Sereia - Tricia Rayburn

Sinopse

Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 


Podem acreditar quando eu digo que esta é uma das resenhas mais difíceis que já escrevi, porque Sereia é um livro fantástico que me surpreendeu desde o começo. Eu conheci o livro não por indicação, mas porque adoro ficar passeando cobiçando pelo catálogo das editoras e o, na época, lançamento da Verus Editora me deixou de queixo caído, porque excluindo A Pequena Sereia, eu nunca tinha lido nada a respeito. Fiquei sei lá quanto tempo esperando para ler esse livro, mas se posso dizer uma coisa é que a espera valeu muito a pena, Sereia está entre os meus favoritos.

Vanessa Sands é uma garota pra lá de medrosa, mas com a ajuda de sua irmã mais velha, Justine, ela consegue esquecer, mesmo que momentaneamente, esses medos. Assim quando sua irmã é achada morta na praia, depois de ter saltado do penhasco e o laudo da perícia afirma que foi suicídio, ela simplesmente não consegue acreditar, afinal Justine sempre havia pulado dos penhascos de Chione e nunca tinha conseguido mais que arranhões, a não ser  um dia antes de morrer quando saiu com um corte feio na perna, mas mesmo assim, Justine não iria se matar, ela conhecia a irmã, ou era isso que achava.

Vanessa decide voltar para a casa de veraneio em Winter Harbor com a intenção não só de passar um tempo sozinha, mas também de descobrir mais sobre a sua irmã que ela achava  que conhecia muito bem, contudo depois de encontrar algumas coisas isso se mostra uma completa ilusão. Nessa, acredita que Caleb, namorado de verão de sua irmã é a única pessoa que sabe exatamente quem era Justine Sands e o mais importante, o que aconteceu no dia que ela morreu o único problema é que ele está desaparecido.

Na esperança de encontrar Caleb, Vanessa se junta a Simon, irmão mais velho de Caleb e que é praticamente um cientista. Simon é extremamente inteligente, centrado, racional e estudioso além de estar ficando mais bonito. Com a proximidade da busca do seu irmão eles se envolvem de uma maneira pra lá de profunda. Mas na procura Caleb e, consequentemente, por respostas sobre como a sua irmã morreu ela também descobre coisas sobre o seu passado que interferem diretamente no relacionamento com Simon.

Sereia é um livro estimulante e cheio de suspense que faz da leitura algo compulsório, parar de ler, mesmo que por pequenos espaços de tempo, era algo horrível, quando estava lendo-o eu simplesmente não conseguia desgrudar dele! A narrativa é  envolvente (e em primeira pessoa, minha favorita!), e mesmo eu tendo achando a personagem principal bastante bobinha no começo, ela evolui bastante no decorrer da estória e principalmente depois de um certo acontecimento que não vou contar qual para não perder a graça!

Ainda falando do começo da obra, eu achei bastante confuso e me perdi umas duas ou três vezes porque não sabia exatamente o que estava acontecendo e em que momento da narrativa estávamos, no primeiro capítulo está falando da última noite de Justine e logo em seguida sem qualquer sugestão, mesmo na diagramação, já estamos duas semanas depois em uma festa ou no seu velório (também não entendi essa parte), contudo isso é no começo mesmo porque ele melhora cem por cento depois.

Mais um ponto positivo para a autora é que ela conseguiu fazer com que o primeiro da trilogia, isso mesmo é uma trilogia comemorando, não terminasse com milhares de "pontas soltas", fazendo a estória se tornar ainda mais interessante, admiro muito autores que conseguem fazer isso! Infelizmente ainda não tem data para Undercurrent (segundo livro da trilogia) ser lançado aqui no Brasil, mas posso dizer que já estou morrendo de curiosidade para lê-lo.

A diagramação do livro é bem simples, por isso não tenho muito o que dizer, porém a capa é uma coisa esplêndida, o nome "Sereia"  assim como os olhos da garota da capa são prateados cintilante o que tem tudo a ver com o mito do livro, e mudam o tom de acordo com a luz deixando a capa mais sombria e muito interessante. Ainda não decidi qual das capas eu prefiro (nacional ou o original) porque acho ambas muito lindas. O que vocês acham?


