Resenha + Sorteio: A Destinada - Paula Ottoni

Sinopse

Eliza Stewart tem um dom incomum. Ela é vidente. Sempre fez parte de sua vida salvar as pessoas com quem se preocupa, prevenindo acidentes e inconveniências que pré-visualizou em sua mente. Mas nada nunca se comparou ao tipo de visões que começa a ter aos dezoito anos, numa noite em que “vê” um rapaz sendo sequestrado de um trem. Os dois passam a ter “encontros” em sonhos, totalmente reais, ocasiões em que ele diz que será assassinado e ela é a única que pode impedir essa tragédia. Agora Eliza precisa reunir coragem, fugir de casa e sair em uma viagem incerta para tentar salvar essa vida e, quem sabe, recuperar seu grande amor.


Já conhecia outros livro da Paula Ottoni, Uma Princesa Em Meu Lugar, mas só superficialmente, ainda não havia lido nada dela. Foi então que umas semanas atrás a Paula (que é uma fofa!) entrou em contato perguntando se a Amanda ou eu tínhamos interesse em resenhar A Destinada. Depois de ler um pouco sobre ele (e ficar completamente encantada!) me candidatei, que sorte a minha ter me disposto a ler. A Destinada é uma obra incrível!

Eliza é uma brasileira, mora com sua mãe, Nicole, e irmã, Victoria, nos Estados Unidos desde que ela e Daniel, pai de Eliza, se separaram quando a garota tinha apenas sete anos. Mas o que é realmente incomum sobre Eliza é que ela tem um dom muito especial e raro, ela é vidente. Durante anos da sua vida, enquanto via o futuro ela tentava modificá-lo, ajudar as pessoas na medida do possível, avisando sobre furacões e coisas do tipo, mas esses flashs do futuro ficaram aproximadamente dois anos sem acontecer.

Depois de um dia absolutamente normal Eliza vai para a cama e tem uma visão, um garoto que, aparentemente, ela não conhece está em um trem e ele será sequestrado. Durante a visão a garota tenta ver claramente o rosto dele ou onde estava, mas não consegue porque estava a noite. Ao acordar, desesperada, ela nota algo ainda mais incomum: ela nunca tinha visto o futuro de alguém que não conhecia.

Para não preocupar sua mãe e irmã ela não comenta nada sobre o acontecimento da noite anterior e vai para a escola, afinal são os últimos dias dela ali, já que estava se formando. Tudo corre bem até que ela tem uma espécie de desmaio durante a aula de educação física, mas isso não é tudo: ao abrir os olhos ela está numa floresta linda e completamente estranha. O primeiro pensamento da menina é que está morta e que aquele é o paraíso e a aparição de um rapaz de cabelos negros e olhos azuis penetrantes só a faz ter certeza disso, ela havia morrido e estava no paraíso!

 — Está vendo aquela estrela? — Joe me perguntou, apontando para o astro mais luminoso do céu, depois da lua, respondi que sim. — Ela é a mais brilhante entre todas as outras, que só fazem seu trabalho de maneira apática e tradicional. Ela é especial e se destaca porque é diferente de todas, é a que mais acredita em seu potencial. E isso a faz irradiar.
Aquelas palavras mexeram comigo. Eu estava enfeitiçada pelo discurso poético dele, algo que nunca vira ninguém mais fazendo.  
— Vou chamá-la de Eliza.

Ela não está morta, encontra-se em outra dimensão, e o lindo rapaz, Joe, não é um anjo. Ele a levou ali para pedir ajuda pois a vida dele corria perigo, não, na verdade ele iria morrer em apenas alguns dias e nada podia fazer para mudar isso, só alguém de fora, só alguém que pudesse fazer um desvio em seu destino por causa de uma capacidade sobrenatural poderia salvar sua vida.

Os dois têm alguns encontros nessa outra dimensão e começam a se envolver profundamente, mas tais encontros tem um fim justo quando ela descobre quem ele é o motivo de ter se envolvido com ele de maneira tão rápida. Eliza tem que embarcar em uma jornada muito perigosa para salvar Joe, longe de todos e contando apenas com seus instintos, será que ela será capaz de salvá-lo?

