A Fera - Alex Flinn

Sinopse

Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera.

A Fera foi um dos lançamentos da Galera Record que eu quis ler desde que foi lançado, há algumas semanas fui escolher um livro para dar de presente para o Matheus e decidi que seria esse, aproveitei e comprei um para mim também, afinal A Bela e A Fera sempre foi meu conto de fadas favorito.

Kyle Kingsbury é um adolescente rico, mimado, egoísta e lindo, mas que só se importa consigo mesmo, aquele tipo que sente prazer em humilhar outras pessoas que não seu status ou beleza equivalente a sua. Seu pai, que deveria lhe dar limite, acaba estimulando essa conduta, ensinando ao filho que a única beleza que importa é a que todos pode ver imediatamente. Mas isso tudo muda quando ele conhece uma garota chamada Kendra.

Ela o confronta, argumenta que a superficialidade é um erro e o faz no meio de toda a escola, entre os amigos de Kyle, isso o deixa com raiva e para se vingar ele decide a convidar para o baile da escola, mas o garoto já tinha um par, uma garota linda, e tão superficial quanto ele (talvez mais), chamada Sloane. Quando Kendra chega ao baile ele fala coisas terríveis para a pobre garota, só que a menina não é como todas as outras e acaba tomando uma decisão que vai mudar a vida de Kyle de uma maneira irreversível.

FeraNY: Posso falar uma coisa?
Sapo: e aguen cnsgue t impdir?
FeraNY: Homem nehum presta. Você pode estar se arriscando por 1 cara que não vale a pena. Ninguém merece ser transformada em espuma do mar.

Kendra é, na verdade, uma bruxa muito bonita e transforma o lindo adolescente em uma terrível fera, um ser monstruoso que não é nem homem e nem animal, tirando assim de Kyle a coisa com a qual ele mais se importava: sua beleza física. Ele havia dado a uma garota uma flor branca que Sloane se recusou a usar e ainda tinha duas pétalas dentro do bolso da calça quando a bruxa o transformou em um ser horrendo, e por causa do gesto que ele teve na entrada do baile, ela concede uma forma de quebrar a maldição: ele precisa aprender a amar, fazer com que o amasse também e ser beijado por ela, mas ele só tem dois anos para isso.

Rob Kingsbury, o pai do garoto (agora fera) é um âncora de jornal muito famoso, um homem que tem fama, fortuna e poder, e que não aceita a nova condição do único filho, então o manda para uma casa diferente para não ter que conviver com tal monstruosidade. Kyle agora vive com empregada, Magda, e com um professor particular cego, Will. Com o passar do tempo ele perde as esperanças de encontrar uma garota que o ajude a quebrar a maldição e encontra apoio em um "chat criado para pessoas transformadas pela magia" e em suas rosas, um hobby que acaba se tornando uma forma de fazer algo a mais de sua vida. Uma certa noite sua estufa é invadida por um homem e este oferece sua filha para que nada aconteça a ele, a fera já conhecia a garota (de vista), foi por causa dela que ele teve uma chance (mesmo que mínima) de voltar ao normal, mas seria Lindy quem veria por trás de toda aquela feiura e quebraria a maldição também?

É muito difícil falar sobre um livro que eu gostei tanto, porque eu acabo achando que falei de mais, ou de menos. Que deveria falando um pouco mais ou um pouco menos em certas partes. Acabo nunca ficando satisfeita quando se trata de uma obra que mexe comigo, é o caso desta resenha. Eu terminei de lê-lo hoje e tinha outra resenha programada para postar, mas tive que mudar meus planos, pois me rendi a esse livro e à escrita da autora.

— Lindy você me amou quando eu nem sequer era humano. Você me beijou quando eu não tinha lábios. Você enxergou o que estava lá no fundo de mim quando nem eu tinha certeza de nada a meu respito. Acredite, não tem como encontrar alguém melhor. Você é perfeita.

