Gone - O mundo termina aqui

Sinopse

Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável. 



Há alguns dias recebi GONE, do Michael Grant, um livro que já era esperado por mim desde o início do ano. Por quê? Porque a Galera fez uma enquete no fórum oficial da editora com três opções de capas, sendo que a mais votada seria a escolhida. Bom, apesar de eu gostar mais da  segunda (acho que ficava mais adulta, sei lá), a eleita é muito bonita e realmente chamou a atenção.

A história começa com uma enfadonha aula na Escola da Praia Perdida. Todo mundo lutando contra o sono, fazendo um esforço para ligar as sílabas que o falatório do professor solta até que ele simplesmente some. Isso mesmo, o professor some de uma hora para outra. Astrid (uma espécie de Hermione Granger, com quem o protagonista tem envolvimento amoroso) também diz que em sua sala, a professora também desapareceu.

Logo se descobre que todo mundo acima de 14 anos sumiu. Não bastasse esse fato totalmente a La Lost, todos os celulares, telefones residenciais, internet, TV param de funcionar, isolando todos do resto do mundo. Uma parede surge do nada, separando Praia Perdida do exterior. Essa barreira queima quem encosta nela e circunda o local até mesmo debaixo da terras, como uma esfera.

Ninguém sabe o que aconteceu: alienígenas, um plano de Deus, uma tentativa do Universo de isolar aquilo que ia além das leis da física? No meio de toda a confusão, as pessoas começam a ver em Sam Temple, o protagonista, um herói já que, quando mais novo, salvou muitas crianças de um acidente no ônibus escolar.

Até que os alunos da Academia Coates, uma escola para adolescentes ricos e problemáticos, desce até a Praia Perdida. Eles são os verdadeiros vilões da história, agrupados em torno de Caine Soren, um jovem bonito, articulado, sagaz e sociopata. Quando os adolescentes começam a desenvolver estranhas habilidades (daí a comparação também com o seriado Heroes), o conflito intelectual/físico entre Sam e Caine começa.

Caisne quer governar a cidade, mas segundo a sua própria concepção de aceitável. Nomeia Drake e Orc, os valentões (sendo o primeiro uma espécie de psicopata mirim) como os guardas da cidade e eles fazem o que bem entendem, inclusive matar uma garota que fazia um truque de luzes que desprendiam de seus dedos.

Jovens têm de tomar partido de algum dos lados, como uma guerra de verdade. É meio estranha essa passagem, porque aqueles que há poucos dias seriam considerados crianças, tomam atitudes e dizem certas coisas como se fossem adultos. É muita briga, sangue, violência que não consigo acreditar que pessoas com tão pouca vivência possam fazer tudo aquilo (chega a dar nojo de certas partes). O pior de tudo é que quem faz 15 anos também some do nada.

Possui um mote absolutamente surpreendente, cheio de mistério e ação. Não o recomendaria para pré-adolescentes – existem certas passagens brutais demais. Sam é um herói encantador, daqueles que relutam em aceitar seu legado, o que só torna o enredo mais interessante.

Merece um 9 por causa do banho de sangue, mas mereceria o Troféu Joinha do L&C, com louvor.

Livro: Gone — O mundo termina aqui — Livro #1
Autor: Michael Grant
Páginas: 518
Editora: Galera Record
- Resenha escrita por: Igor Silva 

41 comentários:

  1. Eu nunca li falando que Gone, é parecido com a série (infelizmente cancelada) Heroes. Mesmo assim tenho vontade de ler. Eba! O layout está para vir.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu quero muuuito ler Gone, e com a sua resenha mais ainda! Ela está ótima! Então, eu estava pensando que esse livro é parecido com Lost, mas depois da sua resenha tenho certeza,rsrsrs.
    Beijos!
    aordemdoslivros.blogspot.com
    @AOrdemdosLivros

