Academia Knightley - Violet Haberdasher

Sinopse

Henry não é o que se pode chamar de aluno potencial para ter acesso ao conteúdo das aulas do Colégio Midsummer para Rapazes – e muito menos para ser admitido na famosa Academia Knightley. Sendo apenas um mero criado órfão desprezado pelos alunos, ninguém suspeitaria que ele viria a ser responsável pela quebra da maldição de cinco anos que assolava a Midsummer… A aprovação no exame de ingresso na Knightley, entretanto, não acabará com os obstáculos de Henry: muitas confusões, intrigas e mistérios o aguardam junto com as novidades da Academia e seus novos companheiros – Adam, Rohan e a voluntariosa Srta. Winter – desencadeando uma aventura cheia de peripécias, conspirações ideológicas e reviravoltas surpreendentes nas quais o futuro da Norlândia (e de seu próprio país) pode estar em risco. Primeiro volume da trilogia.


Diferentemente de todos os outros livros que costumo solicitar para fazer resenha, não tinha nenhuma indicação de que Academia Knightley seria uma boa aposta, mas toda vez que entrava no site da Editora iD ele era o primeiro que chamava a atenção, como se a imagem da capa fosse maior que a dos outros livros, então resolvi que iria apostar nele, dar um tiro no escuro... E agradeço muito por ter feito isso.

O Colégio Midsummer para Rapazes é famoso por não aprovar nenhum garoto no exame da Academia Knightley há cinco anos e o aluno que quebrar essa "maldição" será lembrado por muito tempo. Quando enfim chega o dia de fazer o teste é anunciado que qualquer garoto que residia no colégio e tivesse a idade apropriada poderia fazê-lo, isso na verdade parece um golpe de sorte para Henry, um empregado da escola que trabalhava durante o dia e tinha aulas ilícitas durante a noite com o professor Stratford.

O garoto é muito esforçado, sempre fazendo o melhor que pode, mas não tinha muitas esperanças quanto ao seu futuro, afinal quão alto o empregado órfão que limpa a lousa das salas de aula poderia sonhar no fim do século XIX? Concordam comigo quando digo que, não muito alto já que naquela época e até hoje as pessoas eram julgadas por seu status. Mas contra todas as chances é permitido a Henry fazer o exame de admissão e superando até seus melhores sonhos ele passa! Isso provoca a ira de Valmont, um aluno nobre do colégio Midsummer que desde antes já não gostava nada muito do "empregadinho" (Valmont o chama assim) e agora ele o odeia.

Mas nem tudo são flores, tablóides vem publicando que o Chabceler Mors está proibindo  as mulheres de frequentarem escolas, impondo um toque de recolher e quebrando o Tratado de Longsword, o qual proíbe qualquer treinamento de combate para alunos porque, se pensarmos bem, enquanto ninguém for treinado para a guerra ela não ocorrerá. Esse fatos não são isolados e influenciarão a vida do cético Henry no decorrer do livro. Os tablóides também mostram que a Academia abriu vaga para mais dois alunos plebeus para testar e, se funcionar, alguns plebeus vão poder entrar na Knightley, mudando 500 anos de história.

Depois do primeiro plebeu ser aceito, o diretor Winter decide abrir vaga para mais três, e é assim que Adam e Rohan aparecem na estória, Adam é de uma família de banqueiros judeus e mesmo sendo rico ele ainda não é considerado um nobre. Rohan filho adotivo de um aristocrata pois sua mãe morreu logo depois de dar a vida para ele, ser adotado por um conde não faz dele um nobre, pois sua mãe era uma indiana. E além dos meninos citados, ainda temos Francesca Winter, filha do diretor, que é uma jovem muito incomum, expulsa de quatro escolas para garotas por pura rebeldia. Ela também detesta bordar, piano, pintura, roupas, sapatos e tudo o que as meninas de sua idade adoram me identifiquei com ela, e tem vontade de aprender exatamente o mesmo que os garotos, e com a ajuda do professor Stratford, ela vai começar a fazê-lo.

Depois das aulas começarem a vida dos três garotos se transformam em um verdadeiro show de horrores, eles são sabotados o tempo todo, no começo meras cartas, mas depois as coisas começam a ficar mais sérias, a biblioteca é trancada e um deles passa a noite lá dentro, há tentativas de assassinato, e no começo, tais sabotagens parecem ser obra de Valmont, mas isso é mal de mais, até mesmo para ele e então os garotos começam a desconfiar que é alguém mais poderoso quem está por trás de tudo.

Eu realmente adorei o livro, narrativa envolvente, enredo completamente novo, a época da escola o contexto, tudo me fez gostar ainda mais dele. Preciso ressaltar que se você procura romance no livro em questão, não vai achar um que lhe agrade, pois não existe romance nele, no máximo uma paixãozinha não correspondida entre Adam e Frankie, e com certeza não é o foco do livro, mas se procura algo novo pode apostar no livro.

Não tenho muitas reclamações a fazer, não achei nenhuma palavra errada, os cenários são descritos muito bem, as cenas são empolgantes, mas a autora esquece de que é necessário que todos os personagens tenham um vocabulário adequado e não apenas dois ou três, essa é a única reclamação que tenho, no mais ele é muito bom.

