Graceling: O Dom Extraordinário - Kristin Cashore

Sinopse

A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas também a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade. A reviravolta na vida de Katsa começa quando conhece um misterioso jovem, durante uma missão de resgate orquestrada pelo Conselho. De volta para Middluns, Katsa descobre que Pó é o mais jovem dos herdeiros do reino de Lienid, neto do ancião que resgatou e também um Graceling. Diferentemente dos outros, Po não a teme e se mostra capaz de olhá-la nos olhos. E com o seu misterioso dom, parece ser o único capaz de enfrentar Katsa em combate. Juntos, os dois Graceling partem numa aventura para encontrar o responsável pelo sequestro do avô de Po e descobrem muito mais do que esperavam sobre seus dons, suas vidas e sobre o futuro de todos os 7 reinos.

Conheci esse livro pela indicação de um amigo meu que falou muito bem dele e que fazia meu estilo de leitura, decidi arriscar porque só recebo dicas interessantes desse amigo e como das outras vezes eu amei o livro.

Por todos os sete reinos nascem humanos com habilidades, poderes ou, como eles chamam, Dons. Aqueles humanos Dotados são facilmente diferenciados dos demais humanos pois possuem olhos com cores distintas um do outro; há Dons extremamente banais, como falar de trás para frente, cantar, escalar árvores, outros que são mais "básicos"como costurar, cozinhar, contar e tem aqueles que são importantes, especiais como ler mentes, respirar de baixo d'água, lutar ou no caso da nossa personagem principal matar.

Katsa é a sobrinha do rei de Middluns, Randa. Ele, assim como outros reis usando os Dotados ou Gracelings mais poderosos de acordo com seus interesses, que nem sempre são tão nobres assim, assim ele encarrega a sobrinha de matar aqueles que tentam lhe causar qualquer tipo de dano, financeiro ou não. Kat tem que fazer com que a pessoa sofra antes de matá-la, isso é um trabalho extremamente penoso para a garota e por causa disso ela cria um conselho secreto que se encarrega de amenizar os danos causados não só por seu tio, mas todos os reis e este conselho ilegal vem conquistando cada vez mais adeptos tornando-o muito maior do que um dia a criadora pudesse imaginar.

Em uma missão para resgatar um prisioneiro, membro da família real de Lienid e que foi sequestrado sem nenhum motivo aparente e colocando e uma masmorra, lá Kat encontra um lutador, ao ver os olhos dela (um azul e o outro verde) ele a reconhece no mesmo momento, pois sua fama a precede, em combate o jovem é tão bom quanto ela, algo que não tinha acontecido até então. Ao vencê-lo ela sabia muito bem que devia por fim a vida do rapaz porque ele a havia reconhecido, mas ela não o fez por um motivo que nem Katsa sabia naquele momento.

Com certeza esse é um livro que todo leitor de YA deve ter na sua coleção, a narrativa é fantástica, a estória inédita, com a quantidade certa de romance e com personagens sólidos e bem construídos, esse livro me prendeu desde a primeira página. Umas das coisas que mais me agradou foi o fato de que quando eu vi a capa e li a sinopse eu já fui logo pensando "este é um livro com muita ação", você também? Então junte-se ao clube dos equivocados, claro há sim bastante ação, mas esse não é nem de longe o foco do livro, a autora faz com que as escolhas e sentimentos de todas as personagens estejam em primeiro plano, então este não é um livro rápido, muito pelo contrário, a maior parte dele é mais lento, mas não pensem também que ele é "arrastado".

Quanto ao romance, como disse antes ele não é o foco, mas me agradou bastante e esse é um dos motivos, há vários outros além desse, como o fato de Po e Katsa ter um "amor real", ou seja, nem um dos dois se tornam pessoas diferentes pelo fato de estarem apaixonados, eles tem que abrir mão de algumas coisas, mas eles mantêm sua personalidade, ambos tem defeitos e não são dois anjos, é realmente irritante ter que ver casais que não cometem nenhum tipo de erro porque isso simplesmente não existe, ninguém é só bom ou só mal!

Os principais problemas desse livro não estão na história, assim como a maioria dos livros da Editora Rocco, as páginas são brancas, não sei se concordam comigo, mas eu não gosto muito disso, além disso ainda tem fato de que o título do livro descasca com uma facilidade incrível e mesmo o meu estando quase perfeito, o de outras pessoas não estão, então vale a pena sim ressaltar isso e o último ponto é que mesmo o livro sendo espetacular o fato da narrativa ser lenta às vezes me fez "descansar" dele.

