O Mundo de Downton Abbey - Jessica Fellowes


Sinopse: O sol nasce por trás de Downton Abbey, uma casa grandiosa e esplêndida em um terreno grandioso e esplêndido. A casa parece tão segura de si que dá a impressão de que o modo de vida que ela representa irá durar mais mil anos. Mas isso não acontecerá. O Mundo de Downton Abbey é o guia oficial das duas primeiras temporadas da série televisiva que virou uma verdadeira febre na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história da aristocrática família Crawley e seus criados, em uma suntuosa residência campestre da Inglaterra.

Acompanho a série Downton Abbey desde 2010 — ano em que estreou a primeira temporada. Conheci a série completamente por acaso, estava navegando em um site sobre séries e deparei-me com o vídeo da promo. O que me chamou a atenção, primeiramente, foi o fato de a Maggie Smith estar no elenco — sim! A professora McGonagall dos filmes da série Harry Potter —, decidi assistir ao primeiro episódio e então foi caminho sem volta... Downton Abbey figura entre as minhas séries favoritas.


Se pra você essa série é uma novidade acredito que possa estar se perguntando: sobre o que ela fala, afinal? Sempre que eu recomendo essa série para alguém recebo essa pergunta e em todas elas eu pensava, pensava, pensava e não conseguia resumir de forma decente o foco da série. Não conseguia escolher 1 ou 2 personagens e dizer: olha, a história gira em torno de fulano e ciclano. E lendo este guia pude perceber o porquê. Na série nosso grande protagonista não é uma pessoa e sim a propriedade — Downton Abbey. Pode parecer estranho, mas se você acompanha a série sabe que faz todo o sentido.

Downton Abbey é o nome da propriedade que fica localizada no Norte da Inglaterra. A série dá sua largada no ano de 1912 e o acontecimento que marca o seu início é o naufrágio do Titanic. Lord Grantham — o atual proprietário de Downton Abbey — é pai de 3 filhas e na época mulheres não podiam herdar. Sendo assim, os herdeiros seriam os primos do Lord Grantham, mas eles morreram no Titanic.


Agora o parente mais próximo do Lord é Matthew Crawley. Por ser um advogado — profissão antes exercida por pessoas consideradas da classe média — ele e sua mãe não são muito bem recebidos pela família do Lord. E podemos imaginar o porquê, não é mesmo? Mesmo sendo parentes eles não tinham nenhum contato antes que Matthew soubesse que seria o herdeiro. Um completo estranho herdará a propriedade, o título (de Conde) e o dinheiro. Dúvida, medo e revolta se instalam entre a família e os empregados.

O foco da série não é somente na família Crawley. Nós temos também os empregados que vivem no ‘andar de baixo’. E as histórias deles são tão trabalhadas quanto às da família. Então, não pensem que toda a série gira somente em torno dessa questão da herança. Várias coisas estão acontecendo com os personagens e com a sociedade. Temos sim, conflitos e interesses pessoais sendo desenvolvidos, mas temos também fatos marcantes que aconteceram naquela época. Como a chegada do telefone, eletricidade, maior uso dos automóveis, mulheres lutando pelo direito ao voto. E claro, todas as mudanças que ocorreram com a I Guerra Mundial.


Às vezes na série você vê tudo acontecendo, mas pode não entender muito bem o porquê daquilo. Às vezes não entendemos por qual motivo as coisas funcionam daquela forma e lendo o guia você descobre. É muito interessante saber como tudo funciona. O guia é dividido em 9 capítulos, são eles: vida em família, sociedade, mudança, vida no trabalho, estilo, casa & propriedade, romance, guerra e bastidores. A partir daí esses assuntos são abordados relacionando os personagens da série e pessoas reais. Conhecemos mais sobre a série, o elenco, etc., e também conhecemos uma parte da história de algumas pessoas que viveram naquela época.

Pra quem gosta de séries de época devido às roupas dos personagens e toda aquela elegância, Downton Abbey é um prato cheio. E claro, não poderia esquecer o romance, não pense que você não encontrará isso na série. A vida amorosa de vários personagens tem destaque aqui.


À medida que vamos virando as páginas percebemos todo o cuidado que existe com o preparo da série. Todos os detalhes são minuciosamente estudados antes dos episódios serem gravados. Assistir a série é um mergulho na sociedade britânica de cem anos atrás e ler este guia é um complemento muito enriquecedor. Se você já acompanha a série precisa ler este guia e se ainda não começou a assistir recomendo que o faça o quanto antes.

Este é o guia das duas primeiras temporadas, atualmente, a série conta com três temporadas completas. A quarta estreia esse ano, 2013. Essa edição está lindíssima! Em capa dura e com várias imagens do elenco e de pessoas reais que inspiraram alguns personagens da série.

Classificação:




Livro: O Mundo de Downton Abbey
Autora: Jessica Fellowes
Páginas: 304
Editora: Intrínseca



12 comentários:

  1. Quero muito assistir, obrigada pela dica!
    Um beijo,

    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia essa série! Mas fiquei super curiosa com esse post, eu adoro séries e realmente é isso mesmo, elas nunca giram em torno de uma só pessoa!! Gostei, quero assistir e ler o livro tbm!! Valeu pela dica ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a assistir essa série por uma indicação que recebi lá no twitter e fiquei completamente viciada. Tô surtando para ter esse guia da série nas mãos desde que foi lançado.
    Assim como você, eu também sentia uma certa dificuldade para explicar qual era o enfoque da série, e falar que é justamente sobre a propriedade engloba tudo sobre o que ela trata. Adorei!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a série, mas gostei da dica :D Adoro esses aspectos históricos bem trabalhados, mas acho que só leria o guia se realmente me tornasse muito fã.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olhaaa, sou apaixonada por séries e nunca tinha ouvido falar dessa! Nem preciso falar que me interessei né?!
    Louca pra assistir e ver se entra pra lista das minhas séries favoritas!

    Beijoos
    Ale
    Introducing you a Book
    http://www.introducingyouabook.com/

    ResponderExcluir
  6. Amanda, eu sei que preciso comprar esse guia. Porque esta série é fantástica mesmo. E agora lendo sua resenha, pude entender que faz total sentido o protogonista ser a propriedade, é onde tudo acontece.

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia e me interessei muitooo. Apesar de eu ter preguiça de assistir série, vou tentar essa ai ^~
    beijos
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Agora vc me fez ficar maluca de vontade de ver essa série. Não conhecia. adoro histórias de época, principalmentes que se passam na Inglaterra.
    irei ver!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Vi esse livro ontem na Saraiva realmente é lindo. E fiquei sabendo da serie esses dias pq a gnt vai começar a passar ela em abril e vou começar a ver, na tv é mais legal que no computador =)
    Parabéns pelo texto ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ei vc tem algum link pra assistir esta serie online ?

    ilmakl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. @Ilma Borges Oi, Ilma. Infelizmente não conheço nenhum site de séries online não. :(

    ResponderExcluir
  12. SOS... viciada por Downton Abbey. MTO BOMMMMMMMMM.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!