Enfim, eu amei o livro, estou mega curiosa para receber o próximo e espero que isso não demore demais... Minha nota para Sereia será quatro estrelas pelo fato do começo confuso e da Vanessa ter sido um pouco medrosa demais durante um bom tempo do livro, porque que garota de dezessete anos tem medo do escuro?! Enfim, recomendo muito esse livro para quem gosta de sentir uma curiosidade imensa até a última página!


Classificação final:





Livro: Sereia
Autora: Tricia Rayburn
Páginas: 306
Editora: Verus

20 comentários:

  1. Jessie, para mim essa capa é de outro mundo, vi o livro em vídeos de caixa correio de alguns blogueiros... Ah! A capa original também é muito bonita!
    O tema proposto é muito interessante. Nunca li nada sobre! Acho que a autora foi feliz na escolha e acredito ainda que ela conseguiu trabalhar bem a mitologia das sereias. Só achei que poderiam ter escolhido outro nome, não que este seja ruim, mas é que entrega a história logo na capa.

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ai você me deixa ainda mais ansioso pra ter o livro em mãos né senhora Jessie?
    Enfim, o livro já está na minha lista, e depois desta resenha tive a certeza de que é uma boa história pra se ter na minha estante.Como eu já disse não consigo acompanhar seu ritmo de leitura, quando eu compro um que você indica, você me vem com outro e diz que é muito bom também. O que fazer?
    Sobre a capa, a nossa é muito mais bonita, e não to puxando saco pro nosso país não!
    Bom, espero poder ter Serei o mais rápido possível, porque agora fiquei muito curioso pra ler!

    Beijos
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  3. quase comprei ele mas n comprei pq n sabia se era muito bom, agora me arrependo de n ter comprado.

    tem livro q tem essas partes q vc n entende o q esta acontecendo e q atrapalha bastante mas como vc falou q melhora depois então esta ok.

    tbm n consigo saber qual das duas capas e a mais linda *-*

    ResponderExcluir
  4. QUEROO MUITO ESTE LIVRO...SEM MAIS.

    Meninasss lindo o blog de vcs!!! Passem pra conhecer o meu, tá no ar desde o fim de semana e tem promo de lançamento. Participem!!!

    Beijooo

    http://penseiraliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A Vanessa lembra um pouco de mim: Medrosa, hihi. Quer dizer, não tenho medo de TUDO, só de algumas coisas. Aliás, qual o ser humano que não tem medo?!

    Quero ler esse livro agora! o/

    Seu blog é muito lindo, e com um ótimo conteúdo.

    Beijoss!
    http://www.galeriadasideias.com/

    ResponderExcluir
  6. Que resenham mais maravilhosa nesse mundo... Eu simplesmente A-M-E-I !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Qro esse livro faz um tempão, mas eu naum sabia se devia comprar, mas depois dessa vou correr pra comprar ele, com toda a certeza n_n
    Parabens pelo blog meninas seguiiiiindo!!

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Nossa flor, pela sua resenha o livro parece show!!! Mas vi tantas opiniões divergentes sobre o livro que fiquei um bom tempo em dúvida se lia ou não. Também não li nenhum livro ainda com essa temática de sereias e tinha ficado bem instigada. Acabei ganhando o livro numa promoção e depois dessa resenha mara, acho que vou dar uma chance pra ele loguinho!!!
    Aaah mas ele tem continuação??? :x Poxa, livros de trilogia/séries estão me perseguindo viu!! Hehehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Adorei a resenha, estou doidinha para ler esse livro!
    Gosto da temática, e realmente a capa é linda demais.

    Estou seguindo aqui

    Cheers
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. capa linda e resenha impecável *_* adorei.
    tentadíssima a ler agora. =x
    beijos
    boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Ja vi tantas resenhas negativas desse livro que tinha desanimado de ler...
    Mas gostei bastante da sua, acho que o livro merece uma chance.
    E amooo essa capa, bem melhor que a original! *-*

    Bjs,

    Juny ~ Dear Book
    http://dear-book.net

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessie!

