O céu está em todo lugar - Jandy Nelson

 Sinopse

Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...


Quando recebi esse kit da Novo Conceito fiquei completamente apaixonada, afinal, ele é lindo e esperava que a história também fosse interessante, mas para manter um certo suspense li apenas a sinopse e evitei resenhas de todos. Preciso deixar claro uma coisa sobre este livro: O Céu Está Em Todo Lugar é completamente apaixonante. Estou em uma fase "quero romance" e então decidi que ele seria minha próxima leitura e como eu gostei dele, me apaixonei, fiquei Joelirante...

Lennie acabou de perder a irmã e seu mundo simplesmente desabou com isso. Ela não sabe mais quem é, não gosta mais tanto das mesmas coisas e sua melhor amiga parece não entender o turbilhão que ela está passando no momento. Para completar, ela se vê muito próxima de Tobby, namorado da sua irmã morta. E com tudo o que eles estão passando acabam se envolvendo mais do que poderiam imaginar ou desejar e ambos sentem-se culpados por isso.


A vida da garota que foi abandonada pela mãe quando ainda era um bebe, vira realmente de cabeça para baixo (se é que já não estava) quando um certo Joe Fontaine que toca milhares de instrumentos diferentes aparece e mexe com as emoções já completamente conflitantes. Len não se achava no direito de se sentir feliz, de poder sorrir e muito menos se apaixonar por alguém, mas com a relação se estreitando entre ela e Joe, e os acontecimentos recentes com o cunhado fazem a adolescente querer explodir, além de descobrir certas coisas sobre a irmã que não podia sequer imaginar...

Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu — Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.
Eu só tenho uma palavra para descrever esse livro, perfeito! Cada mínimo detalhe parece ter sido pensado, cada componente do livro te faz ter vontade de continuar lendo e lendo e lendo mas esse desejo de ler briga com a vontade de parar para que ele não chegue ao fim. Já deu para notar que O Céu Está Em Todo Lugar nos faz sentir emoções conflitantes além de ser intenso.


Havia muito tempo que não me emocionava tanto com um livro e que, ao mesmo tempo, a leitura me fizesse refletir de maneira tão peculiar quanto este fez. Como disse pouco acima, ele provoca emoções conflitantes entre os leitores, e particularmente, fiquei lutando com as lágrimas boa parte da leitura. Além disso os personagens são tão bem construídos que não parecem personagens, acertam, erram, comentem erros, sentem-se desconfortáveis com certas situações e adoram outras. 

Vou direto para a cama com todas as minhas roupas e rezo para que o sono venha. Mas ele não vem. O que chega é a vergonha, semanas dela, ondas, passando por mim rapidamente em flashs rápidos como náusea, fazendo-me gemer em meu travesseiro.
Mais uma qualidade desse livro para mim é que eu achei que ele seria um drama, carregado de sentimentalismos e tudo mais, ele realmente tem, mas há passagens tão divertidas, que fazem qualquer um dar umas boas gargalhadas. Esse livro tem tudo o que é necessário em uma obra, tudo o que procuramos na maioria dos livros.

No aspecto diagramação e capa a Novo Conceito fez um trabalho esplêndido, primeiro mudando a capa original, fazendo uma capa baseada de dar orgulho, e me deixando extremamente feliz por isso. Durante o livro Lennie escreve uns bilhetes, e eles estão em folhas separadas mostrando-nos o que foi escrito (porque durante a narração da personagem ela não fala o que escreveu). Os capítulos começam com uma imagem do céu, feita por programa de manipulação de imagens... Enfim, o trabalho ficou magnífico! E eu me apaixonei por cada mínimo detalhe do livro. Alguém aí prefere outra capa que não seja a brasileira?



Todo mundo já entendeu que não posso dar menos de cinco estrelas para esse livro, por tudo, pelo conjunto da obra, pela história, e como a Rapha do Equalize da Leitura (em uma conversa via twitter) falou, parece que os personagens estão do nosso lado ou, acrescento eu, talvez estejamos entrando na história. Livros como este são leitura obrigatória mesmo que você não seja o maior fã de literatura ou desse tipo de literatura.