Acho que esse livro (assim como o conto de fadas) são maravilhosos aos meus olhos por mostram como o amor verdadeiro é poderoso e capaz de modificar quem o sente, sim sou uma pessoa romântica (mais do que eu gostaria de admitir). Voltando ao livro que estou resenhando e deixando um pouco o conto de fadas de lado, a mudança que vemos surgir na fera, em como ele começa a se importar com Will e Magda, em como acaba descobrindo que há coisas mais importantes que a aparência e, quando Lindy chega, a tentativa de agradá-la (mesmo que no começo só para acabar com o feitiço) é mais do que ele já tinha feito em toda a sua vida antes de ter sido transformado. Ele se esforça para aprender, tenta ser agradável com a garota e acaba por libertá-la para que esta cuide do seu pai, um viciado em tóxicos que teve muito mais da filha do que merecia.

Em todos os livros que leio tento tirar pelo menos uma lição, algo que eu possa aplicar à minha vida, em alguns casos isso é um pouco complicado, mas em outros, como no caso de A Fera, essa mensagem parece estar grafada em letras garrafais na capa do livro. Mas a obra tem passagens bem cômicas também e é uma leitura bem leve e descontraída! 

Quanto a capa, eu achei bem bacana, mas eu tenho que dizer que detesto a atriz que interpretou a personagem principal, Lindy. Vanessa Hudgens não tem nada a ver com a descrição da personagem no livro que é ruiva, sardenta e dos olhos verdes, além disso não acho que seja uma boa atriz (os fãs que me perdoem) o Alex ao contrário ficou perfeito como Kyle, a diagramação ficou bem legal. O livro é divido em seis partes e cada uma é separada por algumas de conversas no chat que mencionei por alto na resenha. Voltando a falar da capa, não sei se prefiro a nacional, gosto da que tem uma rosa branca na capa, tem muito mais a ver com o enredo, mas a brasileira é bem legal também. E você, qual prefere?


E para quem quer saber se o filme é tão bom quanto o livro, eu já vi, antes até de ler o livro e na época achei muito lindo, mas depois dessa leitura eu prefiro milhares de vezes o livro. Muitas, mas muitas coisas foram mudadas no filme sem necessidade nenhuma e agora eu percebi que ele acabou perdendo muito com isso.

A autora soube como fazer para trazer uma estória épica para o nosso tempo sem que esta perdesse seu encanto, sua magia e eu recomendo esse livro a todos, acho até que conheço um ou dois garotos que deveriam se encontrar com a Kendra, mas isso não vem ao caso. Minha nota para A Fera só poderia ser cinco estrelas.

Classificação final:




P.S.: Pessoal, o primeiro quote que coloquei na resenha está "correto", ou seja, está de acorodo com o livro. É que eles estão no chat que mencionei na resenha.

16 comentários:

  1. Ai eu amo esse livro *.*
    Apesar de ter gostado do filme fiquei chatiada por não ter sido tão fiel ao livro, tem coisas tão lindas que foram modificadas ou excluidas.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou...
    Li já faz um bom tempo e tenho aquela capa do filme, a última que você colocou...
    Achei legal o livro, mas não uma obra inesquecível sabe?

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessie
    Eu nem estava com tanta vontade de ler esse livro, mas depois desse quote...fiquei aqui falando onw sozinha e suspirando rs
    Preciso ler A fera.
    Não assisti o filme, mas já não me simpatizava muito com a Vanessa Hudgens (sorry fãs), ainda mais agora sabendo que ela não tem nenhum semelhança física com a protagonista.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nem o que dizer né, a não ser que. Vou ler
    ahhh são tantos livros que quero. ahsuahauah

    Lucas / Era uma vez...
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jessie!
    Eu sou louca pra ler esse livro desde que foi lançado. Amo A Bela e a Fera, acredito que vou gostar bastante desse livro também. O filme eu só vejo depois de ler.rs
    Adorei a resenha! *.*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. aaah eu tenho um pressentimento que eu vou AMAR esse livro desde que lançou! Precisoooo ler logo! Adorei a resenha espero que eu também me apaixone assim pela história! *-*
    Beijos Jessie!