Bom, como eu disse antes, nunca tinha lido nada da Paula, mas ao ler A Destinada eu posso dizer que ela já figura na minha lista de autores favoritos, bem como esta obra está na minha lista de livros favoritos. Gostei muito, mas muito mesmo da forma como ela desenvolveu a trama de A Destinada, mesmo tendo desgostado de algumas coisas.

Bom, comecemos pelos pontos positivos: a estória é muito bem pensada, rica em detalhes e descrições, mas sem se tornar descricionista — algo que acaba com a minha paciência durante uma leitura é o tal de descrever até quantos grãos de poeiras tem no lugar —, também gostei da Eliza (ela é bem decidida!) e me apaixonei pelo Joe e pelo Will — ele só aparece mais para a metade do livro. O fato de eu ter shippado os dois personagens que são, tecnicamente, rivais é muito, mas muito raro! 

Uma coisinha me incomodou no livro, um pequeno detalhe, mas eu presto muita atenção nesse tipo de coisa (chata que sou!). Tem um erro de digitação que confundiu um pouco a minha cabeça durante umas páginas, já entrei em contato com a Paula apontando-o (se é que realmente é um erro!), para que ela possa corrigir se for o caso. Nada que seja tão ruim assim, né?

— Sim. Ele nunca te esqueceu, Eliza. Lembro-me que quando ele saiu de casa para ir morar na Itália, me disse uma coisa. Prometeu que, não importava quando, se te encontrasse outra vez algum dia, não te deixaria escapar de novo.

Quem me segue no twitter viu que eu comentei que estava com um "aperto no coração" por ter terminado o livro e ele não ter continuação e algumas pessoas perguntaram se é porque a narrativa não é "fechada". Pessoal não foi o caso, fiquei me sentindo assim porque queria que o livro tivesse continuação, também queria muito um pouco mais da história da Eliza e Joe, o que eles fizeram depois do final de A Destinada. Hora de revelações constrangedoras: em certas passagens eu chorei lendo! Tinha algum tempo que não chorava enquanto estava lendo, a obra possui algumas cenas muito emocionantes.

Antes de terminar a minha resenha eu quero comentar uma coisa, li — não me lembro onde — que o sentimento da Eliza e Joe era muito forçado. Pessoal, uma amiga minha era apaixonada desde criança por um garoto da nossa sala, mas ele mudou de cidade e eles não tiveram oportunidade de ficar juntos. Só foram se reencontrar muitos anos depois, na faculdade (os dois estão fazendo o mesmo curso), e estão juntos desde o primeiro período, um amor de infância que só deu certo depois de vários e vários anos.

Outra coisa que não posso deixar de comentar a respeito desse livro é que ele não foi publicado por nenhuma editora brasileira. Tenho certeza que se fosse uma autora internacional várias editoras estariam correndo atrás dos direitos para publicar aqui, mas estamos cansados de saber que nossos autores não têm lá muita atenção das editoras nacionais, não é mesmo? Uma coisa que eu acredito que devia mudar e rápido!

Bem, isso é o que eu tinha a dizer sobre esse livro que me conquistou. A Destinada leva quatro estrelas de mim e toda a minha paixão, já estou com vontade de reler, acreditam?

Classificação final:





PROMOÇÃO


E aí? A minha resenha te deixou interessado/a pelo livro? Então aqui vai a boa notícia: a Paula (fofa e atenciosa que é!) me mandou dois exemplares do livro, um para que eu pudesse ler e resenhar e outro para sortear aqui no L&C, muito bom né? Então vamos lá, quero ver todo mundo participando!

REGRAS:


1) Seguir o L&C e o site do livro (link aqui) pelo GFC;
2) Deixar um comentário VÁLIDO neste post,
3) Deixar um e-mail válido no formulário;
4) Ter endereço de entrega no Brasil.



Promoção válida do dia 25/11 a dia  04/01.
P.S. Não deixe de ler os Terms & Conditions localizado ao final do formulário para saber todas as informações referentes à promoção.