   Classificação final:                                                                                            
 




Livro: O Céu Está Em Todo Lugar
Autora: Jandy Nelson
Páginas: 424
Editora: Novo Conceito

23 comentários:

  1. OMG eu não tinha dúvidas que esse livro entraria pra minha lista! Só esperava mesmo pela sua resenha. Sinceramente, o que mais me chamou a atenção foi essa capa, linda demais, a Novo Conceito se superou. A brasileira é sim a mais bonita de todas que já vi.
    O que dizer? Que você focou em coisas que eu queria saber, tipo, pela sinopse achei que seria muito triste, que ate ficaria insuportável de ler. Mais ai vem você com sua resenha inteligente, sentimental e muito cut e muda meu modo de pensar. Eu adorei, não, eu amei o primeiro quote que você colocou, se encaixou muito bem!

    Sucesso sua linda <3
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser realmente muito interessante, e apesar de não fazer o meu estilo fiquei curioso sobre a leitura.
    Toda estória que envolve os sentimentos de um ser humano é legal, seja baseado em fatos reais ou não.
    A resenha esta muito boa e instigante!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo falando bem desse livro, e pelas resenhas parece ser maravilhoso mesmo! Eu ainda quero lê-lo... Com certeza assim que puder comprar vou querer!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessie! Nossa, eu vi alguns de seus tuítes, dizendo que esse livro era muito difícil de resenhar. Mas que bom que você conseguir, e de forma que transmitisse aquilo que você realmente sentiu durante a leitura.
    Eu vi bastante gente falando o quanto esse livro era bom... acho que essa é a primeira resenha que leio, porque até há alguns minutos atrás eu não tinha noção do que se tratava O céu está em todo lugar. Cogitei ser um romacezinho, mas vejo que vali muito além...
    Adorei o enredo criado por Jandy, principalmente quanto ao triângulo amoroso (fiquei curioso sobre o que acontece no final). É um livro quero muito, mas muito ler!!!
    Mil beijos, Jessie!

    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  5. Não vi ninguém que tenha achado este livro chato, todos falam super bem. Situação complicada da Lennie,e poderia acontecer com qualquer um de nós..A diagramação está perfeitamente linda!Agora estou na dúvida cruel se leio ele ou Julieta Imortal primeiro rs

    Beijos
    @gil_esmalteira
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  6. Eu já li taaantas resenhas desse livro e não paro de me impressionar com cada uma delas. Todo mundo fala tão bem que às vezes sinto até medo de não gostar muito, hahah.
    Mas, pelo que eu sei, esse livro é dificil de não ser amado. E eu não vejo a hora de pegar para ler (principalmente por que ele já está me esperando ali na minha estante, haha).
    Eu adorei esse quote da personagem querendo dormir, mas sentir vergonha pelo que fez na hora de ir dormir. Exatamente como eu, haha.

    Beijoos Jessie!

    ResponderExcluir
  7. Jeh, devo ser um estranho pois não gostei tanto do livro, esperava mais e tals...
    Sua resenha está boa, mas sinceramente não gostei do livro.

    Lipe Ralf
    http://meus-erros.blogspot.com/
    http://desabafos-literarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que resenha PERFEITA! Já tinha lido sim a respeito desse livro (que por sinal muito bem) mas não havia me interessado muito e nem sequer sabia do que se tratava (rsrs) ... Sinceramente, a resenha ficou maravilhosa e me deixou curiosa, interessada e tentada a lê-lo. Todos falam super bem do livro, principalmente da diagramação. A Novo Conceito com lançamentos incríveis!
    Fiquei um pouquinho confusa quando citou sobre o namorado da irmã de Lennie (kkk) e depois de Joe... ^^

    Coom certeza a capa brasileira é mais bonita, e (sem querer vangloriar ou "babar") acho que praticamente todos as capas brasileiras são lindas!

    Bjos

    http://so-soline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Concordo em número, gênero e grau. O livro é perfeito! *-* Agora fico desejando as outras capas na minha estante! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. Eu amei este livro, de paixão! Ele é tudo de bom, tem romance, cenas divertidas, sentimentos lindos, e drama na medida certa. Além de ser cheio de poesia!
    Realmente nem tem como dar menos de 5 estrelas para este livro, pois ele é tudo de bom, excelente tanto na estória, quanto na diagramação linda! Tudo de bom!

