Entrevista - Becca Fitzpatrick + Promo Especial

 

Ela foi uma das autoras mais elogiadas nos EUA no ano passado. Seu romance de estréia, Hush, Hush (traduzido no Brasil para Sussurro)  causou um verdadeiro alvoroço nas livrarias americanas em 2009. Seu nome? Becca Fitzpatrick, a best seller do The New York Times que desistiu da carreira de enfermeira para se dedicar aos livros. Ela cedeu uma entrevista exclusiva ao L&C. 

IgorGostaria de agradecer imensamente por ceder essa entrevista. Para começar, fale um pouco sobre o início de sua carreira literária (trajetória, gostos, influências, etc).
Becca - Muito obrigado pela entrevista! Estou ansiosa para compartilhar minha história com os leitores brasileiros! Para responder à sua pergunta: eu era uma das principais alunas da Faculdade de Saúde, então eu não estava pensando em seguir uma carreira na escrita. Pensei em trabalhar para a American Cancer Society, para ser honesta. Então, no meu aniversário, meu marido me surpreendeu ao me matricular em uma aula de redação como um presente. Aabei caindo no gosto da classe, e retornei várias vezes. Foi nessa classe que eu comecei a escrever Hush, Hush. O resto é história.


Igor Anjos Caídos é um tema controverso, que mexe com valores religiosos. Você tem recebido críticas sobre a escolha do assunto ou ninguém se incomodou com isso ainda?
Becca - Eu não estou ciente de qualquer crítica. Eu não tinha a intenção de tornar o livro religioso ou controverso, e acho (espero!) que os leitores vão interpretar o livro como ele é - uma emocionante montanha-russa de suspense e reviravoltas no decorrer da leitura.


Igor - Qual foi o critério utilizado para escolher os nomes dos personagens?
Becca - Tirei os nomes de todos os lugares. Nora, por exemplo, veio do filme STEP UP. Eu queria um nome sexy para o melhor amigo de Patch, coloque um masculino e único toque sobre a palavra "fox" (raposa), e veio Rixon. Vee pareceu apenas terno Vee - é um nome bastante ousado, na minha opinião.

Igor - Você usou os dicionários para escolher o nome do livro. Além Hush, Hush, e Crescendo, outro nome foi considerado para a história ou que você tenha identificado com eles primeiro?
BeccaHush Hush passou por diferentes títulos até eu tropeçar no que viria a ser o verdadeiro. Crescendo foi sempre Crescendo, invariavelmente.

Igor - Alguém ou alguma coisa que te inspirou para criar a história? Você se baseou em alguma pessoa que conhece ou alguma experiência própria para falar de Patch e Nora Grey?
Becca - Como eu mencionei antes, eu comecei a escrever Hush, Hush, em uma aula de redação. Toda semana, nosso professor nos dava atribuições. Uma semana, ele nos disse para escrever uma cena para "mostrar, não contar a humilhação." Fiquei imediatamente impressionada com a memória de algo que aconteceu comigo na minha aula de bilogia no High School (ensino complementar americano, equivalente ao ensino médio brasileiro), anos atrás. Minha professora de biologia me perguntou, na frente de toda a classe, para citar características que me atraiam em um companheiro. Para falar dessa situação humilhante, usei essa memória e construí uma cena que se tornou um capítulo ... então dez ... então todo um romance.

Igor - Quando Sussuro/Hush, Hush foi lançado, não havia muitos livros sobre anjos caídos para o público adolescente. Agora, títulos com esse tema tem sido lançados o tempo todo. Você acha que os anjos estão se tornando os novos vampiros?
Becca - Eu ouço muito isso, que os anjos são os novos vampiros, mas não tenho certeza alguma coisa vai ser o novo vampiro. Afinal de contas, algo nunca chegou a ser realmente o novo preto. Esperemos que os anjos e vampiros recebam seus próprios nichos. E espero que os leitores saibam apreciá-los nas suas próprias mitologias originais.