62 comentários:

  1. Eu adoro livros sobre videntes, não tinha lido resenha desse livro e já na primeira (a sua) entrou no desejados! ^^

    ResponderExcluir
  2. Participando e torcendo para ser a sortuda ;D
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Jessie, que resenha linda!!! Me emocionei aqui, obrigada pela sua sinceridade, suas belas palavras, e fico feliz demais que o livro tenha te tocado, afinal, esse é o objetivo! haha

    Muito obrigada pelo apoio, e concordo com você nos dois comentários finais. O primeiro, de que um amor de infância é sim algo poderoso e conecta duas pessoas de uma forma intensa e que muitas vezes não pode ser explicada.

    E o segundo, de que as editoras brasileiras tem mesmo que olhar mais para os nossos autores! Não tem ideia de quanto tentei, mas as faltas de resposta me fizeram lutar por mim mesma, e não ficar parada esperando. Agora vejo que valeu a pena, e com a ajuda de vocês, blogueiros e leitores, espero conseguir a atenção delas. Vou mostrar sua resenha pra quantas editoras puder! hahaha

    Ah, sobre sua observação da viagem dela à Itália, não precisa de visto pra lá não, Jessie. Eu tirei o passaporte, tenho ele aqui em casa, e quando fui só foi precisei dele - e de uma autorização de menor de idade, porque eu o era na época. Tenho família lá :) Então é só ter um passaporte válido, as passagens e a vontade de ir que aquele país maravilhoso te acolhe! ;D

    Bom, obrigada de novo (escrevi um livro aqui! rsrs) e espero que outras pessoas possam se encantar pela história também, como você, e dar aquele apoio para a literatura nacional! Batalhando nós chegamos lá!

    Beijão!!
    Paula
    www.paulaottoni.com
    www.adestinada.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula Ottoni nem sei o que te dizer, eu fiquei muito muito feliz com o seu livro, é uma obra e tanto, melhor do que muitas publicadas lá de fora.

    Esses amores de infância tem realmente um poder incrível, eu não vivi isso, só a amizade mesmo e mesmo que eu fique sem ver esses meus amigos por anos sempre vou sentir o mesmo por eles, aquele instinto de proteção, imagino então quando o amor vai além do fraterno...

    Perdão então pela crítica equivocada da minha parte, vou corrigir isso.

    Estou torcendo muito mesmo para que você possa conseguir uma editora agora logo para que mais leitores possam ter a oportunidade de ler seu livro, realmente maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente fiquei louca para ler o livro após essa resenha! Nunca tinha ouvido falar da Paula Ottoni, mas realmente acho que o livro deve ser incrível! O mais legal é que ela é brasileira, e precisamos mostrar que livros nacionais e seus escritores sabem muito bem serem incríveis! Espero muito ganhar a promoção, e se não ganhar logo vou atrás de comprar ele!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. poxa que interessante, gostei!
    e infelizmente isso é verdade as editoras brasileiras não estão nem ai pros autores brasileiros infelizmente não abrem as portas para a literatura nacional crescer. fico muito triste com isso mas espero que com a visibilidade do blog as editoras parceiras vejam a resenha e se interessem pelo livro e não só por ele mas por outros livros de autores brasileiros que estão lutando por um espaço! Adorei a resenha e espero ter a oportunidade de ler o livro! :D

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha.
    Nunca tido ouvido falar da autora.
    Quero muito ganhar!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu quero este livro pra AGORA.
    Você já foi me envolvendo durante a leitura onde disse que o livro era bom e me fez ir atras. rs'
    A sinopse simplesmente coquista. E pelo jeito a narrativa envolve muito o leitor, uma mistura muito boa e que dificilmente não agrada. Como sempre, você já cuidou de pegar dois dos personagens pra você né? O que significa que eles devem ser apaixonantes rs'
    E essa capa? Linda demais, é tipo amor a primeira vista sabe, pelo menos pra mim foi.
    E eu vi sua indignação sobre as editoras. Na verdade é minha indignação também. Temos talentos por aqui e não são reconhecidos e tem poucas oportunidades. Isso tem mesmo que mudar, de vez.
    Vou participar da promo, e se não ganhar vou comprar, se antes você me deixou curioso, depois da resenha, minha vontade de ler só aumentou =DD
    Participando