Eu creio que assim como eu, vocês acharam essa capa extremamente linda, mas tem uma ou duas que eu acho que são tão lindas quanto ou, talvez, até mais lindas. Eu gosto muito da capa azul e da ultima, mas entre as duas fico com a azul.



Acho muito válida essa leitura para todas aquelas pessoas que amam YA (como eu!) e que querem ter a experiência de uma estória completamente inédita. O livro leva quatro estrelas e se alguém for ler ou quando ler me conte o que acharam.

Classificação final:
 




Livro: Graceling: O Dom Extraordinário
Autora: Kristin Cashore
Páginas: 469
Editora: Rocco

14 comentários:

  1. Meu sonho ter um dom desse......auahuahuhauh. Também tive várias recomendações desse livro mas nunca tive tempo, ou dinheiro, para conferir se ele é realmente bom. Depois de uma resenha como esta não tem como não desejar mais ainda.
    Bjos

    Matheus Braga
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei, o livro parece ser muito bom mesmo. Gosto desse tipo de história. Mais um na lista de desejados.

    Beijos,
    Letícia.
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir
  3. Não li toda a resenha porque ganhei o livro semana passada e ainda não sei quando vou ler. Mas pelo pouco que vi aqui acho que vou curtir bastante! Tomara. *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  4. Jessie,
    Eu estava mesmo querendo ler alguma resenha confiável e sincera deste livro, porque a capa eu amei de primeira né,e a sinopse também é muito legal! Mas sempre pinta aquele receio de a história não agradar, e nada melhor que uma resenha sua pra me fazer decidir. A primeira coisa que eu me perguntei antes de terminar a resenha era a cor das paginas e no parágrafo seguinte você respondeu. A Rocco vem me decepcionado muito em questão de capas, e em vários outros aspectos que nem vou ressaltar, e fiquei meio triste em saber que as folhas são brancas, porém o livro vai pra minha lista(que já está imensa), porque enfim creio que vou mesmo gostar de história. Valeu pela resenha que me ajudou na decisão!

    Beeijos ;*
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro lindo *-*
    A Rocco caprichou nele :D
    Adorei a resenha e fiquei curiosa quanto a essa 'estória completamente inédita de YA'!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo falando bem desse livro, com seu comentário então deu mais vontade...

    vou ler

    Philip Rangel- Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  7. todo mundo fala bem desse livro... o ruim e q ele e meio caro, quase comprei ele na bienal mas como achei um outro livro q eu to louca pra ler e caro tbm mas em desconto, n pensei duas vezes.

    ResponderExcluir
  8. Jéeeh ♥
    Graceling com essa capa fodástica!
    Antes de mais nada tbm n gosto das páginas brancas.
    er e n gostei de saber que o romance n é o foco principal, sou um menino romântico HAHA e mesmo no meio de todo esse universo acho o romance mt válido. Mas ele já acontecendo tá bom xD
    AAAh e sobre as letras dos livros descascarem, tipo os meus HPs estão desmanchando DDDDDD:
    E n quero que aconteça isso com Graceling.
    E além da capa brasileira que é mt linda, tbm gostei da azul que eu n sei de onde é hehe
    as outras achei fraquinhas.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Já li diversas resenhas sobre esse livro e a maioria está falando bem dele,depois dessa resenha quero muito lê-lo...
    Bjcas!!

    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  10. Ai q resenha mais perfa!!! Adorei e esse livro já tá na minha lista de desejados, bem no TOPO! Bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, uma ótima dica!!
    Só não sei mesmo se está muito encima na minha lista porque vc disse q ele tem uma narrativa é um pouco lenta, mesmo assim acho q lerei em brev!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. AIHN QUE TUDO!!! ADOREI A RESENHA, TO LOKA PRA LE ESSE LIVRO!! E CAPA É LINDA!!!

    BJINHOS!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca para ler este livro, e as resenhas que leio só aumentam minha vontade... e a sua aumentou MAIS AINDA! Eu espro poder ler ele em breve, e vai para a minha IMENSA lista de compras. Assim onde vai parara meu salário? kkk

    Gostei de tudo o que vc disse, e o livro parece ter tudo na medida certa, bem dosado e com uam estória incrivel, com certeza qro ler! ;)

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. HUUUUUUUUUUUUUUM U_U posso ser sincero ? Nunca ouvi falar desses livro antes, mas pela resenha ~Otima, por sinal ~ eu tenho despertado um interesse =D

    Matheus,
    Livros E Biscoito

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!