Igor - O tema de anjos caídos era algo que você pensou antes de iniciar Sussurro/Hush, Hush, ou você passou a olhar para eles durante o processo de escrita?
Becca - Eu nunca imaginei que eu iria escrever um livro sobre anjos caídos. Eu simplesmente tinha a intenção de escrever um livro sobre um menino de péssima índole, mas com uma torção. Ele não foi sempre ruim. Na verdade, a certa altura, ele talvez tenha sido realmente um cara honesto. Como fiquei pensando o que causou essa queda da graça, por assim dizer, a metáfora na minha cabeça se tornou algo literal, um anjo caído. Naquele momento, eu sabia que poderia assumir a história em qualquer lugar.

IgorTodos sabemos da dificuldade do início de uma carreira de escritor. Foi difícil conseguir um agente para o seu livro?
Becca - Muito difícil. Levei cinco anos, e nesse tempo, eu recebi por volta de 100 cartas de rejeição. A boa notícia é que a persistência compensa. Se você é um escritor, não desista! Para a maioria dos escritores, é uma longa jornada, um processo trabalhoso.


Igor - Você lançou o prólogo e um capítulo do livro na Internet antes do lançamento. Muitas pessoas adoraram e garantiram o livro já na pré-venda. Você acha que esta iniciativa ajudou a promovê-lo?
Becca - Foi idéia da minha editora liberar o material inicial, e eu acho que foi uma idéia maravilhosa. Ajudou a construir o excitamento antes do lançamento, e deu aos leitores um gostinho do que estava por vir. Quando eu estou procurando livros para ler, eu realmente gosto de verificar os capítulos da amostra, assistir trailers de livros e de ler entrevistas, e penso que a maioria dos leitores sentem o mesmo.

Igor – Falling for the Fallen (“Apaixonando-se pelo caído”, nome da série nos EUA, aqui no Brasil ficará como Série Hush, Hush) será mesmo uma trilogia ou você pretende escrever mais?
BeccaTudo o que posso dizer é que no momento existem dois livros na série. Um dia não haverá mais… Mas essa não é uma resposta muito útil, certo? (risos)


IgorTodos os mistérios do livro levam ao final. Entretanto, você deixou algumas pontas que serão exploradas em “Crescendo”. O que podemos esperar desse novo livro?
BeccaÉ difícil revelar algo sem estragar as coisas para os leitores brasileiros que ainda não leram Hush, Hush. Mas eu vou dizer que o livro é um pouco mais obscuro. Um pouco mais perigoso. E você vai descobrir o que realmente aconteceu na noite em que o pai de Nora foi assassinado...



IgorSussurro/Hush, Hush  acaba de ser lançado no Brasil. Que mensagem você deseja deixar para os seus novos leitores brasileiros?
Becca - Muito obrigado pelo entusiasmo de todos vocês! Estou sobrecarregada pelo número de leitores brasileiros que estão antecipando o lançamento do livro. Eu espero que vocês caiam de amores com a história de Patch e Nora!


IgorAlém de “Crescendo”, existem novos projetos literários para esse ano? Algo ligado a série ou uma história completamente diferente?
Becca - Tenho alguns projetos, mas eles são top-secret. (Isso é simplesmente uma muito misteriosa forma de dizer que estou trabalhando um pouco em torno de idéias da história na minha cabeça). Estou, de fato, cheia de segredos hoje, não? (risos).

PERGUNTAS RÁPIDAS
Um dia –> Hallowen.
Uma música –> Trouble is a Friend por Lenka.
Um livro –> O Fantasma da Ópera.
Um filme –> Robin Hood.
Uma frase –> “Nada do que dermos a eles será suficientemente bom – Jane Austen
Um sonho –> Amor suficiente para todos.

