Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood

Sinopse


Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.


Não tenho nenhuma ligação especial com esse livro. Ninguém me recomendou e eu não li nenhuma resenha que me fizesse desejá-lo. Pra falar a verdade, eu comprei Morte e vida de Charlie St. Cloud porque ele estava na promoção. Conselho? Nunca se deixem levar apenas pelas promoções, foi um erro. 

Mas tenho que admitir que, mesmo não tendo nenhum caso de amor com esse livro, de certa forma, lá no fundo do meu eu, tinha alguma coisa fazendo com que eu criasse expectativas sobre a leitura, e que já adiantando, foram frustradas.

O livro trás a estória de Charlie e Sam. Ou melhor dizendo, os irmãos St. Cloud. Depois da morte de Sam, o mais novo, Charlie passa a trabalhar no cemitério onde seu irmão está enterrado. E de certa forma, ele fica preso àquele lugar. Vivendo todos os seus dias da mesma maneira, levando uma rotina sem graça e desgastante. Sem amigos, namoradas ou qualquer outro tipo de companhia a não ser a das pessoas que trabalhavam ou visitavam o cemitério.

Após a morte de Sam, Charlie recebe um dom. Ele consegue falar, ver, conversar e brincar com seu irmão. E isso se torna uma espécie de obrigação para ambos. Pois todos os dias, ao entardecer, eles se encontram.

Um pouco de emoção (eu disse um pouco) é adicionada a estória quando Tess, entra na vida de Charlie. Ela é jovem e independente, e está treinando para velejar ao redor do mundo. Eles se conhecem e rapidamente se apaixonam. E é a partir daí que as coisas começam a ficar um pouco interessantes.

O livro é morno (quase congelando) durante a maior parte do tempo. Os personagens, todos eles, foram totalmente previsíveis durante a narrativa. Não soltei nenhum "Óh!" durante a leitura. Não sei quanto a vocês, mas eu gosto de me surpreender lendo. Que graça tem ler um livro que você é capaz de prever todos os passos dos personagens?

Eu imaginava que esse livro fosse me arrancar rios de lágrimas, lendo a sinopse me pareceu bem tocante. Todo esse enfoque no milagre que aconteceu na vida deles, dividido entre dois mundos e etc... Nada disso foi comovente.

Não pensem que sou uma insensível, muito pelo contrário. Essa estória tinha tudo para ser emocionante, cativante, mas não foi. As coisas aconteciam rápido demais. As cenas não eram trabalhadas, não dava tempo "da emoção fluir". E o final é totalmente vago. Me lembro que cheguei na última página do livro e continuei lendo os agradecimentos, na esperança de achar uma continuação por ali, que eu nem preciso dizer que foi em vão. Era só uma tentativa inútil e desesperada de achar um final melhor. Posso dizer que foi minha primeira leitura frustrada de 2011.

Um ponto positivo? A diagramação do livro. A Novo Conceito não deixou a desejar. O livro é muito bonitinho  aparentemente falando  e acredito que isso tenha tornado a leitura mais... tolerável. (?)

Bom, talvez um milagre realmente aconteça e o filme seja melhor que o livro, é pouco provável, mas nada é impossível. Eu ainda não vi o filme e nem sei quando farei isso. Segue o trailer pra quem se interessar. 

 Trailer 


Meu conselho é que vejam o filme primeiro, e caso gostem realmente, leiam o livro. Porque sinceramente, não foi uma leitura proveitosa, não pra mim.






Classificação final:




Livro: Morte e vida de Charlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Páginas: 296
Editora: Novo Conceito

19 comentários:

  1. Oi flor!!
    Acredita que quase comprei ele por promoção também, pois é, mas ai li a sinopse e achei melhor deixar pra próxima, agora vc me vem com essa resenha rs, acho que fiz bem em não comprar.
    Ah e eu odeio finais vagos... sério, chegam a me deixar de mal humor, é irritante né.

    beijos
    Lis
    Batalha Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amanda :)
    Tbm vi esse livro na promoção e fiquei com muita vontade de comprar, mas não comprei pq têm outros livros que quero ler primeiro.
    Poxa, eu realmente pensei que "Morte e vida de Charlie St. Cloud" fosse bom; mas pelo que vc escreveu, fica a desejar e muito! :/
    Acho que eu tbm não iria gostar da leitura, já que livros previsíveis e mornos não me atrai. xD
    Porém ainda quero conferir em breve.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu ia comprar o livro pelo mesmo motivo que você ~ e pelo que li nos comentários, por todo mundo né hahaha ~ mas optei por um mangá! Ainda quero ler o livro pelo fato de querer ver o flime, e não gosto de assistir sem ler o livro.

    bjs

    ((TUDO POR UM LIVRO))
    http://www.issotudoporumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah que pena :/ Isso é uma verdade, não devemos levar livros por promoções x_x ainda mais em livrarias rs. Eu nao tinha nenhuma vontade de ler esse livro e agora foi a zero qualquer chance deu querer lê-lo um dia, kkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Quero primeiro agradecer ao comentário deixado no blog e dizer que já me tornei sua seguidora o/
    Ainda não tenho muitas resenhas de livros no blog porque sempre acabo pendendo para filmes e cosplay....gostaria de saber se poderíamos fazer uma parceria de blogs, que tal?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cara, você não faz ideia de como eu admiro resenhas sinceras, rs. Não gosto nem um pouco de blogs que resenham 60, 70 obras e falam mil maravilhas de todas elas - a impressão que tenho é, sinceramente, de que a pessoa sequer leu o livro. Mas voltando a Charlie St. Cloud: eu tenho certo interesse nesse livro, mas você apontou uma série de detalhes negativos que geralmente me perturbam; por exemplo, isso de algumas cenas passarem rápido demais é uma das coisas que eu mais critico em parte dos livros que leio. Prefiro narrativas mais lentas, que permitam que você se envolva com os personagens - se a coisa corre muito, você se perde e desperdiça uma carga emocional enorme.