    ResponderExcluir
  3. muito afim de ler gone. *O*
    parece mt bom :D
    adorei a resenha

    bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Outro livro que eu quero mto ler! Só tenho lido boas críticas em relação a Gone. Com as partes muito violentas, dizem que o livro é realmente agonizante!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de resenha... o enredo baseado em algo estranho que os impede de comunicar gera muitas elocubrações filosóficas. E se não conseguíssemos mesmo nos comunicar? E se tudo o que aprendemos no passado fosse esquecido? E se não houvesse mais documentos ou dinheiro? E se tivéssemos que escolher um lado (o bom ou o mal)? Curioso demais pra ler este livro!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, mais uma vez, Igor nos surpreende com a descrição dos fatos e nos instiga a ler a história. Quero muito ler GONE, desde aquela época do concurso de capas também.
    Era tudo que eu esperava mesmo, ficção, sangue e guerra.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Deve ser muito legal ver os jovens em uma guerra tão de repente e sozinhos né?
    Adooorei sua resenha e confesso que fiquei ainda mais curiosa quando você disse que é muita briga, sangue e violência, mas só porque isso mostra que tem bastante ação e parece te prender do início ao fim em um só dia! aehaiehiaehi Adoro isso *-*

    ResponderExcluir
  8. OMG!! eu estava na Convenção último livro de Diários do Vampiro (Reunião Sombria), quando a mulher que estava "simbolizando" a Galera falou de Gone, eu estou quase enlouquecendo, porque foi em agosto e já estamos em novembro...e eu ainda ñ tem Gone! Amei a resenha, fiquei com mais vontade de le-lo!

    ResponderExcluir
  9. Tô muuuito curiosa pra ler esse livro! Eu querooo! Ah, adorei o teu blog, já te sigo no twitter! bjo

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é boa, mas confesso que preferia a segunda opção de capa também. E eu não gosto das capas americanas da série D:

    ResponderExcluir
  11. Estou loucaaaaaa pra ler esse livro assim que soube de sua existência!!
    Depois de ler a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler!!
    Achei bem interessante essa premissa de sumir quem tem mais de 14 anos assim do nadaaa!!
    Heroes?? Epaaa bem interessante isso!! Preciso ler e logoo esse livro!!
    Me ganhou também com o "banho de sangue" !!!!

    ResponderExcluir
  12. adorei a historia do livro, to louca pra ler.
    :D
    a capa é linda. Eu votei nela. :}

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha!Quero muito esse livro!Eu pensava que era um livro mais infantil,já que todo mundo tem menos de 15 anos,mas já vi que não.E eu acho essa capa linda!

    ResponderExcluir
  14. Essa é a primeira resenha de Gone que leio, e vendo assim não sei se vou gostar muito. Imaginava outra coisa do livro hehe. Bom, mas já aprendi que livro a gente só pode julgar depois de ler.

    ResponderExcluir
  15. Como sempre, suas resenhas são ótimas! Já ouvi falar muito de Gone e já estava cheia de vontade de ler. Agora minha vontade é ainda maior... Adoro livros assim, cheios de ação.
    Muita vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha! O livro já tá na minha lista!!

    ResponderExcluir
  17. Me animo mais a cada nova resenha que leio desse livro!! Até agora só vi bons comentários!!
    Jovens em guerra, deve ser bem interessante!!
    Tudo de bom, banho de sangue, guerra, ficção...
    Quero muito ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  18. ah eu quero muito ler gone, apesar das partes sangrentas...adorei a resenha..

    ResponderExcluir
  19. Gone eh a mistura exate de Lord of the Flies e X-men! Gostei muito a sua critica!
    O livro 2, Hunger, infelizmente nao achei tao bom qto esse. Mas o 3, Lies, me disseram q volta a ficar bom. Recebi Lies hoje, entao vamos ver se a coisa volta a bombar, pq Gone foi MUITO BOM!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. não sabia que havia tido votação para capa, alguma das opções era igual a americana?
    esse livro é muito bom! pelo menos eu achei. além de ser enorme 'hihi
    eu lia imaginando como seria estar no lugar deles, e vou te contar, não curti muito não.

    ResponderExcluir
  21. ainda nao li, mas me chamou bastante atenção. nossa fui ler a resenha e tinha só 5 comentarios O_O hahahaha
    olha quantos agora... *lerda*
    Adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Já estou querendo comprar esse livro faz um tempinho, parece ser muito bom, tomara que eu ganhe o livro xD

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro livros de ficção cientícica.
    Gone foi um dos livros que mais me atraiu por ser uma história que eu
    não tinha visto ainda em livro.
    Estou doida pra ler esse livro.
    Só vi resenhas boas dele.

