Todas as estrelas do céu - Enderson Rafael

Sinopse

Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.


Amor. Quando você se depara com essa palavra o que passa pela sua cabeça? Algo bonito, inspirador, único... Imagino que sim. Pela minha cabeça também é isso que se passa. É algo que todos buscam. E algumas pessoas, até mesmo dedicam toda a sua vida para encontrá-lo, parece ser o ponto alto da satisfação humana. Encontrar o amor.

E se você encontrasse o seu e não pudesse vive-lo? E se parte das pessoas que você conhece vissem a sua felicidade como algo errado, sujo, pecaminoso... Como você reagiria? Enfrentaria? Fugiria?

Com esses questionamentos eu dou início à resenha de Todas as estrelas do céu. Nele somos apresentados à história de Carol e Lê, dois irmãos, que se apaixonam. Carol é filha biológica do casal e Leandro foi adotado. Cresceram juntos. Mas entre eles não existia apenas amor de irmãos. O amor que existe entre eles é o amor que eu, você, seu amigo, vizinho, conhecido, etc. Desejam encontrar um dia. Amor de verdade, sabe? Não posso me estender muito nisso, não sei o que dizer a respeito desse tipo de amor, mas se você ler o livro vai entender ali, naquelas páginas, que amor assim, só pode ser verdadeiro.


Nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano. — Página 61

 Quando você enfrenta pessoas que gosta, só pode ser por algo que você acredita, algo que seja real pra você. E é por isso que o nosso casal passa. O que deveria ser algo simples se torna um desafio. “Ficar junto” não é simples para os dois é uma verdadeira afronta.

Não consigo me estender muito falando sobre o livro em si. Cada um terá uma visão diferente sobre essa história. Alguns podem ficar do lado que julga, que condena, que vê o amor dos dois como algo irracional. Outros ficarão a favor do casal, torcendo por eles, sofrendo com eles. Outros podem ficar em cima do muro.

Eu sou a favor do amor. Se ele se manifesta de uma forma que não prejudicará ninguém, você será contra por quê? A religião não permite? É contra os padrões normais da sociedade? Ah... Esses não são motivos válidos pra mim. Por isso eu digo que as reações em relação a esse livro podem ser diversas.

Leia, leia este livro! Se emocione, vibre, chore, lamente, se surpreenda e descubra de que lado você está. A favor do amor? Ou a favor do politicamente correto? 


Sobre o autor

Enderson Rafael nasceu em Florianópolis, em 1980. Escreveu seu primeiro romance, aos 19 anos. Formou-se bacharel em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela ESPM-Rio, escola que em 2006 apoiou a publicação de seu segundo livro "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes". Neste meio tempo, escreveu dois roteiros de longa metragem para cinema, "Geribá" e "Mil Mares". Em 2010, lançou seu primeiro romance, "Todas as estrelas do céu" e agora trabalha como comissário de voo, profissão na qual já soma 5 mil horas de voo e que inspirou seu segundo romance, a ser lançado em 2012, "Três Céus". 

blog  twitter

Classificação final:




Livro: Todas as estrelas do céu
Autor: Enderson Rafael
Páginas: 160
Editora: Novas Ideias

30 comentários:

  1. Gostei da resenha, mas sinceramente não sei o que me aguarda. Dois irmãos que se apaixonam não é uma coisa que vemos todos os dias. Ou melhor, lemos... Mas não é novidade.
    Eu também ficaria do lado do amor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muuuuuita vontade de ler esse livro, há bastante tempo! Só não tive a oportunidade ainda! Minha fila de leitura tá imensa, e prometi que não vou comprar mais livros até diminuí-la um pouco!

    Beijinhos,
    @CamilaCandomil
    | Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  3. Olha, sinceramente.. não tenho palavras, eu já havia ouvido falar desse livro, comentários passageiros, agora tua resenha me deixou mais instigado ainda, eu não só quero ler esse livro, eu preciso ler esse livro.

    Jean Almeida
    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, preciso ler!
    Sou doida pra ler esse livro, parece ser lindo e, como você, sou a favor do amor!
    Gosto de histórias assim, questionadoras, que cada um vai interpretar de uma forma diferente!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Interessante, gostei do enredo. Parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amanda!
    Estou dois para ler este livro do Ende também!! Espero ter uma ótima opinião a respeito também assim que eu tiver a oportunidade de ler. Acho que temáticas como essa nos fazem refletir e também sou a favor do amor, não importa se isso gere tabu ou controvérsias na sociedade, compartilho da mesma opinião de você.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Awwn, eu vi você falando dele no seu vídeo e quero muito ler! Fica pra compra de fevereiro! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com (tem postagem nova, viu?! rs)

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler o livro acho que logo vou comprar otima resenha!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Amanda =)

    Também sou a favor do amor, sempre! Gosto de histórias com essa temática. Esse livro deve ser lindo e bem tocante.

    Agora fiquei com muita vontade de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro e recomendo muito também Amanda!
    O Enderson sabe brincar com nossos sentimentos e sensações durante o livro!
    Sua resenha ficou ótima :]

    beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha!! Ela nos faz pensar que a estória do livro é sim uma ficção, mas que pode muito bem ser uma verdade do cotidiano de muita gente!! Espero ler em breve, acredito que esse livro vá trazer muitas emoções, como você mesma disse, para todos que o lerem! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Já gostei desse livro de cara. O resumo me fisgou e a sua resenha me captou de vez. Posso ser algum tipo de doida, mas adoro romances assim, impossíveis. Já tô aqui sofrendo antecipadamente pelos dois!!

    E essa frase super indicou que é o livro é lindo: "Nenhum amor é amaldiçoado..." ai, ai, tô aqui imaginando. Quando eu ler, dou o veredicto, viu?