Igor Mais uma vez, agradeço a oportunidade. Esperamos ver você em breve, aqui no Brasil! Você não pode ter noção do quão ansiosos estão os brasileiros por “Sussurro”!
Becca Estou realmente agradecida pela entrevista. Não fazia idéia do quanto os meus livros foram lidos no seu país e mal posso esperar pelas pessoas que conhecerão “Sussurro”. Adoraria visitar o seu país algum dia. Não sei muito sobre o Brasil, mas ouço comentários entusiasmados sobre quão bonito e exótico é!

*.*.*

Desnecessário dizer o quanto a Becca é legal. Desde que consegui seu contato, conversamos frequentemente, seja por MSN, Facebook ou mesmo Skype. A exemplo da Alyson Noël, ela também passou aqui no blog e deixou um comentário na resenha de Hush, Hush. Veja:

coment_becca


PROMOÇÃO

Eu tinha avisado que teríamos ótimas promos aqui no blog. E de fato, começaremos com o pé direito. Você poderá ganhar bottons de “Sussurro”, camisetas, exemplares da edição nacional ou UM LIVRO AUTOGRAFADO PELA PRÓPRIA BECCA FITZPATRICK!

Regulamento – Promo 1 - Kit com exemplar, camiseta e bottons:


ENCERRADA - RESULTADO: http://migre.me/TTNv

Sem título3 
Qualquer semelhança com a foto do Twitpic da Intrínseca não é mera coincidência.

1 – É necessário ser seguidor do blog L&C. Para isso, basta clicar em seguir do lado direito da página e utilizar o seu Twitter, e-mail do Yahoo! ou mesmo uma conta do Google, que é a mesma que você usa para entrar no Orkut.
2 – Se quiser seguir o @blog_lec no Twitter, basta clicar nessa barrinha azul ao lado escrito “Follow me”. Ao fazer isso, você ganha mais dois números para concorrer ao kit.
3 – É de extrema importância que você envie um e-mail para lendoecomentando@gmail.com com o seu nome de seguidor, idade e endereço completo. Do contrário, não será possível enviar o kit. Informe também se você segue o blog no Twitter e, nesse caso, coloque o link do seu perfil.
4 – A promoção vale até 30 de Junho!

Regulamento – Promo 2 - Hush, Hush AUTOGRAFADO!


ENCERRADA - GANHADORA: JULIANA OLIVEIRA DE BRASILÂNDIA-MS


84 PONTOS

Sem títul1o Vai dar uma dor no coração de sortear, mas eu já tenho um, então…

Bom, primeiramente, é necessário reafirmar que o hush, hush autografado está em sua versão original, ou seja, em inglês americano. É um hardcover, então tome cuidado com a jacket, se ganhá-lo. Ele foi enviado pela própria Becca para mim e vai dar uma dor no coração de sortear ever. Preste bem atenção ao regulamento, porque ele é um pouco complicado. A idéia é fazer um campeonato de seguidores aqui no L&C. Quanto mais seguidores você trouxer para cá, mais chances terá de ganhar.

1 – É necessário seguir o blog. Vide instruções no item 1 do regulamento do kit.

2 – Preencher o formulário do Docs clicando aqui. Nele, você deverá colocar o seu nome de seguidor (o nome que aparece na caixa de Seguidores quando você estiver logado no blog) e o nome dos seguidores que você indicou. Para cada um, você ganha 1 ponto.

3 – Caso você tenha chegado aqui por indicação e queira participar da promo, complete o campo “Indicado por” com o nome da pessoa que te indicou. Nesse caso, ela ganhará 1 ponto adicional.

4 – As ramificações das pessoas que você indicou também contarão. Exemplo: Lucas indica 10 pessoas. Dessas 10, 3 indicam para mais 10. Você terá direito a 1/4 de pontos do número de pessoas em ramificações terciárias em diante. Caso os seguidores que você indicou gerem 40 novos seguidores, por exemplo, você ganhará 10 pontos.

