Entrevista - Lauren Kate


É, os anjos estão na moda. Centenas de títulos vêm sendo lançados no Brasil e no exterior. Livros com essa temática estão sendo acompanhados de perto pelos produtores de Hollywood que já preparam vários títulos nesse filão.


The House of Night, hush, hush e Angelology são exemplos vívidos dessa febre. Por aqui, Eduardo Spohr faz um sucesso enorme com “A Batalha do Apocalipse” (uma obra prima!). E agora, chega ao Brasil, a série Fallen, da americana Lauren Kate. Aqui no L&C você confere a entrevista que ela, generosamente, nos concedeu. Espero que gostem, já que ela revelou detalhes exclusivos sobre a adaptação da série para o cinema e sobre os próximos títulos que lançará.


Igor - Gostaríamos de agradecer profundamente por aceitar dar essa entrevista. Para começar, fale um pouco da sua carreira literária, dos seus gostos, de suas influências, etc.

Lauren - Eu sempre fui uma leitora voraz e tenho escrito contos desde que me lembro. Eu não posso sair de férias por uma semana sem, pelo menos, cinco livros. Meu autor favorito, na infância, era Roald Dahl, e acho que li cada um dos seus livros umas dez vezes. Os autores YA Lit preferidos dos meus filhos são Lois Lowry, Frances Hardinge, Meg Rosoff, Maureen Johnson, Philip Pullman, e John Green de modo que acabei lendo um pouco desses também. Alguns dos meus livros favoritos são  os adultos To the Lighthouse de Virginia Woolf,  The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald, e One Hundred Years of Solitude por Gabriel Garcia Marquez. Acho que meus textos tem influência de todos esses.

Igor - O tema dos anjos caídos é algo polêmico, que mexe com valores morais e religiosos de diversas culturas. Você recebeu críticas de fundamentalistas quando lançou o livro? Por que criar um livro com essa temática?
Lauren - Os livros da série Fallen terão uma forte base teológica, sem serem presos a uma religião específica. Não me interessa escrever um livro sobre um tema tão extenso e rico sem me aprofundar suas raízes, tanto quanto puder - mas eu também não quero fazer da história algo complexo de qualquer forma. Eu fiz muitas pesquisas para Fallen, e continuarei a investigação para os livros subseqüentes da série. Fiquei animada quando minha pesquisa me levou muito além do que a Bíblia cristã, a Torá judaica - além até o zoroastrismo (religião dualista). Estou interessada nas raízes do bem e do mal - e depois ver quanto eu posso fazer para demonstrar as linhas em meus livros.

Igor - Você montou um triângulo amoroso bastante incomum. De onde você buscou inspiração para criar Luce, Daniel e Cam? Qual dos dois garotos você prefere?
Lauren - Os traços físicos de Luce (pronuncia-se Loose) baseiam-se em minha amiga mais antiga,  com o cabelo escuro ondulado, olhos castanhos, dentes pequenos, etc. Quando eu comecei a escrever, eu puxei alguns traços da personalidade dessa amiga, mas como eu continuei com  a história, Luce se afastou da minha inspiração e criou uma identidade própria. Partilho algumas características com ela, como sua teimosia e tendência a ficar totalmente envolvida em um romance. Se eu pudesse me descrever (muito embora isso seja muito difícil), eu poderia ser uma combinação maluca de Arriane e Penn. Daniel foi o mais desafiante de escrever, principalmente porque toda a verdade do seu caráter tem que vir à luz de forma muito lenta ao longo de toda a série, para que os livros mantenham os leitores presos. A revelação no final do primeiro livro foi, provavelmente, aquele que a maioria dos leitores viram como iminente... é um livro sobre anjos caídos, apesar de tudo! Mas há uma revelação muito maior sobre Daniel que dará uma virada mais tarde na série. É difícil para mim saber o que está vindo e acho que só serei capaz de mostrar ao leitor quando o momento finalmente chegar. O caráter de Daniel não parece difícil, ele é! Mas eu gosto de pensar nele como um trabalho em progresso, uma história em desenvolvimento, e alguém que, acima de tudo, sabe sobre Luce melhor do que ninguém (incluindo ela mesma), e por causa disso nutre o melhor de si em seu coração. Quanto ao cara que eu prefiro, acho que poderia levar a série para eu descobrir a resposta para isso!