    Elder Koldney
    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto esse livro em outro blog e gostei. A história parece ser muito boa e bonita. E a capa é tão linda...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessie!
    Eu também gostei bastante de A Destinada, a Paula escreve muito bem e desenvolveu de uma forma bem bacana a história, né?
    Sua resenha mega entusiasmada deixa claro o quanto você curtiu a leitura :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessie!
    Eu já ouvi falar do outro livro da Paula (Uma Princesa em Meu Lugar), ainda não tinha lido nada sobre A Destinada.
    O livro te fez chorar? Caramba, a história deve ser boa mesmo. O tema também me agradou bastante e eu já vi que vou ter uma paixão literária pelo Joe. #fato hahahah
    Adorei a dica e vou colocar na minha lista de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa gostei muito do enredo do livro, fiquei muito interessada e curiosa para ler o livro.
    Parabéns a Paula!

    ResponderExcluir
  13. Que capa lindaaa!!!
    Não conhecia o livroo e agora eu querooo muitooo
    fiquei apaixonada pela resenha... e esse quotes então... ameii!!!

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha...conheco a Paula Otoni de Face e concordo com você autores nacionais, ainda terão destaque nas livrarias do País inteiro.


    bjos

    MM

    ResponderExcluir
  15. - Participando :) otima Resenha o livro paresse ser muito Bom

    ResponderExcluir
  16. ótima resenha! me deixou morrendo de vontade de ler o livro! *---*
    ainda não conhecia a autora, mas já tinha ouvido falar neste livro e não sabia que a autora era brasileira! :O
    agora que sei me interessei mais ainda por ele (e olha que é dificil eu me interessar por um livro brasileiro eiim!!!)

    ResponderExcluir
  17. Nossa gostei muito da resenha, me deixou curiosa...
    Quero muito ler.... :P

    ResponderExcluir
  18. No inicio me lembrou scott pilgrim, aquela coisa deles começaram a se encontrar nos senhos dele, dai já deu o interesse. O resto da resenha só fez ele aumentar.

    ResponderExcluir
  19. Hm..

    uau, vc gostou mesmo hein... Eu não entendi mt bem o seu resumo, mas como vc disse que o livro é bem bolado, acho que durante a leitura tudo é bem explicado! É tão bom gostar tanto de um livro a ponto de querer ler mais sobre ele, mesmo com um final bem fechado! Espero que a paula consiga uma editora! Estou com esse livro na fila e espero gostar tanto quanto vc. Concordo mt com o que vc disse ao fim, é triste que nossos autores não tenham espaço no mercado porque estão sempre querendo o que vem de fora e esquecem que por aqui existem boas histórias tb!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  20. Gostei do livro, apesar de nao ser acostuma a ler livros que envolve pessoa tendo visão eu gostei dele. Fiquei curiosa para saber se a Eliza conseguiu salvar o guri! Adorei.

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessie, adorei sua resenha. É triste saber que as editoras brasileiras não dão devida atenção aos autores brasileiros, o problema é que os próprios leitores brasileiros dão preferência a leitura de livros de autores internacionais, e isso é uma realidade que nós como leitores deveriamos mudar. Enfim, fiquei curiosa com a história do livro. Você cita no final da resenha que ouviu falar que o sentimento de Eliza e Joe era muito forçado, mas que vc acredita que um amor de infância pode ser forte e perdurar. Eu sou da mesma opnião, afinal já vivi um amor de infancia e consegui reencontrar essa pessoa quase no final da adolescencia e vivemos um pouco do nosso sentimento. Enfim, é interessante essas coisas... Parabens pela resenha e espero que a Paula Ottoni tenha sucesso na sua carreira como escritora.

