano recebe tanta atenção e de repente um livro que quase ninguém comentou é uma pérola, com uma história super bacana e uma trama verdadeiramente surpreendente.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: amei a quarta capa. Segundo: pode parecer draminha, mas levo o dobro do tempo que levo normalmente pra ler um livro quando ele tem folhas branca. Rocco querida, você precisa dar um jeito nisso. Terceiro: ótima resenha Jessie, como sempre. E enfim, na verdade o que me chamou atenção para esse livro foi o nome mesmo (sim, eu tenho essa mania... Os nomes me interessam mais do que a história em si q), mas confesso que sua resenha me deixou mesmo curiosa. o/

    ResponderExcluir
  3. Tbm gosto de YA, e é realmente bom saber que ele é diferente. Não li muitas livros em que o garoto narra, isso é muito interessante. E já tô achando que vou me apaixonar pelo Cassel, tô cansada de tantos mimimis em muitos livros que vejo por aí. Eu preciso desse livro, é oficial.
    Beijo, adorei a resenha!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Para ser sincera eu não fazia ideia do que esse livro se tratava até ler a resenha aqui,e fiquei surpresa em ficar curiosa para ler esse livro.Acho que essa vai ser minha próxima leitura.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que leio algo sobre esse livro e por incrível que pareça eu gostei muito da história. E realmente a segunda capa é mais bonita. Vou experimentar ler esse livro assim que puder, mas antes preciso terminar as que comecei. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. concordo com você nos pontos que você ressaltou: adoro quando as editoras trabalham na parte interna da capa! até hoje não conheci NINGUÉM que gostasse de folhas brancas e odeio esta capa também =/
    é, a segunda capa é a que mais tem a ver com a história... mas achei a quarta linda também :P
    não sou muito chegada a livros que se tratam de serie, mas este primeiro vale a pena ser lido eim :O

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem interessante o livro, pretendo ler...
    http://cantodasgurias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Jessie. Adoro quando livros fantasiosos e YA's conseguem ainda ser originais. Só fique matutando o que a gata branca tem a ver com a história e minha cabeça já começou a criar mil e uma teorias. A parte de acordar com os pés sujos de lama me lembrou Predestinados. E achei interessante o livro ser narrado por um menino. Realmente, dá um alívio nas narrativas de mulheradas, tão comum por aí. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. A capa é lindíssima, me chamou bastante atenção juntamente com o título, sou louca por gatos. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e não esperava um enredo tão surpreendente. Gosto de histórias com a temática sobrenatural. Estou cativada apenas de ler a resenha, fico imaginando se ler o livro, irei devorá-lo. Entrou para a minha wishlist no Skoob.

    ResponderExcluir
  10. Muito curiosa para ler. Parabéns pela resenha, muito boa!

    ResponderExcluir
  11. CURIOSA DEMAIS!!!!!!!!!!!!! Necessito desse livro! É Perfeito!

    ResponderExcluir
  12. Ohhh não conhecia esse livro! Parece ser ótimo!!
    Muita criatividade da autora.

    Beijos
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. doida para ler!! obg por essa oportunidade de conhecer esse livro!

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha ^^ agora estou mais curiosa para ler ! Melhor ainda porque as capas são lindas !

    ResponderExcluir
  15. O primeiro que eu ouvi falando desse livro foi o Henri do canal "NA MINHA ESTANTE" de primeira ja me apaixonei pela capa e ouvi outros falarem muito bem dele. Ansiosa para ler².

    ResponderExcluir
  16. Eu não fazia ideia de que o enredo envolvia sobrenatural. Fiquei muito interessada porque parece algo bem diferente de tudo o que eu tenho lido. Pela sua resenha, notei que o personagem principal é muito carismático e acho que só por isso já valeria a leitura, mas o enredo promete muito mais.

    ResponderExcluir
  17. Ao contrário de você, eu simplesmente amei a capa. Também gosto de páginas brancas dentro do livro, dá a impressão que estou lendo muito. Gostei do personagem principal e dos secundários. E se é algo que eu nunca li antes, mais um motivo para eu ler.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  18. O que mais me chamou atenção foi a capa. O personagem principal e o enredo me encantaram. Mais um motivo para querer esse livro <3

    ResponderExcluir
  19. Eu estou absolutamente e totalmente morrendo pra ler esse livro. Gente, adoro bruxos, adorei sua resenha e ela só me deixou mais louca. A capa é linda e a Rocco exagerou no preço do bendito, mas deve valer a pena!!!

    ResponderExcluir
  20. Que resenha MA-RA-VI-LHO-SA, quero muito ganhar na promoção !!!

    ResponderExcluir
  21. Depois dessa resenha eu me pergunto: Como você pôde demorar tanto para ler este livro?
    Ele parece ser muito bom!
    Assim como você eu adoro YA, então tenho plena confiança no seu gosto... Se você disse que o livro é bom, então ele é!
    Só espero que o começo confuso não me faça parar de ler e se acontecer vou pensar na sua resenha e me forçar a voltar a ler aushauhs

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, fiquei bem interessada, não gostei da capa, infelizmente nada chamativa.

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha,agora estou mais curioso para ler !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!