5 – Essa promoção valerá até o dia 31/07/2010, às 23:59. Devido a sua complexidade na apuração, o resultado será dado via Twitter uma semana depois.

6 – Podem participar residentes das Américas e Europa. No caso da Ásia, apenas Rússia. No caso da Oceania, apenas Austrália.

7 – Só são permitidas 3 participações por pessoa.

8 – É permitida a participação em ambas as promoções simultaneamente. Contudo, caso haja um único ganhador nas duas, o mesmo deverá escolher qual ele deseja receber.

9 – Divulgando o banner, você ganha 10 pontos (desde que já tenha  trazido novos seguidores para cá). Caso divulgue no Twitter, ganhará 5 pontos (desde que tweet apenas uma vez a cada 24 horas, todo dia, até o final da promoção).

Dúvidas? Sugestões? O que achou da entrevista? Coloque o seu comentário abaixo. Só para deixar uma interrogação na sua cabeça sobre a próxima entrevistada: anjos caídos, Galera Record, Luce & Daniel e Bienal de São Paulo. Joga no Google que você descobre XD.


PROMOÇÃO ENCERRADA!

Espero que tenham curtido! 
Até a próxima!

31 comentários:

  1. Olá! Estou participando da promo Sussuro 1!

    Becca é demais né? Parabéns pelo blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor, adorei a entrevista!
    A Becca é realmente uma fofa. ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista esta perfeita, a autora além de ser talentosa é muito querida por todos, quero ganhar o Kit, dá pra mim ? rsrs
    Beijo;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista e a Becca é bem simpática! :D
    Ahhh como eu queria Hush Hush autografado! ç.ç
    haha

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo que no dia 13/06 será lançado na Saraiva (Center Norte) São Paulo às 15:00 estarei lá com certeza...já estava interessada e depois dessa entrevista deu mais vontade ainda de ler o livro...#ansiosa..

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e achei seu blog excelente!
    Estou participando da 1ª promo.
    Estou super curiosa para ler esse livro.
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria e pelo blog!
    Tudo perfeito**

    ResponderExcluir
  8. Participando da Promo1
    Muito obrigada pela oportunidade de ganhar esse maravilhoso livro!!! bjooos

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor, adorei a entrevista!
    A Becca é realmente uma fofa. ;)²
    seriia o maaaaaaaaximo ganhar o livro! *-*

    ResponderExcluir
  10. adoreii a entrevista ..
    participando da promoção ...
    dedinhos cruzados
    no resultado da promo...
    espero ganhar !!!
    heheheeh .... bjs

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tô participando da Promo 1. Quero tanto esse Kit. Nunca ganhei uma promoçãoo, tô torcendo muito aqui...Huahsuahusa

    ResponderExcluir
  13. participando da Promo 1...amei o livro vc se prende de tal forma q n consegu para de ler

    ResponderExcluir
  14. To participaando! :D
    To te seguindo
    Até mais! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Gostei da entevista e estou participando do sorteio.
    Já estou te seguindo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. To participando, mas não estou achando o link pra seguir o blog; ja to seguindo pelo twitter, serve?
    Quero MUITO ganhar *o*

    ResponderExcluir
  17. Ok, dei um jeito de seguir vocês pelo meu painel. Espero que persistência dê pontos tb ;D KK
    Btw, a entrevista foi muito boa mesmo! A Becca é uma fofa, né? Ela me respondeu no twitter um dia desses, quase morri xD Não são todos os autores que dão tanta atenção aos fãs assim né? Só fico um pouco nervosa quanto ao terceiro livro, quero muito que ela escreva! Normalmente não apoio series, porque a maioria dos autores perdem a mão e acabam confundindo as coisas, mas com a Becca sinto que estamos salvos o/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista. Eu não conheço o trabalho da Becca . . mas agora estou louca para ler os livros ! E estou participando da promo¹ !