Igor - Fallen teve os direitos de filmagem adquiridos pelos estúdios Disney recentemente. O que você espera da adaptação? Você se envolverá ativamente na produção de roteiro e na escolha do cast? Quais atores você considera ideais para interpretar seus personagens?
Lauren - Adaptações para o cinema são quase sempre muito diferentes dos livros, então eu acho que devo me preparar para esse choque logo no início. Eu encontrei com os produtores do filme e eles parecem muito, muito entusiasmados em filmar a história, então acho que Fallen está em boas mãos. Eu adoraria ver Ed Westwick (Chuck no seriado "Gossip Girls) como Cam e Emma Stone como Arriane. Os protagonistas, Luce e Daniel são mais difíceis para mim escolher agora. Esperemos que a Disney apareça com algumas ótimas opções.

Igor - Como foi a sensação de ver o seu livro na lista dos mais vendidos do The New York Times? Como tomou ciência que o seu livro figurava na lista? 
Lauren - Eu estava de férias em New Orleans quando o primeiro livro da série entrou na lista. Lembro-me de andar pelas ruas do Bairro Francês com meu marido quando recebi a mensagem de texto do meu agente. Eu não conseguia parar de dizer "Nós entramos na lista. Nós somos o número cinco," porque não sinto como algo que eu tinha feito sozinha. Tenho um agente de apoio, editor e editora, e ao entrar para a lista dos mais vendidos do The New York Times realmente senti como um esforço de equipe. Algo que eu não poderia ter feito sem todos eles.



Igor - Hoje em dia, muito se fala da revolução que e-readers como Kindle da Amazon trouxeram para o mercado editorial. Contudo, cópias ilegais de e-books já podem ser encontradas na internet para download gratuito. Como você enxerga esse fenômeno?
Lauren - Admito, não sei muito sobre downloads ilegais, mas acho que a revolução do livro ocasionada pelo Kindle é muito grande, mas não começou agora. Houve bastante tempo para o mercado editorial perceber se isso era rentável ou não, usando indústria sonográfica como exemplo, para então se preparar melhor focando-se nas deficiências da segunda. Existem ainda alguns desafios a serem trabalhados, mas acho que, no geral, um sistema amplo e justo foi alcançado, com autores e editores ainda sendo compensados por seus produtos. Fallen está disponível no e-book e estou contente em dizer que as vendas estão indo muito bem.

Igor - Você se incomoda com as comparações entre Fallen, hush, hush e Angelology? Na sua opinião, por que tantos títulos com esse tema tem surgido ultimamente? Seria uma alternativa  elegante à moda do vampiro?
Lauren - Estou envergonhada de admitir isso, mas eu não li qualquer um desses livros ainda! Minha mãe leu Angelology e adorou, por isso está na minha pilha de leitura. Gosto da maneira como você diz, uma alternativa elegante para o vampiro. Isso soa quase certo. Anjos sexy e poderosos, sem presas e sangue!

Igor - P. C. Cast, autora de The House of Night fez uma crítica bastante entusiasmada sobre o seu livro. Como ela conheceu "Fallen"? Você vê semelhanças entre Daniel e Kalona (o anjo da série dela)?
Lauren - Não sei como ela chegou até o meu livro, mas a P. C. foi muito gentil em sua review. Eu não tinha pensado sobre as semelhanças entre Kalona e Daniel antes, mas eu sou definitivamente uma grande fã da sua escrita. The House of Night é realmente um máximo, e eu adoro a Neferet.

Igor - Escrever em terceira pessoa é algo relativamente difícil, já que o livro se torna neutro e impessoal. Na sua opinião, qual foi o momento mais difícil na hora de escrever?
Lauren - Honestamente, algumas das cenas mais apimentadas de beijo foram os mais difíceis, porque eu imaginava a minha avó ao lê-las. Então eu as escrevi de forma muito breve, mansa, obrigando o meu editor a anotar no rodapé das páginas: "expandir essa passagem por mais três páginas" e então eu tive que voltar atrás e realmente fazê-los beijar. Eu acho que foi um bom exercício para mim, para me obrigar a ficar em um momento muito intenso por mais tempo do que inicialmente.

Igor - O que podemos esperar de Torment? A série será composta, de fato, por apenas 4 livros?  Você já tem o título provisório dos livros 3 e 4 definidos (poderia revelar para nós)?
Lauren - Estou muito animada com Torment. É realmente divertido, dramático, intenso e acho que a espera  vai valer a pena. Ele começa de onde Fallen parou, mas Luce está com um novo estilo e o livro contará com um novo elenco inteiro de personagens. Ela está pronta para mergulhar ainda mais em seu relacionamento com Daniel, mas claro, não será tão fácil como ela pensa que vai ser. As sombras que a atormentavam em Fallen vão permanecer no livro, só que desta vez, ela aprende a desbloquear as mensagens que carrega em sua mente e é capaz de vislumbrar algumas coisas do seu passado. Após Torment teremos "Passion", que estou prestes a começar a escrever. Vai ser um livro que abrangerá milhares de anos!