    CC
    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro temáticas "Bela e Fera"! *-*
    Mas você acredita que ainda não li esse livro? :(
    Adorei a dica e a resenha! Preciso ler logooo!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive mais vontade de ler o livro, mas vi tantos comentários negativos sobre o filme, que acabei desanimando, sabe? De qualquer forma, o livro ainda está na minha lista de desejados, quando tiver oportunidade não deixarei de ler ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. Hi Jessie,
    Olha, depois que li o segundo parágrafo da sua resenha eu achei muito bom o que aconteceu ao Kyle. Ele estava mesmo precisando de uma lição, e creio que foi bem a altura. Também conheço algumas pessoas que deviam encontrar uma Kendra.
    Mais sobre o livro, tenho que dizer que eu fiquei encantado. Já tinha lido a sinopse, mais não pensei que o livro seria tão interessante quanto a sua resenha me deu a impressão de ser. Adorei mesmo e vou colocar o livro na lista dos desejados, porque á no fundo, eu também sou romântico, mesmo que negue as vezes. Gostei muito da resenha, está de parabéns.

    Beeijos
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  10. Oie Jessy!

    Eu adorei o livro tbm, essas releituras de contos de fadas me conquistam! *-*


    Eu gostei muito da história, mas confesso que o filme so nao me atraiu o mesmo ponto que vc colocou: VANESSA HUDGENS. O problema é que eu acho que ela sempre vai ter cara de Gabriela. E é totalmente dispensavel ela ficar cantando no filme, sendo que nao tem nada a ver. Enquanto eles ficarem relembrando que ela canta e canta, nunca vão tirar essa imagem de HSM dela.

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!!!
    Eu vi em um blog - não lembro qual - que o livro era bem fraquinho e que o personagem conversa com outros como a chapeuzinho vermelho, algo assim... Mas eu ainda quero lê-lo porque vi o filme primeiro e achei muito fofo!!

    "... como o amor verdadeiro é poderoso e capaz de modificar quem o sente"

    Preciso disso!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Jéh <3
    Eu n aguentei e acabei vendo o filme ontem G_G Disse que só veria depois de ler, mas n consegui.
    Gostei, mas senti que faltou algo. Um amigo leu e disse que o filme é horrível se comparado ao livro.
    Sei que quando eu ler o livro vou me apaixonar pela Kendra <3 n vou conseguir imaginar outra bruxa senão a Mary Kate kkkk
    E como eu disse acima, sobre o filme, vejo que vc gostou e tem quase a mesma opinião que o meu amigo.
    E fico P... quando colocam os personagens no filme diferentes do livro O_O Em "Qual o seu número?" tbm é assim #fail

    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jessie! Poxa, adorei a resenha!
    Estou quase doente de vontade dele este livro, eu assiti ao fime e gostei um pouco (mesmo não gostando da atriz, como vc,rs) Eu adoro adaptações modernas de conots de fadas, peças de teatro e tudo o mais, acho super válido para nós adolescentes conhecermos um pouco mais de tudo,né?
    Ah, vendo a capa internacional, a rosa branca é mesmo muito linda e combinaria mais o livro!
    Bjus, @sonynha_h

    ResponderExcluir
  14. Não vi o filme, até porque não acho os atores grande coisa. Mas estou ansiosa para ler o livro desde o lançamento, a capa me desagrada um pouco (prefiro mil vezes a capa americana!), mas vou comprar mesmo assim. Ótima resenha!

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Quando vi o livro pela primeira vez achei que fosse algo relacionado com o conto A Bela e A Fera; depois assisti ao filme e vi que não tinha nada a ver. O história é na verdade uma lição de humildade e busca pelo amor. Só quando consegue amar e ser amado é que a maldição. Adorei sua resenha. Está ótima.

    ResponderExcluir
  16. Nossa... eu não sabia que avia o livro "A Fera".
    Por que o Filme eu adorei.. Hehe
    Adorei a resenha Jessie.


    *Revirando Páginas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!