    ResponderExcluir
  19. Nossa, adorei esse blog!! Acabei de conhecer atraves da indicação da promoção na comunidade do livro!!

    Entrevista perfeita!
    Adorei as perguntas rápidas!!
    Está de parabéns Igor! Vc foi bem criativo nas perguntas!

    ResponderExcluir
  20. e ai igor vc esta de parabéns pela sua segunda entrevsta aki no blog em ;D adorei esta de parabéns vou concorrer a sorteio do kit 1.. adoraria querer ganhar o livro autografado mais não sem muito bem ingles então.. asusau fico feliz com o kit =D

    ResponderExcluir
  21. Claro que vou participar das promos !! (principalmente da 2ª ,livro autografado de Becca Fitzpatrick ,é quase ter o Patch do seu lado ,haha).

    Igor só tenho algumas duvidas em relação de trazer seguidores para cá ,eu gostaria de saber se por exemplo eu trouxer pelo menos 5(como esta escrito no formulario) seguidores em um dia e no dia seguinte trouxer mais 7 eu preencho novamente este formulário falando dessas 7 novas pessoas. se isso tbm vale pra divulgação do twitter a cada 24 horas.

    ResponderExcluir
  22. Ah só pra constar Igor também estou divulgando no perfil do meu orkut e no mural do meu skoob,alem de no twitter . ambos os links deixarei aqui ...
    Beijos :*

    Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=7329478636106719612
    Twitter: http://www.twitter.com/nanadottling
    skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/140249

    ResponderExcluir
  23. Sem tempo pra participar da promo, só descobri seu blog hoje :(
    Bah eu tava feliz com um marcadorzinho autografado... e até ia ser mais barato pra ela me mandar ;~ iaohehieoa

    ResponderExcluir
  24. http://twitpic.com/244yee

    O livro e brindes que ganhei. *-*
    Muito lindo. Obg Igor. :D

    ResponderExcluir
  25. adóóóóro ver entrevista com autores, principalmente dos que não são nacionais... é tão interessante conhecer um pouco mais da história por trás dos livros...
    adorei a entrevista, parabéns!
    ela parece ser muito fofa mesmo, super simpática :)

    ResponderExcluir
  26. Nossa emocionei com a entrevista!!!Becca é uma inspiração para mim eu amo os livros dela,a forma com ela escreve.
    "Minha professora de biologia me perguntou, na frente de toda a classe, para citar características que me atraiam em um companheiro. Para falar dessa situação humilhante, usei essa memória e construí uma cena que se tornou um capítulo ... então dez ... então todo um romance." eu não sabia que essa parte do livro tinha sido uma experiencia para Becca mais eu sempre desconfiei(e desconfio) que NORA GREY é na realidade a Becca en um versão mais nova(digo isso pela descrição da personagem e a forma que a autor coloca sua alma naquelas letras.E a idéia da editora de disponibilizar o primeiro capítulo de alguns livros da série deu super certo,eu já li SUSSURRO, CRESCENDO E SILÊNCIO e vi uma trecho de finale que foi disponibilizado,é claro que não foi só isso que me deixou louca para lê-lo,mas isto contribuiu muito,muito mesmo.Amei a entrevista!!!

    ResponderExcluir
  27. Nossa ela é incrível,fofa como sempre.Amo demais os livros dela,amo cada personagem que ela criou,amo tudo.
    Admiro demais ela.

    ResponderExcluir
  28. Que sonhooooo! Pena que não cheguei a tempo pra esse giveaway, nossa y_y A Becca é tudo de bom, não é? Fofíssima!Veio até comentar aqui! Me emocionei <3

    ResponderExcluir
  29. Sem comentários! A Becca é perfeiiita, quem me dera poder estar ali junto nessa entrevista, além de ótima autora, descobri que é uma ótima pessoa!
    Cada vez amando mais a Becca e seus livros !! bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!