    ResponderExcluir
  22. amei a resenha. parabéns.
    obrigada.
    agora com mais vontade e curiosidade de ler o livro.
    X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    QUERO GANHAR
    AMO O BLOG
    PARBÉNS PELA DEDICAÇAO
    OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE
    x
    ELLIANE RAMOS
    ellianeramos.blogspot.com.br
    ellianeramos@hotmail.com
    facebook.com/Elliane.linda
    @Ellianeramos
    bjs
    X

    ResponderExcluir
  23. Olá, dei uma olhadinha no seu blog e gostei. Visite o meu aqui -> http://triodamodaa.blogspot.com.br/
    E se quiser fazer afiliação é só ir aqui -> http://triodamodaa.blogspot.com.br/p/afilie-se.html
    Beijos!

    ♥♥Visitem meu blog♥♥

    ResponderExcluir
  24. Nossa, super AMEI o tema, o livro, a história, tudo!
    Me identifiquei com a Eliza de cara, pois sou sensitiva. E, embora não veja o 'futuro', como os videntes veem, sinto o que vai ou não acontecer :) Se é bom, ruim...
    Enfim, a capa é linda e adorei saber que já li seu conto da Capricho e que ela é super nova e brasileira!
    Espero ganhá-lo para resenhar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha ouvido falar da Paula, mas já me apaixonei por seu trabalho.
    Achei o tema mt bom, me lembrou um pouco Meg Cabot, com A Mediadora.
    Bom só por a Eliza ter um dom já me interessa em ler, qualquer coisa com uma pitada sobrenatural me atrai, mesmo que não seja com os dois pés dentro...E ainda vc me diz de Itália? Ai fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Isso sem contar no Joe e no Will que devem ser mesmo mt perfeitos. *-*
    Pelo que você descreveu o livro deveria ter editoras brigando para publica-lo. Pois as editoras brasileiras se preocupam tanto em trazer livros internacionais e acabam desvalorizando os escritores brasileiros que muitos vezes (como foi no caso da paula) tem que publicar seus livros sem uma editora para dar apoio e ajudar a divulga-lo.
    Achei a capa mt linda, e a estoria do livro em si é linda pelo que vi.
    Parabens pela resenha!
    bjim

    ResponderExcluir
  26. Por incrível que pareça pensando agora não mtos livros YA que exploram a vidência, e é uma ótima coisa para se explorar não é? Fiquei bem curiosa para saber como a protagonista vai conseguir ajudar o menino através dos sonhos =]
    Boa Resenha!!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  27. Ótima resenha!
    Ah, eu leria justamente por saber que não ia precisar ficar comprando os próximos livros, já que não é uma série.
    Haha, eu também odeio autores que descrever milimetricamente tudo o que tem na cena do livro...
    É verdade, as editoras dão atenção demais para autores internacionais, mas na minha opinião é também culpa dos leitores, que, muitas vezes, desprezam a literatura nacional por que acham que não é melhor que a estrangeira. Quando alguém escreve bem, não importa de onde a pessoa é! Ela é talentosa e merece ser vista dessa forma! ;)

    Beijos..

    ResponderExcluir
  28. Adorei! Ótima resenha, vou ler o livro com certeza! :)

    ResponderExcluir
  29. Achei a sinopse e essa resenha super instigantes. Gosto de livros desse gênero. Se tiver oportunidade, lerei, sim!
    E é realmente uma pena que nossos autores sofram com essas editoras que só dão espaço aos autores internacionais. Espero que isso mude.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Poxa a resenha á show, a história parece ser bem daquelas que te prendem, eu acho super maneiro essa coisa de vidente, mas acho que não queria pra mim, imagina ai ver as pessoas que você gosta sofrendo alguma coisa, morrendo, sei lá.
    Achei a resenha bem legal, nunca tinha visto esse livro, e acho que seria uma otima leituras pra começar janeiro!
    Bgs'
    Sabrina Piano - Doces Leituras
    doces-leituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha , tipo demais mesmo!
    Vou ler ele conceeteza, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  32. To super ansiosa pra ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Só pela sinopse já me apaixonei pelo livro, parece ser tudo! Adoro livros sobrenaturais, e quando colocamos um pouco de romance e coragem para mim está perfeito!