    Eu comprei esse livro quando foi lançado e até hoje não consegui lê-lo. Vou ter que dar um jeito de pular a fila, porque do jeito que você o descreveu, me deixou morrendo de vontade de pegá-lo agora mesmo rs.

    Apesar de eu também ter lido apenas Pequena Sereia - que é um das minhas animações preferidas da Disney - eu sou fascinada por esses seres mitológicos. E foi por esse motivo que eu me interessei por esse livro.

    Fico feliz em saber que mesmo se tratando de uma série, a autora não deixou pontas soltas. Isso é ótimo.

    Quanto ao início da história ser um pouco confusa, tenho certeza - do jeito que sou lerda - que vou ter que voltar a leitura para entender direito hehehe.

    Eu acho a capa do livro linda, além de muito enigmatica por conta do olhar da garoto. Eu adorei.

    Bom, agora é eu dar um jeito e arrumar tempo para ler esse livro.

    Sua resenha ficou ótima.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  12. Acho que nesse caso fico com a Original. Acho essa capa muuito linda.
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas acabo esquecendo dele e comprando outros no lugar.
    Todo mundo está falando super bem dos mistérios dele e de como a protagonista evolui ao longo do livro. Quero muito ver tudo isso com meus próprios olhos. Sem contar que nunca li nada sobre sereias. Deve ser bem interessante!

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéh!
    Sereia ta aqui em casa a minha espera <3
    Falar desse livro e n falar da capa é impossível né? Essa sereia realmente tem um dom de "hipopotizar" a gente HAHAHA
    Imagino a Vanessa toda glamourosa por culpa da capa hehe
    Espero que com os outros livros da trilogia sendo lançados aqui a capa seja tão bonita quanto.
    E esse lance do começo confuso, é bom você avisar pq sou muito devagar haha
    quando eu começar a leitura já vou ler com mais atenção!
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu li, reli, treli, quadrili a sinopse antes de ler a resenha, o livro me ganhou só pela sinopse, acho que vai ser meu próximo "Instrumentos Mortais"...

    Matheus,
    Livros e Biscoito

    ResponderExcluir
  15. Adorei ler esse livro... Espero que tenha uma continuação e que seje logo, por que estou mto anciosa... Podem acreditar, vc's vão amar o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Jeh!

    Eu comprei o livro esses dias (porque você indicou, rs), e depois de ler essa resenha, fiquei com mais curiosidade do que já estava e vou fazer o que tu me disse: colocar ele na frente na minha lista de livros para ler. Realmente, a capa é muito linda, quando ele chegou aqui em casa fiquei um tempo só admirando ela, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ah, que legal, eu também gosto de ficar passeando por catálogos de livros, e foi assim que eu achei esse livro!
    Eu estava em dúvida se devia comprá-lo, pois não sabia o que esperar dele, mas depois de ler sua resenha eu tenho certeza que o livro é ótimo. :D
    A capa é bonita, mas eu prefiro a original...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Comprei o livro e estou esperando chegar na expectativa de que seja realmente bom! aiai adorei a resenha me fez ter mais vontade de ler! e para mim a capa brasileira é mais bonita! :D

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada que houvesse sereias,esses setes mitológicos do mar, pelo menos acho que não. Não me lembro. Mas voltando ao livro, tenho lido resenhas positivas e negativas. Como ainda não li o livro, vou ter que esperar para tirar minhas próprias conclusões. Quanto a resenha, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  20. Até hoje ainda tinha minhas duvidas sobre esse livro. Lia varias resenhas... (E a maioria falava mal do livro.) Mas nem uma me fazia ter aquela vontade sair correndo para uma livraria e comprar o livro. Mas quando li sua resenha, finalmente decidi comprar o livro.
    Já fiz o pedido e agora... É só esperar.
    Ah. Gostei das duas capas. São muito lindas. Mas ainda prefiro a brasileira, Porque traz um ar mais Sombrio.

    Parabéns pela resenha Jessie! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!