Terrível Encanto - Melissa Marr

Sinopse:

Desde pequena, Aislinn possui um dom especial – a Visão, que permite que ela perceba os seres encantados que circulam entre os humanos, invisíveis para a maioria dos mortais. Mas, ao contrário do que as histórias infantis sugerem, as fadas podem ser extremamente perversas e egoístas, a ponto de machucarem as pessoas de propósito. Aislinn mora na decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos e sempre viveu pautada por três normas básicas. Regra número 3: não encare as criaturas invisíveis. Regra número 2: não responda a criaturas mágicas invisíveis. Rega número 1: nunca desperte a atenção dos seres mágicos. Mas, mesmo com todos os seus cuidados, Ash, como a jovem também é conhecida, quebra todas as regras num mesmo dia ao ser descoberta por Keenan, o Rei do Verão. No meio desses seres encantados e poderosos, Aislinn quer apenas ter uma vida normal, mas será que ela conseguirá fugir de um destino para o qual parece não haver escapatória? E se falhar... o que virá depois. 


Tive o meu primeiro contato com o mundo das fadas no ano passado com o livro Glimmerglass da Jenna Black. Infelizmente a minha estreia com esses seres não foi uma experiência muito positiva, mas ainda assim eu queria ler algum livro interessante sobre fadas — feéricos/seres encantados, chamem do que quiser — e foi por isso que decidi ler Terrível Encanto. — Já adianto pra vocês que, essa segunda tentativa foi mais proveitosa que a primeira, mas ainda assim não nutri nenhum grande amor pelo mundo mágico das fadas.

Conhecemos a história sob a perspectiva de Aislinn. Uma adolescente que tem o poder da Visão. O que é isso? Os seres encantados são invisíveis para os demais seres humanos, mas ela é capaz de vê-los. Desde pequena sua avó lhe ensinou as seguintes regras: 1) Não encare os seres encantados invisíveis; 2) Não fale com os seres encantados invisíveis; 3) Não desperte a atenção deles.

Até então ela vivia perfeitamente seguindo essas 3 regras que lhe foram impostas. Mas certo dia — e sem entender bem o porquê — alguns seres encantados passam a nota-la. E pra piorar... Alguns seres encantados poderosos parecem demonstrar interesse por ela. — Um deles é Keenan, o irresistível Rei do Verão. A partir daí a história se desenrola. E os seres que ela costumava temer e manter a máxima distância possível se tornam parte de seu dia-a-dia e os problemas deles passam a ser problemas dela também.

A princípio o livro é um pouco confuso. Demorei um pouco para me situar, mas depois de algumas páginas já é possível entrar no clima da narrativa. A Aislinn é uma boa protagonista, apesar de adolescente e por vezes passar por momentos de indecisão e insegurança ela não deixa que isso se torne suas características mais marcantes. Ela sabe a hora de falar, de agir. Seth, seu amigo colorido foi o personagem que mais me agradou. Ele, apesar de ser descolado, despreocupado, independente... É também carinhoso, compreensivo, companheiro e totalmente charmoso.

Então, alguns de vocês devem estar se perguntando: porque você não gostou muito do livro, afinal? Algumas coisas me incomodaram durante a leitura, uma delas é que, várias vezes durante a narrativa a Aislinn diz como os seres encantados são perigosos, malvados, sem escrúpulos, perversos... Mas durante a leitura não temos praticamente nenhuma demonstração desse “terror”.

Outra coisa que também me incomodou foi o fato de que Aislinn tem a Visão — ou seja, ela pode ver os seres encantados mesmo quando eles estão sob um “disfarce humano”. OK. Mas o fato é que mesmo quando eles estão disfarçados ela sabe que são seres encantados. Como? O que faz com que ela saiba disso? Se mesmo com o disfarce ela os visse em sua forma real, então, como ela sabia que estavam disfarçados? É... Confuso.

Felizmente a história termina de maneira bastante satisfatória. Nas últimas páginas eu me senti realmente aflita. As cenas finais foram um tanto surpreendentes. Pretendo continuar acompanhando a série e torço para que no segundo volume — intitulado Tinta Perigosa e já publicado aqui no Brasil — eu me encante com a história do início ao fim. 


BOOK TRAILER


Classificação final:
 (3,5)


Livro: Terrível Encanto
Série: Wicked Lovely — Livro 1
Autora: Melissa Marr
Páginas: 357
Editora: Rocco


16 comentários:

  1. Eii!
    Ainda não estou muito empolgada para esse livro, e pelo que vi pela sua resenha ele não deve ser mesmo tão bom quanto dizem. Mas vou esperar o lançamento do próximo volume pra decidir se começo ou não essa série. rs =]

    Beijos! ^.^

    ResponderExcluir
  2. @Celsina

    Sim, o livro não me empolgou muuuito, rs. Mas é bom você dar uma chance pra série, algumas pessoas dizem que é uma das melhores sobre fadas... Se você gostou de Glimmerglass acho que as chances de gostar de Terrível Encanto são grandes. :) Ah! O segundo volume já saiu! ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li essa série mais acho as capas lindas e ainda pretendo dar uma chance a série quando tiver a oportunidade.
    Glimmerglass eu também tinha lido várias resenhas de pessoas que não gostaram muito nem se empolgaram com a história e quando fui ler eu gostei bastante.
    Leitura é tão pessoal, as vezes eu detesto um livro que 90% das pessoas amam ou ao contrário eu amo um livro que as pessoas não gostam..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo muito ler esse livro, adoro a temática. Mas honey, quer um livro de fadas bom? Leia O Rei do Ferro da Julie Kagawa. Já li Glimmerglass e mais alguns outros no tema, mas esse ai é o melhor *--* Julie diva ♥

    Mas voltando ao livro, adoro as capas dessa série. Pensei em ler em inglês (convenhamos que 'Terrível Encanto' foi um título meio... terrível) mas o paperback brasileiro é tão melhor!