Sei que o mais importante do livro é o conteúdo, mas a diagramação e o acabamento são maravilhosos, como sempre a iD fez um trabalho de fazer qualquer admirador babar, e ter um livro com conteúdo agradável e bonito não vai contra as regras! Abaixo está a capa nacional e uma que eu não sei de onde é sorry, eu prefiro a nossa milhões de vezes!


Ahh e mais uma coisa que eu gostei nesse livro é que ele não termina com quinhentos milhões de pontos em aberto como vários outros e mesmo assim mal posso esperar para ler The Secret Prince, livro que da continuação a essa trilogia, e que ainda não tem uma data para ser lançado aqui no Brasil, infelizmente! 


Depois de tecer elogios para Academia Knightley chegou a hora de dar uma nota, e ela leva quatro estrelas!

Classificação final:


QUOTES
É uma coisa curiosa, a mudança. Você nunca se acostuma com ela, e nunca sabe de onde vem. Mas é melhor aprender a esperá-la. Professor Stratford

Como vamos sair daqui? — Perguntou Henry, virando-se e olhando pela sala.
— A janela? — Perguntou Adam sarcasticamente. Eles estavam no terceiro andar do prédio principal. — Naturalmente você vai na frente.

Livro: Academia Knightley
Autor (a): Violet Haberdasher
Páginas: 415
Editora: iD

15 comentários:

  1. Nossa que interessante esse livro, me lembrou um pouco HP e a capa é muiiiito linda, adoro esses casarões antigos =)
    Muito bem estruturada sua resenha, parabéns =)
    Saudade de vcs no meu blog!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  2. TO FICANDO VICIADA NESSAS COLEÇÕES, É UMA MELHOR Q A OUTRA!!! ESSA PARECE SER ÓTIMA!!! E MINHA LISTA DE LEITURA Ñ PARA DE CRESCER....

    BJINHOS!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  3. Olá Jessie,
    Bom, sem dúvidas uma das suas melhores resenhas, explorou os pontos que eu estava querendo saber para incluir ou não o livro na minha lista. E é com pesar que eu digo que o livro não me chamou atenção, a capa é simplesmente linda, e realmente, entre as duas lá de cima a nossa ganha. Mesmo assim não me interessei, então não vai pra minha lista, infelizmente, porque lá no fundo acho que esperava mais do livro.
    De qualquer forma vou ficar ligado na continuação, quem sabe ela não me anima a ler a trilogia? Acho difícil, mais vamos ver!
    Adorei mesmo a resenha!

    Beeijos e Sucesso!
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha.... Mas este é um livro que não tenho muita vontade de ler ;)

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muuita vontade de ler esse livro, muita mesmo. E essa vontade já vem desde antes de ele ser lançado aqui. Mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo (acho que só vi ele uma vez em alguma livraria e estava sem dinheiro :/).
    As diagramações da iD são realmente lindas, fico completamente apaixonada por aquelas capas *-*
    Ri muuuito com a citação, hahahah.

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  6. Como comprador compulsivo assumido, já providenciei este livro.......auhauhauhauha. A capa é maravilhosa. Também gostei do que vc disse sobre não deixar 2037230912783 pontos aberto, dá um ódio quando isso acontece e o próximo da saga não tem previsão de lançamento.
    Adorei a resenha XD.

    Matheus Braga
    http://www.vidadeleitor.com/

    @MatheusBragaM

    ResponderExcluir
  7. parece ser interessante, com certeza vou ler...tbm achei a capa do Brasil melhor q a original, e meio confusa a original.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéh xD
    Eu como você disse, toda vez que entrava no site da ID nunca dei tanta importância a esse livro. Não imaginava que fosse isso tudo :O
    Eu acho a capa bem bonita,para um YA book não sei se colou. Mas ela é muito melhor que a original *fato*
    Quando estava lendo sua resenha me veio na cabeça Artemis Fowl, não sei pq, ainda n li nenhum dos dois livros para fazer uma comparação hehehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente acho que as pessoas deveriam me tirar esse vicio de ler séries. Mas não, elas insistem em apresentar mais e mais hahahah

    Adoreeeei a resenha!

    Beiijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca me interessei por esse livro!
    mas gostei da sua resenha, parece interessante... mas por algum motivo nunca fico empolgada em series narradas por garotos! rs
    Mas parece interessante e tem esse clima tenso de misterio...

    Ah achei engraçado esse A e R que sao RICOS ms não aos olhos do povo da escola! rs Eu hein...
    *-- * quote legal adoro sarcasmo!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da capa, a historia é mesmo fascinante.

    parabens por todo conteudo aqui, andei avaliando e vendo como é bom ver blogs que escrevem bem...

    bjos

    Philip Rangel- Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  12. Até antes de ler sua resenha ñ tinha vontade nenhuma de ler esse livro, obg pela indicação parece ser mto interessante mesmo

    Alice
    bj

    ResponderExcluir
  13. Esse livro meio que parece com HP né ? #SeiNãoHein
    mas ai9nda assim o livro em si parece ser bem interessante.

    Matheus,
    Livros E Biscoito

    ResponderExcluir
  14. Gostei demais da sua resenha, que me despertou uma vontade enorme de ler o livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Minha leitura atual, estou amando! Só estou triste pelo fato de que ao meu ver, eles não lançarão os outros dois livros da trilogia aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!