Igor - No nosso primeiro contato, você me disse que passou a sua lua-de-mel aqui no Brasil. Quais cidades vocês visitaram? Como foi a experiência e o que mais gostou em nosso país? Espera voltar algum dia?
Lauren - Meu marido e eu amamos o Brasil. Visitamos o Rio, Salvador, Boipeba, e Búzios, e eu quero voltar a todos esses lugares. As praias de Boipeba foram indescritivelmente lindas, mas eu também amei a agitação e o glamour do Rio de Janeiro. Estaremos de volta, com certeza!

Igor - Os seus fãs estão roendo as unhas para o lançamento de "Fallen" em Agosto, na Bienal de São Paulo. Que mensagem você tem a deixar para eles?
Lauren - Estou emocionada por ter conseguido tantos e-mails entusiasmados dos leitores brasileiros, mesmo antes do lançamento. Espero que o livro satisfaça as suas expectativas e mal posso esperar para continuar publicando em seu país!


PERGUNTAS RÁPIDAS


Um dia -> Caminhar em Hollywood Hills, com meu marido e meu cachorro pela manhã, lendo sobre a plataforma na parte da tarde, cozinhar uma refeição complexa em casa para um grupo de amigos à noite.
Uma música -> Born in Time, de Bob Dylan
Um livro -> Lolita de Nabokov
Um filme -> City Lights
Uma frase -> Ame seus entes queridos.
Um sonho -> Ontem à noite, eu sonhei que estava numa busca de aventura para salvar o planeta de algum tipo de homens loucos. Eu era um arqueiro realmente habilidoso no sonho! Eu trabalhei no meio da noite e senti que tinha que escrever tudo que estava dentro de mim e colocá-lo em um livro... mas então eu caí no sono e me esqueci de tudo.

Igor - Novamente, agradecemos a oportunidade em ter, tão gentilmente, cedido essa entrevista. Desejamos um grande sucesso com “Torment” e esperamos ver você em breve por aqui!
Lauren - Obrigada! Também espero encontrar você em breve, Igor!

*.*.*.*

Uma curiosidade:

Fernanda Brussi Gonçalves


Ao contrário do que muitos pensam, a garota da capa não é a Lauren. Ela é uma brasileira (sim!) e aí está a foto dela. Seu nome é Fernanda Brussi Gonçalves e, além de “photoshopar” imagens comerciais, também canta (procurem um vídeo no Youtube na qual ela canta um clássico gótico italiano. A garota manda muito bem!).

*.*.*.*

Lauren é uma pessoa atenciosa, paciente e acima de tudo, extremamente prestativa. Ela disse que voltará ao Brasil e espera participar de uma sessão de autógrafos com seus fãs quando vier (embora, como ela disse, o Brasil seja um recanto de tranqüilidade para ela e seu marido portanto não esperem aparições estrodosas de sua parte por aqui). Eu também tive a felicidade de entrevistar a Danielle Trussoni e a Nalini Singh, e vocês vão conferir em breve por aqui. Dessa forma, o L&C terá entrevistado as principais autoras sobre anjos caídos da atualidade.

E uma novidade: a Lauren participará, ao lado da Becca Fitzpatrick de um Live Chat aqui no blog. O tema, claro, será anjos caídos. Mas isso será só em Novembro e até lá, teremos várias novidades aqui para vocês. Até a próxima!
Agora, vamos para nossa sessão invejinha? Aqui está a cópia de Fallen autografada e com dedicatória que Lauren mandou para mim!



Daqui há algumas semanas, teremos uma promoção de livros autografados. Um kit com:
  • Lisa McMann - Wake (Paperback);
  • Lauren Kate - Fallen (Paperback Doubleday/UK);
  • Danielle Trussoni - Angelology (Hardcover);
  • Holly Black - White Cat (Hardcover);
  • Nalini Singh - Angel’s Blood (Paperback);
  • Abra Ebner – Knight Angels (Paperback);
  • Phoebe Kitanids – Whisper (ARC¹)
  • Sarah Rees Brenna - The Demon’s Lexicon (Hardcover)
  • Cassandra Clare – City of Bones (Hardcover)!
¹O que é um ARC?

ARC, do inglês Advanced Review Copy (Cópia Avançada de Revisão), são cópias de livros que são enviadas antes dos lançamentos para críticos literários e blogueiros com o propósito de causar frisson na mídia. São livros raros e muitas vezes ainda não completamente editados.