    Entendi os seus pontos de confusão, de fato fiquei com um nó no cérebro com a coisa do disfarce @-@ Mas ainda pretendo dar uma chance ao livro ;)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  5. @Gabi

    hahahaha, sério? Até que eu não acho o título Terrível. Ah! Já me recomendaram essa série da Julie mesmo! Vou ficar de olho em alguma promoção pra comprar! ;)

    Acho que vale a pena comprar a edição brasileira. A capa tá linda! E a diagramação e revisão bem feitos. E o preço está até baixo se comparado a outros livros da Editora.

    Beijos.
    =*

    ResponderExcluir
  6. É parece que o mundo das fadas não é tão empolgante quando o dos vampiros, lobisomens, anjos e etc. Já li várias resenhas de pessoas que também não curtiram muito. O único livro sobre fadas que vi alguma empolgação por parte das pessoas foi O Rei do Ferro.
    Até agora li apenas Asas e também não curti muito, tem um bom gancho para continuação e espero que a história melhore.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Eu li Terrível Encanto e adorei!! Mas acho que terei de relê-lo para poder ler o segundo livro da série, Tinta Perigosa, apesar de eu saber que a estória não tem os personagens mudam de livro para livro. Ótima resenha! =)

    queridoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu achei mesmo bem próximo de Glimmerglass essa história. Lembro que você comentou lá no blog que você não gostou muito do livro mesmo. Eu achei esse livro bem interessante, e o que me desanima é saber que faz parte de uma série - já acompanho tantas que estou me perdendo. Não achei nada de terror na citação mesmo, hehe, e acho ruim quando o autor não explica certas coisas essenciais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. @Lucas Machado Maracci

    OMG, Lucas! Sério??! Nenhum personagem continua? :O Jeez, não sabia disso! #capota

    ResponderExcluir
  10. Oi, nossa a história é bem parecida com meu livro... Rs
    Cada qual sabe seus motivos de não gostar de certos livros, as vezes os de fora não entedem, e isso é mega normal!
    Obrigada por passar lá no blog, sua resenha ficou mto boa... Bj

    ResponderExcluir
  11. Amanda <3
    Antes de falar do livro em questão, vc citou Glimmerglass; eu super achava que seria "O" livro de fadas, e cai de um prédio de 50 andares com esse livro haha
    Sobre Terrível encanto, apesar dessa capa linda, eu já vi muita resenha falando mal desse livro. E vejo pra que pra vc também foi mais ou menos. A estória parece ser bem interessante, mas vc disse que no começo dele é meio confuso, e isso me atrapalha muito quando acontece! Mas o final pelo menos foi algo bom né? Se é que isso é console haha
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mandy! Eu nunca li nada sobre fadas, mas quero muito. Sei que tem gente que curte e Glimmerglass e outras que não curtem. Pessoalmente, não me interessei pela sinopse.
    Sobre Terrível Encanto, já li alguma resenha, mas não me lembrava do que realmente falava a história. Gostei mas não me empolguei.
    Achei pertinente os seus comentários: por ser o primeiro livro da série, a autora deveria ter trabalho melhor os pontos que você levantou.

    Beijos,
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  13. Oi Mandinha!!
    *-*
    Huuumm, eu estou em dúvida sobre o livro porque alguns leitores amaram, outros acharam mais ou menos. Ainda não encontrei uma resenha que tivesse detestado o livro. Quem sabe no segundo volume os seres realmente apareçam como "malvados" né? Talvez, como você colocou no quote, a autora tem a intenção de colocar os malvadinhos em pele de cordeirinhos... (gente, estou usando essa expressão com muita frequência! o.O)
    Não sei. Eu ainda não li livros de fadas mas estou com esse e Fadas pra ler, espero apreciar esse mundo encantado!

    Ótima resenha, como sempre!
    Besitos!
    <3

    ResponderExcluir
  14. Meu primeiro contato com o universo feérico também foi com Glimmerglass. Mas apesar de muita gente não ter curtido, eu curti.

    Terrível encanto é um livro que eu conheci no evento de lançamento e me interessei tanto pela história quanto pela capa, que eu acho bastante bonita. Ah, talvez essas confusões todas aí sejam resolvidas nos próximos livros. Pelo que eu ouvi no evento, não deu para captar imediatamente a parte antagonista da história; e eu não sabia que a personagem principal somente sabia por saber que o povo feérico era feérico sem um motivo aparente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda!

    Eu nunca li nada sobre fadas e bem definitivamente não vou querer começar por terrível encanto kkkk
    Não ia já muito com a cara da sinopse e a história não me cativou também. Também não vi nada de pavoroso e terrivelmente assustador no trecho que você colocou.Uma melhor descrição por parte da autora poderia ser "arteiros" né?

    Um beijo!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive a oportunidade de me aprofundar nesse mundo das fadas, mas confesso que meu interesse aumentou em ler esse livro, apesar dos pontos negativos, fiquei tentada a conhecer e ver se vou gostar.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!