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro e amando, parabéns pelo blog, lindo!
    Passa lá no blog, tem caixinha de correio.tinyurl.com/3znl6a6
    Bjs*-*

    ResponderExcluir
  12. Olá, Jessie! Como vai?
    Fico cada vez mais empolgada em ler tantos elogios a respeito desse livro que é meigo desde sua sinopse inocente.
    Aprecio tudo nele e nas resenhas que estão aparecendo nos blogs, inclusive na sua. As quotes, o romance, o drama, a inocência...
    Ah, quero o meu T.T hahaha

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  13. Tô louca por esse livro ..
    Adorei a resenha e parabéns pelo blog ;)
    Beijooos!
    Ellis Oliveira (cataventodeideias.com)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é maravilhoso! Fiquei tão encantada quanto você quando terminei a leitura. E a Novo Conceito está realmente de parabéns, fez um trabalho simplesmente lindo!
    Esse livro é cheio de emoções conflitantes como você falou, tinha horas que eu queria sacudir a Lennie e tinha outras que eu queria chorar com ela. Amei do início ao fim!
    Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Aaai quero muito ler!!! Apesar de não estar passando a melhor fase da minha vida, longe disso, estou bem no "humor" de ler sobre perdas! Recentemente li "Te amo, te odeio, sinto tua falta" da Elizabeth Scott que retrata a perda de uma amiga e gostei muito!!
    Quero ler "O céu está em todo lugar" em breve!! Adorei a resenha, parabéns!!!

    =*

    ResponderExcluir
  16. Sabe quando você lê uma resenha e simplesmente sente arrepios ao perceber que você e o resenhista possuem a mesma opinião? É exatamente o que aconteceu aqui comigo, ao ler a sua análise. "O céu está em todo lugar" é um livro que contraria todas as expectativas, justamente porque mostra que ninguém precisa de uma história monstruosamente complexa pra criar uma obra apaixonante. O enredo no qual Lennie se envolve é bastante simples, mas a narrativa tem um tom tão apaixonante, quase infantil... Você não consegue, por exemplo, duvidar de uma única palavra ali inserida. Não há dúvidas: a Novo Conceito acertou em cheio ao publicar esse livro. E fico feliz que você tenha aproveitado a experiência da leitura =)

    =*
    Robledo - Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  17. Olá, Jesse!
    Estou com o kit lindo do livro aqui e mal vejo a hora de poder conferir de perto a história! Só não sei ainda quando eu poderei ler porque há outros livros na frente da lista imensa de leitura rs.
    Pelo visto eu também vou me emocionar bastante com a história, espero gostar dele tanto quanto você!
    Adorei a resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jessie. :)
    Se eu disser que esse livro está no meu colo nesse momento, você acredita? Estou na semana do ENEM, daí não ia ler nenhum livro, só que eu peguei ele e não resisti, iniciei a leitura. Li umas 30 páginas e ja estou gostando. Sua resenha me fez ficar com vontade de parar de comentar aqui no blog e ir ler a pagina que eu estava. Ahh, adorei mesmo. Malvada você, nem tem como não ler essa semana, mais. :(

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha parabéns, Acessem meu blog
    www.booksyouandi.blogspot.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro simplesmente é um arraso. A arte toda dele, as páginas com os pensamentos... tudo é incrivelmente lindo.

    Fora a história que é maravilhosa e cativante né? Ainda penso em Lennie e em Joelirante rs Ah sim, e o quel bobão ;P

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  21. Esse livro ta quase na prateleira... ANDA SUBMARINO. Enfim, eu comprei o livro, portanto, amei a resenha, só vejo o povo falando bem dele *o*

    ResponderExcluir
  22. Hey Jessie!

    To sentindo o Joe bem aqui do meu lado e já estou Joelitante! *o*

    Cara, eu A - M - E - I esse livro, com todas as palavras com tudo! É maravilhoso! Cada essencia, cada palavra, cada bilhete, cada sentimento conflitante... Oh! E é perfeito exatamente por isso: tem personagens que erram, acertam, se desentendem, estão confusos, mas que amam.

    Linda a resenha Jessie. Minha palavras sao poucas para escrever a perfeição do livro e da sua resenha!


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  23. Jéh *-*
    O céu está em todo lugar *suspiros* kkk
    Apesar de eu n ter recebido o kit como você *chora* eu amei o livro mesmo assim hehe
    Realmente o livro é perfeito. E sofri do mesmo problema que você, a vontade de continuar lendo e lendo me fazia querer falta o trabalho e passar a tarde toda lendo, mas claro que eu sou um menino responsável tsc tsc* e não fiz isso haha
    E sim, há passagens mt divertidas. Achei a Lennie mt irônica e passava mal de rir com ela, e vou te falar até em alguns momentos dramáticos.
    A diagramação, dispensa comentários de tão perfeita *-* O que são aqueles poemas/frases da Lennie em todo o livro? OMG!
    O livro merecia uma adaptação, mas daquelas de seguir tudo perfeitamente como o livro, se possível até as falas, pq ele foi mt bem escrito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!