    Bye

    ResponderExcluir
  24. Tenho só li resenha positivas sobre Gone, estou curiosa pra lê-lo e conhecer a estória. Sem falar que a temática dele é diferente dos que tem saindo recentemente.

    Boa resenha

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é mesmo muito bom! Eu até estou montando um fã clube para ele rsrs
    suas resenhas são apixonantes. Fico pensando como não será o seu livro *-*

    ResponderExcluir
  26. Adoorei a resenha
    to louuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuca pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler esse livro, mas o preço tá meio salgado ainda ...XD

    ResponderExcluir
  28. Já li várias resenhas desse livro, e só aumenta minha vontade de ler. Tá na lista do skoob já como desejados. *.* Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho um pé atrás com essa história, não sei se vou gostar, mas ao mesmo tempo acho que vou. Gostei bastante da sua resenha, clareou alguns pontos que me deixaram em duvida sobre ler ou não. Coloquei na minha to be read list. ;)

    ResponderExcluir
  30. Nossa, lendo a resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro. Ele parece ser muito bom. Se eu não ganhar aqui, vou dar um jeito de comprá-lo!
    Entrou para a minha lista de espera de livros a serem lidos.

    ResponderExcluir
  31. Ahhh eu quero muito ler Gone pena que ainda não tenho($$$) mais me falaram super bem desse livro e essa resenha ficou otima e aum entou mais ainda a vontade de ler, apesar de eu não ter me interessado pela capa pq tipo, sou daquelas pessoas que julgam o livro pela capa um defeito que tem que acabar rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. Pois é, não li a resenha toda. Eu sei que é péssimo, mas quero MUITO ler esse livro, então estou me segurando e lendo o mínimo possível a respeito :X

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  33. Quero MUITO ler esse livro! Todas as resenhas que eu leio falam bem! Sem falar que a capa é super gracinha, me apaixonei de cara! xD hahaha

    Beijão!
    Gabi - A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  34. Achei o tema super interessante!! To doida para ler, ja esta na pilha esperando a vez ;)
    beijooos

    ResponderExcluir
  35. Ééééé :)
    Só ouço falar bem desse livro (todos dando enfase na violência também).
    Vou ver se consigo comprar ou ganhar em alguma promoção o livro, né!? auahuhuahua


    Abraço o/
    ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  36. Ei Igor,

    Amei este livro, tem cenas mesmo que me faziam parar de ler e voltar depois mas mesmo assim fiquei fã da série rs

    Citei sua entrevista na minha resenha de Angelologia olha la :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  37. Eu jah criei uma história, muito, muito, parecida. E jah vi um filme assim também. estranho...

    ResponderExcluir
  38. Que horror ficar num mundo onde só tem criança e adolescente! De qualquer modo, coloquei esse livro na minha lista de desejados xD

    ResponderExcluir
  39. Oi meu nome é Marina e ja li GONE,tenho 13 anos e praticamente engoli o livro! Recomendo a todos e gostei mto da sua sinopse só ñ concordo com o fato de pre-adolescentes ñ poderem (de preferencia)ler! Estava tras da continuação ja ki no final ñ tem mto sentido e adorei essa falta de snido pq significa que tem mais por vir! Então mtas amigas de 14 e 15 anos me recomendaram seu blog, ja ki vc leu GONE espero ki vc saiba se o livro HUNGER é a continuação do gone pois o autor é o mesmo e pela capa (ki mostra um garoto e uma garota loira ki parece mto com a Astrid gênio)parece ser o mesmo livro! Amei seus comentários sobre o livro! E percebi ki vc ñ polpou elogios e tbm sua inopse está tudo aver com o livro.. até sobre o drake.. caine.. infelizmente ñ falou sobre diana, petey e o quim mas ameiii de verdade! Me responde sobre o novo livro HUNGER

    ResponderExcluir
  40. Olá Mariana Barros respondendo a sua perguntan, Hunger é sim o próximo livro da série Gone e tinha previsão de lançamento para este mês, contudo a Galera Record não é mais parceira do blog por isso não posso te dar mais detalher!
    Que bom que gostou da resenha do Igor...

    Beijos
    Jessie

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!