    ResponderExcluir
  35. A capa desse livro é linda! Ao contrário de você, eu não conhecia essa autora, tanto é que na hora que olhei esse livro pela primeira vez pensei que era internacional. Já li muitas resenhas positivas a respeito desse livro e agora estou morrendo de vontade de lê-lo *---*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Realmente, as editoras daqui não ligam nem um pouco para os livros nacionais, mas acho que muitos leitores também não... A maioria prefere os livros internacionais, pois acham que as histórias podem ser melhor... A resenha ficou muito boa, parabéns! Desde que ouvi falar desse livro pela primeira vez estou ansiosa para ler, e esta resenha só aumentou minha vontade!

    ResponderExcluir
  37. Ei Jessie! Amei a resenha. Vou dizer uma coisa: puta falta de sacanagem essa coisa de escritores brasileiros não serem valorizados, né?
    Adoro histórias com videntes e tal, acho que prendem a gente de uma forma tão boa que nem dá pra explicar direito. HAUEHAUEHUEHAE
    Adorei a resenha, adorei a resenha, adorei a capa do livro, ficou a coisa mais linda do mundo! Muito curiosa pra ler, espero ter oportunidade.

    ResponderExcluir
  38. adorei a sinopse e a resenha (que não li tudo por causa dos spoilers, rs) mas li o fim e por mais que os autores brasileiros realmente não tenham reconhecimento ou credibilidade, normalmente a trama se passa no exterior, o que mostra o quanto damos mais valor às coisas vindas dos EUA

    ResponderExcluir
  39. Ainda não conhecia esse livro, achei a capa muito linda, a resenha me agradou muito, estou muito ansiosa para lê-lo.
    Meus parabéns pela belíssima resenha.

    ResponderExcluir
  40. Já li uma resenha sobre esse livro e já tinha gostado, mas a sua é a afirmação de que preciso ler este livro. Adoro livros com algo sobrenatural e vidência pra mim se enquadra nisso.Quero ver como Eliza vai se sair.

    ResponderExcluir
  41. Adoro essas histórias que falam sobre destino, poderes sobrenaturais... Ultracurto! XD Participandooo!

    ResponderExcluir
  42. Super curiosa, parece ser um daqueles livros viciantes *-* posso dizer que já tive uma boa impressão do Joe.. nada como um belo romance em? aaaai, tô super ansiosa (:

    ResponderExcluir
  43. Nunca tinha ouvido falar desse livro, confesso, mas fiquei curiosa para ler uma história sobre videntes!
    Engraçado como as editoras nacionais ignoram trabalhos de autores brasileiros né? Deveria ser justamente o contrário. É uma pena que não haja muito incentivo para autores no Brasil.

    Gostei da resenha ^^

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho tantos livros pra ler e você ainda me faz uma resenha apelativa dessa.Desse jeito eu não paro mais de ler nem pra comer!!!

    ResponderExcluir
  45. A capa é muito bonita. E a história parece boa, apesar de eu não gostar de videntes. rs
    Participo! =)

    ResponderExcluir
  46. Achei bem interessante o livro. Só de ler a sinopse, fiquei intrigada para saber o que mais vai acontecer. Adoro livros sobrenaturais mas não lembro de ter lido nada envolvendo videntes. Gostei bastante da ideia! E dá para ver que há muito suspense também ^^

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  47. Bem interessante o livro, parece ser muito bom...
    bem diferente de outros livros q ja li..
    Adoro livros que tenham algo sobrenatural..

    ResponderExcluir
  48. Resenha muito bem feita. Me deixou com muita vontade de ler "A Destinada". Ainda não tinha visto comentários sobre a obra, mas a forma como a descreveu, nossa, encantou. Só conhecia uma obra da Paula Ottoni (Uma princesa em meu lugar), mas não tive oportunidade de ler. Agora quero ler as duas histórias.
    Parabéns pelo blog e o lindo trabalho com as resenhas!
    Participando da promoção. Dedos cruzados!
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!