Será uma promoção cujo sorteio será realizado quando o L&C completar 800 seguidores na caixa do Google Friends Conect. Se você quiser, já pode seguir o blog clicando em “seguir” no gadget ao lado direito da página: assim, você será informado em primeira mão quando o sorteio estiver no ar.


PROMOÇÃO ENCERRADA!

Espero que tenham gostado da entrevista!
Até a  próxima!

18 comentários:

  1. Igor, AMEEEI a entrevista. *-* Principalmente esta parte:
    "Eu adoraria ver Ed Westwick (Chuck no seriado "Gossip Girls) " sério, sempre imaginei o Chuck no papel de Cam. *OOOO*
    Seria o máximo se ele fosse, mesmo. Adoro ele. <3

    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Guri!!!!!!!!!!! vc está arrebentando, parabéns pela entrevista. amei nossa a guria é uma brasileira. ai que linda ela. é

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista boa, parabéns!
    A autora foi muito simpática.

    ResponderExcluir
  4. Um monte de curiosidades... fiquei conhecendo um pouco mais e assim que nossas provas acabarem vou pegar o livro e engoli com água
    ashuashuashua'

    Mal posso esperar pelas proximas entrevistas e recomendações de livros!!!

    Bj mgu
    =P

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Adorei a entrevista. As fotos.
    Mto bom! Quero ver as próximas entrevistas tb. ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista.
    Parabéns !
    Aguardando mais.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ^^ !!
    Gente o livro é muito perfect !
    Doida pra ler Torment

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista
    Li Fallen e amei, valeu cada centavos.
    Parabéns. =)

    ResponderExcluir
  9. Igor!
    Que ótima entrevista! Adorei conhecer a autora.
    Acabei de comprar o livro na Bienal, mas ainda não li. Morta de curiosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ei Igor,

    Suas entrevistas estão cada vez melhores, parabéns! Adorei as perguntas e gostei de saber mais sobre a série. Eu acho que o melhor de Fallen ainda está por vir nos próximos livros.

    Mas eu estou no time que amou o livro, vi resenhas bem diferentes sobre o livro, mas adorei a aura de mistério, os protagonistas, a temática, tudooo.

    So senti falta de uma explicação melhor sobre a morte do ex da Luce, sobre a estranha reação da irmã da Ariene quando conheceu ela etc, o resto acho q Torment explica rs

    beijooo

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!!!!!
    Já quero ler o livro!!!
    O único problema é que qndo começo a ler uma série eu não consigo parar e qndo ainda não foi terminada, como essa eu fico muito ansiosa... não consigo esperar....uhsuahsuahsuahs
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Nossa fazer invejinha nao e' legal =x
    hahha
    mentira e' sim!
    aaahhh como assim? Que lindo. A Lauren e' super legal ela e' super prestativa.
    Eu nao conhecia o blog, mas acho que vc parece ser do tipo de blogeiro que se dedica bastante ao seu blog. Acho que vc pode se preparar para me ver muito por aqui haha.

    ResponderExcluir
  13. Ta bombando hein Igor? Até escritora internacional!
    PARABÉNS! Merece todo o sucesso com o seu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. ADOOOREI a entreviista
    ella é mt simaptiica *-*
    e linda tb
    adoorei msm, bjooo

    ps: sobre a menina da capa, eu sabiia q era uma brasileira, #orgulho

    ResponderExcluir
  15. Muitooo fera!

    Parabéns! E uma Brasileira na capa do Fallen?! Show...Gostei muito da entrevista, como conseguiram? o.0

    E gostaria de ficar informado sobre o ARC, já seguidor claro!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Own ameeeei
    muitooo fofa ela.
    Adoro demais ela,mesmo que muitas pessoas falem super mal do livro dela.

    ResponderExcluir
  17. Awnnnn *--* mas hey sou super fã dela, SIMPLISMENTE fantástica!! E eu queria saber se poderiam me passar o e-mail dela? eu quero perguntar se ela pretende fazer uma segunda série meio q "dando continuidade" a Fallen tipo a série também ótima de rick riordan : percy jackson e os olimpianos , e que depois ele fez a série os herois do olimpo , dando continuidade sabe? Pois quando no ultimo livro de fallen: êxtase, no final quando a shelby pergunta sobre Cam,nem roland ou ariane respondem sobre ele, só ignoram como se fosse algum segredo ou algo a mais por trás,me fez imaginar que poderia haver a possibilidade de ter alguma espécie de continuação, mesmo que não como Luce e Daniel em personagens principais,má talvez contando mais sobre Cam,ou algum outro... Entendem? ;D obrigada desde já

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!