    Não vou dizer que vou deixar de ler esse livro porque houve uma resenha negativa, mas eu costumo confiar bastante nas resenhas desse blog (quando o Igor falou bem do "Precisamos falar sobre o Kevin", eu comprei o livro no dia seguinte, e hoje ele figura como um dos livros que eu mais gostei de ler em toda a minha vida), de forma que já devo iniciar a leitura com uma pré-impressão em mente. Mas quem sabe eu não me surpreendo?

    Beijão, garotas.
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Aiin, eu quase choro vendo esse filme, muito bonito!
    Mas eu fico com medo de ler o livro e ser meio deprê a leitura..
    Acho que depois da resenha vou ficar só no filme mesmo.. hsuiahusihuaihusia

    ps. Adorei seu blog =)

    bjo, nayanne =*
    www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, muito verdadeira e direta . É muito ruim quando nos frustramos com um livro,e eu fico realmente triste quando isso acontece.
    Quero agradecer por seguir e comentar no meu blog e dizer que foi realmente um prazer me tornar seguidora do seu. Parabéns ,muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Eu não tinha lido nenhuma resenha desse livros, mas promoções tinham me atraído, por falta de dinheiro não comprei, e pelo que li por aqui ... ainda bem! Adoro resenhas sinceras, posso ler livros mornos e gostar, mas só gosto de gastar dinheiro em livros muito bons. Outra coisa de eu fazia ... (fazia, pois continuo sem dinheiro) é ser levada pela capa do livro, tem capa capa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha :)
    Eu até tinha um pouco de vontade de ler esse livro, mesmo não sendo do meus gêneros favoritos, mas ainda não tinha tido oportunidade... Agora, depois de ler essa resenha, fiquei com os dois pés atrás :X
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,

    Eu sempre fico com o pé atras por causa desse livro. Eu quero ler e não quero ao mesmo tempo.Assim como você nem todo mundo recomenda, mas o filme é bem fofo. Aí fica aquela dúvida.
    Acho que por enquanto não vou dar muita atenção, quem sabe um dia né..

    Parabéns pele resenha.

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho medo de ler esse livro, pois dizem que fica a desejar, mas continuo com vontade de ver o filme. Por isso quero ler o livro.

    Beijos!!
    Arte Around The world

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente achava que a história desse livro poderia me deixar surpreendida, mas após ler sua resenha desanimei um pouco.

    Fico frustrada com livros e personagens previsíveis. E como você, adoro ser surpreendida, mas pelo jeito não é o caso.

    Não costumo ver o filme antes do livro, mas vou seguir seu conselho. Vou vê-lo primeiro, e dependendo, caso eu gostar, compro e leio o livro depois.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  14. Oiii... Ahh eu vi o filme e achei massaaaaaaa!!! Mas agora desanimei para ler o livro...hauhauha O filme vale a pena, ateh pq pra mim qlqr coisa com o Zac Efron vale a pena!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, porque esse livro estava aqui na minha lista de desejados e eu queria mt ler. Ainda quero, claro, mas pelo que vc falou e aconselhou, acho que vou sim ver o filme primeiro...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Pessoal! Pois é, como puderam ver eu não gostei muito desse livro... :}

    Mas quem já tinha interesse em ler, não deixem de fazer isso com base na minha resenha hein!? ;)
    Gosto é gosto... e pode ser que vocês gostem!

    Beijo pra vocês e obrigada por visitarem o blog!
    :*

    ResponderExcluir
  17. oi, minha linda já li este livro e adorei

    ResponderExcluir
  18. Nossa!
    Eu me apaixonei pelo livro!
    Até sonhar com ele eu sonhei!
    Não sei, sou romântica e Charlie se tornou um ótimo partido na minha humilde opinião, haha!

    A história tem um "q" de Diário de uma Paixão do Nicholas Sparks e teve certo momentos em que eu lia a história e ficava com aquela sensação de que já tinha visto/lido/ouvido aquela história em algum lugar!

    Mas eu curti, economizei MUITA leitura para que ele durasse mais! Agora quanto ao filme, ainda não o assisti e também não me despertou muita vontade, embora eu tenha baixado.

    Quem sabe mais pra frente, né?
    Beijinhos!

    Dani (@daride)

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus como eh bom ler uma resenha sincera. Simplesmente adorei a forma como vc colocou o livro. Eu estava louca para ler e cheia de expectativas, pois acahava que o livro prometia muiitas emoçoes. Sua resenha briu minha visao e quando for ler o livro, ja nao estarei esperando muiito, o que pode causar um otimo resultado e ate mesmo surpresa neh.
    Beijinhoos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!