    Obrigada pela ótima dica ;D

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  13. Parece ser diferente mas ainda sim queria muito ler o livro e ver qual vai ser a minha versão sobre a história,ótima resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro!
    E sendo de um autor brasileiro, ainda melhor!

    xoxo, Isa =*

    ResponderExcluir
  15. Mands lindinha *-*
    Comprei esse livro por sua causa, rs. Faz um tempo que eu tava querendo ele, daí vi na sua CdC e re-encantei, rs.
    Adorei tua resenha e não vejo a hora de começar a ler!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  16. Uau, que bacana flor!!!
    Eu acho que Enderson deve ter utilizado esse tema de forma bem sensível porque não dá pra imaginar irmãos se apaixonando e as consequências disso, né??

    Adorei a estória e espero lê-lo em breve! Sucesso para o Ender!!

    =*

    ResponderExcluir
  17. A história é intrigante, ai li a sinopse e já marquei esse livro na lista de 'desejados'.
    Ótima resenha!:D

    ResponderExcluir
  18. Não tinha interesse nesse livro, mas agora. Meu Deus! Quero muito.
    Na minha opinião esse amor deles deve ser vivido sim, e ninguém deveria se interferir. Eles nem de sangue são, ele é adotado, é bem mais fácil esse amor do que o amor de primo com primo. Já vi vários casos de primos se apaixonarem e tal, e tenho na minha família esse caso. Espero que no final eles fiquem bem e felizes, e consigam passar por essa barreira.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  19. Não me parece ser uma história muito longa mas vejo pela resenha que está recheada de sentimentos e é isso que soma nas nossas criticas, as opiniões se tornam tão bem feitas porque se expõe o que está sentindo e isso é sensacional. Gostei muito da resenha e o livro me parece bastante polêmico acima de tudo. Eu inicialmente lendo a sinopse fui contra não por motivos políticos ou de 'socialmente inaceitável' mas por desacreditar que isso possa ser possível. Certos sentimentos como o amor descrito na resenha devem ser realmente levados em conta, agora eu fiquei excessivamente curiosa para saber o desenrolar dessa história e o fim é claro!!
    # Espero que o sortei xD serei a primeira da fila *-*

    Muito, muito boa a resenha.
    Um ótimo fim de semana!!
    @kelynha_13

    ResponderExcluir
  20. Mandinha, primeiramente VLW PELO LIVRO *_*. Sinto que tem uma pintada de "VC TEM QUE AMAR THE WALKING DEAD" nesse mimo....kkkk
    Mand´s sua resenha está perfeita como sempre. Estou louco para ler este livro mas sinceramente não sei de que lado irei ficar, creio que só lendo mesmo para descobrir e adorei o fato de vc expressar o que realmente pensa e sente, isso é raro hj em dia XD

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  21. Pela sua descrição este livro desperta emoções intensas!
    Fiquei curiosa para lê-lo!
    Beijos

    @RoseFuri

    ResponderExcluir
  22. Nossa!
    sabe, esse livro realmente causa diversas reações pq já li resenhas negativas e tem as outras super positivas como a sua!
    Eu sou super pro-love sabe? Se não for ferir ninguém , acho que ta valendo.. as outras questões são sempre sociais e nem sempre é dificil a aceitação pq nem t
    Acho que esse tema é só um tiquinho polemico, afinal, apesar de terem sido criados como irmãos, eles nem são irmãos de sangue mesmo ( e tem um livro que o caso é esse e isso sim eu posso ficar em duvida.. rs)
    O Ende é super querido, espero ler esse livro um dia!

    bjsss
    Eve

    ResponderExcluir
  23. Nossa, Todas as Estrelas do Céu parece ser um ótimo livro. Primeiramente, já foge ao lugar-comum de romance sobrenatural (nem só de vampiros e anjos vivem os leitores!). Tem um enredo original, cativante. E o tema? O amor! Não o amor de uma adolescente e um vampiro. O amor entre irmãos. Tem como haver algo mais puro e controverso? Estou simplesmente louca para ler essa obra!

    Ótima resenha. Muito bem!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Mandinha querida, muito obrigado por essa resenha linda do "Todas":-) Fico mto feliz que vc tenha gostado do livro e que ele tenha te convidado a refletir, pois acho que é esse o verdadeiro papel da literatura! Um beijo enorme e espero ansiosamente pela sua opinião de "Três Céus", meu próximo romance que a Gutenberg lança em agosto!

    ResponderExcluir
  25. Eita, fiquei muito curiosa agora pra ler esse livro,a historia promete ser muito emocionante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Quando o amor é puro e sincero, eu acho que deve ser vivido.
    O livro parece ser carregado de emoções e reflexões.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  27. O título é interessante e o enredo também , parece sair do comum e isso é legal

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Gostei bastante da resenha e do enredo da historia que se passa no livro, parece ser uma história bem interessante, emocionante e que pode levantar se vários pontos de vistas, como dito na resenha...
    Imagine dois irmãos que se amam. Como você reagiria a isso? Eu seria a favor, porque não? Eles não são irmãos de sangue...
    Fiquei bastante interessada pelo livro, assim que dar vou lê-lo.
    Ótima resenha!

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  29. Oi *-*
    Você escreve muito bem!
    Gostei da resenha, o livro parece ser bem legal *-*

    Beijinhos, Bia.
    velha-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Ahh eu quero ler! Já vi que você pensa igual a mim, então provavelmente eu também devo gostar do livro. O amor é justamente como diz o livro, "a face mais perfeita do imperfeito ser humano" e as pessoas querem rotular como certo ou errado, quando na verdade isso não se aplica.

    Adorei a resenha! ♥
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!